PcComponentes
Minha Conta

Como formatar o teu computador com Windows passo a passo

Queres formatar o teu computador Windows mas não tens ideia de como começar? Neste artigo explicamos-te todos os pontos que deves ter em conta, assim como o que necessitas que passos deves seguir.

Como formatar o teu computador com Windows passo a passo

Formatar um computador com Windows pode parecer algo complicado à primeira vista, mas na verdade, é mais fácil do que parece. Apagar todo o conteúdo do teu PC pode assustar um pouco, especialmente se os teus conhecimentos de informática são básicos. No entanto, se seguires os passos corretamente, é um processo muito simples e de baixo risco.

Se não tens muita ideia de como formatar um computador e queres ou precisas de o fazer, não te preocupes. Neste artigo encontrarás toda a informação necessária, incluindo todos os pontos que deves ter em conta para o fazer de forma segura. Antes de começares a questionar se é melhor Mac ou Windows, ensinamos-te como dar uma nova oportunidade ao teu computador com este sistema operativo.

O que significa formatar e para que serve?

Formatar é uma palavra que adquiriu um novo significado com a popularização da informática. Pode ser definida como a "ação de eliminar todos os ficheiros de um disco rígido para que este fique como novo". De forma mais comum, pode-se acrescentar à definição "assim como reinstalar o sistema operativo limpo e pronto para ser usado".

Formatar um computador com Windows permite restabelecer a sua configuração de fábrica e deixá-lo num estado semelhante ao que tinha quando o compraste. Esta ação é realizada em diferentes ocasiões, desde resolver erros, solucionar falhas de arranque ou eliminar vírus e ficheiros residuais, até melhorar o desempenho de um PC ou mudar de sistema operativo.

Pontos que deves considerar antes de formatar o teu computador Windows

Geralmente, quando se decide formatar um computador é porque existe algum problema que não conseguimos resolver por outra via. Por vezes, alguns vírus ou erros são realmente resistentes, e por muitas soluções que apliquemos, não desaparecem. Ou a velocidade do PC diminuiu tanto e há tantos pontos a resolver que a melhor opção acaba por ser uma solução radical.

Apesar de que formatar o teu computador pode ser benéfico, não será sempre necessário. Esta opção deve ser a última alternativa, por isso, não a deves usar levianamente. Antes de formatar, deves respirar fundo e considerar algumas coisas:

  • Já tentaste tudo? Se tens um problema ou erro pequeno, tenta resolvê-lo por outros meios. Procura no Google, no YouTube, pergunta em fóruns, a amigos... Experimenta todas as soluções possíveis antes de decidir formatar.
  • Restaurar sistema: O Windows tem uma ferramenta muito útil que pode evitar a necessidade de formatar. Falo do "Restauro do Sistema", uma função que permite "voltar atrás no tempo" para recuperar uma configuração anterior do sistema. Basta entrar em Restaurar Sistema e escolher uma cópia de segurança de uma data em que o erro ou problema não existia.
  • Cópia de segurança: É importante que antes de formatar guardes todos os ficheiros que não queres perder num armazenamento externo, seja na nuvem, numa pen USB ou num disco rígido externo. Mesmo que escolhas o formato sem perder ficheiros que o Windows oferece, é melhor ter uma cópia de segurança, por precaução.
  • Drivers: Ao formatar o teu PC, terás de reinstalar todos os drivers dos teus dispositivos. O Windows trata disso em grande parte, mas não te esqueças de verificar todos os dispositivos que usas e descarregar os drivers necessários.
  • Meio de instalação do Windows: Existem várias formas de formatar, e a mais clássica é através de um meio de instalação, seja por pendrive ou até mesmo um CD/DVD. Deverás ter acesso à internet para criar um meio de instalação do Windows.
  • Tempo: Por último, lembra-te que formatar é um processo que pode levar algum tempo, especialmente se não tens experiência. Reserva um dia para o fazer tranquilamente e, em caso de formatares um portátil, mantém-no sempre ligado à corrente.

Como formatar o teu computador com Windows 11

Formatar um computador com Windows 10 ou Windows 11 é muito fácil. Agora, o próprio sistema operativo oferece a possibilidade de reinstalar todo o sistema sem necessidade de criar um meio de instalação. Isto facilita muito as coisas, especialmente para aqueles que não têm muitos conhecimentos. Vamos rever rapidamente as duas opções disponíveis.

Formatar o teu computador com Windows 11 sem perder ficheiros

A primeira opção é ideal para quem não deseja eliminar todos os seus ficheiros durante o processo de formatação. Durante o processo, nem ficheiros nem programas instalados serão afetados. Pode ser uma boa forma de refrescar a velocidade do teu computador ou resolver pequenos problemas.

Isto pode ser feito de várias formas, e a mais simples é a partir do próprio menu do Windows 11. Basta ir a Configurações > Sistema > Recuperação > Restabelecer este PC > Manter os meus ficheiros. Após clicar, aparecerão duas opções, descarregar da nuvem (versão do Windows atualizada) ou reinstalação local (a versão que tens agora). Finalmente, aparecerá um resumo da operação. Se estiveres de acordo, clica em “Restabelecer” para começar a formatação.

