Passaram-se anos desde que robôs aspiradores invadiram o mercado e muitos modelos foram vistos e aperfeiçoados. Hoje encontramos uma vasta gama de possibilidades entre as quais encontramos não só robôs que varrem ou aspiram, também que fritam ou passam pela intromissão.
Para descobrir qual melhor se adequa às suas necessidades e que distingue os diferentes tipos de robôs aspiradores que existem e as características de cada um deles, preparamos este guia em aspiradores inteligentes para que não se perca ao comprar um.
Robô Roomba, o rei dos aspiradores
De todos os modelos e marcas que podemos encontrar no mercado de robôs aspiradores, o iRobot Roomba é o mais conhecido e exigido por todos. Este robô foi o primeiro a ser vendido e o responsável por revolucionar o conceito de limpeza em casa. Foi o iRobot que facilitou a vida a muitas pessoas, que se esqueceram de ter de varrer a casa todos os dias.
{6900578a-64d4-47de-8b34-6244773cb99a}
Sem surpresa, os robôs aspiradores são popularmente conhecidos como Roomba, algo como iogurte com Danone ou creme de cacau com Nocilla. Mas a verdade é que não são a única opção, na verdade marcas como a Cecotec estão a fazer um buraco neste mercado. Desta vez, é o Conga, os aspiradores inteligentes que estão a tirar o máximo partido das casas. Tanto que até sobem o rácio de vendas nesta família de produtos. Graças ao seu preço e características, são uma escolha sem ter em conta. Se queres comparar estes dois modelos, colocamos a Conga contra o Roomba para ver quem ganha.
Tipos de robô aspirador
Como sabem, os robôs aspiradores já não só varrem, como inicialmente fizeram; agora podem esfregar. Existem diferentes formas de limpeza, dependendo da tecnologia utilizada pelo robô. Podem ser distinguidos nos seguintes tipos.
Robô aspirador
É o mais comum. Graças ao seu sistema de sucção permite recolher qualquer resíduo que esteja no chão. É o mesmo efeito que um aspirador comum ou vassoura faria, poupando a diferença que o faz sem interação humana.
Dentro de robôs aspiradores, podemos encontrar diferentes tipos dependendo de como os resíduos são sugados ou sugados. Esta peça é muito importante para medir a eficácia do dispositivo.
- Aspirador com rolo ou escova rotativa. Têm na base uma ou duas escovas rotativas que ajudam a remover a sujidade e facilitam o vácuo. São perfeitos para superfícies como tapetes ou tapetes, porque descalcam melhor o descanso. Quando recolhe mais, também fica mais sujo, por isso, normalmente, terá de remover poeira ou sujidade que se acumula nas escovas.
- Aspirador sem rolo. Na sua base não têm escovas, simplesmente o aspirador para aspirar a sujidade. Estes terão mais dificuldade em limpar em algumas superfícies, como tapetes. Eles têm alguns pequenos pincéis ou pentes que ajudam a chegar melhor aos cantos e recolher a sujidade cobrindo um pouco mais de espaço. O ponto a favor deles é que não tens de limpá-lo tão assiduamente.
Robô com esfregona
Esta é uma funcionalidade que ainda pode ser polida, no entanto, já temos modelos que além de aspirar esfregão o chão. No caso de não ser suficiente para varrer, nem precisa de um esfregão para manter a casa limpa. Os robôs que incluem a função de esfregar carregam um mecanismo que deposita gotas no chão e transporta na sua base uma espécie de esfregona. Normalmente levaria meia hora para esfregar toda a casa e o tempo de secagem é muito rápido. Muitos modelos Conga da Cecotec incorporam a opção de aspirar e esfregar o sono.
{4ffd1790-636e-460a-bf4f-38b2f681e42c}
Robô com mopa
Podem ser os menos aconselháveis, mas pode haver alguém que tenha o suficiente. Estes robôs não sugam pó nem sujidade, não têm rolos ou aspiradores, só carregam uma espécie de esfregona na sua base que arrasta sujidade no chão e se agarra à esfregona ou ao pano.
Características de um robô aspirador ou um Roomba
Aqui explicamos algumas das características mais importantes que um aspirador robot pode ter e que podem ser decisivas na escolha de um modelo e outro.
Tipos de escovas o sem escovas
Este tema já foi explicado acima. Uma vez que decidimos se queremos um robô de vácuo com rolo ou sem rolo, temos de ter em conta o tipo de rolo que tem ou a força de aspiração.
Os rolos devem ter uma escova ou fios que melhor arrastem a sujidade para uma limpeza mais eficaz. Em alguns casos, encontramos dois rolos que giram na direção oposta e no rosto, obtendo assim uma melhor recolha dos resíduos. Se não houver rolos, o robô deve ter pequenas escovas nas laterais que são responsáveis por arrastar a sujidade para dentro e que é sugada.
Mapeamento e Mapas de Navegação
Os robôs aspiradores também podem transportar GPS, da tua casa. O novo Roomba, por exemplo, tem software capaz de processar e aprender com imagens caseiras. Ele é capaz de mapear uma casa e interpretá-la. Isto pode ser muito útil para o utilizador, que pode ter um quarto ou uma área específica da casa limpa. Os robôs também enviam relatórios do que limparam depois de o terem feito, por isso sabemos que partes da casa limpaste.
Temos de ter em conta que esta funcionalidade é tão valiosa para o utilizador que também pode ser um grande inconveniente. Diz-se que estes mapas que o aspirador robot pode fazer graças ao reconhecimento de imagem podem ser de grande ajuda para manobras comerciais. Em suma, estes robôs geralmente também têm Wi-Fi e não estão isentos de uma ligação de rede onde os dados podem ser filtrados. Lembre-se!
Control por App mediante WiFi
Um dos pontos em que podemos estar mais interessados num robô aspiradore é o seu controlo remoto pelo nosso smartphone. Graças às aplicações que têm algumas marcas, o utilizador pode encomendar a limpeza ou conhecer o estado do seu robô em todos os momentos. Por exemplo, pode ser programado para limpar em determinados momentos ou se o robô ficar preso em algum lugar, nos envia um aviso. Também saberíamos onde limpou e nos enviaria informações do mapa, desde que o robô tenha essa função.
Geralmente, para ter esse controlo, o nosso aspirador robot tem de ter ligação Wifi, para poder enviar encomendas de outro dispositivo para o próprio aspirador.
Bateria de alta duração
Os mais recentes aspiradores inteligentes têm a sua própria porta de carregamento para onde vão automaticamente quando a bateria está esgotada. As baterias destes dispositivos geralmente duram bastante tempo, mas vamos pensar que deve ser sempre bastante potente não só para garantir a sua duração, mas também para beneficiar da sua potência de sucção. Idealmente, teriam uma bateria de 2.000 mAh ou superior.

