PcComponentes
Minha Conta

Guia de instalação e configuração do Windows 10

Se o teu computador não tem um sistema operativo e desejas instalar o Windows 10, aqui fica um guia para que o faças tu mesmo a partir de casa, de forma fácil, sem complicações e num instante. Podes também personalizar a configuração de acordo com as tuas preferências ou atualizar para a versão mais recente seguindo estes passos simples.

configurar windows 10

Instalar e configurar o Windows 10 pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista, mas nada poderia estar mais longe da realidade. É algo bastante simples, especialmente se tiveres um guia claro e compreensível.

Atualmente, muitos modelos de laptops profissionais ou laptops para jogos vêm sem um sistema operativo instalado. O sistema operativo, que geralmente é o Windows ou o Mac OS nos computadores da Apple, é adquirido separadamente em muitos computadores destinados a funcionar com o Windows 10.

Normalmente, quando queríamos atualizar nosso sistema operativo para a versão seguinte ou quando compramos um novo equipamento que precisa ser instalado com o Windows 10, pensávamos em levá-lo a uma loja de reparos ou entrar em contato com um profissional técnico para realizar a tarefa. No entanto, garanto-te que isso é coisa do passado; agora tens um guia como este que explica passo a passo como instalar e configurar o Windows 10 no teu equipamento, assim como os requisitos mínimos que o teu computador deve ter para realizar a instalação do Windows do zero. Toma nota.

Requisitos mínimos para a instalação do Windows 10

Windows 10

Antes de começares a instalar o Windows 10 no teu PC o portátil, deves verificar se o teu computador atende aos requisitos mínimos de compatibilidade e especificações necessários. Quer estejas a comprar um novo laptop sem sistema operativo instalado ou tenhas um computador antigo com uma versão anterior ao Windows 10, será necessário atualizar ou instalar o sistema operativo se quiseres desfrutar de todas as características e benefícios do novo sistema.

A cada atualização, são corrigidos erros do sistema anterior, por isso é altamente recomendável. Abaixo, podes ver os requisitos mínimos necessários para um computador executar o Windows 10, assim como os requisitos do sistema recomendados para utilizar o Windows 10 de forma eficiente.

Felizmente para os utilizadores de laptops com Windows anterior ao 10, os requisitos mínimos do Windows 10 são os mesmos que os do Windows 8 ou Windows 8.1. Estes são:

  • Processador: Pelo menos 2GHz
  • RAM: 1GB para 32 bits e 2GB para sistemas operativos de 64 bits
  • Disco rígido: 16GB para 32 bits e 20GB para sistemas operativos de 64 bits
  • Placa gráfica: DirectX 9 com controlador WDDM

Se o hardware do teu computador atender a estes requisitos, podes instalar e executar o Windows 10 sem qualquer problema.

Requisitos do sistema recomendados para o Windows 10 em detalhe

  • Velocidade do processador: A velocidade do processador determina a rapidez com que o computador processa a informação. O Windows 10 requer uma velocidade de processador de pelo menos 1 GHz. Embora o requisito de processador seja baixo, é recomendável manter um processador com uma classificação mais alta. Se jogas jogos ou usas aplicações e software que exigem muita CPU, como programas de design em 3D, é melhor ter uma velocidade de processador de 2 GHz ou superior.
  • RAM: Para um sistema operativo de 32 bits, o computador deve ter pelo menos 1 GB de RAM. Para o sistema operativo de 64 bits, são necessários pelo menos 2 GB. Valores mais altos de RAM tornam o computador mais eficiente. Mais RAM também significa que o computador pode executar confortavelmente várias aplicações. Para jogos e outras aplicações que consomem memória, é necessário mais RAM.
  • Espaço no disco rígido: Para a versão de 32 bits do Windows 10, são necessários pelo menos 16 GB de espaço no disco rígido, e para a versão de 64 bits do Windows 10, o computador deve ter pelo menos 20 GB de espaço no disco rígido. Se guardares muitos ficheiros grandes como filmes, músicas, jogos, etc., o computador deve ter um disco rígido maior.
  • Placa gráfica: É necessário qualquer dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com controlador WDDM para executar o Windows 10. Alguns jogos e programas podem exigir DirectX 10 ou superior para um desempenho ideal.

Requisitos adicionais

1. Vais precisar de uma ligação à Internet e uma resolução de ecrã de 1024 x 768 se quiseres aceder à loja do Windows para descarregar e executar aplicações. Para reproduzir DVDs, é necessário um software de reprodução independente.

