PcComponentes
Minha Conta

Os melhores ratos ergonómicos para trabalhar em 2024

Estás à procura de um rato ergonómico para melhorar a tua postura frente ao computador? Neste artigo, analisamos os melhores modelos de 2024 para que escolhas o que melhor se adapta às tuas necessidades.

Um dos melhores ratos ergonómicos para trabalhar em cima de uma mesa

Os ratos ergonómicos estão desenhados de tal forma que fazem com que a tua mão assuma uma postura correta ao utilizar o computador. Estes ratos adaptam-se de uma forma mais natural à posição do braço e do antebraço, os quais geralmente sofrem uma certa exigência ao usar um rato tradicional.

Quais são as vantagens dos ratos ergonómicos?

A ergonomia é um dos pontos mais importantes que deves ter em conta ao montar qualquer setup de produtividade. Em termos gerais, trata-se de desenhar o teu espaço de trabalho com elementos que favoreçam uma postura adequada em frente ao computador, de modo que as tuas costas, pescoço e braços não sofram durante as horas em frente ao computador.

E é aqui que os ratos ergonómicos revelam todo o seu potencial. Estes periféricos estão desenhados com o foco na comodidade e na postura do utilizador. Estas são algumas das vantagens dos ratos ergonómicos:

  • Reduzem o risco de lesões: O seu design promove uma postura natural da mão e do pulso, diminuindo o risco de possíveis lesões, como a síndrome do túnel cárpico.
  • Melhoram a comodidade: Os ratos ergonómicos são mais confortáveis, dado que estão desenhados para se adaptarem à forma da tua mão, o que reduz a tensão muscular durante o uso.
  • Aumentam a produtividade: Ao serem mais confortáveis, estes ratos permitem trabalhar durante períodos mais longos sem desconforto, o que a longo prazo se traduz num aumento da produtividade.

Como escolher o rato ergonómico adequado para ti?

Agora que já sabes quais são as vantagens dos ratos ergonómicos, chega a grande questão: qual é o melhor para ti? Aqui a escolha depende dos teus gostos, já que existe uma grande variedade de modelos no mercado, desde ratos verticais a trackballs, passando pelos ratos com um design ergonómico que se adapta perfeitamente à mão do utilizador.

Em qualquer caso, para escolher o rato ergonómico, deverás ter em conta o seguinte:

Formato do rato

A forma e o tamanho do rato são fundamentais para uma boa experiência de uso. Recomendamos que experimentes o rato sempre que possível, para te certificares de que se ajusta bem à tua mão. Estes são os mais comuns:

  • Rato vertical: Estes dispositivos têm um design que mantém uma posição mais natural do pulso, mas têm uma ligeira curva de aprendizagem se nunca usaste um.
  • Trackballs: São ratos ‘fixos’. Ou seja, para mover o cursor, terás de acionar uma grande bola com o teu polegar, mantendo o pulso fixo. Tal como no modelo anterior, requerem um pequeno processo de adaptação.
  • Ratos ergonómicos: Estes ratos têm as vantagens de comodidade e ergonomia de outros modelos, mas a sua forma é muito semelhante à dos ratos tradicionais, por isso não têm uma curva de aprendizagem.

Conetividade

A grande maioria dos ratos ergonómicos do mercado conecta-se ao computador através de cabo ou por Bluetooth. Mas também existem modelos por RF, que utilizam um pequeno dispositivo conhecido como dongle, que se conecta a uma porta USB livre do teu computador.

DPI

Os DPI, ou Dots Per Inch (pontos por polegada), indicam a sensibilidade que o rato tem ao deslocar-se. Quanto mais alto for este valor, mais rápido poderás mover o cursor e mais fácil será movê-lo em qualquer superfície, como o vidro.

Botões

A quantidade e configuração dos botões varia bastante entre modelos. Mas a maioria dos ratos ergonómicos inclui botões programáveis que podes personalizar para realizar diferentes funções, o que melhora a produtividade.

Com cabo ou sem fio?

Esta é, provavelmente, a grande pergunta que muitos utilizadores fazem. E a resposta depende muito das tuas necessidades. Os ratos com cabo podem ser algo mais incómodos de usar, mas não precisarás de te preocupar em recarregá-los.

