PcComponentes
A tua loja online de tecnologia
Minha Conta

Melhora a tua rede Wifi em casa com as redes Wifi Mesh

Informática
24 das mayo das 2022

As redes Wifi Mesh surgiram como uma das melhores soluções para impulsionar o sinal WiFi na tua casa. Descobre neste post tudo o que precisas de saber sobre estas redes Wi-Fi Mesh e as vantagens que elas te podem oferecer.

o que é wifi mesh

As redes Wifi Mesh podem melhorar a ligação WiFi de que desfrutas em casa, mas admite, não sabes o que raio são ou como funcionam. Tudo bem, isso foi antes, porque neste post vamos contar-te tudo sobre as redes Wifi Mesh.

Descobre o que são e como funcionam as redes Mesh Wifi para que possas tirar partido dos seus benefícios. Como bónus, vamos dizer-te alguns truques simples para melhorar o sinal WiFi na tua casa para que possas jogar jogos, ver filmes, trabalhar e navegar a toda a velocidade em qualquer divisão ou espaço.

O que são redes Wifi Mesh e como podem melhorar o sinal WiFi na minha casa?

Melhorar o sinal WiFi em casa, no escritório ou onde quer que o vás utilizar é mais fácil do que pensas. Muitas vezes, se as paredes ou os metros quadrados da casa significam que o WiFi do router não chega corretamente ao router, contamos com repetidores ou PLCs para impulsionar o sinal.

Paredes, tetos, alguns dispositivos eletrónicos, assim como espelhos e superfícies metálicas entre o router e o portátil ou desktop, são barreiras que diminuem a força do sinal WiFi.

Em vez de repetidores, os sistemas de malha ou também conhecidos como Wifi Mesh tornaram-se um dos principais métodos de impulsionar a Internet na tua casa. Poder-se-ia dizer que é uma mistura de repetidores e PLG.

Em suma, a rede em malha é uma das mais recentes soluções de Internet sem fios. Uma rede mesh ou Wifi Mesh é concebida para cobrir toda a sua casa sem exceção com cobertura WiFi. Uma rede de malha WiFi é um sistema composto por vários nós de malha referidos como pontos, extensores de malha ou satélites, que funcionam em conjunto como um grande sistema WiFi doméstico.

Como funcionam os sistemas Wifi Mesh?

As redes Wifi Mesh utilizam múltiplos nós que comunicam entre si para partilhar uma ligação sem fios dentro de uma área maior.

Um nó atua como o seu router principal WiFi Mesh. Liga-se ao seu modem Internet ou gateway sem fios (uma combinação de um router sem fios e um modem).

Um modem é um dispositivo que acede à Internet. Quando os routers estão ligados ao modem, podem aceder à Internet e transmiti-la para fornecer acesso WiFi aos seus dispositivos ligados. Para além do nó principal, terá nós, adicionais que terão de ser configurados em tua casa para melhorar o sinal WiFi e eliminar pontos mortos.

O nó ligado ao modem partilha sem fios a sua ligação à Internet com todos os outros nós dentro do alcance, e por sua vez, esses nós partilham sem fios a sua ligação à Internet com os nós dentro do alcance.

É quase como ter vários routers WiFi em tua casa, mas eles partilham uma rede WiFi sem descontinuidades. Como resultado, ter múltiplos nós aumenta a cobertura da Internet sem fios em toda a casa.

Benefícios das Redes WiFi Mesh

A maioria das redes de malha vêm com aplicações fáceis de utilizar que o ajudam durante o processo de configuração e te permitem monitorizar o sistema.

Pode procurar velocidade, criar redes de visitantes, testar a qualidade entre pontos críticos, remover utilizadores da rede, adicionar controlos parentais e muito mais, mas a facilidade de utilização e configuração está associada a uma série de benefícios que vale a pena ter em mente.

Oferecem uma ligação perfeita

O principal valor dos sistemas WiFi Mesh é que são atualmente o melhor sistema WiFi.

São tão flexíveis como ampliáveis 

É extremamente fácil adicionar nós adicionais para expandir a cobertura às áreas de difícil acesso para uma ligação WiFi fiável. Se necessário, podes também remover ou reorganizar facilmente os nós.

Tecnologia adaptativa

Com tecnologia inteligente, se precisar de adicionar, remover ou reorganizar nós, o sistema irá configurar-se automaticamente para encontrar as melhores rotas para enviar e receber informações. Além disso, se um nó parar de funcionar, o sistema irá configurar-se para registar a alteração e redireccionar toda a informação para saltar para uma rota diferente.

Design esteticamente agradável

Muitas pessoas que têm routers ou extensores tradicionais escondem-nos porque não são muito bonitos. As redes de malha são pequenas e concebidas para se misturarem com a decoração da sua casa. Não terá de os guardar num armário, gaveta ou atrás de móveis.

São seguras

Os sistemas de malha utilizam a encriptação de privacidade WPA2 ou WPA3; estas são as encriptações mais seguras disponíveis.

Outras formas de melhorar a WiFi em casa

Para além da WiFi Mesh, tem outras opções para aumentar a sua ligação WiFi em casa.

Software de análise de cobertura

Existem softwares capazes de detetar as melhores áreas de cobertura na sua casa. No caso das versões Premium, permitem até colocar pontos de acesso em zonas mortas (a vermelho) sem cobertura e onde há uma boa receção (verde) para colocar pontos de acesso.

Melhora a localização do teu router

Se notar que a ligação Wifi é muito lenta ou que corta, é possível que o router esteja um pouco escondido. O melhor a fazer é colocá-lo o mais alto possível, e numa área que possa ter o menor número possível de barreiras para chegar aos quartos da casa.

Repetidores ou compra de um modelo de router mais avançado

Se tiveres uma casa grande ou uma casa com muitas barreiras, tais como um apartamento para estudantes ou um apartamento onde várias pessoas vivem juntas, a melhor maneira de melhorar a tua ligação à Internet é utilizar as redes Wifi Mesh.

No catálogo PcComponents pode encontrar vários modelos e opções para equipar a sua casa com sistemas Wi-Fi Mesh, e levar a ligação WiFi a um nível superior, em todas as partes da casa.

post