A análise detalhada do Apple iPhone 16
Já chegou a análise que muitos esperavam! Sem mais demoras, aqui está a análise detalhada do Apple iPhone 16.
Especificações técnicas
Especificações | Apple iPhone 16 |
Design |
Aluminio, Cristal e Ceramic Shield de última geração 5 Colores: azul ultramar, verde azulado, rosa e preto 170 gramas Certificação IP68 para salpicos e pó |
Ecrã |
6.1" OLED con Dynamic Island QHD Super Retina XDR 60 Hz 2000 nits máximos Dolby Vision |
SoC |
A18 6 cores CPU, 5 cores GPU y 16 cores Neural Engine |
RAM | 8 GB LPDDR5X |
Armazenamento | 128, 256 y 512 GB NVMe |
Câmaras |
Sensor principal de 48 Mpx (Fusion con sensor Sony) Grande angular + Macro de 12 Mpx Dual LED Selfie de 12 Mpx Botão de ação(háptico) 4K a 60 FPS (HDR Dolby Vision) Zoom óptico x5 |
Conectividade | 5G, Wi-Fi 6E, BT 5.3, NFC, USB-C, colunas stereo comDolby Atmos, |
Bateria |
3561 mAh 25W de carregamento rápido |
Sistema operativo | iOS 18 |
Unboxing
Temos um unboxing muito simples e minimalista, com tudo no seu lugar. A clássica caixa de cartão do iPhone 16 com a foto da parte traseira do telemóvel em destaque. Uma das novidades importantes é em relação às câmaras traseiras, que agora estão empilhadas. Gostam?
Assim que abrimos a caixa, encontramos uma apresentação bastante simples.
O clássico filme para proteger o ecrã do iPhone 16 com uma breve descrição dos botões que encontraremos. Agora todos os cabos USB-C para USB-C que vêm com os iPhones são trançados — já era tempo!
Temos chassis de alumínio atrás, Ceramic Shield à frente e um peso de 170 gramas: é super leve.
Primeiros contactos
Ao ligar o telefone, surge o clássico ecrã de boas-vindas do iOS, antes do assistente de configuração. Aproveito para dizer que é incrivelmente fácil passar de um iPhone para outro, demorando pouco mais de 20 minutos para termos TUDO o que tínhamos no dispositivo anterior.
Adeus ao seletor de perfis de som; agora foi substituído por um botão de "ação", logo acima dos controlos de volume, que devemos manter pressionado para alternar entre som e silêncio. A bandeja do cartão SIM mantém-se como nos outros iPhones.
No lado direito, encontramos o famoso botão da câmara, bem separado do botão de desbloqueio, que continua igual.
Terminamos com as colunas, que já vos adianto, soam maravilhosamente bem, juntamente com a porta USB-C no centro. Sem novidades aqui.
O ecrã responde muito bem quando está exposto ao sol, e os seus 2000 nits são bem aproveitados, embora fique abaixo de certos modelos de Android de gama alta.
Já sabem que a nova atualização do iOS 18 permite alterar os ícones e outras personalizações, algo que já existia no Android há bastante tempo.
Desempenho
Impecável. O desempenho é realmente bom, e a Apple sabe como segmentar os seus produtos, pois, no Geekbench, o novo iPhone é melhor do que o modelo Pro anterior. No AnTuTu, também tem uma performance excelente, e já sabem que, no iOS, é mais fácil atingir estes números, sem tirar mérito ao Apple A18.
Aqui está uma comparação dos smartphones que testámos até agora; aproveito para deixar o link para as análises caso tenham interesse.
Jogar videojogos mais leves é um prazer, e o telefone não aquece muito, embora isso dependa do jogo. Ainda assim, não acredito que seja o smartphone ideal se quiserem jogar títulos AAA.
Câmaras e qualidade de imagem
Aqui está o protagonista do iPhone 16: o botão háptico para controlar o zoom, modos, etc. Já experimentei, e a verdade é que precisamos de nos habituar à sensibilidade.
Por outro lado, temos o modo espacial, que nos permite editar fotos posteriormente, movendo objetos em 3D.
Temos também um novo modo mais personalizável para editar as cores da imagem com predefinições, algo que não vi nos iPhones anteriores.
Fotos diurnas
Começamos com a selfie geral. Devo dizer que está excelente, apesar da compressão. É uma melhoria em relação ao iPhone 15, com mais luz no rosto sem flash. O nível geral de detalhe baixa um pouco, apesar de não haver foco ou modo retrato.
Com o efeito bokeh, a selfie em modo retrato está espetacular. Não há efeito de embelezamento, e os poros estão bem visíveis (até se notam os pontos negros, haha). Não desilude, e vejo claramente melhorias.
Zoom x2
Faz um trabalho muito bom com o zoom ótico, captando muitos detalhes e com pouco ruído. Superou as minhas expectativas.
Grande angular
Aqui já se notam mais imperfeições. O grande angular não é extraordinário, mas supera facilmente a gama média de smartphones, em linha com o iPhone 15.
Fotos noturnas
Na câmara principal, o desempenho à noite é satisfatório, mas pode ser debatível se é bom o suficiente para um smartphone de gama alta.
A câmara selfie perde muitos detalhes, mas no modo retrato, há uma grande melhoria na interpretação de cores e detalhe.
Autonomia
Há polémica com a bateria, pois a Apple reduziu a capacidade em mAh, mas a autonomia continua a ser muito boa. Consegui obter 6 horas e 11 minutos de ecrã ativo. Dependendo do uso, podem esperar até 1 dia e meio de bateria.
A carga rápida continua pouco potente, o que já não é novidade.
Sistema operativo
A nova atualização do iOS 18 traz melhorias e mais personalização, algo que finalmente se aproxima do que já existia no Android há algum tempo.