
— Techie & Gamer.
Uma das características mais procuradas pelos utilizadores na hora de comprar um telemóvel é que tenha uma boa câmara fotográfica. Quantos megapixels deve ter uma boa câmara de smartphone? Em que nos fixamos entre megapixels ou sensor de uma câmara de smartphone? É a era do Instagram, onde todos podemos ser fotógrafos profissionais (ou parecer) graças aos filtros, mas se tivermos uma boa câmara nas nossas mãos, será mais fácil.
Sabes quais são os telemóveis com as melhores câmaras de fotos de 2025? Vamos dar-te uma lista dos smartphones com os quais tirarás as imagens mais profissionais. Mas antes deves aprender alguns conceitos básicos sobre as câmaras de última geração para smartphones. Depois de escolher um smartphone com o qual tirar milhares de fotos, o melhor é que o complementes com um Micro SD para telemóveis, para que o armazenamento não seja um problema.
Tipos de lentes das câmaras de fotos dos telemóveis
Que câmaras de fotos têm os telemóveis? Como são as suas lentes? A seguir, revemos os principais tipos de objetivas e alguns conceitos de fotografia relacionados com os smartphones para entender melhor do que estamos a falar. E depois entramos em matéria. Vamos lá!
Câmara Quádrupla / Tripla / Dupla
O conceito de câmara dupla não significa que o dispositivo tire duas fotos, mas que usa duas lentes para obter uma única captura mais aperfeiçoada. As câmaras com lente dupla nos novos smartphones tiram fotos em dois passos.
Trata-se de duas lentes ou focos, cada um com um sensor diferente que captará a fotografia de forma diferente, deste modo recolhe-se mais informação da imagem que se quer fotografar. Por exemplo, uma das lentes capta em preto e branco e a outra a cores, ou uma tira o fundo com maior definição e a outra faz o primeiro plano... Depois o software mistura as duas capturas e obtêm-se fotografias com melhor definição, contraste e gama de cores.
Os telemóveis com melhor câmara de fotos de 2025 têm uma câmara tripla ou até quádrupla. Destas, têm duas câmaras que trabalham desse modo, mas uma terceira ou quarta lente costuma ser a lente macro, para capturar instantâneos a muito curta distância. Ao estar mais perto não precisaria desse grande angular que sim tem a câmara principal, por isso estas câmaras costumam ter menor número de megapixels.
Efeito Bokeh
Talvez tenhas ouvido falar do efeito Bokeh que está tão na moda agora devido às lentes que têm os telemóveis com melhor câmara de fotos. Graças às duas lentes pode-se obter este efeito, que não é outra coisa que obter imagens de primeiro plano ou retrato com o fundo desfocado, para dar efeito de profundidade.
Grande Angular e Ultra Grande Angular
A tecnologia fotográfica avança a ritmos gigantescos para os smartphones. Já não falamos apenas de Grande Angular, também do Ultra Grande Angular. O primeiro já compõe o que seria a câmara principal do smartphone. A que tem maior número de megapixels e uma melhor definição. É ideal para capturas gerais: grupos de pessoas, paisagens... O Ultra Grande Angular, presente em muitos dos telemóveis com melhor câmara fotográfica de 2025, vai um passo mais além, e capta imagens de paisagens, com maior amplitude.
Teleobjetivo
Dependendo de para que vamos utilizar o nosso telemóvel, devemos fixar-nos mais em algumas objetivas ou lentes do que em outras. Por exemplo, se principalmente vamos fazer retratos ou capturar imagens em primeiro plano devemos ter uma boa lente Teleobjetivo. Com uma abertura superior a f/2 seria perfeito.
Mas neste caso também poderíamos fixar-nos em que é uma câmara dupla, com efeito 3D e profundidade. Se o que queremos é captar imagens ainda mais precisas, de objetos ou coisas muito pequenas e queremos capturar detalhes minúsculos, aqui precisamos de uma lente macro.
Efeito 3D
Cada vez é mais comum ver o efeito 3D nas lentes dos smartphones. Graças à dupla lente pode-se detetar algum objeto por forma e tamanho e poder projetá-lo com tecnologia de realidade aumentada. Utilizando também a Inteligência Artificial, os telemóveis com melhor câmara são capazes de dar relevância a um objeto mais próximo ou mais distante, conforme corresponda.
