PcComponentes
Minha Conta

As 5 melhores ventoinhas de teto do mercado

As ventoinhas de teto são uma excelente opção para combater as ondas de calor do verão na tua casa. Vamos mostrar-te as melhores opções do mercado.

melhores ventoinhas de teto

Tentando combater o calor tórrido do verão? Nesta entrada trazemos um pouco de frescura com uma revisão dos melhores ventiladores de teto do mercado. Além disso, damos alguns conselhos e recomendações de compra.

Enquanto escrevo isto, o meu ventilador de teto gira sem cessar, refrescando o meu quarto e tornando-se o meu melhor aliado para combater uma tremenda onda de calor. Durante a noite, torna-se o meu melhor amigo, pois a sua incansável rotação noturna é tão silenciosa quanto um pião girando na praça da aldeia.

Esta alternativa ao ventilador de pé ou ao ar condicionado está a ganhar cada vez mais adeptos por ser muito mais económica, sustentável e eficiente. A seguir, vamos ver quais são os melhores ventiladores de teto do mercado e como escolher o mais adequado às tuas necessidades. E não te preocupes se o teu teto estiver inclinado, há também solução para instalar um ventilador de teto inclinado.

Ventilador de teto: esse grande esquecido

Se estás prestes a comprar um ventilador de teto, é provável que te estejas a perguntar se se trata de uma solução eficaz para lutar contra o calor. A resposta é um absoluto sim, já que, ao contrário de um ventilador convencional, as suas grandes pás e posição em altura criam uma corrente de ar contínua que arrefece a divisão e empurra o ar quente para cima.

Este tipo de ventilador foi durante muito tempo um grande esquecido. Nos anos 90, muitas pessoas tinham um ventilador de teto no quarto. Lembro-me de um verão, quando ainda era pequeno, dormir uma das melhores sestas da minha vida em casa da minha tia, tudo graças ao ventilador de teto que tinham instalado. Com a popularização do ar condicionado, ver um destes tornou-se cada vez mais complicado.

No entanto, numa época em que as alterações climáticas e a sustentabilidade são cada vez mais importantes, o ventilador de teto voltou a ganhar protagonismo graças às vantagens que oferece. E não sou só eu a dizê-lo, vejo-o à minha volta, nos comércios, e também nos dados. (vejam a evolução das buscas por “ventilador de teto” desde 2004).

El interés por los ventiladores de techo se ha disparado.

Vantagens de um ventilador de teto

  • Económico: os ventiladores de teto são, em geral, muito económicos, tanto no preço inicial como no consumo energético. Há muitos modelos baratos no mercado que funcionam muito bem, cumprindo a sua função com distinção.
  • Conforto: diria que comprar um ventilador de teto é uma das melhores decisões que tomei ultimamente. Proporciona um grande conforto, sobretudo à noite. Está muito recomendado para zonas com um calor mais seco.
  • Silencioso: outra das suas grandes vantagens, ao contrário do que acontece com alguns ventiladores de pé ou ares condicionados portáteis, são extremamente silenciosos. Isto é excelente, sobretudo na hora de dormir, pois podemos estar frescos sem um ruído de fundo que pode incomodar-nos na hora de conciliar o sono.
  • Fácil de instalar: a instalação não tem muito mistério, mesmo eu que não sou muito habilidoso consegui instalá-lo com facilidade. Na parte elétrica, instala-se como qualquer candeeiro de teto, e a fixação ao mesmo também costuma ser bastante simples.
  • Sustentável: outra vantagem dos ventiladores de teto é que são uma opção sustentável. O consumo energético é muito baixo, consumindo em média entre 50 e 70 W por hora. Não necessitam de muita manutenção e podem durar muitos anos.
  • Luz: a maioria dos modelos no mercado inclui uma luz LED que permite ter um ventilador e uma lâmpada num só. É uma opção extremamente prática.
  • Exterior: embora possa parecer um disparate, os ventiladores de teto também podem ser instalados numa varanda, alpendre ou pérgula no jardim. Isto oferece uma sensação de brisa de verão muito agradável.

