PcComponentes
Minha Conta

Análise Xiaomi 13T e 13T Pro: preço e características

Emmanuel Jiménez - Última actualização: 29 das noviembre das 2024

Xiaomi lança dois novos telefones com ótimas características: o Xiaomi 13T e o Xiaomi 13T Pro. Aqui te contamos tudo o que você precisa saber sobre eles.

Análise Xiaomi 13T e 13T Pro: preço e características

Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

Se procuras um telemóvel de gama alta com o preço mais equilibrado possível, é necessário olhar para o catálogo da Xiaomi. Acabaram de apresentar o Xiaomi 13T e o Xiaomi 13T Pro, uma aposta na gama alta a um preço acessível que se destaca por um grande desempenho e uma câmara de alta qualidade com a assinatura da Leica. Analisamos as características técnicas de ambos os smartphones (dois dos melhores telemóveis Xiaomi qualidade preço), a data de lançamento e disponibilidade definitiva na loja e o preço com que chegarão.

Outras análises na PcComponentes:

    • Análise do Xiaomi 13 PRO

Xiaomi 13T Pro e Xiaomi 13T, gama média-alta com câmara Leica

Se há telemóveis aos quais o Xiaomi 13T Pro e o Xiaomi 13T se assemelham, são, como não poderia deixar de ser, ao Xiaomi 13 Pro e Xiaomi 13, pelo menos no que diz respeito ao nível em que se situam os telemóveis. Mas além disso, ambos os modelos serão uma espécie de versões internacionais dos Xiaomi Redmi K60 Ultra. Mas são as diferenças entre ambos que deixam claro qual é o objetivo da marca com o último smartphone lançado no mercado. Pode-se dizer que o Xiaomi 13T Pro é um gama alta situando-se um degrau abaixo do que é um topo de gama. Também o faz à custa de poder baixar o preço e oferecer um telemóvel muito completo a um preço mais acessível. Dentro do que é o catálogo da Xiaomi encontramos um telemóvel que se encaixa perfeitamente com a filosofia da marca, oferecendo produtos que são compras inteligentes, com o máximo desempenho, e sem necessidade de ter que gastar uma fortuna nos detalhes.

A câmara é a referência

Como era de esperar, o Xiaomi 13T Pro tem como bandeira a câmara da Leica. Hoje em dia a câmara continua a ser o fator determinante na decisão de compra de um smartphone, e a Leica é o parceiro perfeito para dar reputação à câmara do novo telemóvel. Neste caso, iguala-se em resolução à do Xiaomi 13 Pro, com cerca de 50 megapixels, mas sem chegar a ser do mesmo tamanho. Trata-se de um sensor Sony IMX707 que não chega à polegada de tamanho do Xiaomi 13 Pro, que o tornava numa rara avis no mercado, e lhe conferia uma qualidade de imagem difícil de alcançar com um smartphone até à data. A realidade é que para a maioria das pessoas é impossível tirar partido de um sensor de uma polegada num smartphone se não se compreender as vantagens que este oferece. Assim, este Xiaomi 13T Pro oferece a mesma resolução, numa câmara também certificada pela Leica, mas que permite ajustar o preço do smartphone. A câmara supera a que integra o Xiaomi Redmi K60 Ultra, o que novamente demonstra onde se quer posicionar este telemóvel, com um alto desempenho e também com uma câmara de alta qualidade.

Além desta, teremos uma segunda câmara grande angular de 13 megapixels que nos dará bons resultados em fotografia de paisagem ou urbanas. E o curioso é que em ambos os telemóveis temos a mesma configuração de sensores e lentes, pelo que o módulo é igual, sendo além disso especialmente volumoso. Ambos chegarão à Europa com o selo da Leica. Isto significa que teremos os ajustes internos de software da Leica com os quais tirar o máximo partido dos sensores e os modos únicos de iluminação de flash, balanço de brancos e ajuste de cor da Leica. Quanto ao vídeo, podemos também esperar um grande desempenho, alcançando a resolução 8K a 24 frames por segundo, e uma maior captação de fps em resoluções inferiores. A câmara frontal não desilude, situando-se em ambos os casos numa pequena ilha na secção superior central do ecrã com uma resolução de 20 megapixels com abertura f/2.2 e com características à altura do nível destes smartphones.

