PcComponentes
Minha Conta

Os melhores portáteis workstation que testámos

Com portáteis Workstation vais poder obter o máximo rendimento no teu tabalho. Escolhe o modelo ideal para ti e aproveita todas as suas funcionalidades.

Um dos melhores portáteis workstation

Sabes o que são os portáteis workstation? São computadores portáteis projetados para realizar tarefas técnicas e até mesmo científicas. Portanto, são modelos mais potentes do que os computadores de uso geral e normalmente são utilizados em ambientes profissionais; é de salientar que também costumam ser mais caros. Os portáteis workstation são uma ferramenta indispensável para realizar diferentes tipos de trabalhos.

Muitos profissionais trabalham com portáteis deste tipo. Por exemplo, os arquitetos que trabalham com software CAD para criar modelos 3D de edifícios e estruturas necessitam de um portátil destes porque possuem a potência e a capacidade de memória de uma placa gráfica que necessitam para trabalhar com estes modelos complexos. Os engenheiros que frequentemente usam software de análise e design também necessitam de equipamentos com elevado desempenho. Os designers gráficos, animadores e ilustradores utilizam softwares de edição de imagens ou animação 3D, e um portátil workstation pode fornecer-lhes a potência e precisão de cor que necessitam. No caso dos cientistas que trabalham com grandes quantidades de dados, recorrem a estes equipamentos para encontrar a memória necessária onde armazená-los. E até mesmo os gamers procuram usar estes workstation como portáteis de jogo.

Se és um profissional dos mencionados e ainda não tens o teu workstation, é melhor que comeces a considerar a ideia de adquirir um. Mesmo se ainda fores estudante, também deves contemplar a possibilidade de comprar o teu. No caso de já estares a pensar nessa opção, parabéns! Estás a fazer o correto e chegaste ao lugar indicado.

Não só partilharemos contigo uma lista com os melhores portáteis workstation, também te diremos quais são essas características que deves ter em conta ao adquirir um para que não te enganes e escolhas o que mais te convém.

Como escolher um portátil workstation?

Existem vários factores que deves ter em mente enquanto estás na busca de um portátil workstation para que possas escolher aquele que melhor se adapta às tuas necessidades.

Orçamento

O ponto de partida de qualquer compra: com quanto dinheiro contas. Isso ajudar-te-á a reduzir a tua busca ao leque de opções dentro das tuas possibilidades económicas. Mas mesmo que não contes com um orçamento generoso, não desanimes, pois existe uma enorme variedade de modelos de acordo com as marcas e especificações que oferecem.

Especificações

E falando nelas... É indispensável ter em conta a utilidade que darás ao teu equipamento para que a tua busca tenha sentido.

Se necessitas de um portátil workstation que se transporte contigo para onde quer que vás, não deves adquirir um cujo hardware seja resistente mas pesado, pois estás a sacrificar a portabilidade que é a tua prioridade. Se necessitas de um para realizar trabalhos pesados como editar e/ou renderizar vídeos, necessitarás de muita RAM, uma placa gráfica potente e um processador de alta qualidade.

Toma em consideração que a memória RAM recomendada que um determinado software exige é na realidade a quantidade mínima para que funcione com eficácia. Ou seja, se vais executar processos de alta intensidade dentro do software, necessitarás de mais RAM do que a sugerida. No caso de quem trabalha com softwares de edição de vídeo, necessitam pelo menos de 8 GB de RAM na maioria dos casos.

Uma especificação que por vezes fica esquecida é a qualidade da câmara web. Se o teu trabalho requer constantes videochamadas, procura escolher um equipamento com uma boa câmara. Alguns, até mesmo contam com tecnologia capaz de melhorar as imagens reduzindo o ruído ou desfocando o fundo.

Sistema operativo

Em muitos casos, o sistema operativo é a principal característica a ter em conta. Isso porque faz sentido adquirir um equipamento que seja compatível com o resto das tuas ferramentas de trabalho. A maioria dos portáteis workstation trabalha com Windows, salvo algumas exceções (como os Mac da Apple), e felizmente estes são compatíveis com quase todos os softwares existentes.

Bateria

Um portátil workstation adequado deve contar com uma ampla capacidade de carga, que seja capaz de trabalhar continuamente durante uma jornada de trabalho.