Los ventiladores de techo son, además, un elemento de decoración.

Como escolher um ventilador de teto: 9 pontos chave

Se estás prestes a comprar um ventilador de teto, é possível que tenhas algumas dúvidas quanto ao modelo a escolher ou quais características deve ter. É normal, há muitos modelos no mercado e é complicado decidir. Além do teu orçamento, aconselho-te a prestar atenção aos seguintes pontos.

1.Tamanho da divisão e do ventilador

Outro dia visitei uns amigos que tinham instalado um ventilador de teto enorme numa divisão média. Resultado? O espaço em relação ao teto foi reduzido e dava uma sensação de sufoco. Não é que fosse cortar a cabeça, mas visualmente era desconfortável.

Com isto quero dizer que antes de comprar o ventilador deves ter em conta tanto o tamanho das pás como o da tua divisão. É necessário que estes se ajustem, caso contrário podes ficar aquém ou exagerar. Claro que isto também afetará o nível de conforto que te proporcionará. A seguir deixo uma tabela com a correlação entre o diâmetro do ventilador e os m2 de uma divisão.

TAMNHO DA DIVISÃO

DIAMETRO DAS PÁS

Até 13 m²

112 cm

De 13 a 20 m²

Entre 112 e 122 cm

+ de 20 m²

Até132 cm

2.Número de pás

O número de pás de um ventilador de teto também pode ser uma boa questão a considerar. Normalmente, quase todos os modelos têm entre 3 e 5 pás (também vi alguns com 6). Atenção, não se cumpre sempre a máxima de quanto mais pás melhor, pois o fluxo de ar também depende do seu design aerodinâmico. Em qualquer caso, aqui mostramos quantas pás deve ter o teu ventilador de teto consoante onde o vais instalar. Como prova, temos este ventilador de teto sem pás. Ainda sobre este aspeto, há dois pontos mais a considerar:

  • Material: podem ser de plástico, metal ou madeira. Isto determinará a sua robustez e peso, assim como a resistência à água (para espaços exteriores).
  • Design: existem ventiladores de várias cores, designs e até alguns são reversíveis (dois designs diferentes nas faces). Escolhe o que melhor se adapta à decoração da divisão.

3.Manuseio

Atenção a isto porque, para mim, é importante. Os modelos muito antigos (poucos restam no mercado) são controlados por uma corrente que pende do ventilador. Isto é bastante incómodo. Agora, a maioria é controlada por comando remoto, o que é genial. Mais genial ainda é poder conectá-lo via Wi-Fi ao teu assistente inteligente e controlá-lo por voz.

4.Ruído

Se há um ponto que deves ter muito em conta é o ruído que o ventilador gera, especialmente se o vais ligar na hora de te deitares. Eu tive um ventilador de pé que parecia um Boeing 747 e aquilo era insuportável. Como sabes, o ruído mede-se em dB e costuma estar especificado nas características do aparelho. Quanto mais silencioso melhor (abaixo de 50 dB está bem). Lembra-te que, se priorizas um ventilador de teto (ou de pé) silencioso, temos um guia dos ventiladores mais silenciosos do mercado para te ajudar.

5.Modo inverso

Outra vantagem que não mencionei anteriormente está relacionada com a função reversível ou modo inverno. Esta faz com que o ventilador gire no sentido contrário ao habitual, permitindo criar um efeito de sucção. É especialmente útil para aumentar o efeito do aquecimento, já que assim o ar quente se redistribui melhor na divisão.

6.Tipo de motor

Os melhores ventiladores de teto do mercado costumam ter um motor de corrente contínua (DC) pois são mais eficientes, consomem até 70% menos energia e são até 50% mais silenciosos.

Além disso, são mais pequenos, duráveis, estáveis e velozes. Alguns modelos básicos ou antigos ainda incorporam motores de corrente alternada (AC), que são, em geral, piores que os de corrente contínua. Tem cuidado com isso.

