
Comprar telemóveis hoje em dia e querer compará-los com aqueles Nokia de há 20 anos, que de uma queda podiam chegar a partir um ladrilho, é impossível. Basta um pequeno golpe para a tela se partir, sem falar das nefastas consequências que uma queda na água pode ter. É verdade que alguns telemóveis resistentes de alta gama têm proteções extra, mas focadas na água e no pó e deixando sem cobertura outros possíveis acidentes, como as quedas.
Como são os telemóveis mais resistentes e inquebráveis
Por muito que os fabricantes ou anúncios nos digam que os seus telemóveis são muito resistentes lançando-os de um telhado, existem certificações que também o demonstram. E é provável que já te tenhas deparado com as mais comuns, as IP67, IP68 ou IP69. Estas referem-se a telemóveis resistentes ao pó e à água, fica connosco que vamos explicar.
- IP67: hermético ao pó e resistente à água (imersão a 1 metro durante 30 minutos.
- IP68: hermético ao pó e resistente à água (imersão de 1-3 metros durante 30-60 minutos.
- IP69: hermético ao pó e resistente contra jatos potentes de água quente de grande caudal de vários ângulos por alguns minutos.
Como podes ver, a maioria dos telemóveis mais resistentes, especialmente os de gama alta, têm a certificação IP68. Esta é uma das mais comuns, não permite a entrada de pó no seu interior e aguenta pelo menos meia hora sob um metro de água, embora este ponto tenha de ser especificado pelo fabricante.
Mas os telemóveis todo-o-terreno vão além das proteções IP, que por exemplo não protegem de golpes ou com uma resistência a imersões limitadas. Este tipo de telemóveis têm carcaças e materiais mais resistentes a golpes, que garantem que em quedas a alturas normais (entre um e dois metros) não haverá danos. Além disso, também são os telemóveis mais resistentes a condições climáticas extremas, como altas ou muito baixas temperaturas.
Muitos destes telemóveis inquebráveis têm uma certificação militar, que atesta a sua especial resistência. É a MIL-STD-810G, que submete os telemóveis a 29 testes desenhados pelo exército dos Estados Unidos, que incluem fortes vibrações e golpes, congelamento e descongelamento, lançamentos, jatos de areia e até disparos de armas de fogo e explosões. No entanto, um telemóvel resistente com esta certificação não tem de passar todos os testes, pode passar apenas alguns deles.
A quem se recomenda este tipo de telemóveis todo-o-terreno mais resistentes
A especial resistência com que contam os telemóveis inquebráveis tem um preço, além do económico. E é que para poder proteger contra golpes e outros possíveis acidentes, estes telemóveis costumam ser bastante mais volumosos. Tanto na espessura como no comprimento e largura, as carcaças rugosas ou de borracha e o uso de metais resistentes, como o alumínio, fazem com que estes telemóveis não sejam tão fáceis ou confortáveis de levar num bolso.
Por isso, os telemóveis mais resistentes não são para qualquer um. Se estavas a pensar num telemóvel para uma criança que não cuida muito do seu smartphone, ou simplesmente para uma pessoa um pouco distraída ou desajeitada, ou até mesmo um telemóvel para uma pessoa idosa, provavelmente o design torna qualquer telemóvel à prova de choques numa opção a descartar para essa pessoa. Existem alguns com carcaças mais discretas ou finas que outras, por isso dá uma olhada na ficha completa do telemóvel que te interessa, porque podes ter uma (agradável) surpresa.
Os telemóveis indestrutíveis são especialmente interessantes para quem trabalha ou passa o dia em ambientes perigosos, como podem ser obras, manutenção de estradas ou jardins e qualquer outro trabalho que exponha o telemóvel a mergulhos ou golpes. O setor da construção civil é um dos que opta claramente por este tipo de telemóveis, que apesar do seu tamanho também podem ser levados em bolsas no cinto para evitar o importante volume que provocam num bolso qualquer.
Os melhores telemóveis resistentes a tudo
Agora que já conheces tudo o que um telemóvel todo-o-terreno pode oferecer-te e se estás entre o público-alvo a quem convém ter um, é hora de falar de modelos concretos.
Motorola Defy 4/64GB
Recentemente, a Motorola também lançou o seu telemóvel indestrutível, o Motorola Defy, desenhado para os aventureiros. O melhor deste smartphone é que inclui uma correia ou pulseira que podes pendurar no pulso para evitar que o teu telemóvel caia quando, por exemplo, estás a gravar uma dessas façanhas no mar ou na montanha.