OIS (Estabilizador de imagem ótica)
Esta característica não está ema lente, senão na própria câmara. Os telemóveis de gama alta com a melhor câmara fotográfica incorporam-na e é um atributo muito importante para não só conseguir boas fotografias, mas também melhores vídeos. Trata-se de um estabilizador que reduz os movimentos do telemóvel ao gravar ou tirar uma foto. É uma espécie de steady cam para telemóveis.
Tipos de zoom das câmaras fotográficas dos telemóveis
Nesta ocasião temos que diferenciar entre 3 formas diferentes de fazer zoom com a câmara de um smartphone. Se pensavas que é a mesma coisa, estás muito enganado, pois a definição e qualidade da imagem terão muito a ver.
- Zoom óptico: Este zoom é o que consegue melhor qualidade na imagem, em contrapartida, não permite fazer um acercamento muito grande. Este zoom não perde qualidade na imagem, de momento, apenas alguns smartphones o têm. Isto é conseguido de um modo diferente ao simples zoom que podemos fazer com os dedos ou uma barra na câmara, neste caso são a combinação de diferentes lentes que conseguem esse acercamento.
- Zoom híbrido: É um trabalho conseguido com base na combinação de diferentes capturas realizadas pelas lentes, que finalmente formam a melhor definição.
- Zoom digital: Este é o mais comum, o acercamento que se consegue com os dedos ou com uma barra e que pode ser muito alto. O problema é que a lente sofre uma perda de informação da imagem, e com isso uma perda de qualidade. É como fazer zoom sobre um detalhe distante, vai continuar a ver-se igualmente desfocado que na foto principal, a não ser que esta tenha muita qualidade.
Os 12 telemóveis com melhor câmara fotográfica
Agora que conheces a complexidade dos diferentes tipos de lentes que compõem o departamento fotográfico das câmaras dos telemóveis de gama alta, é o momento de te recomendarmos alguns modelos.
Apple iPhone 16 Pro Max
Os iPhones são, para muitos de forma indiscutível, os melhores telemóveis para fotografia mesmo a nível profissional. Tanto é assim que o novo iPhone 16 Pro e Pro Max voltaram a apostar na qualidade de imagem e de vídeo, além da inteligência artificial, para renovar o seu departamento fotográfico.
É possível que, vendo as especificações técnicas, estas te lembrem as do Apple iPhone 15 Pro Max e não estarias muito enganado. Mas as melhorias em termos de qualidade de imagem estão escondidas para além dos megapíxeis e dos teleobjetivos.
- Ecrã: 6.9", 2.868 por 1.320 (QHD+) OLED Super Retina XDR (120 Hz)
- Processador: Chip A18 Pro
- RAM: 8GB
- Armazenamento: 256 GB, 512 GB, 1 TB
- Câmaras traseiras:
- Câmara Fusão de 48 Mpx, ƒ/1,78, estabilização óptica
- Teleobjetivo x2 de 12 Mpx ƒ/1,6, estabilização óptica
- Ultra grande angular de 48 Mpx, ƒ/2,2, 120°, Hybrid Focus Pixels
- Teleobjetivo x5 de 12 Mpx, ƒ/2,8, 20°, 100 % Focus Pixels, lente de sete elementos, estabilização óptica de imagem por deslocamento do sensor em 3D e foco automático, e design em tetraprisma
- Zoom óptico de acercamento x5, zoom óptico de afastamento x2 e gama de zoom óptico x10
- Zoom digital até x25
- Câmara frontal:
- Vídeo: 4K HDR a 30 fps, 4K a 60 fps, 4K a 120 fps 2,8K a 60 fps, 1080p a 60 fps, 720p a 30 fps
- Peso: 227 g
- Bateria: 4441mAh (carga rápida 50% em 30 min)
Como te adiantamos, a tecnologia de processamento de Imagens é o que realmente é novo neste iPhone 16. O seu Photonic Engine por exemplo, combina hardware e software para melhorar o alcance dinâmico, preservando mais detalhes em sombras e altas luzes, e melhorando as cores.
