PcComponentes
Minha Conta

Como ampliar a memória da PS5

Tudo o que é bom acaba, as férias, o gelado, a memória da PS5. E com jogos que pesam cada vez mais, quando instalares God of War, Call of Duty e The Last of Us já perdeste metade do armazenamento.

Como aumentar a memória da PS5

A PlayStation 5 tem um total de 825 GB de memória de armazenamento, mas, como já deve ter reparado, essa quantidade pode esgotar-se rapidamente após a instalação de alguns jogos. Sobretudo se partilhar a PS5 com outras pessoas da sua casa. Mas isso não é o pior; o pior é que dos 825 GB de armazenamento que lhe vendem, na realidade apenas 667,2 GB são utilizáveis. Qual o motivo? É que o próprio sistema operativo da PS5 tem de ser armazenado em algum lugar.

A verdade é que, ao fim de algum tempo a jogar, sentirá a necessidade de expandir a memória da PS5. Felizmente, na PcComponentes sabemos muito sobre o disco rígido da PS5 e temos várias formas de resolver este problema.

Como expandir a memória da PS5 com um disco rígido

A forma mais eficaz de expandir a memória da PS5 é comprando e instalando um disco rígido. Agora, a questão é se deseja utilizar um disco rígido externo ou substituir o disco rígido interno da PS5 por um novo, para aumentar consideravelmente o armazenamento sem perder desempenho. Explicamos ambas as opções.

Utilizar um disco rígido externo para guardar jogos

Se tem mais jogos instalados do que orçamento, utilizar um disco rígido externo para não ter de voltar a descarregar os jogos e apenas transferi-los entre a PS5 e a unidade externa é a sua melhor opção. Na verdade, na PcComponentes vendemos muitos dos melhores discos rígidos para PS5, então, se não quiser gastar demasiado dinheiro, considere-o como a sua "estante digital de jogos".

Mas espere! Nem todos os discos rígidos externos servem para expandir a memória da PlayStation 5. Tem de garantir que cumprem os seguintes dois requisitos:

  1. O disco rígido externo deve ter pelo menos 250 GB de armazenamento e um máximo de 8 TB.
  2. O disco rígido externo deve contar com USB Superspeed 5Gbps ou superior.

O disco rígido que escolheu cumpre os requisitos? Perfeito. Agora, só precisa ter em conta um pequeno detalhe que já mencionámos antes: os jogos de PS5 armazenados no disco rígido externo não poderão ser jogados a menos que sejam transferidos para o armazenamento interno da PS5. Isso pode surpreender muitos, já que a PS4 podia executar jogos diretamente de um disco rígido externo.

pasar videojuegos a la memoria interna PS5

Mas quanto tempo leva a transferir os jogos? Isso vai depender da qualidade e rapidez do seu disco rígido externo, mas já lhe dizemos que não demora muito. Aqui estão alguns exemplos:

  • Final Fantasy VII Remake (90,79 GB): 14 minutos e 45 segundos
  • Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (24,07 GB): 3 minutos e 40 segundos
  • TowerFall Ascension (566,7 MB): 7 segundos e 81 centésimos

Se, depois de ler tudo isto, não estiver disposto a apagar jogos e transferir dados semanalmente, continue a ler, pois tem mais opções.

Instalar um disco rígido SSD interno

Uma forma mais eficiente e prática de aumentar o espaço de armazenamento da PS5 é instalar uma unidade SSD interna adicional. Para isso, terá de abrir a sua PS5 e instalar um tipo de disco rígido específico. Mas não se preocupe, é uma tarefa simples que não anulará a garantia da sua consola.

O único inconveniente é que não se pode usar os mesmos discos rígidos externos aos quais estamos habituados. E, claro, um SSD padrão não caberia dentro da PS5, por maior que fosse. O que precisa é de um disco rígido SSD M.2, que seja compatível com a PS5.

