PcComponentes
Minha Conta

Memórias Ram e as suas características

Componentes
18 das mayo das 2021 - Última actualização: 20 das junio das 2024

Queres comprar uma memória RAM e não sabes qual é a mais adequada ao teu caso? Não te preocupes, através deste artigo vamos mergulhar nas características mais importantes das memórias RAM.

memórias ram baratas

Quais são as características das memórias RAM?

A memória RAM é um elemento indispensável de qualquer computador, tal como o processador ou o disco rígido.

Antes de aprofundarmos as características técnicas destes componentes, vamos conhecer alguns aspetos gerais importantes. A memória RAM (Random Access Memory em inglês) é o local onde as instruções executadas pelo CPU são carregadas, bem como outros dados geridos por outros programas. A palavra "aleatório" na designação, refere-se ao local de memória onde estas instruções são carregadas: qualquer local de memória. Não importa qual a localização da memória utilizada, a vantagem da RAM é que a informação pode sempre ser acedida o mais rapidamente possível.

Sendo informação com uma data de expiração, os dados geridos em RAM, ao contrário do que acontece com discos rígidos, SSD ou pen drives, desaparecem completamente sem possibilidade de os recuperar novamente, exceto em ocasiões muito específicas.

Sabendo isto, provavelmente já saberás que existem muitos tipos de memória RAM de acordo com a nomenclatura que possuem, tais como SRAM, DRAM ou SDRAM. Neste artigo abordaremos o DDR4, que é o modelo mais atualizado, e passaremos pelas linhas seguintes. 

Qual é a melhor frequência para as minhas memórias RAM?

Este valor define basicamente a potência base da memória RAM e é normalmente medida em Megahertz (MHz) como acontece com os processadores. É muito importante que antes de escolhermos a motherboard, nos asseguremos de que a frequência é compatível com as memórias RAM que vamos comprar no futuro. Caso contrário, podemos ter algumas surpresas desagradáveis.

Além disso, é de notar que a maioria das memórias DDR4 têm uma frequência de base de 2100Mhz, que pode ser gradualmente escalada até 4600Mhz.  A nossa recomendação, caso o seu orçamento o permita, é começar a considera de 3000Mhz em diante. Embora não seja essencial, uma vez que a maioria (se não todas) das motherboards de chipset 1151 podem suportar a maioria das frequências, vale a pena tê-la em conta para evitar surpresas.

Não se preocupe muito se encontrar uma motherboard que suporte frequências altas e a sua memória tenha uma mais baixa. Será a própria motherboard que "se ajustará" à potência do próprio módulo de uma forma completamente automática.

Latência de memória RAM, o que é e para que serve?

A latência CAS (conhecida como CL) é outro aspecto que leva muitos utilizadores "à loucura". Estamos a falar de um valor que mede a quantidade de tempo que leva determinada informação a viajar para a sua respetiva célula de memória. Quanto menos tempo for necessário, mais eficiente será a realizar qualquer processo. Mas é importante ter em mente que este valor anda de mãos dadas com a frequência, por isso é preciso ter em conta ambos os valores quando se toma uma decisão.

Dito isto, quando falamos de CL, é desejável que o número seja tão baixo quanto possível. Por esta razão, as memórias RAM com latência CL22 levarão muito menos tempo a processar quaisquer dados do que as memórias com latência CL16. Obviamente, isto também afetará o preço. E, portanto, aqueles com menor latência serão um pouco mais caros do que aqueles com este valor mais elevado.

Que voltagem será melhor para mim?

Finalmente, outro aspeto que diferencia a memória DDR4 em relação às gamas inferiores é a voltagem. Atualmente todos os componentes de última geração, tais como os processadores Intel da gama Rocket Lake ou Tiger Lake, consomem muito menos energia do que os seus equivalentes de gama inferior.

Algo semelhante acontece com a AMD, que sempre recebeu muitas críticas pela quantidade de calor emitido tanto pelas suas CPUs como pelas placas gráficas, algo que se ficava a dever às suas altas voltagens. No entanto, o aparecimento dos Ryzen 1700 solucionou este problema, o que significou uma mudança na tendência. Atualmente, é possível encontrar processadores Ryzen a preços muito competitivos como se pode verificar diretamente na loja PcComponents.