Por outro lado, a tecnologia de Deep Fusion é ativada em condições de luz média e baixa, tirando várias imagens e combinando o melhor de cada uma para otimizar o detalhe e a cor. Também conta com HDR Inteligente que otimiza a exposição para capturar detalhes em cenas com alto contraste. E o já conhecido modo Noite que se beneficia do scanner LiDAR para obter um foco mais rápido e preciso em condições de muito pouca luz.
Além disso, como parte das novidades, agora temos fotografia macro de 48 Mpx, que permite capturar detalhes extremamente próximos com grande resolução.
Por outro lado, temos Apple ProRAW, para quem procura um maior controlo na pós-produção, permite capturar imagens com dados não comprimidos. A capacidade de capturar imagens em 3D, o Flash True Tone adaptativo que ajusta a intensidade do flash de acordo com a cena e uma grande quantidade de estilos fotográficos permitem selecionar um perfil de cor predefinido para as imagens sem perder a naturalidade dos tons de pele.
Apple iPhone 15 Pro Max
Como era de esperar, o Apple iPhone 15 Pro Max também se encontra entre o top dos telemóveis com melhor câmara de 2025. Não é para menos, o último telefone da Apple promete prestações de primeiro nível, mas justifica o seu preço?
A verdade é que sim, o iPhone 15 Pro Max oferece um departamento fotográfico vanguardista, onde os megapíxeis não são tudo. E é que com uma câmara principal de 48 MP, uma lente de tetraprisma que permite aproximar-se dos objetos, uma câmara ultra larga que capta cenas amplas, o que poderia faltar a este iPhone é compensado pela qualidade dos sensores e a IA por trás de cada fotografia.
- Ecrã: 6.7", 2796 x 1290 (QHD+)OLED Super Retina XDR (120 Hz)
- Processador: Chip A17 Pro
- RAM: 8GB
- Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB
- Câmaras traseiras:
- Principal de 48 Mpx: 24 mm, abertura de f/1,78, estabilização óptica de imagem por deslocamento do sensor de segunda geração, 100 % Focus Pixels e compatibilidade com fotos de superalta resolução (24 e 48 Mpx)
- Ultra grande angular de 12 Mpx: 13 mm, abertura de f/2,2 e campo de visão de 120° e 100 % Focus Pixels
- Teleobjetivo x2 de 12 Mpx (graças ao sensor Quad Pixel): 48 mm, abertura de f/1,78, estabilização óptica de imagem por deslocamento do sensor de segunda geração e 100 % Focus Pixels
- Teleobjetivo x5 de 12 Mpx: 120 mm, abertura de f/2,8, estabilização óptica de imagem por deslocamento do sensor em 3D com foco automático e design em tetraprisma
- Zoom óptico de aproximação x5, zoom óptico de afastamento x2 e gama de zoom óptico x10, Zoom digital até x25
- Câmara frontal: 12 Mpx, Abertura de f/1,9
- Vídeo: 4K HDR a 30 fps, 4K a 60 fps, 2,8K a 60 fps, 1080p a 60 fps, 720p a 30 fps
- Peso: 221 gr
- Bateria: 4441mAh (carga rápida 50% em 30 min)
A primeira coisa a destacar do Apple iPhone 15 Pro Max é o sensor principal de 48 MP, que é o maior que a Apple usou até agora. Este sensor permite tirar fotos de 24 MP por defeito, mas também podes escolher entre 48 MP HEIF (para poupar espaço) ou ProRAW (para ter mais controlo criativo). Além disso, a câmara principal oferece três opções de disparo: 24 mm, 28 mm e 25 mm, e podes mudar entre elas tocando no botão 1x.
Outra novidade é a lente de tetraprisma, que consegue um zoom óptico de 5x, um grande salto em relação ao 3x do modelo anterior e do iPhone 15 Pro normal. Além disso, também tens um zoom digital máximo de 25x, embora com uma perda de qualidade notável.
O modo noturno do iPhone 15 Pro Max também me impressionou muito, pois consegue fotos muito luminosas e detalhadas em condições de pouca luz. A câmara é capaz de detetar a informação de profundidade, por isso não é necessário ativar o modo retrato para obter um efeito bokeh natural. Além disso, podes mudar o ponto de foco da tua foto depois de a tirares, o que te dá mais possibilidades criativas.