Grande ecrã AMOLED

O ecrã não desilude nestes Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro, pois encontramos um painel muito semelhante aos superiores Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro. Baixa-se ligeiramente de resolução, e encontramos um display de 6,67 polegadas com tecnologia CrystalRes AMOLED e uma resolução de 2.712x 1.220 píxeis, o que resulta numa densidade de píxeis considerável, e uma profundidade de tons escuros de grande nitidez. Se a isso adicionarmos os 144 Hz de frequência de atualização no ecrã, temos um ecrã capaz de competir com o de qualquer telemóvel de gama alta, com uma resolução ligeiramente inferior para reduzir um pouco o preço. Ambos os modelos terão o mesmo ecrã, por isso não é necessário optar pela versão Pro para obter a melhor qualidade de imagem se quisermos ver séries ou jogar jogos. Ao contrário do Xiaomi 13 Pro, aqui não encontramos um ecrã curvo, mas sim um ecrã plano mais simples, mas com a mesma qualidade de imagem.

Detalhe da câmara LEICA dos novos Xiaomi 13T e 13T PRO

O processador mais avançado... da MediaTek

A grande diferença, tanto entre os dois telemóveis da série Xiaomi 13T como entre a série 13 e a série 13T, reside no processador. Para começar, já não está presente o processador Qualcomm 8 Gen 2 que víamos no Xiaomi 13 Pro, mas neste caso, passamos para um chip da MediaTek. É verdade que não é qualquer processador, mas um dos mais avançados que a marca tem no catálogo, como é o MediaTek Dimensity 9200+. Podemos esperar o máximo desempenho deste chip, mas ao mesmo tempo oferece uma economia de custos em relação ao chip da Qualcomm, que sempre implica ir para uma faixa de preços mais alta. Ainda assim, deve-se dizer que o MediaTek Dimensity 9200+ pode se orgulhar de integrar compatibilidade com a conectividade WiFi 7. O Xiaomi 13T padrão ficará com um MediaTek Dimensity 8200-Ultra um pouco mais modesto, mas que se destaca pelo uso do processo de fabricação de 4nm e que garante um bom uso de energia. Além do anterior, teremos Bluetooth 5,4 e NFC.

Bateria de 5.000 mAh

Se há algo em que estes Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro podem melhorar a linha de topo da Xiaomi é na autonomia. Por um lado temos uma capacidade de bateria de 5.000 mAh, que aliada a uns componentes técnicos um pouco menos exigentes nos deixarão um telemóvel capaz de aguentar muitas horas de uso antes de carregá-lo. A propósito, o Xiaomi 13T Pro destaca-se pela sua carga rápida, de 120 W, oferecendo um tempo de carga incrivelmente rápido. O Xiaomi 13T, por seu lado, fica nos 67 W, um número também importante se tivermos em conta que em ambos os casos vêm com carregador incluído, algo que não vemos em marcas como a Samsung ou nos próprios iPhone.

Memória de grande capacidade e bateria de carga rápida

Tanto o Xiaomi 13T como o Xiaomi 13T Pro oferecerão unidades de memória de alta capacidade. Embora sem chegar às brutalidades do Redmi K60 Ultra, que na realidade se afastam do que realmente é prático dentro de um orçamento ótimo, as duas equipas serão solventes em termos de capacidade. O Xiaomi 13T chega numa única configuração com 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna, e o Xiaomi 13T Pro chega em três configurações, 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna, 12 GB de RAM e 512 GB de memória interna, e uma adicional de 16 GB de RAM e 1 TB de memória interna.

A sua bateria de 5.000 mAh também será um dos pilares de ambos os smartphones. E não tanto pela sua capacidade como pelo facto de ser compatível com a tecnologia de carga rápida de alta velocidade da Xiaomi, podendo tirar o máximo partido do carregador de 120 W que virá incluído com os telefones, algo que já não é tão habitual com outros dispositivos. Quanto à carga sem fios, aqui poderá chegar até aos 50 W, e a uma potência de 10 W em carga inversa para fornecer energia a outros dispositivos como auriculares.

