PcComponentes
Minha Conta

Análise ao processador AMD Ryzen 7 5800X3D

Componentes
23 das enero das 2023 - Última actualização: 18 das junio das 2024

Testámos o processador Ryzen 7 5800X3D, um dos últimos processadores da AMD. Testámos-lo a fundo para ver como se comporta em jogos e outras aplicações!

AMD Ryzen 7 5800X3D

Os processadores AMD Ryzen 7 5800X3D são os últimos processadores AMD com arquitetura central que te permitem aproveitar ao máximo os jogos, mas não só os jogos, pois as possibilidades são extremamente amplas.

A seguir, vamos apresentar-te todas as testes que a equipa da PcComponentes fez para determinar as possibilidades deste processador.

AMD-Ryzen-7-5800X3D-3.4GHz
-44%

AMD Ryzen 7 5800X3D 3.4GHz

(525)
320,39
569,35
Ver detalhes

Provavelmente já ouviste falar deste chip porque no mercado já existia o MDRyzen 75800X, mas então o que significa o apelido 3D, estarás a perguntar-te. Basicamente, é o primeiro processador de desktop com cache L3 empilhada que oferece cerca de 96 megabytes de memória cache. Para dizer de outra forma, os chips tinham até agora uma memória de 32 ou 64 megas, por isso este processador é ainda mais rápido.

Características gerais do processador AMD Ryzen 7 5800X3D
Além da distintiva memória cache, este processador apresenta outras características que o destacam no mercado. Tem uma frequência de 3 a 4 gigabytes e 8 núcleos com até 16 threads, 7 nanómetros de espessura, overclock até 4.5 gigahertz e um consumo de cerca de 105 watts.

Em resumo, na lista seguinte detalhamos todas as características deste processador:

  • Fabricante de processador: AMD
  • Modelo do processador: 5800X3D
  • Frequência base do processador: 3,4 GHz
  • Família de processador: AMD Ryzen™ 7
  • Número de núcleos do processador: 8
  • Socket do processador: Zócalo AM4
  • Litografia do processador: 7 nm
  • Número de threads de execução: 16
  • Modo de operação do processador: 64 bits
  • Frequência turbo do processador: 4,5 GHz
  • Cache do processador: 96 MB
  • Tipo de cache no processador: L3
  • Potência térmica de design (TDP): 105 W
  • Tipos de memória suportados pelo processador: DDR4-SDRAM
  • Velocidade de clock da memória suportada pelo processador: 2667,2933,3200 MHz
  • Canais de memória: Dual-channel

O processador AMD Ryzen 7 5800X3D em ação

A nossa equipa realizou vários testes com este processador para determinar o seu desempenho e perceber como ele funciona. Para isso, eles testaram-no com uma configuração adequada de computador de secretária com placas gráficas, memória RAM e uma placa-mãe, entre outros aspetos técnicos essenciais.

A configuração usada no computador de teste inclui, obviamente, o chip AMD Ryzen 7 5800X3D, uma placa base X570S Aorus Elite AX, duas placas de memória RAM de 3600MHZ Vengeance RGB PRO, um disco SSD de 1 TB e uma placa gráfica de última geração de 10 GB de memória RAM. Este computador tem sido usado ao longo de vários testes para determinar o desempenho do chip.

O primeiro que se fez foi instalar todas as aplicações possíveis, a maioria gratuitas e algumas de pagamento, para testar este processador. Aplicações como CPU Z, HW Monitor, AIDA 64, Cinebench R23, PCMARK e 3DMARK.

Testes da equipa da PcComponentes

Por exemplo, num teste de stress do chip com a aplicação CPU Z, ao abrir esta aplicação vai-nos dar informação da CPU, como marca e modelo, frequência de clock, cache, entre outros dados. Na guia Bench, ao clicar no botão Bench CPU, dá-nos uma pontuação Single Core, onde podemos comparar com outros chips. Aqui, apreciamos os bons resultados do chip AMD. Este é um teste geral para ver alguns dados da CPU com este chip.

Também instalamos o MSI Afterburner, que nos mostra FPS reais numa situação quotidiana jogando jogos eletrónicos. O teste foi realizado na qualidade épica ou ultra a uma resolução de Full HD. Além disso, usamos a ferramenta 8W Monitor para medir temperaturas, frequências de clock, consumo, entre outros. Para o jogo Valorant, por exemplo, chegamos a uma temperatura e FPS bastante estáveis, assim como o consumo. Com a temperatura, mal ultrapassa os 70 graus em algumas circunstâncias, e registar-se uma utilização da CPU de 25 a 30 por cento. Os resultados são mais do que suficientes.

Num jogo como Battlefield 5, com cerca de 130 FPS, chega-se a uma temperatura um pouco superior a 70 graus, mas não é preocupante porque o chip se refresca bastante bem. E regista-se um uso de quase 50% da CPU, um resultado bastante bom em geral também. No jogo Forza Horizon também são atingidos resultados muito aceitáveis.

Também foram realizados testes com o Cinebench R23. Na prova Multi Core, temos uma pontuação de 14.500, que é uma boa pontuação com as classificações desta ferramenta. Além disso, foram feitos testes para situações quotidianas, como navegação na Internet, chamadas de vídeo e cargas de trabalho um pouco superiores.

Por outro lado, usamos o 3DMark para stressar ao máximo a CPU e determinar FPS, essa frequência de clock se ele cai ou não, e o consumo. Por exemplo, em Time Slice, uma prova de CPU que mede o desempenho do processador com uma combinação exigente de cálculos de física e simulações 3D personalizadas, obtivemos uma pontuação de, 15590. Isso está entre as primeiras posições do ranking.

Com a prova File Strike, que combina iluminação, simulação de fumo e partículas e pós-processamento na GPU, enquanto a CPU se encarrega de executar 32 simulações de física paralelas. Os resultados dão-nos uma pontuação de 35452 que, se comparado com o número um, coloca este chip entre os 10 melhores.

Conclusões finais

Este chip, com esta configuração usada, é mais do que suficiente para o gaming, dando resultados e uma experiência incríveis. Uma gestão de temperatura ótima, uma eficiência superior ao seu modelo anterior, competindo diretamente com rivais e até os ultrapassando. É uma das melhores opções para renovar ou para modificar algum aspeto do seu computador.

Convidamo-lo a descobrir todo o potencial do processador AMD Ryzen 7 5800X3D, testado pela equipa de profissionais da PcComponentes. Não hesite em entrar em contato connosco, e estaremos encantados em ajudá-lo a escolher o melhor equipamento para desfrutar dos seus jogos eletrónicos.

post
componentes