A câmara frontal tem uma resolução de 12 MP e faz uns selfies muito bons, com um bom equilíbrio de luz e cor, e um efeito bokeh natural. O modo de retrato noturno também funciona bem, embora às vezes possa suavizar demasiado a pele.
Samsung Galaxy S24 Ultra
O S23 já tem irmãos mais velhos. Acabados de sair do forno, os novos Samsung Galaxy S24, e em concreto o S24 Ultra, postula-se para competir por ser o melhor telemóvel do mercado e, claro, também na sua gama, a alta. Por isso, é de esperar que cumpra com especificações premium e que a sua câmara se destaque.
- Ecrã: 6.8” Dynamic AMOLED 2X, WQHD+ com 505 ppi, Até 2600 nits, 120 Hz
- Processador: Snapdragon 8 Gen 3 de 4 nm com Adreno 750
- RAM: 12GB
- Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB
- Câmaras traseiras:
- 200 MP, sensor Samsung ISOCELL HP2, f/1.7, 1.00 µm
- 50 MP, sensor CMOS, f/3.4, Zoom x5
- 10 MP, f/2.4, Zoom x3
- 12 MP, sensor CMOS; f/2.2, Grande Angular
- Câmara frontal: 12 MP, sensor CMOS, f/2.2
- Funções Adicionais da Câmara:
- Nova tecnologia "Zoom Anyplace" para gravação simultânea em 4K de vista completa e área específica ampliada.
- Função E2E AI Remosaic para captura rápida de imagens de alta resolução.
- Vídeo: 8K a 30 fps, 4K a 60 fps, 1080p a 240 fps, 720p a 960 fps
- Peso: 233 gramas
- Bateria: 5000 mAh (carga rápida 45 W)
Samsung Galaxy S23 Ultra
O Samsung Galaxy S23 Ultra é o telemóvel com a melhor câmara de 2025 de forma indiscutível, não é para menos, é o primeiro smartphone com uma câmara de 200 MP Loucura? Revolução?
A verdade é que o Galaxy S23 Ultra é um telemóvel que oferece umas prestações fotográficas de primeiro nível, com uma câmara principal de 200 MP que pode dar muito jogo, duas câmaras teleobjetivo que permitem aproximar-se dos objetos, uma câmara ultra larga que capta cenas amplas e uma câmara frontal que faz bons selfies.
- Ecrã: 6.8", 3088 x 1440 (QHD+) Dynamic AMOLED 2X (120 Hz)
- Processador: Qualcomm Snapdragon 8, Gen 2 Octa-Core (3.36GHz, 2.8GHz, 2GHz)
- RAM: 8GB, 12GB
- Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB
- Câmaras traseiras:
- 200 MP Principal, OIS
- 10 MP Zoom x3, OIS
- 10 MP Zoom x10, OIS
- 12 MP Ultra grande angular
- Câmara frontal: 12MP
- Vídeo: 8K a 30 fps, 4K a 60 fps, 1080p a 240 fps, 720p a 960 fps
- Peso: 234 gr
- Bateria: 5000 mAh (carga rápida 45 W)
Ser o telemóvel com a melhor câmara não é só uma questão de megapíxeis, o tamanho do sensor também é importante e o S23 Ultra tem o sensor mais grande até à data. Na prática, isto permite-nos captar muito mais luz e detalhe do que outros telemóveis, sobretudo quando usa o modo de píxeis adaptativo.
Embora se queiras, também podes tirar fotos de 200 MP, embora já te aviso que ocupam muito espaço. A vantagem é que podes recortar a imagem depois de a tirares e obter uma perspectiva diferente sem perder nitidez.
O Galaxy S23 Ultra também tem duas câmaras teleobjetivo, uma com zoom óptico de 3x e outra com zoom óptico de 10x. Ambas têm uma resolução de 10 MP e oferecem um bom desempenho. Por sua vez, a câmara ultra larga tem uma resolução de 12 MP e uma abertura de f/2.2, o que lhepermite captar cenas amplas com boa iluminação e cores. Não tem muita distorção nas bordas e preserva bem os detalhes. É uma boa opção para paisagens, arquitetura ou grupos de pessoas.
