PcComponentes
Minha Conta

Os melhores discos externos que podes comprar atualmente

Os discos rígidos externos permitem-te fazer cópias de segurança da tua informação e expandir o armazenamento do teu computador ou portátil. Hoje analisamos os melhores modelos que podes comprar em 2024.

Os melhores discos externos qualidade-preço

Ficaste sem espaço no computador e precisas de armazenamento extra? Neste artigo, vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre os discos rígidos externos para te ajudar a escolher o modelo que mais te convém em 2024.

Tipos de discos rígidos externos

Os discos rígidos externos são dispositivos de armazenamento onde podes guardar todos os teus ficheiros de forma segura. Podes encontrar discos externos portáteis que te acompanharão nas tuas viagens ou estações de grande capacidade e potência, pensadas para guardar um grande volume de dados no teu escritório.

Para saberes como escolher o disco rígido externo que mais te convém, deves ter em conta o seguinte:

Capacidade

Se queres fazer uma cópia de segurança dos teus ficheiros ou guardar grandes quantidades de dados, a capacidade de armazenamento é vital. Aqui dependerá muito do teu uso, mas o mais comum é escolher modelos de 1 TB (1.024 GB) em diante.

SSD ou HDD

Cada tecnologia tem as suas vantagens e desvantagens. Os SSD são mais rápidos e não têm peças móveis, o que os torna ideais para transporte sem perigo. Os HDD, por sua vez, costumam ter um melhor preço, embora isto esteja a mudar todos os dias e já seja possível encontrar boas opções de unidades SSD económicas.

Conectividade

O mais normal é que o teu disco rígido externo se conecte por USB ao teu computador ou portátil, mas esta conexão tem diferentes modelos. Os mais económicos são os portos USB 2.0, que têm velocidades de transferência até 480 MB/s, enquanto que os USB-C mais modernos e os Thunderbolt permitem velocidades de transferência até 40 Gb/s.

Na tabela seguinte, tens uma lista com todas as conexões USB e suas velocidades:

Tipo de cabo Versão Velocidade de Leitura Velocidade de Escrita
USB de tipo A 1.0 Até1.5 Mbps Até 1.5 Mbps
USB de tipo A 2.0 Até 480 Mbps Até 480 Mbps
USB de tipo A y tipo C 3.0 Até 5 Gbps Até 5 Gbps
USB de tipo A y tipo C 3.1 Gen 1 Até 5 Gbps Até 5 Gbps
USB de tipo A y tipo C 3.1 Gen 2 Até 10 Gbps Até 10 Gbps
USB de tipo A y tipo C 3.2 Gen 2x2 Até 20 Gbps Até 20 Gbps
USB de tipo C USB 4 - 20 Até 20 Gbps Até 20 Gbps
USB de tipo C USB 4 - 40 Até 40 Gbps Até 40 Gbps
Thunderbolt 1 TB1 Até 10 Gbps Até 10 Gbps
Thunderbolt 2 TB2 Até 20 Gbps Até 20 Gbps
Thunderbolt 3 / USB-C TB3 Até 40 Gbps Até 40 Gbps
Thunderbolt 4 / USB-C TB4 Até 40 Gbps Até 40 Gbps

Como podes ver, os modelos mais modernos têm velocidades de transferência muito rápidas, mas são mais caros. Os melhores em qualidade-preço são os discos rígidos externos com USB 3.2, que se tornou um padrão muito económico na atualidade, com uma boa taxa de transferência.

Deves lembrar que a velocidade máxima da conexão não é a mesma que a velocidade de transferência do teu disco rígido, que será determinada pela sua velocidade de leitura e escrita, muito relacionada com se é HDD ou SSD.

Os melhores discos rígidos externos

Agora que já sabes o que deves ter em conta para escolher um disco rígido externo, vamos contar-te quais são os modelos mais populares que mais te recomendamos.

Seagate One Touch 2.5" USB 3.0

O Seagate One Touch permitirá armazenar os teus ficheiros graças à sua capacidade de 1 TB, suficiente para a maioria dos utilizadores domésticos. Conta também com uma aplicação própria, SSD One Touch, disponível para fazer cópias de segurança dos teus dispositivos Android.

Além disso, este disco rígido externo tem um tamanho compacto e porto USB 3.0, que permite até 480 MB/s de velocidade de leitura e transferência. Sem dúvida, uma opção económica altamente recomendável, que conta com dezenas de opiniões positivas na loja online da PcComponentes.

Toshiba Canvio Basics 2.5" 4TB USB 3.0

Se precisas de muito mais capacidade para fazer as tuas cópias de segurança, o Toshiba Canvio Basics é uma das melhores opções do mercado. Este disco rígido externo tem 4 TB de capacidade, mais do que suficiente para realizar uma cópia de segurança de vários computadores sem problemas.

O seu tamanho compacto é outro dos seus pontos a favor, o que permitirá levar os teus ficheiros com segurança a qualquer parte. Pesa apenas 217g e a sua capacidade de transferência de dados é de até 480 MB/s. Se procuras uma boa relação capacidade-preço, este dispositivo é uma das melhores opções.

SanDisk Extreme Portable SSD V2 2TB USB-C

Embora a tendência esteja a mudar, a verdade é que atualmente os discos SSD de maior capacidade ainda são bastante caros. No entanto, este modelo da SanDisk continua a ser um dos mais vendidos no mercado, e o preferido para o teletrabalho, por uma razão: oferece muito espaço a um preço muito competitivo.

Por pouco mais de 150 euros, tens uma unidade SSD NVMe com 2 TB de capacidade. Em outras palavras, um disco rígido externo e portátil onde podes trabalhar com velocidades de transferência até 1.050 MB/s. Isto torna-o uma excelente opção para trabalhar com fotografias ou vídeos de forma profissional, já que poderás copiar ficheiros pesados em muito menos tempo.

WD My Book Duo 16TB 3.5" USB 3.1

O Western Digital My Book Duo é uma unidade de armazenamento RAID de alta capacidade com até 360 MB/s de velocidade em leitura sequencial (RAID 0). Além disso, este dispositivo permite armazenar nada menos que 28 TB de ficheiros.

Graças à sua ampla capacidade de expansão, esta opção é perfeita para trabalhar com ficheiros pesados, por exemplo, se fores editor de vídeo profissional. O seu porto USB-C 3.1 permite taxas de transferência de dados até 480 Mb/s, seja para editar informações diretamente no teu disco rígido externo sem utilizar a capacidade interna do computador.

LaCie Rugged SSD NVMe 2TB Thunderbolt/USB-C

Terminamos com o que possivelmente seja o disco rígido externo mais completo do mercado: o LaCie Rugged. Esta unidade SSD tem 2 TB de capacidade e um design compacto que inclui uma carcaça de borracha, o que lhe oferece uma proteção extra em caso de queda.

Mas o melhor está na sua conexão USB-C Thunderbolt, que permite velocidades de transferência ultrarrápidas, especialmente se o combinares com um computador da Apple. Em suma, uma opção de gama alta para fazer cópias de segurança dos teus ficheiros a grande velocidade.

post
MOFU
componentes