Há tarefas exigentes que se realizam durante longos períodos de tempo; não vais querer escolher um portátil que se descarregue a meio deste processo.

Tamanho e peso

Se procuras um computador para trabalhar no teu local de trabalho (seja em casa ou no escritório) de forma permanente, o tamanho e o peso não devem ser um problema, especialmente se tiveres uma área dedicada para utilizá-lo. A história muda radicalmente se pensares em levar o teu equipamento contigo para todo o lado; neste caso, não vais querer carregar contigo um portátil que seja demasiado robusto ou pesado. Prioriza as características de design e procura um dispositivo que esteja dentro do intervalo de tamanho e peso que estás disposto a suportar.

Resolução

A resolução do ecrã é um factor determinante para quem trabalha em design gráfico ou produção de vídeo.

Quanto melhor for a resolução, melhor será a experiência ao trabalhar. E nem falemos da qualidade dos resultados finais. Um ecrã que seja agradável à vista também influencia a produtividade, pois permitirá que produzas mais.

Ergonomia

Tratando-se de equipamentos para trabalhar, obviamente a ergonomia não poderia ser ignorada. Toma nota de detalhes como o tamanho do ecrã e se possui alguma tecnologia para evitar a fadiga ocular. Não te esqueças do teclado; lembra-te que a qualidade de retorno e resposta das teclas, assim como a sua iluminação caso a tua área de trabalho tenha pouca luz, são muito importantes. Um teclado ergonómico pode ajudar a reduzir a fadiga e a tensão nas mãos e nos pulsos.

Portas

As portas com as quais estes modelos contam também são importantes pois determinarão quantos dispositivos podes ligar ao mesmo tempo. Toma em consideração que há muitos tipos de portas, e para além da quantidade, pode ser que não incluam as que tu necessitas, por isso presta muita atenção a isto.

Os melhores portáteis workstation

Agora que já analisamos mais a fundo os factores que deves conhecer antes de adquirir o teu workstation, é hora de dar o próximo passo e explorar detalhadamente esta lista com os melhores portáteis workstation.

O mais portátil e leve: Lenovo IdeaPad Slim 3

O portátil Lenovo IdeaPad Slim 3 destaca-se em qualquer lugar. Apesar de contar com um design fino e leve, este equipamento possui uma construção robusta que resiste a quedas e condições extremas. Por isso é perfeito para viajar, um aliado para os profissionais nómadas que se deslocam de um lado para o outro constantemente.

Está equipado com um processador Intel, tecnologia Smart Power e memória de grande capacidade. Estas características aumentarão a tua produtividade, permitindo-te realizar tarefas exigentes, mesmo se estiveres a viajar. Mesmo que tenha um peso muito leve (pouco mais de um quilo e meio), conta com um ecrã nítido de 15 polegadas, que juntamente com o Dolby Audio, cria uma experiência imersiva especialmente para aqueles que trabalham em meios visuais ou no mundo da animação. Além disso, as portas versáteis permitem-te ligar os teus periféricos essenciais ao trabalhar.

  • Características principais: Processador Intel Core, 16 GB de RAM, 512 GB de armazenamento SSD, ecrã FHD de 15.6", Wi-Fi 6, câmara HD 720p com obturador de privacidade, bateria de 47Wh, conexões USB, HDMI e USB-C, peso de 1,6 kg.
  • O que o torna único?: O Lenovo IdeaPad Slim 3 é ideal para profissionais e estudantes que procuram um workstation potente, resistente mas acima de tudo portátil e com estilo.
  • É a tua compra perfeita se: Procuras um equipamento que possas levar contigo para todo o lado.
  • Pode fazer-te hesitar se: A portabilidade não é a tua principal preocupação e procuras um equipamento que se concentre mais no desempenho.

Excelente relação qualidade-preço: Alurin Go Start N4020

Se estás à procura de um portátil workstation rápido, eficiente e com uma excelente relação qualidade-preço, o Alurin Go Start N4020 é o ideal para ti. Graças ao seu processador Intel Celeron N4020 e aos seus 8 GB de RAM, poderás realizar todas as tuas tarefas diárias com facilidade e sem atrasos, independentemente de serem ou não muito exigentes. Além disso, o seu ecrã de 14 polegadas FHD IPS, através de imagens nítidas e cores vibrantes, oferece-te uma qualidade excepcional para que desfrutes dos resultados finais dos teus trabalhos. Os profissionais criativos são os mais beneficiados por esta característica.

