PcComponentes
Minha Conta

Como ampliar o sinal de WiFi em casa

Se tens problemas de conexão em tua casa, aqui damos-te uma serie de recomendações para ampliares o sinal de WiFi em tua casa.

Um router para ampliar o sinal de WiFi em casa

Ter uma boa conexão à Internet contratada e perceber que o teu PC, consola, smartphone, etc., está a receber apenas metade do sinal é uma sensação bastante desagradável. No final de contas, é frustrante pagar por algo que não estás a desfrutar; no entanto, não resta senão reconhecer que, por vezes, a culpa pode ser da tua própria casa, e não da operadora. O que podes fazer nestes casos? Comprar um dos melhores routers 5G portáteis e colocá-lo junto ao teu PC?

Tentando responder a essa pergunta, surge este artigo. Vamos ajudar-te a ampliar o sinal WiFi em casa. Aqui estão algumas recomendações que serão muito úteis.

O router, a peça-chave para ampliar o sinal WiFi em casa

Começamos pelo ponto mais básico de todos, que é a localização do router dentro de casa. Tanto se a tua casa for grande como pequena, o ideal é colocar o aparelho num local central e elevado; além disso, nunca deves colocar o router dentro de um armário, guarda-roupa, gaveta ou similar. Graças a estes simples gestos, podes fazer com que o sinal sem fios chegue de forma mais uniforme a toda a casa.

Neste ponto em particular, é importante fazer algumas considerações. Todas as divisões, paredes, blocos, etc., são obstáculos para que o sinal chegue com clareza, e por muito que o coloques numa zona central, talvez não chegue a algumas divisões. Por exemplo, e falando de um caso pessoal, a casa da minha mãe é pequena, ou seja, deveria ser fácil criar uma boa rede de conexão local; no entanto, as paredes são tão grossas que dificultam que o sinal chegue facilmente a qualquer ponto.

Perante esta situação, o ideal é colocar o router na zona onde será mais utilizado com frequência. Voltando ao exemplo anterior, tenho o router numa divisão, o que faz com que o sinal chegue também ao segundo quarto e à sala, os locais mais comuns da casa; no entanto, a cozinha e a casa de banho têm pouca ou nenhuma conexão. Como podes obter sinal nesses locais? É aqui que entra o próximo ponto: os repetidores de sinal e seus derivados.

Ampliando o sinal WiFi

Se, por várias razões, não puderes mover o teu router, só te resta optar por um repetidor de sinal WiFi, PLC ou um sistema Mesh. Com estes dispositivos, o que consegues é repetir o sinal do teu WiFi para outros pontos da casa (como o próprio nome indica). Retomando o exemplo mencionado anteriormente, a melhor forma de obter sinal tanto na cozinha como na casa de banho é colocar um repetidor no corredor. Graças a ele, o sinal é ampliado e chega a mais pontos da casa.

Neste ponto em particular, é importante destacar a variedade de opções disponíveis. A mais económica é a do repetidor de sinal, pois basta ligá-lo onde desejares e ele repete o sinal. Neste caso específico, é conveniente colocar o repetidor num ponto intermédio, ou seja, onde o sinal do router chegue sem problemas, mas também cubra essa parte da casa onde não chega. Os PLC realizam a mesma função, apenas obtêm o sinal principal através da rede elétrica e garantem uma melhor conexão do que o repetidor (por razões lógicas, já que o cabo é sempre melhor).

Em terceiro e último lugar, estão as redes Mesh. Se tiveres uma casa relativamente grande ou com dois pisos, montar uma rede Mesh em tua casa é quase obrigatório. Com esta rede, obténs uma única rede WiFi para todo o apartamento, de modo que o teu smartphone sempre tenha sinal sem precisar de se ligar a um novo dispositivo (como é o caso do repetidor). São mais caras, mas valem a pena se a tua casa for espaçosa.

Utilização de bandas para melhorar o WiFi

Após discutir os dois pontos mais importantes na nossa opinião, há uma série de recomendações adicionais que deves ter em conta para desfrutar de uma melhor conexão.

Uma delas está relacionada com a escolha da banda WiFi. Como bem sabes, ao conectar-te a uma rede WiFi, geralmente existem duas opções disponíveis: 2,4 GHz e 5 GHz. Geralmente diz-se que a 5 GHz é a melhor das duas, e esta afirmação é verdadeira, mas há uma pequena ressalva que pode fazer com que a 2,4 GHz seja a ideal para ti.

A 5 GHz tem menos interferências, maior velocidade de conexão e mais canais, ou seja, tudo positivo à partida, mas também é uma rede com um alcance menor; a 2,4 GHz, por outro lado, tem mais interferências, menor velocidade de conexão e menos canais, mas tem um alcance maior. O que queremos dizer com isto? Se notares que estás a ter dificuldades em conectar-te por estar longe, opta pela 2,4 GHz em vez da 5 GHz. Vai ser mais lento? Sim, claro, mas pode garantir que, pelo menos, tens conexão.

As antenas, por favor...

É bastante comum em dezenas de milhares de routers em todo o mundo que as antenas... estão para baixo! Não seria a primeira nem a última vez que alguém vai a tua casa, queixa-se de que a conexão não funciona bem no seu quarto, e descobre que o router está enfiado num canto ou com as antenas caídas.

Se o teu router tiver antenas, lembra-te deste conselho: sempre para cima. Na verdade, o ideal é que uma esteja a apontar para cima na vertical e a outra na horizontal. Formaria um tipo de ângulo de 90 graus entre as duas antenas para amplificar ao máximo o sinal do router.

Por outro lado, lembra-te de atualizar o teu router caso necessário. É sempre bom estar "atualizado" para evitar problemas.

Estas são todas as recomendações e dicas sobre como ampliar o sinal WiFi em casa. Esperamos que te sejam úteis!

post
TOFU