PcComponentes
Minha Conta

QNAP TS-233 NAS: analisamos o melhor NAS para ter em casa

Javier Bermúdez - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Se, como eu, você se interessou pelos NAS, mas não é um especialista em informática e também não sabe como montar um servidor, o NAS TS-233 da QNAP é exatamente o que você está procurando.

O NAS QNAP TS-233 instalado junto a uma TV
Javier Bermúdez
Javier Bermúdez

— Techie & Gamer.

Especialista em análises e atualidades

Embora seja difícil de acreditar, os sistemas NAS estão cada vez mais presentes em casa. E não estamos a falar apenas de casas onde uma ou várias pessoas trabalham remotamente, mas também de casas normais que querem armazenar grandes quantidades de dados e aceder a eles a partir do conforto do sofá. Já me entendes.

Mas o que venho aqui contar-te é a minha humilde opinião sobre o NAS TS-233 da QNAP e como vários dos seus aspectos mais destacados, como a relação qualidade-preço e a sua simplicidade, me encantaram.

Para que quero um NAS como o TS-233?

Antes de tudo, tenho a certeza de que já te perguntaste, mas para que serve ter um NAS em casa? Principalmente, para poupar dinheiro a longo prazo e é que com o quão caros estão os Gigas na nuvem, ter a tua própria nuvem é mais rentável do que nunca.

Qnap-TS-233-Servidor-NAS
-12%

Qnap TS-233 Servidor NAS

(105)
226,98€
257,07€
Ver detalhes

Além do extra de segurança e personalização que te oferece, que nunca é demais. Mas o bom do TS-233 da QNAP é que te oferece tudo isto por um preço bastante reduzido em relação ao resto.

Ah! E antes que perguntes, o NAS não vem com os discos rígidos SSD. Estes tens que comprar à parte. Mas não te preocupes, porque o NAS QNAP TS-233 é compatível com a maioria.

Especificações técnicas do NAS QNAP TS-233

Embora à primeira vista, um NAS pareça uma caixa onde colocar os SSD para nos conectarmos remotamente, a realidade esconde muito mais. E foi uma surpresa para mim quando entrei no mundo e investiguei sobre como configurar um servidor NAS.

Foi então que descobri o quão importantes são as especificações técnicas de um NAS, além do número de baías que tem. Foi por isso que escolhi o QNAP TS-233 como o meu NAS de confiança.

CPU Processador ARM Cortex A55 quad-core a 2,0GHz
Arquitetura da CPU ARM de 64 bits
Processadores gráficos Mali-G52
Unidade de ponto flutuante Sim
Motor de encriptação Sim
Transcodificação acelerada por hardware Sim
Unidade de Processamento Neural (NPU) Sim
Memória do sistema 2 GB de memória integrada (não expansível)
Memória máxima 2 GB de memória integrada (não expansível)
Memória flash 4 GB (proteção do sistema operativo de arranque duplo)
Baía de unidades 2 unidades SATA de 3,5" a 6Gb/s, 3Gb/s
Compatibilidade de unidades Discos rígidos SATA de 3,5 polegadas

Unidades de estado sólido SATA de 2,5 polegadas

Troca a quente Sim
Porta GbE (RJ45) 1
Wake-on-LAN (WOL) Sim
Jumbo Frame Sim
Porta USB 2.0 2
Porta USB 3.2 Gen 1 1
Fator de forma Torre
Indicadores LED Estado do sistema, LAN, USB, unidade de disco 1~2
Botões Ligar, reiniciar, cópia USB
Dimensões (Altura x Largura x Profundidade) 186 × 91,7 × 157,6 mm
Peso (líquido) 1.69 kg
Peso (bruto) 1.89 kg
Temperatura operacional 0 - 40 °C (32 °F - 104 °F)
Temperatura de armazenamento -20 - 70°C (-4°F - 158°F)
Humidade relativa 5 ~ 95 % de humidade relativa sem condensação, bulbo húmido: 27 ˚C (80,6 ˚F)
Unidade de alimentação elétrica 48W (12VDC), 100-240VAC
Consumo de energia: Modo de suspensão do disco rígido: 3,43 W
Consumo de energia: Modo de operação, típico 10,81 W
Ventoinha 1 de 80 mm, 12 V de CC
Alerta do sistema Campainha
Garantia padrão 2 anos
N.º máx. de conexões simultâneas (CIFS): com memória máx. 200

Desempenho do NAS QNAP TS-233 no dia a dia.

Agora que conheces um pouco mais as especificações técnicas deste NAS, vou contar-te por que vale a pena comprar um NAS e como este se comporta no dia a dia e o desempenho que me deu. E é que, não devemos esquecer que é um NAS que se destaca pela sua relação qualidade-preço, orientado para uso doméstico.