O Alurin Go Start N4020 é uma incrível ferramenta para trabalhar de forma eficiente, realizar multitarefas e navegar na internet com fluidez. Além disso, a tecnologia Wi-Fi 4 garante-te uma conexão rápida e estável, e o Bluetooth 4.0 permite-te ligar vários dispositivos simultaneamente. Este último também é possível graças às suas múltiplas portas USB e à sua porta Mini HDMI.

  • Características principais: Processador Intel Celeron N4020, memória RAM, 256 GB de armazenamento, ecrã de 14” FHD IPS, Wi-Fi 4, Bluetooth 4.0.
  • O que o torna único?: A sua excelente relação qualidade-preço. É um portátil fiável, versátil e com um preço acessível.
  • É a tua compra perfeita se: O teu orçamento não é muito amplo, mas ainda assim precisas de um equipamento excelente capaz de realizar tarefas pesadas.
  • Pode fazer-te hesitar: O seu ecrã de 14 polegadas é mais pequeno do que o de outros modelos incluídos na lista.

Design e conforto excelentes: ASUS VivoBook 15

O VivoBook 15 é um portátil que pode ser considerado workstation graças ao seu potente processador AMD Ryzen 7. Permite-lhe realizar tarefas exigentes com grande facilidade. No entanto, o seu desempenho não é o único atributo: tem um excelente design e é muito confortável de usar.

O seu ecrã nítido NanoEdge e a sua dobradiça plana de 180° otimizam a tua experiência de uso, mostrando imagens vibrantes com excelentes ângulos de visão, enquanto o sistema de áudio certificado pela DTS proporciona um som envolvente e de qualidade para uma experiência imersiva. A cereja no topo do bolo em termos de conforto é o seu teclado ErgoSense que oferece uma experiência de escrita confortável e natural.

Podes ter a certeza de que trabalhar no VivoBook 15 não significa que acabarás com fadiga, mesmo que passes longas horas em frente a ele. E graças à tecnologia ASUS Antimicrobial Guard Plus, o teu computador estará livre de bactérias e vírus em mais de 99%; ajudando a manter-te saudável.

  • Características principais: Processador AMD Ryzen 7, ecrã de 15.6" FHD (1920x1080), memória de 8 GB e armazenamento de 512 GB SSD, bateria 42Wh, Windows 11 Home.
  • O que o torna único?: O facto de além de priorizar o teu conforto, também prioriza a tua saúde.
  • É a tua compra perfeita se: Tens planeado trabalhar muitas horas seguidas no equipamento e precisas de um modelo capaz de cuidar da tua saúde ocular.
  • Pode fazer-te hesitar se: O teu orçamento não cobre o custo deste modelo. Se for esse o caso, encontrarás opções mais acessíveis nesta lista.

Uma aposta sustentável: HP 15-fd0076ns

Este incrível portátil proporcionar-te-á uma potência eficiente graças ao seu processador Intel, grande armazenamento e excelentes gráficos para que possas executar qualquer tipo de trabalho. Além disso, se o meio ambiente é importante para ti, gostarás de saber que a HP fabricou este equipamento com plástico reciclado pós-consumo e plástico destinado a acabar no oceano.

O seu registo Silver da EPEAT e a certificação ENERGY STAR permitir-te-ão desfrutar de uma experiência produtiva com este dispositivo. Entretanto, o ecrã de 15,6 polegadas com painel antirreflexo permitir-te-á aumentar a tua produtividade, já que poderás visualizar o ecrã em qualquer lugar, mesmo se estiveres ao sol.

Se pelo teu trabalho precisas de fazer videollamadas de forma recorrente, a câmara HP True Vision com obturador de privacidade, os microfones duplos e a redução de ruído avançada, tornam esta tarefa mais fácil.

A HP puxou a casa pela janela quando fabricou este equipamento. O mesmo conta com características inovadoras para melhorar a experiência do utilizador. Por exemplo, com o HP QuickDrop podes transferir ficheiros sem fios entre o teu computador e o teu dispositivo móvel; o teclado de tamanho completo com teclado numérico integrado permite-te uma escrita confortável; e o uso do Windows 11 dá ao computador o estilo profissional que precisas para desempenhar as tuas tarefas.

