PcComponentes
Minha Conta

E-ATX, o formato apenas adequado para os mais exigentes

Ángel Aller - Última actualização: 30 das noviembre das 2024

Os gamers mais exigentes sabem o que é E-ATX, mas talvez você não saiba, por isso convidamos você a conhecer sua importância em placas-mãe e caixas PC.

factor de forma e-atx

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

O que é E-ATX, o formato menos comum

E-ATX (Extended ATX), ou EATX, é o formato de placa-mãe mais grande que encontramos em computadores pessoais, com dimensões de 30.48 (comprimento) x 33.02 cm (largura). Trata-se de uma versão estendida do famoso padrão ATX criado pela Intel: mais espaço, mais possibilidades.

Uma placa-mãe ATX normal mede 30.5 (comprimento) e 24.4 cm (largura), por isso temos um pouco mais de espaço. O problema aqui é padronizar as medidas porque em torno delas temos que compatibilizá-las com as caixas de PC: tanto em medidas, como em parafusos.

Houve uma época em que víamos placas-mãe de certas marcas com denominações e dimensões próprias, causando grande confusão ao consumidor. Isso prejudicava as vendas do produto porque, e se eu comprar e não conseguir instalar na caixa do PC? Aí está a chave dos padrões de mini-ITX, microATX e ATX.

Contudo, por que comprar uma placa-mãe E-ATX e uma caixa de PC E-ATX? Os argumentos principais são:

  • Mais espaço na área da CPU para evitar que o dissipador de torre choque com as ranhuras RAM.
  • Até 8 slots de memória RAM para configurações de 128 GB.
  • Mais ranhuras PCI-Express e mais slots M.2.

e-atx factor de forma

Como vês, são características que só encantam os mais exigentes do mundo dos computadores pessoais: configurações multi-GPU, refrigerações gigantes e muita RAM.

Embora exista alguma polémica sobre se é um padrão ou não, já se viram denominações como Full E-ATX ou XL-ATX, que não são mais do que marketing.

Mitos sobre as placas-mãe E-ATX

Existem certos mitos sobre as placas-mãe com este formato que induzem ao erro, então decidi ir um por um.

Mais frequência de memória RAM

Este é o claro exemplo de confundir o que é um formato com um chipset numa placa-mãe. O chipset é que te dá mais ou menos capacidades (overclock, interfaces PCIe, etc.), não um formato que só indica as dimensões e compatibilidades da placa-mãe.

Muitos dizem isto porque muitas placas-mãe com chipsets entusiastas (como X670 e Z790) costumam vir em formatos grandes, como são ATX ou E-ATX. Daí essa falsa crença.

Só em EATX se pode montar multi-GPU

multi-gpu

Esta é outra afirmação falsa, já que é uma característica diferenciada no modelo: ter 2 ranhuras PCI-Express x8 ou x16. De qualquer forma, devido ao avanço em GPU e a escala de preços, praticamente ninguém monta 2 placas gráficas no seu setup, mas vão diretamente para GPUs como a NVIDIA RTX 4090 ou AMD RX 7900 XTX.

É difícil encontrar uma caixa compatível com E-ATX

Também é falso: há muitas caixas entre 100 e 200 euros que são compatíveis com E-ATX, até havendo algum modelo por menos de 100 euros. Um exemplo rápido que me vem à cabeça é o da Corsair 4000D Airflow, que sempre ronda entre os 80 e 110 euros.

Qual é a relação entre as caixas de PC e as placas-mãe E-ATX?

A compatibilidade que devem ter para poder funcionar em conjunto: a placa-mãe tem umas medidas e uns parafusos localizados em determinados pontos, e as caixas de PC devem estar adaptadas ao formato destas.

Se comprares uma placa-mãe EATX pode ser que a tua caixa de PC ATX não a possa alojar no gabinete, independentemente dos parafusos.

Por que há poucas placas-mãe Extended ATX?

Porque é um produto de alta gama, só tens que dar uma olhada em quantas RTX 4060 temos no catálogo e quantas RTX 4090. O mesmo se aplica aqui, é um produto cuja demanda é exclusiva e o público-alvo é reduzido.

Não é só uma questão de decisão comercial, mas que as próprias marcas são as que decidem lançar poucos modelos E-ATX porque sabem que as ATX e MicroATX são mais vendidas. De facto, são vários os motivos pelos quais as ATX estão a "comer" as E-ATX:

  • O aumento da densidade de memória nas memórias RAM DDR5 fez com que só 1 módulo venha com 32 GB, o que nos faz dispensar tantos slots.
  • A escala de desempenho em GPU aumentou tanto, que não só já não é interessante ter multi-GPU, mas que NVIDIA ouA AMD deixou de lado o SLI e o CrossFire.
  • Os avanços nos discos rígidos fizeram com que víssemos SSD M.2, em vez de precisar de tantas portas SATA de 6 Gb/s.
  • Já não são necessários dissipadores de torre gigantes graças à extensão das refrigerações líquidas AIO.

Então, vale a pena comprar placas base e caixas PC E-ATX?

Por que não? A nível estético são incríveis e se a tua carteira te permite, avança! Aliás, diria que os fabricantes colocam tudo em jogo neste formato: é raro encontrar uma placa base que decepcione neste formato.

Isso sim, poucas AMD vais encontrar neste formato.

Nós temo-las bem guardadas no armazém à espera de novo/a dono/a, vais ser tu?

post
BOFU