
Nos últimos anos, as cadeiras gaming tornaram-se as favoritas de muitos utilizadores, não só de fãs de videojogos, mas também de todo o tipo de pessoas que procuram uma cadeira o mais confortável e ergonómica possível para trabalhar e realizar qualquer tarefa. E ainda mais desde o aumento do teletrabalho. Mas, será realmente mais conveniente uma cadeira gaming do que uma cadeira de escritório tradicional? Quais são as diferenças entre elas?
Neste texto, vamos apontar alguns dos pontos básicos a ter em conta para optar por um formato ou outro. Em qualquer dos casos, lembra-te que na PcComponentes tens à tua disposição uma grande variedade tanto de cadeiras gaming como de cadeiras de escritório.
Se no final optares por uma cadeira gaming, dá uma olhada no nosso guia para escolher a tua cadeira de gaming e na nossa seleção das 7 melhores cadeiras gaming.
Diferença de preço entre cadeiras gaming e cadeiras de escritório
Um dos fatores fundamentais em todo o produto é sempre o preço. Neste sentido, as cadeiras de escritório costumam ser mais económicas do que as cadeiras gaming, por isso, se não quiseres gastar muito, é possível que te convenha olhar para cadeiras mais tradicionais.

Logicamente, dentro de ambos os formatos também há diferentes faixas de preços, e uma cadeira de escritório de gama alta vai custar-te mais do que uma cadeira gaming de gama baixa. Portanto, se estiveres disposto a gastar mais do que vale uma cadeira de escritório básica, então deves considerar se preferes uma cadeira de escritório "premium" ou uma cadeira gaming, tendo em conta outros fatores.
Conforto e ergonomia
Há muitas cadeiras diferentes, e de diferentes marcas, tanto de um tipo como do outro. No entanto, uma coisa é clara: todas as cadeiras gaming foram desenhadas para serem confortáveis e aliviar as costas dos jogadores durante sessões de muitas horas, enquanto que as cadeiras de escritório mais baratas podem tornar-se desconfortáveis e até prejudiciais para a tua coluna se as usares durante períodos de tempo muito prolongados.
De facto, as cadeiras de escritório básicas nem sequer podem reclinar-se, não têm almofadas lombares nem cervicais e os seus apoios de braços são pouco ou nada personalizáveis, funções importantes que encontrarás em praticamente todas as cadeiras gaming. No entanto, encontrarás este tipo de características em cadeiras de escritório mais caras, embora nestes casos o preço possa disparar ainda mais do que em cadeiras gaming.

Design
As cadeiras gaming costumam ter designs mais chamativos, com formas e cores que se destacam no momento em que pousamos os olhos sobre elas. Pelo contrário, as cadeiras de escritório têm designs discretos e sóbrios, que não chamam a atenção e se fundem de forma natural com o mobiliário mais tradicional de um escritório.
No final, este elemento depende diretamente dos gostos estéticos de cada utilizador, bem como das necessidades próprias do espaço onde vamos colocá-la. Além disso, se a vamos usar num espaço partilhado, será ainda mais conveniente que se ajuste ao resto do mobiliário com coerência.
Em qualquer caso, se optares por uma cadeira gaming mas não quiseres que seja demasiado "chamativa", podes sempre escolher um modelo com formas mais comedidas e em cor totalmente preta (ou branca), para que assim seja um pouco mais discreta.
O que escolher, cadeira gaming ou cadeira de escritório?
Em suma, há uma série de fatores que podem inclinar a balança para um lado ou para o outro, dependendo das necessidades e gostos de cada utilizador. Se só vais usá-la durante curtos períodos de tempo, e não vais fazer um uso muito extensivo dela, há cadeiras de escritório entre 60 e 120 euros que podem servir-te muito bem. Por exemplo, falámos recentemente neste blog sobre a Owlotech Stanford, a cadeira branca de escritório mais vendida na PcComponentes, que sem dúvida é uma ótima opção nessa faixa de preço.

Mas se vais passar muitas horas nela, e tens um orçamento de entre 150 e 400 euros, a nossa recomendação é que optes por uma cadeira gaming, desde que os seus designs chamativos não te afastem ou não se adaptem bem ao local onde a vais colocar. Em geral, nestas faixas de preços as cadeiras gaming costumam oferecermelhores desempenhos e maior conforto, embora exista de tudo e também encontrarás boas opções do outro tipo.
E se tens intenção de gastar uma fortuna para obter uma cadeira "premium" acima dos 400 euros para obter a melhor experiência e conforto possíveis, então a coisa muda e a verdade é que existem cadeiras de escritório de nível avançado que são autênticas joias, com materiais de primeira qualidade e que são capazes de cobrir necessidades muito específicas. Claro, que também existem cadeiras gaming de alta gama que realmente oferecem um valor acrescentado, como as que incluímos no nosso post de as melhores cadeiras gaming de alta gama… por isso, no final, é uma questão das preferências de cada utilizador.