🧡🌧 Chegam os Dias Laranja, prepara-te para um vendaval de descontos 🌧🧡 Ver agora >
🧡🌧 Chegam os Dias Laranja, prepara-te! 🌧🧡 Ver agora >
01
Dias
18
Hrs
28
Min
28
Sec
PcComponentes
  • Todas as categorias
  • Recondicionados
Minha Conta

Se tens um portátil que já tem alguns anos, é possível que tenhas começado a notar uma diminuição na sua velocidade ao realizar tarefas. Uma das melhores formas de melhorar um portátil é substituir o disco rígido. Neste artigo, propomo-nos explicar-te como e quando deves fazê-lo.

Substituir o disco rígido de um portátil: quando fazê-lo?

Os discos rígidos tradicionais, ou HDD, são um componente presente em muitos portáteis antigos e são responsáveis por armazenar informações, bem como o sistema operativo. O disco rígido de um portátil é um componente que possui peças móveis e, portanto, é suscetível a falhas ao longo do tempo.

Além disso, este componente tem um impacto direto no desempenho do computador, bem como na sua velocidade de inicialização ou na abertura de aplicações. Portanto, se começares a notar que o teu computador está a ficar um pouco lento, é hora de substituir o disco rígido e prolongar a vida útil do portátil.

Isso é especialmente recomendado se tiveres algum problema ao ler ou copiar arquivos, ou se notares que o teu computador não está a funcionar como inicialmente. Outra razão significativa para substituir é que existem opções mais modernas, como os SSD, que podem melhorar a velocidade geral do equipamento.

Neste caso, não será necessário remover o disco rígido antigo, e poderás expandir o armazenamento através desta porta, que oferece velocidades significativamente mais rápidas.

Na tabela seguinte, podes verificar a velocidade de um HDD em comparação com a de um SSD, bem como a velocidade de ambas as unidades conectadas através de uma porta externa:

Tipo Velocidade de leitura Velocidade de escrita
Armazenamento interno
HDD de 2,5 polgadas SATA 80-175 MB/s 60-150 MB/s
SSD SATA 250-550 MB/s 230-500 MB/s
SSD M.2 350-7000 MB/s 300-6500 MB/s
Armazenamento externo
HDD de 2,5 polgadas USB 3.0 60-120 MB/s 50-100 MB/s
SSD USB 3.0 250-600 MB/s 230-550 MB/s
SSD Thunderbolt 1000-4000 MB/s 900-3500 MB/s

Como mudar o disco rígido de um portátil?

Cada portátil é único, mas a maioria dos modelos que possui um disco rígido HDD permite a substituição sem problemas. Isso inclui os MacBooks da Apple, sendo um dos poucos componentes, juntamente com a memória RAM, que a empresa permite ser trocado oficialmente.

Para fazer isso, segue estes passos:

  1. Faz uma cópia de segurança de todo o conteúdo do teu disco rígido. Podes fazê-lo manualmente, ligando outro disco rígido de backup, copiando os ficheiros para a nuvem ou usando algum programa de backup.
  2. Desliga completamente o computador, fecha-o e desconecta-o da corrente.
  3. Vira o portátil e localiza os parafusos na parte traseira. Terás de removê-los para poder aceder ao interior.
  4. Após remover a tampa, deves localizar o disco rígido. Geralmente, o teu portátil terá um disco rígido de 2,5 polegadas, localizado num dos lados do dispositivo.
  5. Uma vez localizado, desconecta o cabo SATA, um conector longo que está ligado ao disco rígido.
  6. Após remover o disco rígido, podes proceder à ligação do novo disco rígido.

Depois de trocar o disco rígido por uma unidade SSD, terás de reinstalar o sistema operativo. Para isso, é recomendável usar uma pen USB inicializável. 

Quanto custa trocar o disco rígido de um portátil?

Por fim, vamos fazer uma estimativa de quanto te custaria trocar o disco rígido. Se o fizeres em casa, podes poupar na mão de obra, portanto, apenas terás de pagar pelo novo SSD que queres instalar.

Existem opções bastante acessíveis, como o Samsung 860 EVO Basic SSD 1TB SATA3. Esta unidade SSD permite melhorar o desempenho e o armazenamento do teu portátil por um preço bastante razoável.

Em caso de optares por levá-lo a um serviço técnico para a substituição, deves consultar os preços. Mas, em geral, considera que terás de adicionar ao teu orçamento um custo adicional entre 50 e 100 euros pela troca.

post
MOFU
componentes