Em contrapartida, se optares por um rato sem fio, a duração da bateria é um fator importante a considerar. Existem muitos modelos que aguentam vários meses com um par de pilhas, e outros que incluem bateria recarregável para que possas usá-los ligados ao computador enquanto carregam.

Os melhores ratos ergonómicos para trabalhar

Os ratos ergonómicos estão desenhados de tal forma que fazem com que a tua mão assuma uma postura correta ao utilizar o computador. Estes ratos adaptam-se de uma forma mais natural à posição do braço e do antebraço, os quais geralmente sofrem uma certa exigência ao usar um rato tradicional.

A seguir, apresentamos-te os melhores ratos ergonómicos disponíveis na PcComponentes. Todos eles contam com determinadas características que garantem uma utilização confortável e segura para o teu braço.

Mars Gaming MMW-ERGOPRO

O Mars Gaming MMW-ERGOPRO aposta tudo no seu design arrojado, que vai além do que entendemos por ergonomia. Neste caso, este rato vertical inclina-se ligeiramente, permitindo que o pulso e o antebraço repousem adequadamente.

Além do seu preço económico, o que mais gostamos neste rato é o quão confortável é utilizá-lo depois de te habituares a ele. Além disso, funciona com uma pilha AA, conta com um dongle para ligação por USB, 3.200 DPI e compatibilidade multiplataforma.

Logitech Lift

A Logitech é um dos fabricantes com maior número de periféricos ergonómicos no mercado. Dentro do seu catálogo, encontramos o modelo Lift, que tem uma versão para canhotos e outra para destros, oferecendo um design vertical muito confortável de usar.

A escolha da borracha riscada na parte traseira melhora bastante o agarre, e inclui cinco botões programáveis. Sem dúvida, uma das melhores opções em termos de relação qualidade-preço que podes encontrar atualmente no mercado.

Microsoft Ergonomic RJG-00002

A Microsoft também tem a sua própria gama de periféricos. Provavelmente, o mais conhecido é o Surface Arc, mas nesta ocasião vamos focar-nos no Ergonomic RJG-00002, que é a proposta ergonómica com cabo da empresa.

Um periférico simples, mas que cumpre perfeitamente os padrões de conforto e produtividade que podemos esperar deste tipo de dispositivos. Tem cinco botões programáveis, liga-se por USB e, na nossa humilde opinião, é um dos mais bonitos da lista.

Phoenix Ergo T1

Antes mencionámos que os trackballs são um dos formatos de ratos ergonómicos que podemos encontrar no mercado e o Phoenix Ergo T1 é uma boa prova disso. Este periférico tem conexão Bluetooth, seletor de DPI até 2.400 e bateria recarregável.

Mas o melhor é o seu formato que, como referimos, permite manter a tua mão numa posição fixa. É certo que tem a sua curva de aprendizagem e pode não ser um modelo para todos, mas se queres experimentar este tipo de ratos, esta é uma boa opção.

Logitech MX Master 3S

O Logitech MX Master 3S é, provavelmente, o rei dos ratos ergonómicos. E a razão é muito simples: é o periférico mais completo da lista. Conta com um design muito confortável de usar, 7 botões silenciosos e completamente programáveis, 8.000 DPI e bateria recarregável por USB-C.

Mas o melhor de tudo é a sua roda de deslocamento eletromagnética MagSpeed. Uma inovação deste modelo que a converte numa ferramenta de produtividade capaz de ser precisa e rápida ao mesmo tempo. O seu preço pode parecer algo elevado… mas, uma vez que o experimentas, nunca mais vais querer usar outro rato. Dizemos isto por experiência.

Logitech MX Vertical

O MX Vertical é um rato ergonómico avançado que combina um design com base científica e o alto desempenho da série MX da reconhecida marca Logitech. A posição de pega natural reduz a pressão no pulso e a tensão no antebraço. O exclusivo ângulo vertical de 57° foi otimizado para possibilitar uma postura ergonómica sem comprometer em nada o desempenho do dispositivo.

O sensor de alta precisão de 4000 DPI deste rato contribui para reduzir quatro vezes o movimento da mão e a fadiga consequente. E o comutador de velocidade do cursor permite ajustar instantaneamente a precisão e a velocidade de DPI com apenas um clique. O MX Vertical dura até quatro meses com uma carga completa e permite três horas de uso com apenas um minuto de carga rápida.

