PcComponentes
Minha Conta

Monitores Gaming 100hz vs 144hz: nota-se a diferença?

Os monitores gaming de gama média oferecem taxas de arrefecimentoque vão desde os 100hz até aos 144hz. Mas nota-se a diferença na hora de jogar?

um dos melhores monitores Gaming 144hz

Os monitores gaming são um dos periféricos mais importantes na hora de jogar, uma vez que oferecem tempos de resposta baixos e altas taxas de atualização. No entanto, muitos utilizadores ainda se questionam se vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro num monitor de 100 ou 144 Hz. Por isso, neste artigo, vamos responder a todos eles.

O que é a taxa de atualização e por que é fundamental no gaming?

Já te explicámos noutros artigos que a taxa ou frequência de atualização é um dos fatores mais importantes na escolha de um bom monitor gaming. Este valor indica o número de vezes que o ecrã se atualiza por segundo, por isso, a valores mais altos, as imagens parecerão mais fluidas.

Isto é especialmente importante no gaming, dado que o computador, em geral, e a placa gráfica, em particular, têm de processar grandes quantidades de informação de forma rápida. Portanto, procuramos monitores com a taxa de atualização mais alta possível.

Que taxa de atualização preciso para gaming?

Uma vez explicada a sua importância, não vamos ser muito técnicos: quanto maior for a taxa de atualização do teu monitor, melhor. No entanto, dependendo do uso que dás ao teu monitor, podes optar por diferentes valores.

Estes são os valores padrão que encontrarás no mercado:

  • 50 ou 60 Hz. São o mínimo que qualquer monitor que compres em 2025 terá. São perfeitos para produtividade, mas podem arruinar a tua experiência de gaming.
  • 100 Hz. Aqui já podemos considerar a sua utilização para gaming, embora existam definitivamente opções melhores.
  • 144 Hz. Esta é, na nossa opinião, a melhor opção se procuras um bom monitor gaming em termos de qualidade-preço. Os 144 Hz tornaram-se num padrão, pelo que encontrarás muitos modelos e faixas de preço, desde económicos até gama média.
  • 165 Hz. Se queres uma experiência um pouco mais fluida e o teu computador o permite, podes optar por estes modelos que, aos poucos, vão ganhando espaço no setor gaming.
  • De 240 a 360 Hz. A fluidez que experimentarás num monitor com estas taxas de atualização será impressionante… mas precisarás de ter um dos melhores PCs gaming do mercado para tirar o máximo proveito dessa taxa de atualização.

Conselhos para escolher o teu monitor gaming

Antes de falarmos sobre os monitores gaming que mais recomendamos, existem alguns pontos que deves conhecer para escolher o monitor que mais te convém:

Escolhe de acordo com a tua placa gráfica

Não nos cansamos de repetir que, embora o teu monitor permita uma resolução 4K e tenha uma taxa de atualização de 360 Hz, isto não significa que o teu computador consiga correr jogos nessa resolução. Portanto, consulta sempre que tipo de placa gráfica tens e o que ela pode oferecer para não gastares mais do que o necessário num monitor do qual não vais tirar total proveito.

Claro que também podes investir num monitor de gama alta, mesmo que não tires todo o proveito da sua potência desde o início, e depois ir melhorando gradualmente o teu PC gaming. A decisão é tua.

Compara antes de escolher

Pode parecer um conselho óbvio, mas ficarias surpreendido com a quantidade de vezes que encontramos utilizadores que tomam a sua decisão de compra com base no design ou na iluminação RGB do monitor.

Portanto, antes de te decidires, podes visitar a PcComponentes para rever todos os modelos disponíveis e escolher o que mais te interessa. E se tens um orçamento limitado, lembra-te que também podes aproveitar as ofertas da Black Friday na PcComponentes.

Taxa de atualização não é igual a FPS

Outra dúvida muito comum que convém esclarecer é que a taxa de atualização do teu monitor não indica os FPS a que um jogo irá correr. Na verdade, a forma mais fácil de entender isto é a seguinte:

  • Taxa de atualização em Hz: indica quantas imagens o teu monitor atualiza por segundo.
  • FPS: indica quantos frames (ou imagens) a tua placa gráfica processa por segundo.

Nesse sentido, podes ter um monitor com taxa de atualização de 144 Hz, mas se o jogo for muito exigente e definires os ajustes em qualidade alta, pode ser que a tua placa gráfica só consiga processá-lo a 60 FPS.

Então, estás a desperdiçar o teu dinheiro? De forma alguma, simplesmente deves ter em mente o ponto anterior para que os componentes do teu computador estejam o mais equilibrados possível com o teu monitor. Se sabes que a tua placa gráfica não vai além dos 1080p, o ideal é investir num bom monitor com uma taxa de atualização média e, gradualmente, ir melhorando os componentes do teu computador.

Além disso, a alta taxa de atualização também te proporcionará uma experiência de visualização mais fluida, que será notória em muitas outras atividades do dia a dia, como na navegação web ao fazer scroll em páginas, alternar entre aplicações, ou na edição e visualização de conteúdos.

Nota-se a diferença entre um monitor gaming de 100 Hz e 144 Hz?

Como conclusão, uma maior taxa de atualização faz-se notar, e muito. Especialmente na mudança de 60 Hz para 120 Hz, que alguns monitores oferecem, a diferença é particularmente evidente.

Mas, o que acontece com a mudança de 100 para 144 Hz? Também se nota, mas pode ser que não tanto no dia a dia. O que sentirás, sem dúvida, é uma fluidez extra ao jogar, especialmente em títulos competitivos, onde cada detalhe conta.

Como poupar nos melhores monitores gaming de 144 Hz

Agora que já tens claro que a diferença de hertz se nota nos monitores gaming, provavelmente estarás a perguntar-te quais são os modelos que te oferecem esta taxa de atualização por menos dinheiro. Para isso, preparamos um artigo onde te mostramos quais são os melhores monitores de 144 Hz para gaming.

Além disso, lembra-te que se quiseres poupar ainda mais na compra do teu monitor, podes encontrar as melhores pechinchas e ofertas em monitores para PC no Regresso às aulas.

post
MOFU