7.Modos

É muito útil que o ventilador de teto escolhido disponha de diferentes modos de funcionamento, como por exemplo o número de velocidades disponíveis. Alguns incluem funções mais específicas, como a de brisa alternada, que varia a velocidade automaticamente para criar uma sensação de brisa mais realista, ou o modo noturno, que reduz as rotações para diminuir o ruído ao mínimo.

8.Iluminação

Como referimos, a maioria dos ventiladores de teto também inclui uma luz LED na parte central que permite iluminar a divisão. Verifica se a potência oferecida é suficiente para a tua divisão, o tipo de lâmpadas que utiliza ou o número de casquilhos.

9.Funções inteligentes

Por último, queria destacar que alguns ventiladores de teto incluem funções inteligentes muito úteis. Controlo por voz ou através do telemóvel, temporizador, ajuste automático da velocidade tendo em conta a temperatura ambiente, altifalante integrado, regulador de intensidade da luz… Quanto mais opções, melhor.

10.Consumo

O consumo elétrico de um ventilador de teto é um dos aspetos que mais preocupa quem está a pensar adquirir um. Deixamos-te um guia detalhado com o gasto elétrico destes ventiladores e a sua conversão para a tua fatura.

Os 5 melhores ventiladores de teto do mercado

Bem, já vimos que escolher um ventilador de teto não é tão simples como parecia num primeiro momento. Se não queres ser tão exigente e queres ir pelo caminho mais fácil, não te preocupes, porque já fiz o trabalho de investigação por ti. A seguir, mostro-te os que considero serem os melhores 5 ventiladores de teto do mercado.

Orbegozo CF 85120: ventilador de teto barato

Comecemos pelo que a maioria de nós procura, um ventilador de teto barato. Este da Orbegozo, uma marca reconhecida de eletrodomésticos de gama branca, oferece-te um ventilador de teto de 3 pás com 5 velocidades e muito económico.

É algo ruidoso, o comando de controlo é algo antigo e não inclui luz, mas para o preço que tem está muito bem, já que é leve e gera um grande caudal de ar. Se não tens muito orçamento, esta pode ser uma boa opção.

Universal Blue Siroco: boa relação qualidade-preço

Por um pouco mais, tens este ventilador de teto da marca Universal Blue com 4 pás de aço inoxidável reversíveis. Inclui dois casquilhos para lâmpadas de 60 W, modo inverno, temporizador e comando à distância. O design é minimalista e o tamanho é ideal para pequenas divisões de até 21 m².

Cecotec EnergySilence Aero 550: um dos mais vendidos

Este ventilador de teto da Cecotec é um dos modelos mais vendidos do mercado. Tem 3 pás com um design aerodinâmico que assegura um caudal de ar generoso sem praticamente ruído. Inclui também uma luz LED com 3 cores diferentes, controlo por comando à distância, temporizador até 6 horas e modo verão/inverno. Recomendado.

Philips Lighting Atlas: inovação em estado puro

Seguimos com um modelo inovador como poucos. Este ventilador da marca Philips é uma autêntica maravilha, sobretudo porque as suas pás são transparentes e retráteis. Ou seja, quando não está em funcionamento, estas escondem-se e fica como um candeeiro normal. Controla-se por comando à distância, é extremamente silencioso, tem temporizador, 6 velocidades diferentes e modo brisa marítima. Muito TOP.

Techbrey Savate: design e robustez

Por último, gostaria de terminar este artigo sobre os melhores ventiladores de teto com um modelo da marca Techbrey. Este destaca-se das outras opções, sobretudo pela qualidade dos materiais e design mais elegante e industrial. Com motor DC e 3 pás de madeira, oferece até 6 modos de velocidade, controlo por comando à distância, temporizador, luz LED com 3 tipos de luz (quente, fria e neutra) e modo inverno/verão. Ideal para a sala de estar ou o escritório.

Se finalmente decidiste colocar um ventilador de teto na tua vida, espero ter-te ajudado a tomar uma melhor decisão. Agora só falta comprar o teu modelo ideal na PcComponentes, recebê-lo em 24 horas e começar a desfrutar de ar fresco por muito pouco dinheiro. Até à próxima!

post
MOFU
componentes
electrodomesticos