Para teres uma ideia, a velocidade aproximada de 114 MB/s de download e 103 MB/s de upload de dados. No meu caso, com um pc Windows através da porta de conexão por cabo de rede (gigabit RJ45).

A única desvantagem é que tens que ser consciente com o armazenamento, já que com apenas 2 baías para discos SSD, não podes esperar que o NAS TS-233 seja um armazém gigante de dados a nível profissional, já que como máximo poderás ter 8TB de memória. O que, para uso doméstico, é um máximo inalcançável.

Mas quão fácil é subir e baixar coisas para o NAS? Embora entre em mais detalhes mais tarde, o sistema operativo QTS 5 é muito simples e amigável para utilizadores inexperientes. Tanto que o guia de início rápido explicará de forma simples os poucos aspectos básicos que deves saber.

E o que posso fazer com o NAS? Além de guardar dados, subir fotos ou ver vídeos remotamente. Bem, se és um pouco geek da tecnologia como eu, vais adorar saber que suporta conexões VPN e podes conectar-te remotamente através do TeamViewer.

Ah! Por último eNão menos importante, o ponto mais destacado do TS-233 é a cibersegurança em vários aspectos: proteção contra malware, backups com um clique, proteção contra eliminação de arquivos por erro. Ou seja, não vais perder as fotos da comunhão da tua prima sem querer.

Design e construção do QNAP TS-233

O TS-233 é incrível como NAS, fácil de usar, acessível, com funções de cibersegurança e o melhor de tudo, é bonito. Podes colocá-lo ao lado da TV, entre uma planta e a PS5, sem que se destaque “de forma negativa”. De facto, é bastante pequeno.

O que mais chama a atenção no design do TS-233 é a sua cor branca e a sua caixa limpa e estética. Tudo está no seu lugar, portas, cabos e ventoinhas atrás, e na parte frontal os botões e luzes que vamos precisar ter à mão.

Mas, por onde se colocam os discos rígidos? Esta é outra das boas coisas de um NAS que está pensado para uso doméstico, e é que estão escondidos. Cobertos pela caixa, algo que lhe dá um extra de design e segurança, só terás que retirar um pequeno parafuso com a mão na parte inferior e remover a tampa para aceder às baías.

O melhor do QNAP TS-233 é o seu software

Já tinha comentado antes que uma das coisas que mais gostei do TS-233 e de todos os NAS da QNAP em geral, é a interface do QTS. Ou em outras palavras, o painel de controlo do NAS que torna fácil usar este dispositivo diariamente.

Embora tenhas um guia de início rápido e um manual de instruções bastante explicativo (o que é apreciado), vou dar-te alguns conselhos rápidos. A primeira coisa é que descarregues as ferramentas da QNAP no teu computador para aceder a todo o potencial do NAS E a que me refiro com todo o potencial? Pois ao

  • Qfinder Pro: conecta o teu PC ao NAS de forma remota como um disco virtual para armazenar dados
  • Qsync: poderás ativar a sincronização automática de arquivos entre diferentes dispositivos
  • NetBak PC Agent: oferece um sistema de backup do sistema e restauração completa
  • NetBak Replicator: sincronização em tempo real de todos os backups programados e automáticos.
  • Snapshot Manager: criar pontos de salvaguarda e restaurar todos os dados até esse momento.

Como vês, são opções muito interessantes para usar o NAS se trabalhas em casa ou num pequeno escritório. Já que te permitirá ter backups muito bem geridos em todo o momento.

Conclusão, repetiria com o QNAP TS-233

Como pudeste ver, o QNAP TS-233 é um NAS doméstico, compacto e minimalista que pode encaixar na tua sala como centro de entretenimento ou no teu escritório como centro logístico de dados. De facto, eu uso-o de ambas as formas no meu dia a dia.

Uso o NAS TS-233 junto à TV da sala para ver todo o tipo de conteúdos e vídeos de viagens. Além de junto ao meu computador como armazém na nuvem de todos os meus projetos, aos quais até posso aceder remotamente de qualquer parte.

Em suma, se queres comprar um NAS para casa, eu começaria por este. Fácil de usar, com programas de todo o tipo e funções muito úteis.

Seagate IronWolf Pro, o melhor disco rígido para o QNAP TS-233

Se falámos do melhor NAS doméstico e semi-profissional, é nossa obrigação fazer menção aos melhores discos rígidos para NAS que podes comprar. E é que, de todos eles, temos que destacar sem dúvida os Seagate IronWolf Pro nas suas diferentes capacidades.

Desenhado com um nível de qualidade inigualável e um desempenho espetacular, é a melhor opção para quando temos apenas duas baías no caso do QNAP TS-233, mas precisamos de muito armazenamento, bom desempenho ou ambas as coisas.

post
BOFU