PcComponentes
Minha Conta

Análise do console portátil Razer Edge: especificações e preço

Emmanuel Jiménez - Última actualização: 3 das diciembre das 2024

Entre os novos consoles que estão saindo ultimamente, um dos que mais se destaca é o Razer Edge e aqui te contamos por quê.

Análise da consola portátil Razer Edge: especificações e preço

Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

O mundo dos videojogos está a mudar. Xbox Game Pass, Nvidia GeForce Now, PlayStation Now ou até o extinto Google Stadia, têm sido os bastiões que falavam sobre um futuro em que não seria necessário ter consolas poderosas para jogar. E embora pareça que ainda teremos que esperar um pouco mais para ver como o streaming desafia cara a cara as grandes plataformas de consolas, surge uma tendência que tem ganho força e que poderia ser o caminho para um futuro de videojogos onde estar sentado em frente à televisão já não será obrigatório. A consola portátil Razer Edge é um exemplo disso.

Especificações técnicas Razer Edge

Antes de entrarmos em ação, deixamos-te as especificações e características técnicas da Razer Edge.

Ecrã 6,8 polegadas AMOLED 2.400 x 1.080 píxeis 144 Hz
Processador Qualcomm Snapdragon G3x
Tecnologias de memória RAM: LPDDR5 Interna: UFS 3.1 Expansível por MicroSD até 2 TB
Opções de memória (RAM + interna) 6 GB + 128 GB 8 GB + 128 GB (versão 5G)
Capacidade da bateria 5.000 mAh
Dimensões 260 x 85 x 11 mm
Peso 386 gr com comando (247 gr sem comando)
Multimédia Altifalantes 2 vias com 2 microfones Câmara frontal 5MP 1080p
Conectividade WiFi 6E, Bluetooth 5.2, 5G (opcional)
Sistema operativo Android
Preço 499 euros

Razer Edge, muito mais que um tablet para jogar

Do ponto de vista técnico, a Razer Edge pode parecer um tablet com Android otimizado para jogar. Mas também é muito mais. Embora seja verdade que os telemóveis Android servem para jogar, e que hoje em dia existem muitos smartphones poderosos com os quais podemos executar videojogos de qualidade, a verdade é que também não estão otimizados para poder jogar ao máximo nível. Não é tanto pelo comando, pois na realidade esta Razer Edge conta com o comando Razer Kishi V2 Pro que podemos comprar para jogar com o nosso telemóvel. É mais porque cada elemento foi desenhado a pensar em oferecer o máximo desempenho para videojogos. É quase um PCgaming portátil pronto a competir com as Steam Deck, ASUS Rog Ally, AYANEO KUN ou até a PS Portal.

Se quiseres compará-las de relance, deixamos-te esta comparação exaustiva entre as melhores consolas portáteis do mercado.

Um dispositivo perfeito para jogar

O tablet Razer Edge pode parecer um simples tablet, e é simples, mas não é simples. O seu aspeto minimalista torna-o perfeito para fixar ao comando. Com os telemóveis de hoje em dia, com módulos de câmara muito grandes, é quase impossível encontrar um comando onde possamos instalar estes telemóveis e que encaixe de forma precisa oferecendo uma experiência de jogo ótima. Não é o que acontece com a Razer Edge, que se fixa de forma perfeita ao comando Razer Kishi V2 Pro. Não temos que nos preocupar que o telemóvel nos vá cair, nem por ter que tirar a capa cada vez que quisermos jogar uma partida.

Ecrã Razer Edge

Máxima potência com um Snapdragon

Por outro lado, os telemóveis de gama alta do mercado têm uma grande potência, mas não são dispositivos otimizados para jogar. Os processadores com que contam os telemóveis tentam oferecer um equilíbrio entre alto desempenho e boa eficiência energética para poupar bateria. Na hora de jogar não é necessário procurar o equilíbrio, mas simplesmente contar com componentes que permitam obter o máximo desempenho (sempre dentro das limitações dos dispositivos portáteis em termos de ventilação).

Esta Razer Edge destaca-se por contar com o processador Qualcomm Snapdragon G3x Gen 1. Trata-se de um processador desenhado especificamente para dispositivos de jogo. O coração do chipset é uma CPU Kryo de 3 GHz, que por sua vez conta com refrigeração ativa, e que foi desenhada especificamente a pensar em oferecer o máximo desempenho para jogar os jogos Android mais avançados do presente e do futuro. Quanto à memória RAM, temos 6 GB na versão com WiFi da consola, e 8 GB na versão 5G. A sua memória interna é de 128 GB, embora possa ser expandida por meio de um cartão de memória externo microSD com uma capacidade de até 2 TB. A sua bateria de 5.000 mAh oferece-nos mais de 10 horas de jogo em streaming, e um pouco menos se for um jogo que exija um alto desempenho ao processador se for executado em modo local.

