Uma boa pasta térmica conduzirá melhor o calor do IHS para o dissipador, mantendo a CPU a uma temperatura ótima. Se a CPU estiver bem refrigerada, especialmente se estiveres a pensar fazer overclocking no teu PC, evitarás mau funcionamento e a necessidade de substituição de componentes prematuramente, prolongando assim a vida útil do teu computador. Portanto, como já sabes que a escolha de uma pasta térmica não deve ser aleatória, vamos ver quais são as melhores pastas térmicas disponíveis no mercado e no que deves prestar atenção ao comprá-las.
Para que serve a pasta térmica
Já dei uma breve descrição do que é utilizada, mas como ela realmente funciona?
A pasta térmica, ou massa térmica, é um elemento projetado para conduzir o calor entre duas peças. A pasta térmica é aplicada no IHS do processador, que é a tampa metálica que protege o chip. Em seguida, o dissipador ou bloco de água é colocado sobre ela. Dessa forma, a pasta térmica se espalha por toda a superfície. E o que acontece se não colocarmos pasta térmica? Bem, caso não seja aplicada, o IHS será refrigerado de maneira irregular, o que resultará em aumento de temperatura capaz de danificar os componentes.
Resumindo, a pasta térmica é uma substância usada para melhorar a condução térmica entre duas superfícies, o microprocessador e o dissipador.
Como dica, recomendo que, após aplicar a pasta térmica, monitore as temperaturas da CPU depois de iniciar o sistema operacional. É melhor detectar possíveis falhas o mais cedo possível.
Características importantes da pasta térmica
Nem todas as pastas térmicas são iguais, e aquelas de qualidade inferior podem criar bolhas de ar entre o dissipador e a CPU. Ao comprar uma pasta térmica para o teu computador, uma das características mais importantes é a condutividade térmica. A magnitude usada para medi-la é W/mK. Em português, é a quantidade de energia na forma de calor que é transferida em um metro de superfície e grau kelvin. Novamente, em português, quanto maior esse número, melhor.
Por outro lado, temos a resistência térmica, que é medida em cm²/W. Essa característica mede o oposto da condutividade térmica: a resistência que a pasta térmica apresenta à passagem de calor. Quanto menor for esse valor, melhor.
Por fim, encontramos a viscosidade (medida em cP) e a densidade (em g/cm³). Quanto mais densa, menos se assemelhará a um líquido convencional (como acontece com óleo e água, por exemplo). Se você olhar algumas pastas, poderá ver algumas com baixa densidade ou viscosidade, o que reflete ser uma pasta metálica.
Tipos de pasta térmica
É hora de diferenciar as melhores pastas térmicas disponíveis, o que nos ajudará a escolher melhor. Principalmente, existem três tipos diferentes: pasta térmica metálica, pasta térmica de metal líquido e pasta térmica de cerâmica. Também existem umas folhas chamadas "Thermal Pad" que desempenham a mesma função, mas não são uma pasta térmica. Vamos ver as características de cada uma delas.
Pasta térmica metálica
São chamadas assim por sua mistura de cobre, zinco e outros componentes metálicos combinados com silicone líquido. Destacam-se por sua cor cinza escuro. O mais característico dessas pastas é que a sua condutividade pode chegar a 13 W/mK, sendo uma das melhores do mercado.
Outros pontos fortes desse tipo de pasta térmica são sua longa duração e capacidade de suportar temperaturas bastante altas. O lado mau: o preço. Costumam ser mais caras que outros tipos de pastas térmicas, mas valem totalmente a pena.
Pasta térmica de metal líquido
Este tipo de pasta é pouco comum, mas é a melhor que podes comprar. Usa metais mais condutivos para melhorar a condutividade térmica das pastas metálicas. Normalmente, são usados níquel e cobre , mas vais encontrar algumas com prata e ouro.
Graças a isso, a sua condutividade pode chegar a 80 W/mK, tornando-se líquida à medida que a temperatura aumenta. Mas é claro, também tem as suas desvantagens: é difícil de aplicar e tem condutividade elétrica. Este tipo de pasta é destinado a um público que deseja fazer overclock extremo do CPU. Obviamente, pelos elementos que utiliza, é a mais cara de todas.
Pasta térmica cerâmica
São as mais comuns e oferecem uma relação desempenho/preço bastante boa para usuários que não buscam overclocks extremos. Têm uma cor branca e são classificadas como "cerâmicas" porque usam pó cerâmico misturado com silicone líquido.
Sua condutividade térmica não é a melhor, raramente ultrapassando 11 W/mK. São as pastas térmicas mais baratas, mas não são más. No entanto, deves ter em mente que a temperatura do processador não diminuirá muito devido à sua baixa condutividade.
Thermal Pad
Por fim, queremos mostrar uma forma diferente de conduzir o calor do IHS para o dissipador. Trata-se de um almofada que é colocada diretamente sobre o processador e o dissipador é instalado em cima, como com as pastas térmicas.
Basicamente, são folhas flexíveis que usam silicones e com uma condutividade térmica que pode chegar a mais de 10 W/mK. Foram realizados testes nos quais demonstraram estar ao nível das pastas, e até mesmo superaram seu desempenho.
É evidente a facilidade de instalação, mas tem uma contrapartida: a formação de bolhas de ar no meio. Portanto, é necessário considerar as medidas da almofada para garantir que a refrigeração seja boa.
Quanto tempo pode durar a pasta térmica
Geralmente, se queres manter a eficiência na condução de calor entre o processador e o dissipador de calor, o recomendado é trocar a pasta térmica a cada 2 ou 3 anos, especialmente se usares muito o computador.
Esta é apenas uma estimativa, pois é impossível fornecer um número exato porque depende de muitos fatores, como:
- O tipo de pasta que usas.
- A temperatura média do processador.
- Como aplicaste a pasta térmica.
- O composto que escolheste.
- A ventilação do PC: se o PC superaquecer, a CPU aquecerá mais e a vida útil será reduzida.
O melhor indicativo que tens para saber se deves trocar a pasta térmica ou não é a temperatura da CPU. O normal é que a CPU esteja em torno de 30°C em repouso e cerca de 70°C se você estiver usando o computador. Se o computador constantemente exceder 80°C, é muito provável que seja hora de trocar a pasta térmica.
A maneira correta de aplicar a pasta térmica
Embora não haja uma forma estipulada como "correta", há outras formas consideradas incorretas: não desenhe um X, nem distribua por toda a superfície. De acordo com nossa experiência, a melhor forma é aplicar uma pequena quantidade no centro (como uma ervilha) para que, quando você instalar a refrigeração em cima, ela se espalhe por todo o IHS do processador.
Por outro lado, queremos ressaltar que a pasta térmica de metal líquido deve ser aplicada usando uma espátula. Apenas neste caso, você deve distribuí-la por toda a superfície, porque quando a CPU aquece, ela se torna líquida.
As melhores pastas térmicas que testamos
Agora vem a parte boa, ver quais pastas térmicas comprar. E se estiveres perdido, pode ser um tormento saber qual escolher. Então, menos conversa e vamos lá.
Arctic MX-4
Começamos com uma escolha segura: a pasta térmica Arctic MX-4. A edição de 2019 é a favorita por muitos devido à sua qualidade e desempenho. A pasta térmica Arctic MX-4 é composta por micro partículas de carbono capazes de controlar temperaturas extremamente altas, permitindo fazer overclock do processador sem problemas.
Não contém partículas metálicas, portanto, a condutividade elétrica não será um problema. Composto por metal e silício, tem uma duração de aproximadamente 8 anos.
Então, se não tens a certeza de que pasta térmica escolher, esta pode ser uma opção muito tentadora.
Características da pasta térmica Arctic MX-4.
- Composto de metal e silício.
- Condutividade térmica: 8,5 W/m·K
- Densidade: 2,5 g/cm³
- Duração: aproximadamente 8 anos.
Tempest Zero II