Design de boa qualidade em duas cores, com versão em couro vegano

Se não te importas com o design, não será relevante que para este modelo a Xiaomi tenha prescindido de qualidades não relevantes para baixar o preço do dispositivo. O Xiaomi 13 Pro tinha uma capa traseira de cerâmica, e um peso notável que desequilibrava o smartphone. No entanto, neste Xiaomi 13T Pro voltamos a um painel traseiro de vidro brilhante muito bem acabado. Estará disponível em duas cores, preto e verde. E não veremos as bordas curvas do ecrã frontal, o que na realidade não é algo negativo tendo em conta que até a Samsung (que era a principal defensora) prescindiu deles nos seus telemóveis de gama mais alta. Os dois modelos vão se orgulhar de resistência à água IP68, por isso a qualidade de construção está garantida, em troca de prescindir de materiais que podem ser considerados premium mas que só encarecem e tornam o dispositivo mais pesado. Ainda assim, chama a atenção uma terceira versão em azul que usa couro vegano para a capa traseira. Este material dá um aspeto um pouco mais premium aos telemóveis, evita quedas acidentais do telemóvel e além disso é bastante resistente e agradecido aos desgastes próprios do passar do tempo.

Preço e data de disponibilidade oficial

Os dois dispositivos chegam ao mercado hoje mesmo com preços já oficiais de cerca de 660 euros para o Xiaomi 13T emuma única versão com 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna, e cerca de 800 euros para o Xiaomi 13T Pro com 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna. Este último também estará disponível numa versão com 12 GB de RAM e 512 GB de memória interna, e 16 GB de RAM e 1 TB de memória interna, com preços de cerca de 910 e 1.010 euros, respetivamente.

Ficha técnica: especificações

  Xiaomi 13T Pro Xiaomi 13T
Ecrã 6,67 polegadas CrystalRes AMOLED 20:9 2.712 x 1.220 píxeis 446 PPI Gorilla Glass 5 144 Hz 6,67 polegadas CrystalRes AMOLED 20:9 2.712 x 1.220 píxeis 446 PPI Gorilla Glass 5 144 Hz
Processador + GPU MediaTek Dimensity 9200+ 4nm + ARM Immortalis G715   MediaTek Dimensity 8200 Ultra 4nm + ARM Mali G610
Dimensões e peso 162,2 x 75,7 x 8,49* mm 206* gramas Versão azul: 8,62 mm e 200 gramas 162,2 x 75,7 x 8,49* mm 197* gramas Versão azul: 8,62 mm e 193 gramas
Design e materiais Resistência à água e ao pó IP68 Traseira de vidro (preto e verde) Couro vegano (azul) Resistência à água e ao pó IP68 Traseira de vidro (preto e verde) Couro vegano (azul)
Memórias (RAM + interna) 12 GB + 256 GB 12 GB + 512 GB 16 GB + 1 TB 8 GB + 256 GB
Câmara principal Leica 24 mm 50 megapíxeis Sensor de 1/1,28 polegadas Pixel de 1,22 micras Pixel Binning 4 em 1 Abertura f/1.9 OIS Vídeo 8K (24 fps), 4K (30/60 fps), Full HD (60/240 fps) Leica 24 mm 50 megapíxeis Sensor de 1/1,28 polegadas Pixel de 1,22 micras Pixel Binning 4 em 1 Abertura f/1.9 OIS Vídeo 4K (30/60 fps), Full HD (60/240 fps)
Câmara teleobjetiva Leica 50 mm 50 megapíxeis Abertura f/1.9 Leica 50 mm 50 megapíxeis Abertura f/1.9
Câmara grande angular Leica 15 mm 12 megapíxeis Abertura f/2.2 Leica 15 mm 12 megapíxeis Abertura f/2.2
Câmara frontal 20 megapíxeis Abertura f/2.2 20 megapíxeis Abertura f/2.2
Bateria 5.000 mAh Carga rápida de 120 W 5.000 mAh Carga rápida de 67 W
Conectividade 5G, WiFi 7, NFC, Bluetooth 5.4, Dual SIM 5G, WiFi 6, NFC, Bluetooth 5.4, Dual SIM
post
BOFU