PcComponentes
Minha Conta

GPT-5: Novidades, lançamento e expectativas desta AI

GPT-5: Será o novo modelo de AI de OpenAi que sucede ao GPT-4, mais refinado e mais preciso como IA generativa

GPT-5

As novidades do GPT-5

O GPT-5 apresenta-se como o próximo modelo de linguagem com Aprendizado de Máquina de IA generativa. As informações disponíveis são bastante escassas, mas há muitos rumores sobre quais novidades pode trazer.

Maior capacidade de raciocínio e capacidades de vídeo

gpt-5

O GPT-4 era caracterizado por conseguir programar código, elaborar tabelas, gráficos, responder a perguntas sobre localizações de imagens e uma variedade de prompts.

Altman já disse numa entrevista que vão focar os esforços em melhorar as capacidades de raciocínio e integrar processamento de vídeo. Possivelmente, ele esteja a falar de integrar o Sora no GPT-5, tal como fizeram com o Wall-E, o IA de geração de imagens através de texto.

A Google já fez coisas com o Gemini e estamos a caminhar para um mundo de IA generativa totalmente multimodal (como os transportes). Ou seja, texto, imagem, vídeo e voz.

Parâmetro maior

Aqui vão ler que um modelo IA tem X bilhões de parâmetros para mostrar sua complexidade ou treinamento. Não se sabe o tamanho do GPT-4, por isso teremos a mesma incógnita com o GPT-5, tenham isso em mente. Muitos apontam que o GPT-4 trabalha com 1,5 trilhões de parâmetros, então poderíamos ver um novo recorde com o GPT-5.

Melhoria na programação de código

gpt-5

A menos que sejam programadores ou desenvolvedores, esta melhoria do GPT-5 pode não interessar muito a vocês, ou sim? Não é profissional confiar-lhe uma tarefa complexa de codificação, mas pode ajudar bastante, como já vimos.

Eles garantem que este novo modelo GPT poderia entender melhor a programação avançada, até integrar processos de pensamento semelhantes aos humanos para sua compreensão. Isso ajuda a entender as intenções do usuário, ser mais preciso, automatizar e reduzir esforços.

Como pretendem fazer isso? Por enquanto, não estamos dentro dos escritórios da OpenAI.

Melhoria de contexto

Um dos problemas dos chatbots é que eles precisam de muito contexto para poder atender as perguntas. Acredita-se que poderíamos ver uma nova capacidade ou um novo sistema em que o GPT-5 possa oferecer uma compreensão de contexto mais adequada, bem como menos problemas na hora de resolver.

Eles teriam que dar uma volta ao aprendizado profundo, tarefa nada fácil porque é difícil superar o que já foi feito.

Agora temos agentes, não chatbots

O chatbot é uma figura IA totalmente tradicional que tem sido usado em muitos sites, só que a OpenAI redefiniu seu potencial. Agora não se mencionam mais os chatbots, mas sim os agentes como entidades autônomas que podem ser trabalhadores.

Seria uma verdadeira revolução ter alguns "agentes" a quem podemos atribuir tarefas, automatizar e tudo isso sem supervisão. A título de exemplo, dar-lhes uma lista de tarefas e que as façam periodicamente, como fazer compras online.

Qual será a taxa de precisão?

Considerando que o GPT-4 melhorou em 40% em relação ao GPT-3, podemos esperar uma cifra bastante boa por parte do GPT-5. A OpenAI trabalha para reduzir as alucinações, melhorar a precisão das respostas e treinar o modelo com mais dados do que antes.

Embora não tenhamos uma cifra exata, com certeza eles vão melhorar e anunciarão isso com pompa e circunstância.

Aumento de preço?

gpt-4 precio

Existe a possibilidade, embora o GPT-4 e o GPT-3.5 tenham se tornado mais acessíveis com o tempo. A OpenAI aponta para a democratização do acesso para todos, a fim de que desenvolvedores e empresas integrem a IA generativa em seus processos.

No entanto, o ChatGPT Plus é indicado para uso profissional porque é difícil rentabilizá-lo sendo particulares que o usamos por gosto. Vejam como criar uma tabela, uns gráficos ou programar um pouco de código pode otimizar bastante o tempo.

O que podem esperar é que o GPT-5 seja pago e não gratuito, como já aconteceu com o GPT-4.

Tradução de idiomas

Vimos com o Galaxy AI, o Samsung Gauss e o Google Gemini que estão a investir em IA generativa para traduzir idiomas instantaneamente. Parece que a OpenAI está a trabalhar para que o GPT-5 implemente tradução de idiomas em seu estado puro: vários idiomas, traduções enriquecidas com contexto, etc.

Má notícia para os tradutores e intérpretes porque, se funcionar bem... seria complicado continuar a trabalhar nesse ofício.

Data de lançamento do GPT-5

O lançamento do GPT-5 é esperado para o verão de 2024, embora nada oficial o confirme. Por enquanto, são apenas rumores ou certos analistas fazendo previsões sobre quando poderia ser anunciado.

O GPT-4 foi lançado em julho de 2024, enquanto o GPT-3 foi lançado em 30 de novembro de 2022. A OpenAI geralmente não espera um ano inteiro para lançar sua nova versão. Será que o mesmo acontecerá com o GPT-5?

post
TOFU
perifericos