A Tempest lançou uma das melhores pastas térmicas em termos de relação qualidade-preço: a Zero II. É uma pasta térmica de boa qualidade capaz de dissipar temperaturas medianamente altas entre o processador e o dissipador. Tem uma condutividade térmica decente de 8,5W/mK.
Um dos seus pontos fortes é que não é condutor elétrico nem corrosivo, tornando-a segura e compatível com todos os tipos de equipamentos, sejam eles laptops ou desktops.
Características da pasta térmica Tempest Zero II.
- Composto de metal e silício.
- Condutividade térmica: 8,5 W/m·K
- Duração: não especificada.
Forgeon Lichborne

Forgeon é outra escolha segura no mundo das pastas térmicas. Entre as pastas térmicas, é uma das melhores que posso recomendar: tem nada menos que uma condutividade térmica de 13,5W/mK. Além disso, não é condutor elétrico nem corrosivo, o que a torna uma opção segura e compatível com qualquer equipamento.
É fácil de aplicar e com sua dose de 4 gramas, você terá mais do que suficiente para usar várias vezes. Então, se estás à procura de uma pasta térmica de alta qualidade para melhorar o desempenho e evitar altas temperaturas no processador, já sabes que pasta térmica escolher.
Características da pasta térmica Forgeon Lichborne.
- Condutividade térmica: 13,5W/mK
- Densidade: 2,9 g/cm³
Mars Gaming MT0

Embora a pasta térmica Mars Gaming MT0 possa assustar pelo preço, é considerada uma opção muito boa por seus compradores. É capaz de suportar 280ºC de temperatura, portanto, aguenta qualquer tipo de processador em qualquer situação. Não é condutor de eletricidade, portanto, você não precisará se preocupar ao aplicar a pasta térmica em seu dissipador.
É uma pasta térmica bastante boa considerando o preço, então se você estiver em apuros, é uma opção muito boa.
Características da pasta térmica Mars Gaming MT0.
- Condutividade térmica: 6 W/mK
- Resistência térmica: 0,004 °C/W
Noctua NT-H1
Com a Noctua, optas pela melhor qualidade em termos de resfriamento, pois a marca austríaca concentra-se apenas em ventiladores, pastas térmicas e dissipadores de calor. Esta pasta NT-H1 é uma das mais conceituadas do setor devido aos resultados que oferece.
O fabricante sempre se destacou por apresentar fichas técnicas peculiares nos seus produtos. Neste caso, não há menção à condutividade ou resistência térmica, mas garante que sua vida útil chega a 8 anos e que é um composto com densidade de 2,49 g/cm³.
Características da pasta térmica Noctua NT-H1.
- Densidade: 2,49 g/cm³
- Intervalo de temperatura operacional: -40 - 90 °C
Corsair TM30

Por fim, vou recomendar outra das pastas térmicas mais vendidas do mercado, a pasta térmica Corsair TM30. Graças ao seu material térmico de óxido de zinco premium de baixa viscosidade, poderás aplicá-la de maneira fácil, segura e sem complicações.
O composto líquido de alta estabilidade durará anos sem rachaduras ou mudanças de consistência. Com esta pasta térmica, você garante um desempenho ótimo por anos sem a necessidade de trocar.
Características da pasta térmica Corsair TM30.
- Composto térmico: base de óxido de zinco.
- Densidade: 2,5 g/cm³