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Anti-ghosting, a tecnologia de jogos usada em teclados de eSports

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Presente na maioria dos teclados de jogos de alta qualidade, o anti-ghosting é uma tecnologia que gira em torno da pressão simultânea de teclas. A priori, vocês não verão em teclados de escritório porque não é necessário, mas dentro de um jogo, e em eSports, pode ser fundamental.

O que é o anti-ghosting?

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

O que é o anti-ghosting

anti-ghosting

A lógica leva-nos a pensar que o prefixo "anti" se refere à solução ou a evitar algo, certo? No entanto, ghosting não tem tradução literal para o português e pode ser mais difícil de adivinhar, por isso começaremos por aqui. 

O ghosting ocorre quando o teclado envia apenas um comando ao PC após pressionar várias teclas ao mesmo tempo. Por exemplo, se pressionarmos as teclas S + D + F, envia a tecla "S", por ser a primeira pressionada. Outros teclados não enviam nenhum comando quando pressionamos várias ao mesmo tempo. 

Diz-se que há ghosting quando a tecla que pressionamos não é enviada ao PC, seja porque não escreve no texto ou porque não executa a ação que queremos. Aqui é quando entra a solução em prática: o anti-ghosting

É difícil encontrar a causa da origem do anti-ghosting, mas muitos a pediam para andar em diagonal e lançar uma granada num shooter (W + D + G). Assim, o anti-ghosting garante que, quando pressionamos várias teclas ao mesmo tempo, são enviadas sem problemas.

Como as teclas são registadas à medida que são pressionadas

anti-ghosting

As teclas não são registadas individualmente, mas sim através de uma estrutura de matriz de linhas e colunas divididas entre quadrados. Cada quadrado forma um bloco, sendo o controlador do teclado que recebe cada pressão e as envia ao PC.

Quando pressionamos a tecla "V", o controlador recebe a instrução de que a "linha X" e a "Coluna Y" foram ativadas. É como uma folha de cálculo do Excel.

A única desvantagem deste sistema de matriz é o ghosting do qual falamos, mas já sabem que se pode evitar com esta tecnologia. De facto, o problema surge quando pressionamos 2 teclas do mesmo bloco, como poderia ser "E" e "D". 

E agora devem estar a perguntar-se, o que faziam os gamers quando o anti-ghosting não existia? Temos que voltar a antes de 2010, e o que faziam era redefinir os atalhos, também chamados de shortcuts. Ou seja, atribuíam teclas de outros blocos para evitar o ghosting. 

Desde 2000 a 2024, o gaming evoluiu tanto, que nem sequer se joga da mesma forma que antes. Antes, para nos movermos na cena de um videojogo, usavam-se as teclas de direção do teclado, mas foi "Thresh" quem popularizou as teclas WASD para se mover no Quake. 

Agora, há muitos jogadores de eSports que usam teclados anti-ghosting de forma diagonal e com o monitor a escassos centímetros dos olhos. Como veem, tudo evolui a passos largos, até mesmo a forma de jogar!

Tipos de anti-ghosting

Podemos definir como "tipos" ou formatos de anti-ghosting, que se diferenciam na quantidade de teclas que funcionam com esta tecnologia. 

A implementação básica resume-se às teclas WASD, que são as mais utilizadas nos videojogos porque são as teclas de movimento. Depois, há teclados que vêm com um suporte para as teclas mais usadas nos videojogos, ampliando-o para as teclas "Q", "R", "E", "F", "C", "Z" e "G". Às vezes, os fabricantes expressam-no em forma de percentagem ou em forma de teclas para nos dar uma ideia do suporte que temos no teclado. 

Normalmente, os tipos costumam ser 3:

  • Implementação em 4 teclas: WASD.
  • Em 16 teclas. 
  • Em todo o teclado.

Lógicamente, à medida que ampliamos o suporte, o preço do teclado será mais alto como consequência de ser mais sofisticado. Aqui será onde terão que decidir se para vocês é importante ou não. 

O anti-ghosting só está disponível em teclados mecânicos?

Não, existem muitos teclados de membrana gaming com suporte anti-ghosting de mais de 4 teclas. Embora os teclados mecânicos funcionem com um mecanismo de tecla diferente dos de membrana, o sistema de registo continua a ser uma matriz composta por linhas e colunas, e por sua vez, blocos. 

Coisa diferente é a precisão de um teclado mecânico, ou a experiência em relação aos teclados de membrana. É óbvio que se queremos uma pressão precisa, rápida e que tenha a sensibilidade que queremos…os teclados mecânicos são perfeitos.

Anti-ghosting e N-Key Rollover

n-key rollover

Antes dissemos que funcionava por matriz, mas depois encontramos o N-Key Rollover ou NKRO, uma função que os fabricantes anunciam juntamente com o anti-ghosting. O N-Key Rollover é uma tecnologia que reconhece individualmente cada tecla quando pressionamos várias ao mesmo tempo. 

Da mesma forma, o seu suporte vai desde 2 teclas, passando por 4, 6 e chegando a um suporte completo. Costuma haver confusão com ambas as tecnologias, por isso devemos diferenciá-las bem:

  • Anti-ghosting: capacidade do teclado para reconhecer 3 ou mais pressões de um mesmo bloco ao mesmo tempo.
  • N-Key Rollover: reconhecimento individual de cada tecla pressionada. 

A curiosidade desta tecnologia é que só se podia desfrutar com porta PS/2, mas avançou-se a esse respeito e podemos usá-la com a interface USB. 

O que se resolve com N-Key é que podemos pressionar 6 teclas e ver 6 teclas no ecrã. Recomenda-se especialmente para gamers que querem pressionar SHIFT + 2 teclas ou CTRL + alguma combinação específica porque é onde se nota mais esta ajuda.

Dito isto, temos que dizer que não é uma tecnologia super essencial para o dia a dia, sendo mais importante o anti-ghosting. Caso contrário, se fosses jogador profissional ou quisesses jogar ao máximo nível no servidor. 

Com ambas as tecnologias explicadas, não te vás sem visitar o nosso catálogo de teclados porque, podes que vejas uma oferta surpresa! 

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