A câmara frontal tem uma resolução de 12 MP, que é menor do que a do S22 Ultra, mas a Samsung diz que melhorou a inteligência artificial e o modo de retrato noturno. Nos meus testes, vi que as selfies saem bastante bem, com um bom equilíbrio de luz e cor, e um efeito bokeh natural. O modo de retrato noturno também funciona bem, embora às vezes possa suavizar demasiado a pele.
Quanto ao vídeo, o Galaxy S23 Ultra pode gravar em 8K a 30 fps, 4K a 60 fps, 1080p a 240 fps e 720p a 960 fps. A qualidade é muito boa, com uma boa estabilização e um foco rápido. O modo 8K é impressionante, mas ocupa muito espaço e consome muita bateria, por isso não o recomendo para um uso habitual.
OnePlus 12 5G
Continuamos na mesma linha de preço e características com o OnePlus 12 5G, outro dos telemóveis com melhor câmara graças à Hasselblad. Se tivesse que destacar algo deste smartphone, seria a sua capacidade de oferecer uma experiência fotográfica diferente, mais artística e menos realista, que pode agradar a alguns utilizadores e não a outros.
Não é o mais versátil nem o mais completo, mas tem o seu encanto e personalidade. Se gostas de câmaras e procuras um smartphone que te faça sentir como um profissional, o OnePlus 12 5G pode ser uma boa opção.
- Ecrã: 6.82" AMOLED 3168*1440 (QHD+), 510 ppp, 1-120 Hz dinâmico
- Processador: Qualcomm® Snapdragon™ 8 Gen 3
- RAM: 16GB
- Armazenamento: 512GB
- Câmaras traseiras:
- 50 MP, f/1,6, 23mm (grande angular), 1/1,43», 1,12µm, PDAF multidirecional, OIS
- 64 MP, f/2,6, 70mm (teleobjetivo periscópico), 1/2,0», 0,7µm, PDAF, OIS, zoom óptico 3x
- 48 MP, f/2,2, 14mm, 114˚ (ultra grande angular), 1/2,0», 0,8µm, PDAF
- Câmara frontal: 32 MP, f/2.4, 21mm (angular), 1/2.74", 0.8µm
- Vídeo: 8K a 24fps, 4K a 30/60fps, 1080p a 30/60/240/480fps, Auto HDR, gyro-EIS, Dolby Vision
- Peso: 220 gr
- Bateria: 5.400 mAh mAh (carga rápida 100W, sem fios 50W)
Como já disse, o OnePlus 11 5G não é um smartphone para todo o tipo de fotógrafos. O seu ponto forte é a fotografia de retratos e paisagens, onde consegue imagens com um aspeto rico e natural, graças à calibração de cor e iluminação da Hasselblad.
Os retratos têm um bokeh muito suave e realista, que imita o efeito das lentes de alta gama. As paisagens têm uma boa nitidez e um alcance dinâmico equilibrado, sem perder detalhe nas sombras ou nas luzes.
No entanto, o OnePlus 11 5G tem algumas limitações se o compararmos com os telemóveis com a melhor câmara de alta gama. A principal é que não tem um zoom de teleobjetivo real, mas sim um sensor de 8 MP com uma lente de 2x, que fica aquém da concorrência.
Além disso, o zoom digital não oferece resultados satisfatórios, pois perde-se muita qualidade e nota-se um efeito de aguarela. Também não é o melhor smartphone para a fotografia macro, pois o seu sensor dedicado de 2 MP não capta muitos detalhes nem texturas.
Google Pixel 8 Pro
O Google Pixel 8 Pro é um dos telemóveis mais esperados do ano, e não só pelo seu poderoso processador Tensor G3 ou pelo seu ecrã OLED de 6,7 polegadas. O que realmente nos interessa é a sua parte fotográfica, que o torna um dos telemóveis com a melhor câmara de 2025.
De facto, embora as características do Pixel 8 Pro possam passar despercebidas, as suas melhorias na IA oferecem-nos uma grande qualidade e uma grande criatividade.