Mas quais unidades SSD M.2 são compatíveis com a PS5? Existem muitas opções, embora, como tudo, existam melhores discos rígidos SSD M.2 NVMe para a PlayStation 5 do que outros. O importante é que cumpram os seguintes requisitos antes de abrir a sua consola:

  • PCI-Express Gen 4x4 M.2 NVMe SSD (Chave M)
  • 250 GB a 4 TB de armazenamento
  • Suporta os tamanhos 2230, 2260, 2280, 2242 e 22110
  • Socket 3 (Chave M)
  • Velocidade de leitura sequencial de 5500 MB/s ou superior
  • Até 25 mm de largura
  • Até 11,25 mm de espessura (8 mm acima da placa e 2,45 mm abaixo da placa)
  • 30/40/60/80/110 mm de comprimento

Como expandir o armazenamento da PS5 com um SSD M.2 passo a passo

Como já mencionámos, trocar o SSD para aumentar a memória da PS5 não é complicado. Só precisará de uma chave de fenda, espaço e seguir estas instruções passo a passo:

  1. Desligue a PlayStation 5 e desconecte todos os cabos e acessórios que estão conectados.
  2. Coloque a PS5 sobre uma superfície limpa e plana com o logótipo da PS virado para baixo.
  3. Levante a tampa e deslize-a cuidadosamente.
  4. Sem a tampa, localize a ranhura de expansão, que estará coberta com uma tampa rectangular, fixada com um parafuso na parte superior.
  5. Retire o parafuso e, em seguida, a tampa.
  6. Verá outro parafuso na ranhura de expansão, que deverá mover conforme o tamanho da unidade SSD M.2 que deseja instalar.
  7. Alinhe a unidade SSD M.2 com o conector de expansão e insira-a.
  8. Fixe a SSD M.2 apertando o parafuso.
  9. Coloque a tampa da ranhura de expansão que retirou antes.
  10. Coloque a tampa da PlayStation 5 deslizando-a até encaixar no lugar.
  11. cambiar el disco duro de la PlayStation 5

E pronto! Oficialmente, acabou de expandir a memória da sua PS5. Ganhou 5XP! Só falta um último detalhe: quando ligar a PS5, aparecerá um aviso para formatar o novo dispositivo de armazenamento. Das duas opções que surgirem, escolha "Formatar M.2 SSD". Depois de formatado o dispositivo de armazenamento, aparecerá uma tela de sucesso. Quando terminar, pode mudar a localização onde os jogos são instalados, escolhendo a unidade M.2 SSD.

Melhores discos rígidos para expandir o armazenamento da PS5

Já que estamos a falar de discos rígidos para expandir a memória da PlayStation 5, nada melhor do que recomendar alguns modelos para que possa escolher.

Para que tenha onde escolher, vamos recomendar diferentes discos rígidos externos e discos rígidos internos para PS5. Alguns com uma boa relação qualidade-preço e outros onde o mais importante é o desempenho.

Com isso, deverá ter opções suficientes para escolher a que mais lhe convém. Embora ainda não tenha terminado, temos uma última alternativa para expandir o armazenamento da sua PS5 de forma totalmente gratuita e em segundos. Pode não ter pensado nisso, mas há quem não se arrisque a utilizá-la.

Alternativas para expandir o armazenamento da PS5

Já pensou em apagar os jogos que não joga? Sejamos realistas, com uma boa conexão à internet, já nem precisa ser por cabo, pode descarregar os jogos em minutos. A PS5 é capaz de descarregar 40GB em pouco mais de 5 minutos, o que significa que descarregar um jogo de 150GB levará, no máximo, o tempo de um episódio de Friends (pulando a introdução e o final).

limpiar memoria PS5

Já está um pouco mais convencido? Bem, para apagar jogos na PS5 só precisa de fazer o seguinte:

  1. Aceda ao menu Armazenamento e selecione "Consola".
  2. Em "Consola", selecione "Jogos e aplicações".
  3. Escolha um jogo e selecione "Eliminar".

E voilà! Acabou de aumentar a memória disponível da sua PS5 em 10GB, 30GB ou 100GB em segundos, de forma totalmente gratuita. Ok, deixamos de brincadeiras, mas era uma opção que precisávamos mencionar.

E assim terminamos. Esperamos que com este guia consiga aumentar a memória de armazenamento da sua PS5. Como viu, não é tão complicado, é mais uma questão de decidir qual das três opções lhe convém melhor e se ajusta ao seu orçamento. Até à próxima!

post
MOFU