Ecrã ideal para jogar

Outro aspetoem que os telemóveis nem sempre se destacam como dispositivos de jogo é o ecrã. Embora os ecrãs curvos ou dobráveis possam ser ideais para telemóveis, ou resoluções muito altas possam ser uma boa ideia em dispositivos para ver séries, um ecrã para jogar exige outras características. É verdade que num dispositivo portátil é impossível estar à altura dos ecrãs de jogo profissionais dos monitores mais avançados para PC, mas a verdade é que o ecrã do Razer Edge destaca-se pela sua frequência de atualização, que vai até aos 144 Hz.

Existem telemóveis com estas cifras? Sim, mas a maioria fica nos 120 Hz, que não é o padrão dos videojogos AAA. Por outro lado, o ecrã não ultrapassa a resolução Full HD+. Pode ser negativo com telemóveis que estão no Quad HD e até mesmo no 4K em alguns modelos? Não é. Na hora de jogar é preciso otimizar os recursos, e até mesmo em equipamentos de mesa às vezes é difícil jogar numa resolução 4K com desempenho gráfico máximo. A resolução Full HD+ é a opção inteligente num dispositivo para jogar que também é uma consola portátil.

E tudo isto sem nos esquecermos da tecnologia de imagem AMOLED. Este painel oferece cores escuras de grande profundidade. Hoje em dia há gamers que prescindem desta tecnologia nos monitores por ser muito cara quando se trata de chegar aos 144 Hz. Neste caso, temos tecnologia AMOLED em Full HD e a 144 Hz. Por último, é importante destacar que se trata de um ecrã de 6,8 polegadas. É um pouco mais pequeno do que outras opções no mercado, mas não muito mais, e oferece ainda assim um tamanho equilibrado para que a consola portátil continue a ser portátil e não seja necessário instalar rodas para a poder levar connosco. Por sua vez, um ecrã equilibrado também oferece um consumo de energia equilibrado.

Consola portátil Razer Edge

Um comando bem conhecido que continua a ser um dos melhores

Embora diferentes comandos para jogar com o telemóvel integrado em modo de consola portátil tenham chegado com o passar do tempo por parte de diferentes marcas, não há dúvida de que um dos que mais se destacou foi o da Razer, que tem recebido diferentes melhorias e versões posteriores. Neste caso falamos do Razer Kishi V2 Pro.

Conta com microswitches e tecnologia háptica para oferecer uma experiência de jogo muito semelhante à dos poderosos comandos das consolas de mesa, mas em modo portátil. A distribuição dos botões é assimétrica, ao estilo do comando da Xbox, com o stick na posição superior à esquerda e na posição inferior à direita. Nas posições livres temos o d-pad e os botões de ação. Tudo isto sem nos esquecermos dos gatilhos analógicos e dos botões configuráveis com macros personalizadas para ter vantagem nas partidas com outros jogadores online.

Algo a destacar desta combinação de Razer Edge e Razer Kishi V2 Pro é que a função Razer Nexus conta com a configuração predefinida para uma grande quantidade de jogos, na qual se substitui a função do ecrã tátil pela dos botões do comando.

Razer Edge: ideal para jogos Android ou para jogo em streaming

E a verdade é que embora esta consola portátil da Razer esteja pensada para obter o máximo rendimento dos melhores jogos Android de agora e do futuro, também é uma das melhores opções se quisermos tirar o máximo partido das funções de jogo em streaming que oferecem plataformas como o Xbox Game Pass, e que no futuro poderiam acabar por se tornar o padrão para aceder aos últimos jogos do mercado. De facto, a existência de uma versão 5G, com a qual se pode optar por conexões de alta velocidade em mobilidade com velocidades de download e upload e uma latência mais do que ótimas para poder jogar em streaming, faz com que a compra desta versão se torne uma opção interessante para quem procura um dispositivo pequeno com o qual possa jogar onde quer que vá.

O que mais gostámos na Razer Edge

Uma das melhores coisas da Razer Edge é que a experiência do conjunto tablet + comando é ideal. É fácil perceber que a marca já tem várias gerações de comandos para telemóveis, e que tem vindo a otimizar o design para oferecer a melhor experiência em jogos com smartphones. O tablet tem tudo o que é necessário para jogar, sem grandes floreados em características desnecessárias. Embora possa parecer que oferece o mesmo que um telemóvel, é bom ter um dispositivo dedicado apenas para jogar que está tão bem desenhado e otimizado. E não se pode esquecer que o comando é compatível com outros telemóveis Android, por isso é uma boa opção para usá-lo assim mesmo quando ficamos sem bateria na Razer Edge e queremos continuar a jogar no telemóvel.

Preço da Razer Edge

A Razer Edge está à venda com um preço oficial de 500 euros para a versão WiFi, que na realidade é um preço moderado ao compará-lo com outros dispositivos como telemóveis de gama alta, apesar de contarcom um processador de alto nível e com um ecrã de alta qualidade. Além disso, já inclui o comando Razer Kishi V2 Pro. O preço deste comando se comprado separadamente é de 150 euros, por isso a compra do pacote completo para o comando e o tablet, que juntos são uma consola portátil perfeita, está dentro do razoável para um dispositivo de jogo em mobilidade de alta qualidade.

post
BOFU