- Ecrã: 6.7" LTPO OLED, 120Hz, HDR10+
- Processador: Google Tensor G3 (4 nm)
- RAM: 12GB
- Armazenamento: 128GB, 256GB, 512GB, 1TB
- Câmaras traseiras:
- 50 MP, f/1.7, 25mm , 1/1.31", 1.2µm,
- 48 MP, f/2.8, 113mm , 1/2.55", 0.7µm, 5x optical zoom
- 48 MP, f/2.0, 126, 0.8µm
- Câmara frontal: 10.5 MP, f/2.2, 20mm, 1/3.1", 1.22µm, PDAF
- Vídeo: 4K a 60fps, 1080p a 240fps
- Peso: 213 gr
- Bateria: 5050 mAh (carga rápida 30W)
O Pixel 8 Pro tem uma câmara principal de 50MP com uma abertura de f/1.68, que lhe permite captar mais luz e detalhe do que os seus antecessores. Além disso, tem uma câmara traseira ultra larga de 12MP com uma abertura de f/2.2, que agora suporta foco automático em modo macro, para nos aproximarmos dos objetos mais pequenos.
As fotos que tirámos com o Pixel 8 Pro surpreenderam-nos pela sua nitidez, cor e alcance dinâmico. O processamento de imagens do Google faz um ótimo trabalho, e nota-se especialmente em condições de pouca luz, onde o modo Night Sight tira o melhor de cada cena. O modo retrato também é muito bom, com uma deteção de bordas precisa e um efeito bokeh natural.
Mas o que realmente diferencia o Pixel 8 Pro de outros telefones com câmara são as suas novas funções baseadas na inteligência artificial, que nos permitem editar e manipular as fotos de forma quase mágica.
Por exemplo, com o Magic Editor podemos mover ou eliminar objetos das fotos, ou mudar o céu por outro mais espetacular. Com o Best Take podemos combinar as melhores expressões de cada pessoa numa foto de grupo, criando uma imagem perfeita.
OPPO Find X5 Pro
Surpreende-te ver um Oppo nesta lista? A verdade é que a nós não e é que se não estás disposto a gastar milhares de euros num smartphone,O Oppo Find X5 Pro é um dos telemóveis com a melhor câmara pelo seu preço. Desde que não queiras fazer zoom, claro.
A sua colaboração com a Hasselblad dá-lhe um toque distintivo, e as suas duas câmaras principais são das melhores que existem. No entanto, em comparação com os topo de gama do mercado, a sua câmara teleobjetiva fica um pouco atrás, e a sua câmara frontal e o seu vídeo não se destacam muito.
- Ecrã: 6.7" AMOLED DisplayMate A+, WQHD+, 120 Hz
- Processador: Qualcomm® Snapdragon® 8 Gen115 4nm, 8 núcleos Kryo™ (1x Cortex-X2 3.0GHz + 3x Cortex-A710 2.5GHz + 4x Cortex-A510 1.80GHz)
- RAM: 12GB
- Armazenamento: 256GB
- Câmaras traseiras:
- Principal 50MP, 1/1.56", f/1.7
- Ultra grande angular 50MP, 1/1.56", f/2.2
- Teleobjetiva 13MP, f/2.4
- 5x Zoom híbrido óptico
- Zoom 20x digital
- Câmara frontal:
- 32MP
- Vídeo: 4K a 60fps, 1080p a 240fps
- Peso: 218 gr
- Bateria: 5000 mAh (carga rápida 80 W)
A primeira coisa que chama a atenção é que o Oppo Find X5 Pro tem uma colaboração com a prestigiosa marca de câmaras Hasselblad, que lhe proporciona alguns modos e ajustes exclusivos. Por exemplo, o modo XPan, que imita o formato panorâmico das câmaras analógicas da Hasselblad, ou o modo Pro, que te permite controlar todos os parâmetros da câmara.
Além do acima mencionado, o Oppo Find X5 Pro tem três câmaras traseiras: uma principal de 50MP f/1.7, uma ultra grande angular de 50MP f/2.2 e uma teleobjetiva de 13MP f/2.4. As duas primeiras são excelentes, e oferecem fotos com muita luz, cor e detalhe. Por sua vez, a grande angular tem um campo de visão de 110 graus, o que te permite capturar cenas amplas sem distorção.
No entanto, a câmara teleobjetiva é o ponto fraco do Oppo Find X5 Pro, pois o seu zoom óptico de 2x fica aquém da concorrência. As fotos com este zoom parecem boas, mas se quiseres aproximar-te mais, a qualidade degrada-se rapidamente. De facto, apesar de o zoom máximo ser de 20x, as imagens finais a esses aumentos são muito desfocadas e ruidosas.
