
— Amante do hardware.
Especialista em computadores e gaming
O que é um disco rígido externo e por que é mais interessante do que um pendrive
Um disco rígido externo é uma unidade de armazenamento massivo que se caracteriza pela sua portabilidade e por oferecer uma grande capacidade em comparação com outros meios portáteis (cartões SD, pendrives, etc.).
Originalmente, o disco rígido externo era um HDD, ou seja, um disco rígido mecânico cuja escolha se baseava no seu formato de 2.5” ou 3.5”, na sua capacidade e na sua conexão USB. A tecnologia avançou muito no setor de armazenamento, e agora vemos muito mais capacidade por menos dinheiro, bem como a aparição dos SSDs externos.
O mesmo aconteceu com os pendrives ou memórias USB: agora temos muito mais opções para escolher, mas acima de tudo temos muitos GB em troca de 20€; especificamente, 256 GB ou até 512 GB por um pouco mais de 25€ numa memória USB. Lembra-te que existem discos rígidos externos a partir de 500 GB, por isso, se precisares deste formato... é melhor um pendrive.
Não deveria convencer-te de que um disco rígido externo é mais interessante? Calma, para 1 TB ou mais, o melhor é um disco rígido externo. E se achas que 500 GB é muito, deixa-me dizer-te que os smartphones já começam com 128 GB (e em breve com 256 GB).
Tipos de discos rígidos externos: SSD ou HDD e formato
Podemos classificar o disco rígido externo em 2 tipos:
- Memória ou tipo de armazenamento: SSD vs HDD.
- Dentro do HDD, o seu formato de 2.5 ou 3.5 polegadas.
Vamos lá!
SSD vs HDD
O SSD ou disco rígido sólido, é um tipo de disco rígido que se caracteriza por ter memória flash em "estado sólido", o que implica ter memória 3D NAND. Esta memória é não volátil e o seu funcionamento permite alcançar velocidades de transferência muito superiores às que veremos num HDD.
Um SSD externo não tem peças mecânicas, mas os elementos mais importantes estão no seu controlador de memória e nos seus chips de memória NAND Flash. Dentro dos SSDs, vemos diferentes gamas dependendo do tipo de memória que trazem (TLC, MLC ou QLC são as mais comuns). Isto deve-se ao facto de, dependendo do tipo de memória, a durabilidade ser maior/menor.
Por outro lado, o HDD é o disco rígido convencional, caracterizado por ter peças mecânicas (cabeças, pratos, etc) e ser muito mais lento do que os SSDs. No entanto, são muito mais económicos e permitem-nos ter muito mais TB pelo mesmo preço.
Tudo depende de quantos TeraBytes precisas no teu disco rígido externo, e se fores à nossa secção de discos rígidos externos e filtrar por "Mais vendidos", verás qual é a tendência. Para 1 TB, as pessoas estão a optar por unidades SSD pela sua relação qualidade-preço (algo impossível há 2-3 anos).
Quando subimos para 2 TB, encontramos alguns SSDs, mas a maioria opta por comprar discos rígidos HDD externos porque o seu preço ronda os 60-70 euros. Metidos nos 4 TB não há comparação: ainda é uma configuração demasiado cara para SSD, mas dentro de 5 anos será um rival claro. E se o preço é um fator limitante para ti, lembra-te que comprar na Black Friday (ou outras campanhas comerciais fortes) sempre garante uma melhoria de preço, já que os descontos em discos rígidos na Black Friday são habituais.
Disco rígido externo HDD: 2.5 ou 3.5 polegadas
A primeira diferença é que os discos rígidos de 2.5” não precisam de alimentação externa, bastando a conexão USB. No caso dos HDDs externos de 3.5 polegadas, precisaremos de uma tomada para ligar um adaptador ou "bateria".
Então, se um disco rígido externo é ideal para mobilidade, por que comprar um de 3.5”? Pela sua capacidade. Se precisas de um disco rígido externo de 8 TB ou mais, vais perceber que não há nenhuma unidade de 2.5 polegadas.
Os HDDs de 2.5 polegadas são ideais para operações sequenciais, não para armazenamento massivo de dados. Além disso, um HDD de 2.5” funciona a 5400 RPM, enquanto que outro de 3.5” funciona a 7200 RPM. Em suma, se queres muitos TeraBytes, terás que optar por um HDD de 3.5”.
Não existem SSDs de 2.5” com essa capacidade? Sim, existem e a maioria sãopara centros de dados ou usos empresariais porque um consumidor não vai gastar mais de 300-400 euros num SSD de altas capacidades.
A nossa categoria de discos rígidos vem preparada para filtrar por SSD ou HDD, bem como para filtrar por externo/interno e as polegadas que quiseres.
Os discos rígidos externos de 1.8 polegadas
O auge dos SSD em unidades externas promoveu que tenhamos SSDs de 1.8” portáteis, e pessoalmente acredito que vai ser o futuro. Grande parte da “culpa” é dos SSD M.2, um formato muito mais pequeno e que faz uso de PCI-Express como interface.
No entanto, os SSDs de 1.8” não são super rápidos, mas teremos uma velocidade de leitura de cerca de 300 MB/s e há poucas marcas que apostem nele ainda.
Ainda é cedo para falar de uma comparação SSD 2.5” vs 1.8” vs HDD 2.5” em discos rígidos externos.

Recomendações na hora de comprar um disco rígido externo
Não há nada melhor para terminar do que uma série de conselhos para comprares o disco rígido externo ideal, por isso vou colocá-los de forma resumida:
- Não compres um disco rígido externo de uma marca estranha ou pouco conhecida. Na PcComponentes isto é levado à risca, mas noutras lojas podes ver marcas com reputação duvidosa. Há muitas notícias sobre fraudes em SSD externo.
- Hoje 1 TB pode ficar curto. Se só precisas de armazenamento de forma pontual, com 1 TB vais ficar bem, mas se armazenas bastante multimédia… em breve ficará curto.
- Queres para PlayStation ou Xbox? Recomendo que procures um modelo SSD que se centre nisso, há vários da Western Digital, Crucial, Kioxia ou Corsair entre outros.
- Repara na conexão USB (3.0 em diante). Quanto mais avançada for, melhor exploraremos a velocidade de transferência da unidade. Mas certifica-te de que o teu PC ou portátil tem uma porta com essa versão USB; caso contrário, não te servirá de nada.
- Se és profissional, dá uma olhada na conexão Thunderbolt.
- Protege o disco rígido contra choques ou vibrações, podem danificá-lo e perder os dados! Se isto te preocupa, dá uma olhada na marca Lacie.
- Abaixo de 4 TB não compraria um HDD de 3.5”, se o vou levar para todo o lado.
Com estas noções já podes comprar o teu disco rígido externo como deve ser, e na PcComponentes vais encontrar preços ótimos, confia em mim!