
Primeiro, deves saber o que é o tearing e o stuttering
O tearing e o stuttering são dois fenómenos que ocorrem no ecrã e que afetam a experiência do utilizador. Fizemos um post a falar extensivamente sobre ambos, que te recomendo vivamente a ler.
Resumidamente, o tearing aparece quando a placa gráfica envia mais frames ao monitor do que a sua taxa de atualização; o stuttering é exatamente o contrário: a taxa de atualização é superior aos frames enviados pela placa gráfica.
O tearing pode ser resolvido limitando o número de FPS que a GPU envia ou com a sincronização vertical. No entanto, ao ativar a sincronização vertical, os FPS podem cair para um nível que provoque o stuttering.
Enquanto o tearing se manifesta como um ecrã cortado, o stuttering é conhecido como micro cortes de milissegundos que afetam o nosso jogo.
Por que a sincronização vertical pode resolvê-lo parcialmente?
A sincronização vertical é uma tecnologia que sincroniza a GPU com a taxa de atualização do monitor (60 Hz, 144 Hz, seja qual for). E se a GPU não pode enviar 60, 144 ou os FPS que forem?
Bem, aí é onde surge o problema porque é gerado stuttering, já que o monitor tem de mostrar o mesmo frame e ocorre o micro corte. Pensa que o monitor é um ecrã que está a piscar a uma velocidade impressionante, e por cada piscar de olhos mostra um frame.
Isto é um ciclo que não pode parar, então tens de mostrar frames sim ou sim.
O que é VRR ou Variable Refresh Rate (Taxa de Atualização Variável)
Perante este problema, a solução era adequar dinamicamente os frames da GPU com os hertz do monitor. Não confundas com a V-Sync, onde a GPU deve enviar uns frames determinados a uns hertz específicos.
Aqui, o monitor adapta-se aos FPS que a GPU envia:
- O monitor é de 144 Hz, mas a GPU envia 90 FPS -> o monitor baixa para os 90 Hz.
Desta forma, a experiência de jogo é fluida e não afeta tanto que numa cena determinada ocorra uma queda de FPS.
Agora bem, tem em mente que há uns limites inferiores e superiores em termos de hertz; ou seja, o que conhecemos como um intervalo de hertz. Uma boa tecnologia VRR deve ter um amplo intervalo, vou dar-te 2 exemplos típicos:
- Monitor de 144 Hz pode funcionar em VRR desde 50 a 144 Hz, variando de acordo com as necessidades.
- Monitor de 144 Hz pode variar uns 30 Hz apenas.
Então, se ocorrer uma queda de 144 para 50 FPS vai dar-me problemas? É muito possível, se o teu monitor não tiver um bom VRR. Isto é o que se conhece como LFC (Low Framerate Compensation). Agora podemos falar de NVIDIA G-SYNC e AMD G-SYNC.
O que é NVIDIA G-SYNC
NVIDIA G-SYNC é uma solução VRR que está certificada em monitores gaming que só se pode usar com placas gráficas NVIDIA. Essa certificação ocorre em 3 níveis: Compatível, G-SYNC ou G-SYNC Ultimate, variando as características notavelmente.
De entrada, dir-te-ei que G-SYNC e G-SYNC Ultimate exigem aos fabricantes de monitores que implementem um chip NVIDIA nos seus modelos para poder certificar esses ecrãs com a sua tecnologia.
O “Green Team” foi o pioneiro em tecnologias VRR lançando o seu primeiro G-SYNC em 2013. É uma solução com código fechado que procura resolver o stuttering e o tearing de uma só vez, e a verdade é que o consegue.
No entanto, inundar o mercado com monitores G-SYNC foi complicado e caro. O facto de implementar um chip dedicado na PCB do monitor fez disparar os preços, algo que continua a acontecer. Entretanto, a AMD optou por uma solução mais livre, menos dispendiosa e que não funcionava mal na prática.
Isto levou a NVIDIA a criar “níveis”, sendo Compatível o mais básico (lançado em 2019), o G-SYNC nativo intermédio e o mais TOP é o G-SYNC Ultimate. Se te perguntas onde podes ver quais monitores estão certificados com cada um, dá uma vista de olhos na web da NVIDIA.
Queres saber tudo sobre os seus níveis? Então deves ler o post dedicado da NVIDIA G-SYNC, no qual analisamos em detalhe a tecnologia.
Antes de passar para a tecnologia AMD, gostas muito de shooters competitivos? EntãoFica atento à comparação de ULMB vs G-SYNC porque há pontos muito interessantes.
O que é AMD FreeSync
AMD FreeSync é uma tecnologia VRR totalmente baseada em software, que se caracteriza por ser open source e funcionar em quase todas as GPUs, desde que o monitor esteja certificado com FreeSync.
A razão pela qual vemos mais monitores FreeSync do que G-SYNC deve-se ao facto de a solução da AMD ser software e ser mais simples ou menos dispendiosa de implementar.
A AMD lançou-a em 2015, mas demorou até 2017 para lançar diferentes níveis de FreeSync para satisfazer as necessidades dos utilizadores; como referência, a NVIDIA não lançou o G-SYNC Compatible até 2019.
Concretamente, encontramos AMD FreeSync, FreeSync Premium e FreeSync Premium Pro. No entanto, digo-vos que estão a introduzir novidades, requisitos e pode haver mudanças de nome.
Antes, a presença de LFC não estava em todos os níveis FreeSync, mas agora está. No entanto, o limite recentemente introduzido é o das resoluções horizontais <3440. Se não vais comprar um monitor 4K ou ultrawide, não te importará.
Como utilizador de uma GPU NVIDIA e de um monitor com FreeSync, é uma tecnologia que funciona perfeitamente e que consegue os efeitos desejados: eliminar as anomalias sem V-Sync e para todas as GPUs.
Também dedicámos um post sobre AMD FreeSync no nosso Blog.
NVIDIA G-SYNC vs AMD FreeSync
Não vai ser fácil decidir-me, mais que nada, porque escolheria uma ou outra dependendo das circunstâncias. De início, a abordagem da NVIDIA G-SYNC parece-me melhor porque é uma solução de software e hardware, uma combinação que será sempre mais completa.
Agora bem, de nada te serve um monitor G-SYNC se tens uma GPU AMD, por isso o dilema começa com uma GPU NVIDIA. Aí abrem-se as portas, devendo escolher tendo em mente o orçamento.
E se te disser que muitos monitores trazem FreeSync e G-SYNC? Concretamente, G-SYNC Compatible com algum FreeSync interessante. Normalmente, o G-SYNC compatible não é um problema de orçamento encontrando monitores por menos de 200 euros que o trazem consigo.
No entanto, pessoalmente, o melhor combo qualidade-preço é G-SYNC Compatible + AMD FreeSync Premium. Ir para FreeSync Premium Pro, G-SYNC ou G-SYNC Ultimate significa gastar mais de 500 euros facilmente num monitor.
Se podes fazê-lo, avança porque a experiência de jogo valerá a pena, mas vais desfrutar completamente com níveis mais baixos. Eu digo-te!
Só me resta lembrar-te que tens um filtro na nossa loja para selecionar os monitores que têm uma ou outra tecnologia, só tens que desdobrar "tipo de tecnologia" na secção de monitores. Vais ficar impressionado com tudo o que temos na loja, é normal que seja difícil escolher!