Cubot King Kong Mini 3
Se precisas de um telemóvel todo-o-terreno especialmente resistente mas económico estás com sorte,porque existem várias opções por pouco mais de 200 euros. Uma das mais interessantes é o Cubot King Kong Mini 3, um Android de quatro polegadas com o básico de um smartphone: 128 GB de memória interna, 6 GB de RAM, uma câmara dupla traseira e até Face ID. Todos os cantos do telemóvel e a sua parte traseira estão cobertos de borracha, de modo a resistir aos golpes mais habituais.
CAT S52
Além dos telemóveis indestrutíveis que à distância se vêem que são especialmente resistentes a golpes, também existem alguns telemóveis todo-o-terreno que podem passar mais despercebidos. É o caso do Cat S52, o telemóvel resistente (a sério) mais fino, não chega a um centímetro, que podes comprar. Por dentro é um smartphone Android de gama média, com uma câmara assinada pela Sony, uma boa bateria e 64 GB de memória. Mas além destes pontos, este telemóvel resiste a quedas de até 1,5 metros contra pavimento e tem uma tampa traseira antiderrapante.
Blackview BV6600
E entre os telemóveis resistentes, outro claro exemplo deles é o Blackview BV6600. Este gama média tem uma câmara dupla, processador Helio A25 com 4 GB de RAM, 64 GB de memória interna, bateria de 8580 mAh. Este telemóvel todo-o-terreno tem de tudo, além de uma câmara que permite tirar fotos debaixo de água e claro, resistência a quedas contra o chão, imersões e impactos.
CAT S62 Pro
O CAT S62 Pro é um dos telemóveis resistentes mais completos desta lista e de facto o último modelo de topo do Bullitt Group. Este dispositivo inclui a última tecnologia Thermal para tornar as câmaras térmicas ainda mais acessíveis para os profissionais. A sua câmara térmica inclui 4 vezes mais pixels térmicos, uma melhoria de 30% na nitidez da imagem e o sensor FLIR Lepton de maior resolução. Também tem classificação IP68 e IP69 (significa que o telemóvel pode suportar um jacto de água de alta pressão!).
A borda inferior tem uma porta tipo C montada no centro que consegue ser resistente à água sem a necessidade de uma tampa de borracha incómoda. O seu sistema operativo Snapdragon 660 compatível com 4G e uma câmara traseira de 12MP são outras das suas características. O CAT S62 Pro é um telemóvel à prova de (quase) tudo.
Samsung Galaxy XCover 5
Quem dizia que a Samsung não podia fazer telemóveis resistentes e quase indestrutíveis? De facto, o Galaxy XCover 5 vem equipado para trabalhos e actividades exigentes com certificação militar padrão (MIL-STD 810H). Além disso, vem com absorção de impactos melhorada que permite que o telemóvel resista a quedas de até 1,5 m e IP68.
Este telemóvel Samsung também incluiu uma função Glove Touch que aumenta a sensibilidade táctil. Isto permite aos utilizadores operar o dispositivo enquanto mantêm as suas mãos protegidas no local de trabalho.
Além disso, este Galaxy XCover 5 da Samsung vem equipado com um processador Exynos850, 4 GB de RAM e até 64 GB de armazenamento interno. A bateria de 3000 mAh substituível e de longa duração também é compatível com a carga rápida. O Galaxy XCover 5 pode até transformar-se num scanner de código de barras. E também tem a capacidade de integrar a capacidade de walkie talkie no Microsoft Teams.
Nokia XR20 5G
O Nokia XR20 inclui neste telemóvel todo-o-terreno características sólidas como uma classificação MIL-STD-810H e impermeabilização IP68. Também tem um pára-choques protector que rodeia a sua estrutura de alumínio. O ecrã também está protegido por uma camada de Gorilla Glass Victus, que é mais resistente que uma rocha.
Por dentro, o Nokia XR20 funciona com um processador Qualcomm Snapdragon 480 e 4 GB ou 6 GB de RAM. O ecrã IPS FHD+ (2400 x 1080) é sem dúvida resistente. As câmaras são duas lentes na parte traseira que consistem em 48MP e 13MP.
Ulefone Power Armor 14
O Ulefone Power Armor 14 é um pouco tijolo, mas é um tijolo que com prazer colocarás nas tuas calças. E aí o levarás toda a semana com essa bateria de 10,000 mAh.
- Classificação IP68 (profundidade máxima de 1,5 metros até 30 minutos) de acordo com a norma IEC 60529
- Classificação IP69K de acordo com a norma IEC 60529
- Certificação MIL-STD-810G
Além disso, vem com um ecrã de 6,52” com uma resolução HD+. O campo de visão é mais amplo e terás uma melhor experiência enquanto vês vídeos, jogas e navegas na web. Além disso, o ecrã táctil do Ulefone Power Armor 14 é muito preciso.