2. Se quiseres instalar o Windows 10 de 64 bits num PC de 64 bits, o teu processador deve ser compatível com CMPXCHG16b, PrefetchW e LAHF/SAHF.

instalar windows

Como instalar o Windows 10 do zero passo a passo

  1. Certifica-te de que o meio de instalação do Windows 10 está ligado. Para poderes instalar o Windows 10, o ficheiro de instalação deve ser carregado numa unidade flash ou num disco, e a unidade flash ou o disco deve ser inserido no computador.
  2. Abre o menu Iniciar. Clica no ícone do Windows no canto inferior esquerdo do ecrã ou pressiona a tecla ? Win.
  3. Clica no ícone de alimentação. Este é o círculo com uma linha atravessando a parte superior e que está no canto inferior esquerdo da janela Iniciar.
  4. Clica em Reiniciar. Está no menu pop-up acima do ícone de alimentação. Ao fazê-lo, o computador será reiniciado.
  5. Mantém pressionada a tecla Del ou F2 para entrar nas configurações. Esta tecla pode ser diferente; a maioria dos computadores exibirá uma mensagem ao iniciar que diz "Pressiona [tecla x] para entrar nas configurações" ou algo semelhante, portanto, procura esta mensagem quando o computador reiniciar para confirmar a tecla que deves pressionar para aceder à BIOS.
  6. Consulta o manual do PC ou a página de suporte online para confirmar a tecla da BIOS do teu dispositivo.
  7. Navega até à aba de arranque. Utiliza as teclas de seta para selecioná-la.
  8. Na aba de arranque, pode ser indicado "Opções de arranque", dependendo do fabricante do computador. Seleciona um dispositivo de arranque. Aqui encontrarás algumas opções:
    • Para uma unidade flash USB, seleciona a opção "Dispositivos removíveis".
    • Para uma instalação de disco, seleciona a opção "Unidade de CD-ROM".
  9. Pressiona a tecla + até que a tua opção de arranque esteja no topo. Quando os "Dispositivos removíveis" ou a "Unidade de CD-ROM" estiverem no topo da lista, o computador selecionará essa opção como a sua opção de arranque padrão.
  10. Em alguns computadores, em vez disso, poderás pressionar uma das teclas de função (por exemplo, F5) para mover uma opção para o topo do menu. A tecla aparecerá no lado direito do ecrã.
  11. Guarda as tuas configurações. Deverás ver uma indicação da tecla (por exemplo, F10) na parte inferior do ecrã que se correlaciona com "Guardar e Sair"; ao pressioná-la, deverás guardar as tuas configurações e reiniciar o teu computador.
  12. Aguarda que o teu computador reinicie. Assim que o computador terminar de reiniciar, verás uma janela aqui com os seus dados geográficos. Estás pronto para começar a configurar a instalação do Windows 10.
  13. Clica em Seguinte quando for solicitado. Também podes alterar as opções desta página (por exemplo, idioma de configuração) antes de continuar, se necessário. Clica em Instalar agora.
  14. Insere a chave do Windows 10 e clica em Seguinte. Se não tiveres uma chave do Windows 10, clica em Ignorar no canto inferior direito do ecrã.
  15. Clica na caixa "Aceitar" e em Seguinte. Isto indica que aceitas os termos de utilização.
  16. Clica em Atualizar. Está na parte superior da janela "Que tipo de instalação queres?". Esta opção instala o Windows 10 mantendo os ficheiros, aplicações e configurações.
  17. Em alternativa, podes clicar em Personalizar para realizar uma instalação limpa do Windows 10 no teu computador. Ao fazê-lo, ser-te-á pedido que escolhas uma partição para formatar antes de continuar.
  18. Aguarda que o Windows 10 seja instalado. Este processo pode demorar entre meia hora e várias horas, dependendo do sistema operativo anterior do teu computador e da velocidade de processamento.
  19. Segue as instruções de configuração exibidas no ecrã. Depois de o Windows 10 ser instalado no computador, poderás personalizar as configurações (por exemplo, região, idioma preferido, configuração de localização, etc.). Após concluir este processo, serás levado para o ambiente de trabalho do teu computador.
  20. Podes também clicar em Configuração rápida para configurar o Windows 10 com as configurações recomendadas.

Como atualizar os drivers no Windows

As atualizações de drivers para o Windows 10, juntamente com muitos dispositivos como adaptadores de rede, monitores, impressoras e placas de vídeo, podem ser facilmente descarregadas e instaladas automaticamente através do Windows Update.

É provável que já tenhas os drivers mais recentes, mas se quiseres atualizar ou reinstalar manualmente um driver, aqui estão as instruções:

  1. Utiliza o Gestor de Dispositivos para atualizar o controlador.
  2. No campo de pesquisa da barra de tarefas, insere e seleciona Gestor de Dispositivos.
  3. Seleciona uma categoria para ver os nomes dos dispositivos e, em seguida, clica com o botão direito (ou mantém pressionado) no dispositivo que desejas atualizar.
  4. Seleciona Procurar automaticamente software de driver atualizado.
  5. Seleciona Atualizar driver.
  6. Se o Windows não encontrar um novo driver, podes procurar um no site do fabricante do dispositivo e seguir as suas instruções.
post
ordenadores
perifericos