Por último, quanto ao vídeo, o Oppo Find X5 Pro pode gravar a 1080p com uma excelente estabilização, ou a 4K sem ela. Em resumo, dir-te-ia que a qualidade é boa, o som é claro e nítido, e há vários modos criativos para brincar com o vídeo, como o modo nocturno, o modo câmara lenta ou o modo director.
Samsung Galaxy Z Fold 6
Graças à melhoria contínua do processador em relação às versões anteriores deste modelo, o Galaxy Z Fold 6 conseguiu melhorar o desempenho e a qualidade das funções. Sendo assim um dos telemóveis dobráveis com a melhor câmara de 2025.
Este telemóvel vem com 4 câmaras: 3 câmaras principais de 50 MP + 12 MP + 10 MP e uma câmara frontal de 10 MP. Tem um sistema de câmaras semelhante ao S22+: angular, ultra grande angular e teleobjetiva 3X. A grande novidade que este modelo tem na aplicação da câmara é que poderás usar o ecrã externo como pré-visualização, dando a opção de poderes tirar selfies com a câmara principal.
- Ecrã:
- Interior: 7.6" QXGA+ (2160 x 1856) (1-120Hz) | Dynamic AMOLED 2X
- Exterior: 6,3” 2376 x 968 (HD+) (1-120Hz) | Dynamic AMOLED 2X
- Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy (4nm)
- RAM: 12GB
- Armazenamento: 256GB, 512GB 1 TB
- Câmaras traseiras:
- 50 MP Principal (F1.8)
- 12 MP Grande angular (F2.2)
- 10 MP Teleobjetiva (Zoom óptico x3) (F2.4)
- Câmara interior: 4 MP (F1.8)
- Câmara frontal:10 MP (F2.2)
- Dimensões: 132.6 x 153.5 x 5.6 mm
- Dimensões dobrado: 68.1 x 153.5 x 12.1 mm
- Peso: 239 g
- Bateria: 4400 mAh (Carga rápida: 25W, carga sem fios: 15W)
Vivo X60 Pro
Já vimos neste ranking uma forte presença de marcas chinesas, com a Xiaomi, Huawei e Oppo, mas é imprescindível que falemos de uma marca que sem tanto nome está a ganhar um lugar importante no mercado espanhol. E é que a sua aposta por preços contidos e características de gama alta não está a passar despercebida. Falamos da Vivo e especificamente do seu X60 Pro.
Nisto das alianças com marcas com solera no mundo da fotografia tradicional, a Vivo aliou-se à Zeiss para conseguir fotos excepcionais no X60 Pro. Para além da combinação de três câmaras traseiras com 48, 13 e 13 megapíxeis, além dos 32 megapíxeis da câmara frontal, do Vivo X60 Pro destaca-se a estabilização. Graças ao seu sistema Gimbal 2.0, combinado com EIS, as fotos e vídeos nítidos estão garantidos, adaptando-se as lentes ao movimento do utilizador.
- Ecrã: 6.56" AMOLED, 2376 x 1080 (FHD+) 398(ppi), 120Hz
- Processador: Qualcomm® Snapdragon'" 870 (3.2GHz*l+2.4GHz*3+l.8GHz)
- RAM: 12GB
- Armazenamento: 256GB
- Câmara traseira:
- 48 MP f/1.48, câmara lenta FHD e 960 f/s, vídeo 8K e 30 f/s.
- 13 MP f/2.46 ultra grande angular.
- 13 MP f/2.2 teleobjetiva.
- Câmara selfie: 32MP f/1.45 zoom 2x digital.HDR inteligente.
- Vídeo: 4K 60 fps 1080p/720p até 240 fps, 1080p/720p.
- Peso: 179 gr
- Bateria: 4200 mAh (carga rápida 33 W)
OPPO Reno12 Pro 5G
O OPPO Reno 6 Pro é o claro exemplo de que não é preciso gastar uma fortuna num telemóvel para que venha com uma boa câmara. Por menos de 1.000€ (sei que não é precisamente pouco), poderás ter um dos telemóveis com a melhor câmara do mercado. Este telemóvel traz consigo especificações que costumamos ver nos telemóveis de alta gama, mas vamos concentrar-nos na câmara: 4 câmaras traseiras de 50 MP + 50 MP + 13 MP + um macro 2 MP e uma câmara frontal de 32 MP. A resolução máxima da câmara frontal é de 6144x 8192 píxeis e a da câmara frontal é de 4928 x 6560 píxeis.
