PcComponentes
  • Todas as categorias
  • Recondicionados
Minha Conta

Como mudar a bateria de um portátil, quando e quanto custa

Se estas a ter algum tipo de problema com a bateria do teu portátil, chegaste ao artigo certo! Hoje, contamos-te como e quando substituir a bateria, e quanto te vai custar.

um computador aberto para mudar a bateria de um portátil

A bateria de um portátil é um componente que se desgasta com o tempo e perde a sua capacidade máxima. Se este for o teu caso, podes estar a considerar substituí-la e neste artigo vamos contar-te tudo o que precisas de saber para o fazer da maneira correta.

Quando substituir a bateria de um portátil?

O primeiro passo antes de substituires a bateria do teu portátil é verificar em que estado se encontra.

Aqui estão alguns dos sintomas de que a bateria já deu tudo o que tinha a dar:

  • O teu portátil não liga se não estiver ligado à corrente elétrica.
  • O portátil desliga-se pouco depois de o ligar.
  • O teu portátil esgota a bateria muito rapidamente ao realizar tarefas exigentes, como edição de vídeo ou jogar videojogos, ou não permite trabalhar várias horas antes de precisar de uma carga.

Se tiveres algum destes problemas, deves verificar o estado da bateria para garantir quanto de capacidade ela tem. 

A maioria das baterias de iões de lítio atuais funciona corretamente entre 100% e 80% da sua capacidade máxima. Se a sua bateria estiver abaixo desse limite, a sua duração será menor e isso aumentará com o tempo.

E se estiver abaixo de 50%, é provável que não dure mais do que algumas horas, pelo que será altamente recomendável substituí-la por uma nova. Além disso, assim poderá prolongar a vida útil do teu portátil durante vários anos.

Como trocar a bateria de um portátil?

Trocar a bateria de um portátil é muito simples, porque não precisas de abrir o computador nem fazer nenhum malabarismo técnico. Os fabricantes que permitem essa troca desenham as baterias para que se possam tirar sem chatices.

Em geral, deves desligar o teu portátil, desligá-lo da tomada e virá-lo ao contrário para ver a parte de trás. Aí, procura um módulo grande, normalmente com um ou vários encaixes para desencaixar. Isso é a bateria.

Agora, procura um autocolante com as especificações técnicas. Se não o tiver ou não for visível, também podes fazer uma busca rápida no Google com o modelo do teu computador para encontrar uma bateria compatível.

Depois de a teres, é só tirar a bateria antiga e encaixar a nova. E pronto, não tens de fazer mais nada para voltar a usar o teu portátil sem stresses.

Quanto custa trocar a bateria de um portátil?

O custo de trocar a bateria do teu portátil varia bastante entre modelos. A maioria das baterias de substituição tem preços que variam entre os 15 e os 50 euros. Como não requerem instalação, podes fazer o processo em casa, sem custos adicionais de mão-de-obra.

No entanto, a coisa complica-se com os modelos que não têm uma bateria removível, como os MacBooks da Apple. Nestes casos, o mais provável é que tenhas de enviar o teu computador para o serviço técnico para que possam desmontá-lo e trocar a bateria, o que terá um custo adicional de mão-de-obra entre 50 e 150 euros, dependendo do serviço técnico para onde o leves.

post
TOFU
ordenadores