PcComponentes
  • Dias Laranja
  • Todas as categorias
  • Recondicionados
Minha Conta

Fritadeiras de ar: Vantagens face às fritadeiras de óleo

Contamos-te porque é que devias ter uma fritadeira de ar na tua cozinha. O eletrodoméstico da moda de que todos falam com o qual poderás melhorar a tua alimentação e a tua dieta. Descobre todas as vantagens da AirFryer

Vários modelos de airfryer juntos

Há já alguns anos que ouvimos falar sobre o aumento da popularidade das fritadeiras de ar entre a vasta gama de pequenos eletrodomésticos para o lar. O impulso do movimento saudável, juntamente com a luta contra o excesso de peso e a obesidade na sociedade, contribuíram para que, tal como a espuma, a procura por este tipo de produtos aumentasse no mercado. Um exemplo disso é a grande variedade de fabricantes que oferecem este modelo de fritadeiras a preços bastante acessíveis. 

Certamente já ouviste falar muito sobre os benefícios de cozinhar com uma fritadeira de ar. Até pode ser que alguém do teu círculo mais próximo já tenha feito uma demonstração culinária das delícias que podes preparar com este dispositivo, não é verdade? Pois bem, chegou o momento de conheceres mais de perto as vantagens da fritadeira de ar em comparação com as tradicionais fritadeiras a óleo. Modelos menos utilizados que foram banidos das nossas cozinhas, sobretudo aquelas em que seguir e manter uma dieta saudável é primordial. 

Vantagens de uma fritadeira de ar 

Maior rapidez e muito mais saudável. Estas duas qualidades são as principais vantagens da fritadeira de ar em comparação com as tradicionais fritadeiras a óleo. No entanto, como já poderás imaginar, não é o único benefício que oferece aos consumidores como tu e eu. 

  • Muito mais eficiente: por ser muito mais pequena e não necessitar de um processo de pré-aquecimento, como pode acontecer com o forno, este eletrodoméstico torna-se muito mais eficiente na sua utilização na cozinha.  
  • Grande versatilidade: desde fritar batatas até cozinhar pratos deliciosos com peixe, carne ou vegetais. Com a airfryer, a tua imaginação gastronómica será o teu limite.  
  • Facilidade na limpeza: não requer praticamente manutenção e a grande maioria dos seus acessórios pode ser limpa diretamente na máquina de lavar loiça. Fácil, rápido e simples para qualquer membro da família.  
  • Preço económico: tanto o eletrodoméstico em si como o consumo de energia. Para não mencionar que não necessita de um dos alimentos mais caros atualmente: o óleo.  
  • Rápida: em cerca de 15-20 minutos, poderás ter grande parte das tuas receitas prontas.  
  • Muito saudável: embora a tenhamos deixado para o final, a verdade é que é a vantagem primordial e pela qual a grande maioria de nós optou ao comprá-la. Ao renunciar ao uso do óleo para fritar, estamos a reduzir a ingestão de calorias e, portanto, a preparar pratos mais saudáveis para a nossa dieta.
  • Última tecnologia: Existem modelos que incorporam a possibilidade de cozinhar por controlo de voz. Até mesmo aceder a receitas.

E se compararmos a Airfryer com a fritadeira a óleo, quem ganhará? Continua a ler, pois damos algumas pistas para que possas escolher corretamente entre esses dois eletrodomésticos. 

Fritadeira de ar ou fritadeira a óleo: qual escolher? 

Embora as comparações possam ser desagradáveis, a verdade é que é inevitável examinar cada um destes dois eletrodomésticos. E ainda mais, se estiveres a pensar em incorporá-los na tua cozinha. 

Além do aspeto saudável, um ponto mais do que importante, existem outras questões que fazem das fritadeiras de ar a melhor opção para ti e para a tua família. Algumas delas acabaste de conhecer ao prestarmos atenção a todos os seus benefícios, mas há uma que te vai surpreender: o sabor dos alimentos. 

Sim, leste bem. Ao contrário do que muitos possam dizer, o sabor e a textura que podes alcançar com as fritadeiras de ar são mais do que satisfatórios. Especialmente quando lhe apanhares o jeito e estiveres a usar este eletrodoméstico continuamente. 

Não vamos enganar-te, se és um amante fiel da fritura, será bastante complicado igualar esse sabor. Mas talvez seja hora de começar a cuidar da tua saúde e optar por um tipo de alimentação em que as frituras não sejam as grandes protagonistas, abrindo caminho para pratos grelhados, na chapa, e com apenas uma gota de óleo. O teu bem-estar físico agradecerá.

Já sabemos o que estás a pensar, que realmente não são só vantagens e que, como tudo, também existem algumas desvantagens na fritadeira de ar. A verdade é que sim, também existem certas desvantagens que deves ter em mente se decidires escolher um destes modelos de fritadeira mais saudável. 

A primeira, como já mencionámos, a textura pode ser muito semelhante e realmente bem conseguida, mas não será 100% igual à de uma fritadeira a óleo. Deves ter em mente que existem certos alimentos, incluindo as batatas, que exigem um tempo de preparação maior. Pode até ser necessário programar a mesma função várias vezes. Acredita, já me aconteceu algumas vezes, mas no meu caso, não é algo determinante para voltar a optar pela fritadeira a óleo. 

Além disso, embora cada vez mais as marcas apresentem modelos de maior capacidade, como o modelo Ufesa Sensei de 12 litros, ainda não existem fritadeiras capazes de preparar refeições para um grande número de pessoas. Se, no teu caso, fores uma família numerosa, deves saber que terás de cozinhar em "etapas". Ainda assim, insistimos, isso pode ser compensado com todas as outras vantagens. 

Já sabes, se chegaste até aqui, provavelmente já tens uma ideia mais clara de que sim ou sim precisas de ter uma fritadeira sem óleo em tua casa. Agora, só te resta escolher o modelo que melhor se adapte às tuas necessidades e começar a colocar em prática o chef que há dentro de ti. Um chef que defende uma alimentação baseada em refeições saborosas e saudáveis.

post
electro-hogar