- Ecrã: 6.7" AMOLED DisplayMate A+, WQHD+, 120 Hz
- Processador: Qualcomm® Snapdragon® 8 Gen115 4nm, 8 núcleos Kryo™ (1x Cortex-X2 3.0GHz + 3x Cortex-A710 2.5GHz + 4x Cortex-A510 1.80GHz)
- RAM: 12GB
- Armazenamento: 256GB
- Câmaras traseiras:
- Principal 50MP, 1/1.56", f/1.7
- Ultra grande angular 50MP, 1/1.56", f/2.2
- Teleobjetivo 13MP, f/2.4, 5x Zoom híbrido óptico Zoom 20x digital
- Câmara frontal: 32MP
- Vídeo: 4K a 60fps, 1080p a 240fps
- Peso: 218 gr
- Bateria: 5000 mAh (carga rápida 80 W)
Xiaomi 13T Pro 12/512GB Preto Livre
Tal como o anterior telemóvel, este Xiaomi 13T Pro é outro exemplo de que podemos encontrar alguns dos telemóveis com melhor câmara de 2025 na gama média e por um preço que ronda os 500€. Tanto é assim, que poderíamos dizer a brincar que é um dos que melhor relação megapíxeis-preço tem.
Se temos que destacar algo do apartado fotográfico deste telemóvel, seria o objetivo Summicron, desenhado conjuntamente pela Xiaomi e Leica. Que se deixarmos o marketing de lado, vem dar-nos imagens muito mais realistas, com umas cores espetaculares e uma tonalidade geral da imagem de alta qualidade.
- Ecrã: 6,67", AMOLED FHD+ (2712 x 1220 px) 144Hz
- Processador: MediaTek Dimensity 9200+
- RAM: 12GB
- Armazenamento: 512GB
- Câmaras traseiras:
- 50 MP, f/1.9, 24mm (wide), 1/1.28", 1.22µm, PDAF, OIS
- 50 MP, f/1.9, 50mm (telephoto), 1/2.88", 0.61µm, PDAF, 2x optical zoom
- 12 MP, f/2.2, 15mm (ultrawide), 1/3.06", 1.12µm
- Câmara frontal: 20 MP, f/2.2, (wide), 0.8µm
- Vídeo: 8K@24fps, 4K@24/30/60fps, 4K/1080p@30fps HDR10+, 1080p@30/60/120/240fps; 10-bit LOG, gyro-EIS
- Peso: 200 g
- Bateria: 5000 mAh (carga rápida 12 W)
Xiaomi Redmi Note 13 Pro 8/256GB Preto Livre
Encerramos a lista com o smartphone com a câmara mais barata e ao mesmo tempo com mais megapíxeis num único sensor. Em concreto 200MP com estabilização óptica de imagem (OIS). Esta combinação garante imagens nítidas mesmo quando são capturadas de longe, com a capacidade de aumentar o zoom até 4X com uma mínima perda de qualidade.
Além disso, o sensor permite agrupar os seus píxeis em grupos de 16 em 1, o que resulta numa perceção de luz melhorada, especialmente em condições de baixa luminosidade. Além disso, com características adicionais como Xiaomi ProCut 2.0, o reconhecimento de fotos grupais, arquitetura e cenas é otimizado para uma experiência fotográfica completa.
- Ecrã: 6.67" 1.5K AMOLED, 2712 x 1220, 1800 nits, 120Hz
- Processador: Mediatek Helio G99 Ultra
- RAM: 8+4GB
- Armazenamento: 512GB
- Câmaras traseiras:
- 200MP câmara grande angular, 1/1.4“, 0.56?m, OIS + EIS f/1.65
- 8MP ultra-grande angular f/2.2, FOV 120°
- 2MP macro f/2.4
- Câmara frontal: 16MP frontal f/2.2
- Peso: 187g
- Bateria: 5.100mAh (carga rápida 67W)