Para muitos, um desconhecido; para outros, uma peça essencial. Estejas tu em uma parte ou na outra da frase anterior, o mais importante é que em apenas alguns dias tens um compromisso obrigatório: Another Code: Recollection.
Por trás deste nome esconde-se uma compilação de videojogos que alcançaram grande fama dentro de um pequeno nicho no início deste século XXI. Com o iminente lançamento de Another Code Recollection, na PcComponentes, contamos-te tudo o que precisas de saber sobre data, preço de lançamento, o que é e muito mais. Vamos a isso.
O que inclui Another Code: Recollection
Lá por fevereiro de 2005, em terras japonesas, foi lançado nas lojas um videojogo chamado Another Code: Two Memories (Another Code: As Duas Memórias). Desenvolvido pela Cing e distribuído pela própria Nintendo, esta aventura gráfica fazia amplo uso do ecrã tátil da Nintendo DS, além de contar uma história que cativou muitos jogadores em todo o mundo.
Na trama, uma adolescente chamada Ashley recebe uma carta do seu pai. Até aqui, tudo normal, exceto por um detalhe muito importante: a jovem pensava que o seu pai tinha falecido há algum tempo. Para desvendar o mistério, Ashley viaja até a uma solitária ilha onde deve descobrir o paradeiro do seu pai, enquanto resolve mistérios, enigmas e tenta obter respostas num tabuleiro cheio de incógnitas.
O jogo gozou de grande popularidade dentro de um segmento muito específico de jogadores, razão pela qual, em 2009, foi lançado Another Code: R, Gateway of Memory (Another Code: R, Além da Memória), também em fevereiro para o mercado japonês e com a Wii como consola principal.
Desenvolvida novamente pela Cing e com a Nintendo como editora, esta sequela decorria dois anos após a aventura original e contava novamente com Ashley como protagonista. Como é lógico, os mistérios regressavam ao cenário, e a jovem, agora mais adulta pelo passar do tempo, tinha que resolvê-los.
Depois de tudo isto já mencionado, a dúvida que permanece é clara: afinal, o que é Another Code: Recollection? Anunciado durante um evento ao vivo da Nintendo no passado mês de setembro de 2024, o lançamento deste jogo não traz uma nova história da jovem Ashley, mas sim uma compilação das duas já comercializadas. Desta forma, os jogadores poderão desfrutar tanto de Another Code: As Duas Memórias como de Another Code: R, Além da Memória.
Quando é lançado o Another Code: Recollection e a que preço?
Uma das notícias mais positivas deste 2024 repleto de títulos é que não teremos de esperar muito para adquirir o Another Code: Recollection. A menos que haja uma surpresa colossal, poderemos desfrutar do videojogo da Cing já no próximo dia 19 de janeiro de 2024, ou seja, em apenas uma semana.
O seu lançamento está programado para a Nintendo Switch, o sistema da empresa japonesa. Sendo editado pela Nintendo, não está previsto que seja lançado noutra plataforma que não seja a Switch. Pedimos desculpa aos proprietários de uma PlayStation, Xbox ou mesmo um PC.
O Another Code: Recollection tem um preço oficial de 59,99 euros.
Quais são as novidades trazidas pelo Another Code: Recollection?
Como é habitual nestas compilações que chegam às novas consolas, esta não inclui apenas as duas entregas anteriores, mas também incorpora algumas novidades para se adaptar aos tempos atuais.
Neste sentido, a equipa atualizou completamente o aspeto gráfico, com novos ambientes 3D, um novo dobragem para ambos os jogos (em inglês e japonês), música nova, enigmas inéditos e mais surpresas que o estúdio preferiu não revelar. Não devemos esquecer que o primeiro lançamento do Another Code ocorreu na Nintendo DS com uma resolução muito mais baixa, até mesmo a da Wii tinha essa qualidade de imagem inferior. Portanto, renovar o aspeto gráfico era uma tarefa obrigatória para o estúdio e para garantir uma boa visualização na Nintendo Switch.
Curiosamente, esta versão do Another Code: Recollection também adicionou pistas opcionais e outras melhorias que auxiliam o jogador na investigação. Dessa forma, procura-se evitar que a aventura fique estagnada em alguns pontos, ou seja, aquele bloqueio típico que costuma ocorrer neste género. Como é óbvio, tudo isto, repetimos, será opcional, e o jogador decide se o ativa ou não.
E é isto o Another Code: Recollection, uma compilação bastante necessária não apenas por adaptar a um contexto atual um videojogo cuja primeira entrega já tem quase duas décadas, mas também por proporcionar aos jogadores, sobretudo, uma história que passou um pouco despercebida no mercado europeu. Agora, é uma oportunidade de luxo para descobrir as aventuras de Ashley.