Para te dar uma ideia, a maioria das memórias RAM neste artigo consomem cerca de 1,5 volts, embora alguns modelos se tenham tornado populares, cujo consumo se mantém em 1,2V. Pode não ser perceptível à primeira vista, mas se adicionarmos uma CPU, GPU e memória RAM com baixo consumo de energia, certamente os volts consumidos no final do mês podem ser reduzidos consideravelmente.

{c20ab392-9bd6-48ab-baba-c04ce61a0da0}

O que considerar ao comprar RAM?

Mais esclarecido relativamente aos aspetos essenciais que compõem uma memória RAM? Bem, agora vamos ao que interessa. Vamos então esclarecer todas as dúvidas que existem no momento da compra de um módulo de memória RAM.

O que é melhor para um PC de jogo? 16GB vs 32GB

A eterna questão que tem tomado conta dos fóruns informáticos em todo o mundo. No entanto, antes de entrar em guerras sem sentido, não faria mal fazer a seguinte pergunta a si próprio:

Para que finalidade vou utilizar o PC que estou a instalar? Se a resposta é para tarefas gerais de escritório e jogar o jogo ocasional desta geração, 8GB é provavelmente mais do que suficiente. E se tiveres receio que venha a ser pouco, a curto a médio prazo, vai até aos 12GB.

Se, por outro lado, vais utilizar o computador para paginação, renderização e/ou design gráfico, por exemplo em 3D, então talvez queiras ir por 16GB ou mesmo 32GB. Aqui também depende do teu orçamento. Tem apenas uma coisa em mente: Red Dead Redemption 2 ou Cyberpunk 2077 recomendam 12 GB para funcionar de forma aceitável, por isso nunca custa adicionar alguns GB extra se quiseres dar um impulso ao seu desempenho.

Neste momento deverás ter 16GB de margem e, se por acaso precisares de os expandir, serás capaz de o fazer no futuro sem grandes problemas. Entretanto, podes gastar esse "dinheiro extra" (se o tiveres) numa boa SSD ou numa placa gráfica melhor.

Instalar sempre a RAM em módulos pares

Embora não seja absolutamente necessário, é sempre aconselhável instalar a RAM mesmo em módulos. E o que significa isto exactamente? Por exemplo, se vais instalar 16GB no total, é melhor escolher dois módulos de memória de 8GB cada, ligados em slots diferentes. E assim por diante com todas as combinações: duas de 16GB para obter 32GB, duas de 32GB para obter 64GB...

Desta forma, a memória é distribuída muito mais eficazmente por todos os canais da motherboard, assegurando assim que um módulo não esteja demasiado saturado em certas situações, algo que terá um impacto negativo no desempenho. É importante lembrar que quando uma RAM fica sem memória, começa a utilizar o disco rígido para ler a informação. E, como compreenderás, este processo será muito mais lento e mais caro.

A melhor memória RAM pelas suas características

Agora que já conheces em profundidade todas as características da memória RAM em geral, através desta próxima secção faremos um guia comparativo de alguns dos módulos mais interessantes que podes encontrar na PCComponentes.

Para acelerar todo o processo, optámos diretamente pelos modelos DDR4, uma vez que analisar e comparar os anteriores seria demasiado enfadonho, considerando que se trata de uma tecnologia desatualizada. Especialmente se tivermos em conta que a maioria das tomadas Intel atuais (1151) e AMD com Ryzen à cabeça (AM4) são compatíveis com este tipo de memória.

A partir daí, se estiveres interessado em mudar os módulos de memória do teu PC, é possível que estejas um pouco perdido no assunto devido à grande oferta que existe. É por isso que, a pensar em ti, fizemos uma lista das 10 melhores memórias RAM disponíveis no mercado:

1. Patriot Viper Steel DDR4-4400

Uma das melhores opções (sem iluminação) para dar ao teu computador energia bruta. Neste caso, estamos perante um kit de 16GB composto por dois módulos de 8GB. Compatível tanto com a Intel como com a AMD, esta memória específica é capaz de atingir 3600MHz com uma latência de 18.

