PcComponentes
Minha Conta

LED vs ANSI, a comparação de lúmens para projetores PcComponentes

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Abordar o duelo LED vs ANSI no blog era questão de tempo, ainda mais no verão quando pensas em comprar projetores. Desta vez, focamos nesta comparação para que possas comprar com mais precisão.

LED vs ANSI

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

Num mundo cada vez mais diversificado de tecnologia de entretenimento, os projetores emergiram como uma alternativa atraente aos televisores tradicionais. Com o avanço da tecnologia, a escolha entre projetores LED e aqueles que usam a medida ANSI (American National Standards Institute) para a classificação de brilho tornou-se um ponto crucial para os entusiastas do cinema em casa e os fãs de desporto. Por que alguns utilizadores preferem optar por projetores em vez de televisores (poucos resistem a comprar uma pechincha de televisão do catálogo da PcComponentes) para assistir a certos eventos transmitidos, como filmes ou jogos de futebol? Bem, na verdade não são substitutos, e já somos muitos que complementamos uma televisão de maior qualidade com um projetor em casa.

À medida que exploramos as diferenças entre LED e ANSI nos projetores, também vamos aprofundar esta fascinante questão e desvendar as vantagens e desvantagens de cada tecnologia para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre os seus dispositivos de visualização preferidos.

O que são lúmens

Quando falamos sobre os nits, abordamos superficialmente o que eram os lúmens, por isso queríamos aprofundar mais isto para aqueles que procuram um projetor, não uma televisão! Os lúmens são a magnitude para medir a intensidade da luz que vem de uma fonte por uma unidade de tempo, neste caso o projetor.

Os lúmens são abreviados como "lm", não como "lux", os lux são semelhantes aos nits e medem o brilho numa superfície; daí que se fale de lúmens por metro quadrado (lm/m2). Muitas vezes são usados em conjunto com os lúmens porque a marca quer ilustrar a intensidade da luz do projetor (lm), como a iluminação numa superfície que projeta (lux).

Existem 3 tipos de lúmens ou lumens, prevalecendo os ANSI, os LED e os de fonte de luz. Nós focamo-nos nos LED e ANSI porque são os mais comuns.

Se fizeram uma pesquisa rápida de projetores, verão que os modelos com lúmens ANSI têm menos lúmens que os LEDs, porquê? A resposta rápida é dizer-vos que se baseiam em diferentes aspetos do brilho.

Primeiro de tudo, é preciso entender o efeito Helmholtz-Kohlrausch

ansi vs led

É preciso falar sobre olhos humanos e cores, por isso este efeito Helmholtz-Kohlrausch (HK) surge rapidamente. O efeito HK é um fenómeno que faz com que o olho humano veja cores mais saturadas como mais brilhantes.

Devido a este efeito, sempre veremos imagens mais brilhantes quando um projetor apresenta cores saturadas. Por isso, muitas pessoas procuram o HDR em televisores e ficam satisfeitas com os televisores QLED da Samsung, que costumam ser calibrados com cores mais saturadas.

Cuidado com este fenómeno porque é apenas uma sensação que temos, algo que desaparece quando entra alguma luz ambiente ou quando não está completamente escuro.

Lúmens ANSI

ansi vs led

ANSI refere-se ao American National Standards Institute, uma organização sem fins lucrativos que estabelece e coordena padrões nos Estados Unidos, além de colaborar com várias empresas.

Bem, os lúmens ANSI medem a quantidade total de luz que sai de um projetor: quanto mais luz sair, mais lúmens ANSI terá especificados. É uma medida de fluxo luminoso, havendo divisão de opiniões: há especialistas que o consideram mais preciso. Daí que os projetores mais comerciais costumam ser medidos com lúmens ANSI.

Para medir os lúmens ANSI, toma-se como base 9 pontos na área da tela onde a luz do projetor é emitida para calcular a média. Atenção porque aqui não importa a resolução da imagem que é projetada, mas a área onde a luz é projetada.

Vou adiantar-vos que os lúmens ANSI são os considerados para saber que intensidade de luz podemos esperar. Porquê? Basicamente porque é um sistema de medição mais preciso, pois usa um método científico certificado por um organismo internacional. Desta forma, não obterão nenhum número enganoso.

