PcComponentes
Minha Conta

Guia para escolher a melhor base de refrigeração para o teu portátil

Gostavas que o teu portátil não aquecesse tanto? Falta-te uma base refrigeradora. Contamos-te quais são as melhores e o que precisas de saber.

as melhores bases de refrigeração para o portátil

Acabaste de comprar um laptop reluzente, seja para trabalhar, jogar, editar ou outras tantas tarefas. É o teu xodó, amas-lo loucamente e esperas que dure muito tempo. No entanto, já tiveste laptops anteriormente e sabes o quão delicados são, então tentas cuidar deles o máximo possível. É aí que entram em cena as bases refrigeradoras para laptops. Mais um elemento de refrigeração para o teu computador (juntamente com os ventiladores ou a refrigeração líquida, no caso dos desktops).

Se estás a pensar em comprar uma e não sabes qual, neste artigo trazemos-te as melhores bases refrigeradoras para laptops. No entanto, antes deves conhecer uma série de aspectos.

O que deves considerar ao escolher uma base refrigeradora para o teu portátil?

Ao adquirir uma base refrigeradora para o teu laptop, é necessário que prestes atenção a uma série de aspetos muito importantes. O primeiro e mais importante de todos já o podes imaginar: o tamanho. Nem todas as bases servem para todos os laptops. O tamanho mais comum situa-se entre as 15 e 17 polegadas, aproximadamente (com 15,6 polegadas sendo o formato mais comum). Por isso, certifica-te bem ao comprá-la para teres a certeza de que o teu laptop se encaixa e não fica desajeitado.

Em segundo lugar, deves prestar atenção às características dessa base refrigeradora. Neste sentido, as melhores bases são aquelas que têm mais ventiladores, enquanto as rotações por minuto (RPM) do ventilador são outro número muito importante. Quanto mais alto for o número, melhor será o desempenho. Portanto, a equação seria que quanto mais ventiladores e mais alto forem as RPM, melhor para o laptop.

A partir daqui, em terceiro lugar, entram em jogo muitos detalhes pequeninos, mas aos quais deves prestar atenção. Por exemplo, o peso da base refrigeradora, se é fácil de transportar para o futuro (pode ser que seja fixa), se o seu design é mais bonito ou não (com luzes RGB), se tem entradas USB para que não percamos uma no laptop, etc.

As melhores bases refrigeradoras para portáteis

E, agora sim, vamos à lista das 7 melhores bases refrigeradoras que existem atualmente no mercado, e que esperamos que se adaptem ao teu laptop.

Mars Gaming MNBC2

Começamos com a base Mars Gaming MNBC2, a mais procurada de todo o nosso catálogo na PcComponentes. Porquê? É simples: combina o melhor em termos de desempenho com um preço incrível. Esta base é pensada para laptops de 17,3 polegadas, pesa 681 gramas e tem dois portos USB adicionais para ligar o que quisermos. Quanto ao mais importante, as RPM são de um máximo de 2000 com 5 ventiladores.

Conceptronic

Apresentamos esta base de refrigeração por ser uma maravilha na sua relação qualidade-preço. Afinal, é muito acessível, pesa 651 gramas e até incorpora dois portos USB. É pensada para laptops de 17 polegadas e o seu maior defeito é o que podes imaginar: só incorpora um ventilador central e as suas rotações por minuto são de aproximadamente 1.000. No entanto, por este preço, não vais encontrar nada melhor.

CoolBox COO-NCP17-5BL

Damos o salto até esta base refrigeradora da CoolBox. Por cerca de 27 euros, temos uma base pensada para laptops entre 12 e 17 polegadas. A partir daqui, incorpora dois portos USB com 5 ventiladores silenciosos retroiluminados. O ventilador central chega até às 1000 RPM, enquanto os quatro mais pequenos e laterais sobem até às 2000 RPM. Talvez o ponto mais negativo seja o peso de 1,145 quilogramas. É um pouco mais de um quilo, embora a base seja excelente.

Ewent EW1259

Mais uma vez, temos uma base refrigeradora que pesa até 1,15 kg, mas em troca temos um periférico realmente bom. Com 5 ventiladores incluídos, estes permitem chegar até às 2.500 rotações por minuto, a maior velocidade até ao momento neste artigo. Da mesma forma, incorpora dois portos USB, retroiluminação e o detalhe mais relevante: é pensada para laptops de cerca de 17 polegadas.

Genesis OXID 450

São quase 47 euros e é a base mais cara de todas as que aparecem até agora, mas é porque é uma base refrigeradora muito boa. Com um peso de 890 gramas, este Genesis OXID 450 permite até 2.400 rotações por minuto nos seus cinco ventiladores instalados. Além da clássica retroiluminação RGB para que tudo pareça uma discoteca, esta base é pensada para laptops de 15,6 polegadas e incorpora dois portos USB adicionais.

Conceptronic Thyia Ergo

Esta base refrigeradora inclui dois ventiladores que permitem até 1400 RPM. A velocidade de cada ventilador pode ser vista através de um pequeno ecrã LCD onde é mostrado tudo. Esta base é perfeita para laptops até 17 polegadas, com um peso de 1,24 kg e dois portos USB para ligações adicionais. É desnecessário dizer que também inclui iluminação RGB.

Mars Gaming MNBC6

Começámos com a Mars Gaming e terminamos também com eles. A Mars Gaming MNBC6 permite laptops até 19 polegadas, a maior dimensão trazida em todo este post (e motivo pelo qual a incluímos, já que alguém pode optar por este modelo). Com três ventiladores, estes permitem RPM até 2.000, além de contar com dois portos USB e praticamente 1 kg de peso. Também tem um ecrã LCD para ver como funciona.

Aqui está tudo o que precisas de saber sobre bases refrigeradoras para laptops e quais são as sete melhores para o teu equipamento neste momento.

post
MOFU
componentes