2. Corsair Vengeance RGB Pro SL White DDR4 3600

Se as luzes são a tua cena, este conjunto de dois slots de 32GB a 3600MHz por 242 euros oferece um desempenho muito semelhante ao Patriot no topo e é também compatível com a Intel e AMD, com uma voltagem de 1.35V e uma latência de 18. Como bónus, podes configurar cada slot para acender de acordo com a tua torre. Não deixes nada ao acaso!

3. G.Skill Trident Z Neo DDR4 3600 PC4-28800

Uma opção recomendada se quiseres esquecer os problemas durante muito tempo. Capaz de movimentar dados a 3600MHz, com uma latência de 16 e uma tensão de 1,35V, este conjunto de memória é especialmente interessante para os interessados em overclocking ao custo, sim, de um preço um pouco elevado.

4. Thermaltake Toughram White RGB DDR4 4400 16GB

Outra opção para os amantes de cor que, brincadeiras à parte, oferece uma velocidade à altura dos melhores componentes desta lista. Até 4400MHz embora, devas ter cuidado, tanto com a latência, como com a tensão (19 e 1,45V respetivamente), pois estão um pouco abaixo de outras alternativas desta lista. Por 201 euros, é uma opção interessante equipar a nossa equipa com 16GB e esquecer a RAM durante algum tempo.

5. G.Skill Trident Z Neo DDR4 3600MHz

Concebido especificamente para trabalhar de mãos dadas com a série Ryzen 3000, podes preparar-te para fazer um investimento significativo com este par de módulos de 32GB, que são um pouco mais de 500 euros. Dito isto, com 64GB, 3600MHz e uma latência de 18, terás memória para os próximos cinco anos.

6. HyperX Predador DDR4 RGB 3200MHz

Existem algumas alternativas a preços baixos (134 euros, neste caso) e que te podem permitir usufruir a partir de agora de um equipamento topo de gama. Esta memória HyperX de 16GB funciona a 3200MHz, tem uma latência de apenas 16 e uma tensão de 1.35V. Os seus 134 euros fazem dela uma opção muito desejável... e também vem com um componente luminoso se quiseres dar um toque de cor ao teu computador.

7. Team Group Delta White RGB DDR4 3200 PC4-25600

Este conjunto de 16GB de dois módulos do Team Group é muito semelhante ao do ponto anterior. 3200MHz, 16 latência, tensão a 1,35V... Também vem com a opção de acender a tua torre, mas a um preço ligeiramente inferior: 129 euros.

8. Adata XPG Spectrix D50 RGB DDR4 3200MHz

Este conjunto de dois módulos de 16GB vem a um preço muito razoável (apenas 207 euros), embora tenha alguns inconvenientes. Por exemplo, uma latência de 20 e uma tensão de 1,5V. Apesar disso, os seus 3200MHz permitem-lhe tornar-se uma opção moderadamente interessante para aqueles que querem velocidade, mas à custa de sacrificar outros aspetos.

9. G.Skill Ripjaws V DDR4 3000

Eficiência e versatilidade. Duas palavras que definem com precisão o que encontramos neste conjunto de 16GB, capaz de funcionar com uma tensão entre 1,2V e 1,35V e de ser otimizado tanto para funções de jogo como de escritório. Além disso, o menu é completado por uma latência de 16, nada mau para um dispositivo que, sim, se move a 3000MHz. O melhor de tudo? Custa apenas 109 euros.

10. Corsair Vengeance LPX DDR4 2666 PC4-21300

Nesta lista não se trata apenas de memória de ultra-alta velocidade e alto desempenho. Por vezes, existem componentes como esta memória Corsair que podem resolver-te problemas, se o teu computador tiver um chipset H370 ou B360 num Core i5 ou superior, placas que não reconhecem componentes que funcionam mais rápido do que 2666MHz. Daí a bondade deste conjunto (que também é oferecido numa variante de 16GB), que se pode obter por pouco menos de 70 euros.

post
componentes