PcComponentes
Minha Conta

Como usar o NVIDIA RTX Video Super Resolution no seu RTX 3000 ou 4000

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

A NVIDIA quer ir além do seu Ray Tracing, seu DLSS e sua nova Geração de Quadros, por isso criou o RTX Video Super Resolution. Esta tecnologia está disponível para as NVIDIA GeForce RTX 4000 e 3000, mas, você realmente sabe como usá-la?

NVIDIA RTX Vídeo Super Resolução

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

O que é NVIDIA RTX Video Super Resolution ou VSR

NVIDIA RTX Video Super Resolution

NVIDIA RTX Video Super Resolution é uma tecnologia que processa os píxeis através de IA, melhorando a qualidade do conteúdo de vídeo que é transmitido. A equipa de Jensen Huang tem-se concentrado em resolver o problema da transmissão de vídeo no Google Chrome e Microsoft Edge. 

Segundo a NVIDIA, quase 80% da largura de banda da Internet é transmissão de vídeo, hoje em dia. Se pensarmos bem, onde mais se transmite vídeo é na Netflix, YouTube e Twitch. 

Apesar dos avanços, a maioria das pessoas usa monitores com 1080p e muitas televisões 4K. O que preocupa a NVIDIA é o PC, e os navegadores devem escalar o vídeo para coordenar a resolução do ecrã com a resolução do vídeo. Google, Mozilla, Edge e Opera não se têm preocupado porque usam técnicas básicas de escalamento. 

Qual é a consequência? Imagens com menor qualidade. Assim, "A equipa verde" elimina isto de uma só vez com a NVIDIA RTX Video Super Resolution. Em resposta à pergunta de como o fazem, responderemos que com inteligência artificial melhoram o conteúdo de baixa resolução (480p, por exemplo) para reescalá-lo para 4K ou QHD. 

Sabemos que a NVIDIA insiste muito na IA, mas neste caso ajuda-a a eliminar artefactos, melhorando a nitidez do vídeo. 

Deve-se dizer que esta tecnologia não é totalmente nova, mas sim foi lançada em 2019 com a NVIDIA SHIELD TV. Agora, os utilizadores vão usar as suas RTX 40 e RTX 30 para conseguir isto, e achamos estranho que não incluam as NVIDIA RTX 20, porquê? Porque usam Tensor Cores para todo o VSR, e estas peças de hardware também estão presentes nos modelos Turing. 

Como funciona o VSR

nvidia vsr

O problema da transmissão de vídeo está nos artefactos de compressão em blocos, causados pelo servidor, pelo utilizador ou pelo próprio conteúdo. Podemos chegar a um consenso unânime de que os escalamentos tradicionais ficaram muito para trás, oferecendo um desempenho pior e um resultado pior ao nível da imagem. 

Dissemos que faz uso da IA, mas, qual é o modelo de treino? NVIDIA Video Super Resolution usa Deep Learning, tal como DLSS 3.0. Esta rede neural analisa o frame de menor resolução e faz uma previsão da imagem residual na resolução que deve reescalá-la. Esta imagem é sobreposta a uma imagem "tradicional" melhorada para corrigir os erros e arranjar as bordas serrilhadas para que coincidam com a resolução final. 

Em apenas um passo, reduz e melhora os artefactos de compressão. E é que esta rede Deep Learning está treinada para aprender sobre tipos de artefactos de compressão que vemos em baixas resoluções. 

Excluindo a parte do Deep Learning, não vemos uma grande diferença 

Como instalar e ativar RTX VSR

Só tens que usar uma NVIDIA RTX 4000 ou 3000 e atualizar os teus drivers GeForce Game Ready para a versão mais recente. Uma vez instalado, tens que ativá-lo no Painel de Controlo da NVIDIA. 

Deves dirigir-te a "Ajustar a configuração da imagem do vídeo" e ativar a caixa "Melhoria de vídeo RTX", selecionando a qualidade de 1 a 4. Entende esta relação de "quanto menor o desempenho, maior a melhoria do escalamento". 

Portanto, com VSR, a NVIDIA usa um escalamento de inteligência artificial para converter conteúdo de baixa resolução para outra mais alta, passando imagens de baixa resolução por Deep Learning e, assim, prevê as versões de alta resolução. 

Como treinam o modelo? Com muitíssimas imagens em diferentes resoluções. 

Que navegador suporta NVIDIA RTX Video Super Resolution

Pelo que parece, só funciona no Google Chrome e Microsoft Edge. Desta forma, o Mozilla Firefox fica de fora desta magnífica ideia. 

post
BOFU