O design e a fabricação deste modelo foram realizados com os objetivos de melhorar a postura e reduzir a tensão muscular e a pressão no pulso. O seu contorno único adapta-se a diversas formas e tamanhos de mão, e a superfície de borracha texturizada garante uma pega natural.

Trust Verto Rato Ergonómico Vertical USB 1600 DPI

Este rato foi concebido para reduzir a tensão nos pulsos e nos braços e oferecer o máximo conforto durante longas jornadas de trabalho. A mão permanece numa posição natural enquanto se utiliza este rato.

Graças ao seu design ergonómico e ao confortável apoio para o polegar, pode estudar ou trabalhar confortavelmente durante horas no escritório ou em casa. O design vertical coloca o antebraço e o pulso numa posição natural que relaxa os músculos da mão, do pulso e do braço. O revestimento de borracha deste rato assegura uma pega firme enquanto trabalhas durante longas horas.

Este modelo conta com um cabo USB de 1,5 metros e um conjunto de luzes LED que iluminam o rato com uma cor azul brilhante. Além disso, tem um sensor óptico de 1000/1600 DPI para um controlo preciso. Podes alterar os DPI através do botão especial ou navegar de forma extremamente rápida por diferentes páginas web com os dois botões para o polegar.

Ewent EW3157 Rato Ergonómico Vertical com Cabo 1800DPI

O rato ergonómico com cabo EW3157 é uma solução perfeita para as pessoas que passam longas horas em frente ao computador. Muitos dos sintomas comuns de tensão relacionada com o pulso e o uso do rato podem ser evitados e reduzidos utilizando este rato ergonómico. Trabalhe com maior conforto graças ao seu design ergonómico. A sua mão, o seu pulso e o seu antebraço apoiam-se de forma mais natural.

Este dispositivo ergonómico está equipado com cinco botões e uma roda de deslocamento. Tem um sensor óptico de alta precisão de 1800 DPI e um botão para mudar entre quatro níveis de DPI: 600-800-1200-1800. O rato é alimentado por USB através de um cabo USB de 1,25 m de comprimento.

Razer Pro Click Rato Ergonómico Sem Fios 16000 DPI Branco

Fabricado pelos melhores cientistas e designers especializados em ergonomia, o suporte adicional para a palma impede que o pulso se apoie na superfície de trabalho, aliviando a tensão e facilitando uma melhor postura do braço.

O seu sensor óptico de 16000 DPI garante que até o menor movimento do rato seja registado, proporcionando um nível extremamente alto de precisão para maximizar a produtividade e a eficiência no trabalho. Além disso, podes emparelhar até 4 dispositivos e alternar entre o PC de secretária, o portátil, o tablet Android ou a televisão com um único clique, sem a necessidade constante de emparelhar e desemparelhar.

A bateria dura até 400 horas com ligação Bluetooth e até 200 horas com ligação sem fios de 2,4 GHz, permitindo-te trabalhar durante muitas horas. Os switches do Razer Pro Click, concebido como o rato definitivo para a produtividade, duram até 50 milhões de cliques, combinando desempenho com durabilidade.

Hama EMW-500 Rato Óptico Ergonómico Sem Fios 1800DPI Preto

Este rato vertical ergonómico ajudar-te-á a manter uma posição correta para as tuas mãos, evitando pressão desnecessária nos tendões e dor no cotovelo. O rato EMW-500 não é apenas uma nova versão do rato padrão, mas está equipado com tudo o que é necessário para tornar o trabalho de escritório com um rato mais fácil e relaxante. Usa os botões de navegação para mover facilmente para a frente e para trás no teu navegador de Internet. Além disso, possui um interruptor de ligar/desligar separado para poupar energia da bateria e prolongar a sua vida útil.

Dependendo do tipo de trabalho que realizas no PC, podes configurar a sensibilidade do rato (DPI) de acordo com as tuas necessidades, até um máximo de 1800 DPI para uma sensibilidade elevada e movimentos rápidos do rato, ou 1000 ou 1400 DPI para movimentos mais lentos e uma sensibilidade menor.

Agora que já conheces os melhores ratos ergonómicos da PcComponentes, convidamos-te a navegar pelo nosso catálogo e escolher aquele que melhor se adequa ao que procuras. Descobre mais ratos para computador no nosso website.

post
BOFU
perifericos