  • Características principais: Processador Intel Core i5, memória RAM de 16 GB e 512 GB de armazenamento, ecrã FHD de 15,6" (39,6 cm) na diagonal, IPS, conectividade Wi-Fi 6E, e Bluetooth 5.3, câmara web HP True Vision 1080p com redução temporária de ruído, altifalantes duplos, teclado de tamanho completo, Windows 11 Home 64 Bits.
  • O que o torna único?: A sua fabricação sustentável. A HP pensou na preservação do planeta quando criou este portátil, e se tu também te preocupas com o meio ambiente, gostarás de saber que levas contigo um computador que contribui para a redução da poluição por plástico.
  • É a tua compra perfeita se: Queres ir para uma opção segura. Impossível errar se confiares na HP.
  • Pode fazer-te hesitar se: O facto de ser tão leve (1,5 kg), e ser fabricado com material reciclado, não é confiável para alguns em termos de resistência, embora muitas análises de utilizadores assegurem o contrário.

A melhor opção para quem trabalha com design gráfico e 3D: Apple Macbook Pro Apple M3 Pro

Que ninguém duvide da capacidade que tem o Apple MacBook Pro M3 para gerar gráficos avançados.

Conta com uma GPU rápida e eficiente, o que significa que pode executar aplicações pesadas com maior fluidez e com melhores gráficos. Enquanto isso, o seu traçado de raios por aceleração de hardware permite criar sombras e reflexos mais realistas, o que é ideal para trabalhos de design e edição de vídeo. Obviamente este MacBook Pro possui um ecrã que faz jus à qualidade dos gráficos. O alcance dinâmico extremo (XDR) mostra efeitos de luz espetaculares, grande detalhe nas sombras e cores vívidas e reais.

Se te preocupa a capacidade da bateria, ficarás feliz em saber que tem uma autonomia de até 20 horas aproximadamente mesmo se estiveres a executar tarefas muito exigentes. E em termos de segurança, os teus designs estarão seguros com a tecnologia Touch ID que te permitirá apenas a ti desbloquear o teu equipamento através da tua impressão digital.

  • Características principais: Ecrã Liquid Retina XDR de 14,2 polegadas, chip M3 Pro da Apple, CPU de 11 núcleos, GPU de 14 núcleos, memória RAM de 18 GB, armazenamento de 512 GB, Touch ID, câmara FaceTime HE 1080p.
  • O que o torna único?: A sua capacidade de gerar gráficos avançados torna-o uma excelente opção para designers, animadores e ilustradores.
  • É a tua compra ideal se: Trabalhas no mundo da criatividade e realizas tarefas digitais exigentes.
  • Pode fazer-te hesitar se: Não és fã da marca Apple. Talvez queiras dar uma olhada em equipamentos de outras marcas com características similares.

A aposta mais potente: Apple MacBook Air Apple M1

O Apple MacBook Air possui um chip M1, mesmo que oferece as principais características deste potente modelo. O seu CPU é três vezes mais potente e os seus gráficos até cinco vezes mais rápidos. É por isso que não tem problemas em executar tarefas exigentes como editar vídeo com qualidade profissional.

O chip M1 também otimiza a câmara e o microfone incorporados para um desempenho aprimorado das videollamadas do FaceTime.

Quanto à qualidade das imagens, as cores são extremamente reais. A sua resolução de 2.560 x 1.600 pixels (no seu ecrã de retina de 13,3 polegadas) permite visualizar os detalhes com facilidade. Se falarmos dos textos, ficarás feliz em saber que também são visualizados com clareza.

  • Características principais: Ecrã retroiluminado por LED de 13,3 polegadas, resolução nativa de 2.560 por 1.600 a 227 pixels por polegada, brilho de 400 nits, CPU de 8 núcleos, GPU de 7 núcleos, memória RAM de 16 GB, armazenamento de 512 GB, teclado retroiluminado, sensor ambiental, sensor Touch ID, câmara HD.
  • O que o torna único? O seu incrível Chip M1 que multiplica o desempenho do portátil até três vezes.
  • É a tua compra ideal se: O teu trabalho é demasiado exigente para um computador convencional.
  • Pode fazer-te hesitar se: Procuras um equipamento com características mais simples e um preço mais acessível.
post
BOFU
ordenadores