Outra forma de formatar com Windows 11 é a partir do menu de arranque, opção perfeita se o teu computador não inicia a sessão de utilizador. Basta reiniciar o computador com a tecla shift ou maiúscula pressionada. Também podes entrar pressionando a tecla F8 durante o arranque. Aparecerá um menu avançado no qual deves clicar na opção Solucionar problemas > Restabelecer este PC > Manter ficheiros.

Formatar totalmente o teu computador com Windows 11

Se o teu computador está muito lento, suspeitas que tem algum vírus ou há um erro que não parece ter solução, o melhor é fazer uma formatação completa do Windows. Esta opção apagará TODOS os ficheiros e programas do teu PC, então tudo aquilo que esqueceres de guardar, será perdido para sempre.

Para formatar desta maneira, deves seguir o mesmo caminho anterior, ou seja, Configurações > Sistema > Recuperação > Restabelecer este PC, mas desta vez clicar em “Remover tudo”. Em seguida, escolhe a versão do Windows que queres instalar, clica no botão “Restabelecer” na última tela e espera pacientemente que o processo termine.

Da mesma forma que anteriormente, esta opção também está disponível a partir do menu de arranque do Windows 11. Após aceder a ele, clica em Solucionar problemas > Restabelecer este PC > Remover tudo.

Pantalla de formateo de WIndows

Como formatar um computador com Windows 10

Se queres formatar o teu computador com Windows 10, deves saber que esta versão do sistema operativo é muito semelhante à sua versão mais recente. Apenas muda um pouco a forma de chegar à opção. No Windows 10, deves ir a Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação.

Pressiona o botão “Começar” e escolhe entre Manter os meus ficheiros ou Remover tudo. Também deves decidir se queres descarregar e instalar o Windows a partir da nuvem ou se preferes reinstalar a versão atual. Por último, e após verificar que tudo está correto, clica no botão “Restabelecer”. Só resta esperar que o processo termine.

O Windows 10 também oferece um menu de arranque que podes aceder pressionando a tecla F8 durante o arranque. Uma vez aqui, deves entrar na opção de Solucionar problemas > Restabelecer este PC e seguir as instruções.

Como formatar um computador com USB

Às vezes, os métodos anteriores não servem para formatar um computador com Windows. Os motivos são variados: temos uma versão anterior ao Windows 10, não conseguimos aceder ao sistema operativo, o menu de arranque não aparece por muito que pressionemos F8, comprámos um disco rígido novo ou um computador sem sistema operativo, etc. Nestes casos, optamos por fazê-lo pelo método tradicional.

Para isso, a primeira coisa que precisaremos, além de fazer uma cópia de segurança dos nossos ficheiros, é criar um meio de instalação do Windows. Ou seja, devemos descarregar o instalador do Windows e colocá-lo numa pen USB (antigamente num DVD). Para saber como fazer isso, podes seguir este tutorial.

Uma vez criado, o objetivo será arrancar a partir da pen USB para iniciar o processo de formatação. Basta reiniciar o computador com a pen USB ligada. Caso o teu computador não arranque a partir dela, será necessário modificar a configuração da BIOS. Para isso, liga o computador e pressiona repetidamente a tecla DEL, F12 ou F9 (depende do fabricante). Procura a opção Boot e seleciona como primeira opção USB HDD (ou semelhante).

Uma vez que possas arrancar a partir do meio de instalação USB, agora sim poderás aceder às opções para formatar e instalar o Windows. Dependendo da versão, as opções podem mudar, mas basicamente deves seguir os passos e selecionar as opções de preferência, não tem erro.

É possível formatar um computador sem permissões de administrador?

Formatar um computador sem permissões de administrador é possível, mas pode não ser aconselhável. Explico. Se o PC é teu e, por algum motivo, esqueceste a senha de administrador, podes utilizar vários métodos para restabelecer o PC de fábrica, sendo esta uma boa forma de retomar o controlo do dispositivo.

Se, por outro lado, o computador não é teu ou como utilizador não tens permissões de administração, formatá-lo poderia causar problemas. Além disso, os computadores de empresa ou públicos costumam estar altamente protegidos contra este tipo de ações (até a nível de BIOS), pelo que provavelmente não conseguirás formatá-los.

Se estás na primeira situação, podes utilizar alguns dos métodos mencionados anteriormente. Por exemplo, podes formatar o teu computador com Windows através de USB. Também podes aceder ao menu de arranque e entrar em modo seguro, uma versão limitada do Windows onde poderás aceder ao Painel de Controlo para criar uma nova senha e, assim, poder formatar a partir das configurações do sistema.

Já pudeste perceber que formatar um PC não é tão complicado quanto parecia. No entanto, se te sentires muito inseguro mesmo seguindo este guia, o melhor é deixar esta operação nas mãos de um especialista. Lembra-te que o serviço de suporte da PcComponentes está sempre à tua disposição para o que precisares, tanto através do serviço de suporte técnico online como do de reparação de equipamentos.

post
TOFU
ordenadores