Lúmens LED

Depois, encontramos os lúmens LED que levam em consideração o efeito HK que explicamos. Com o brilho LED, procura-se medir o brilho adicional que surge das cores mais saturadas geradas com os lúmens LED.

Por este tipo de medida, verão que os projetores com lúmens LED vão ter um valor superior aos ANSI.

ANSI vs LED, qual medida devoem consideração?

Principalmente, costuma-se tomar como medida os lúmenes ANSI, então o duelo ANSI vs LED já estaria resolvido. Quando nos deparamos com um projetor que oferece a medida em lúmenes LED, simplesmente temos que convertê-lo em lúmenes ANSI para ver quantos lúmenes reais temos.

Portanto, um lúmen ANSI equivale a 1.3-2.4 lúmenes LED, então se tivermos 2000 lúmenes ANSI, estaremos a falar de cerca de 4.800 lúmenes LED. Se obtivermos o número em lúmenes LED, simplesmente teremos que dividir por 1.3-2.4 para termos uma ideia do número em ANSI. Seguindo o exemplo anterior, um projetor com 4.800 lúmenes LED terá 2000 lúmenes ANSI.

Desta forma, acabamos com o debate de ANSI vs LED, aconselhando-vos a olhar sempre para o número em ANSI. Só precisam de ver em que tipo de lúmenes a intensidade da luz é medida nas marcas mais reputadas de projetores. E se não sabem a quais me refiro, falo de Epson, Nec, Viewsonic, BenQ, LG ou Optoma, entre outras.  

Quantos lúmenes preciso num projetor?

quantos lúmenes projetor

Esta é a pergunta estrela que todos nos fazemos quando vamos comprar um projetor, quantos lúmenes são suficientes? Tudo depende do cenário escolhido, bem como da distância entre o projetor e a tela.

Para medir bem a distância em relação à tela onde o projetor deve ser colocado, devemos tomar o fator de projeção como referência. Existem 3 tipos:

  • Tiro normal: pendurados no teto em salas grandes, requerendo mais de 2 metros em relação à tela.
  • Tiro curto: a sua lente pode transmitir uma resolução ampla a uma curta distância
  • Tiro ultracurto: a menos de 1 metro de distância.

Tendo isto em conta, recomendo-vos a calculadora da BenQ porque me parece a mais completa de todas.

O primeiro caso é comprar um projetor para cinema em casa, certo? Então, pensem numa tela de 100-150 polegadas, pelo que precisarão de uma parede pronta ou de um painel de 2.2 metros de largura e 1.24 metros de altura (se quiserem uma relação 16:9), no mínimo! Isto significa que precisarão de colocar o projetor a 1.87 metros da tela.

Calculado isto, só resta saber quantos lúmenes precisas de acordo com as condições de luz e uma tela de 100 polegadas:

  • Numa sala escura para 100 polegadas, 1000 lúmenes são suficientes.
  • Numa sala com alguma luz, recomendo cerca de 1200 lúmenes.
  • Para uma sala com iluminação média, partam de cerca de 1300 lúmenes.
  • Se a iluminação é alta, aqui devem partir dos 2000 lúmenes ANSI.

Os exemplos expressos estão fixados a 100 polegadas, aumentando drasticamente as exigências de lúmenes à medida que aumentamos o tamanho da tela. Por exemplo, para 150 polegadas precisarão de 2000 lúmenes apenas para uma sala escura.

Os lúmenes não são tudo: o que devem observar

Não pensem que ter mais lúmenes vos vai proporcionar melhor qualidade de imagem: aqui acontece como nas televisões. Aconselho-vos a olhar para as relações de contraste e para os espaços de cor que o projetor em questão oferece. Outro indicativo interessante é a profundidade de cor que tenha 10 bits, isto significa que o projetor é capaz de mostrar uma ampla gama de cores, concretamente mais de 1000 milhões.

Também devem dar uma olhada na resolução: se vão projetar numa tela de 100 polegadas, optem por resoluções maiores que 1080p.

Se ficaste com tudo claro, só te resta dar uma olhada nos projetores que temos preparados para ti.

post
BOFU