Nest: Termostatos Inteligentes

Os avanços tecnológicos para a casa surgem a um ritmo vertiginoso e vieram para ficar. O smarthone, engloba um grande número de tecnologias, funcionalidades e produtos que nos permitem controlar como nunca tudo o que acontece na nossa casa. Entre todos eles se destaca o termostato inteligente Nest, o dispositivo ao qual vamos dedicar este artigo.

Há que reconhecer o mérito de falarmos de um termostato, algo que há em quase todas as casas e nunca ligamos importância. Não é verdade? Esta startup, fundada por um ex-funcionário da Apple, revolucionou o conceito do termostato em 2010 quando criou o primeiro Nest. Desde então chegou a segunda edição e atualmente a terceira. A promessa deste engenheiro era clara: fazer com que os termostatos controlassem a temperatura. Será que consegui? Claro que sim, e quem testou não ficou indiferente.

Nest vai ajudar-te a poupar na fatura da luz e gás.

A poupança é uma das bases junto da comunidade de domótica e uma das muitas razões para que cada vez mais casas adotem o conceito de smarthome, casas conectadas ou casas inteligentes de que muito se fala.

A domótica deu grandes saltos para chegar onde está hoje. Mas ainda há um grande caminho pela frente, dispositivos Nest fazem a diferença.

Poder gerir a temperatura da tua casa em qualquer lugar é algo muito util para a nossa comodidade, e sobretudo para o nosso bolso.

Fazer gastos desnecessários de energia acabaram, teres a casa ou a agua quente quando chegas do ginásio agora é possível com Nest, fica tudo ligado e centralizado num só lugar: o teu smartphone. E graças a sua geolocalização a Nest sabe se estás a chegar a casa e prepara tudo para ti.

Fácil instalação, configuração e uso

Fazer a instalação da Nest é fácil, não é preciso ser engenheiro ou ler um manual repleto de imagens, nem ficaram a faltar peças. Em menos de 30 minutos fica instalado e configurado. Basta retirar da caixa, conectar e instalar, para passarmos de uma casa do seculo XX para o seculo XXI. Nas instruções, basta identificar cada função de cada cabo para conectar a Nest. Também inclui uma capa para ocultar tudo o que esteja conectado.

Podemos optar pelo suporte para colocara na mesa, a instalação é um pouco diferente. Conectamos o Heat Link no termostato antigo e temos a liberta total para colocar o termostato Nest em qualquer lugar da casa com mobilidade total. Isto é muito util para cada lugar da habitação, como a mais fria no inverno ou a mais quente no verão, ou mesmo a que passamos mais tempo. Assim o aquecimento ou o ar condicionado funcionam ate que as partes da habitação esteja na temperatura ideal para o nosso conforto.

Chegou o momento de configurar a Nest, e não poderia ser mais fácil. Começamos com a opção de selecionar em que tipo de habitação estamos: vivenda, apartamento ou escritório. Introduzimos a nossa password do WIFI. Este poderá ser o passo mais chato porque não é muito intuitivo, mas não é para desesperar. Quando a Nest se conectar a rede fará um teste e dará OK. E já está.

A Nest é compatível com praticamente todos os sistemas de aquecimento, gás, gasoleo, chão radiante, bombas de calor, sistemas Opem Thern, etc... e podes controlar perfeitamente em qualquer lugar graças a todas as opções que se encontram na aplicação do nosso smartphone.

Porque chamamos termostato inteligente?

Um termostato liga e desliga quando chega a temperatura que indicamos no seu visor. Isto pode acontecer várias vezes ao dia, mesmo quando estamos em casa. O mais modernos permitem criar programas básicos várias horas ao dia, mas nenhum chega ao nível que encontramos no termostato da Google.

Nest aprende ao longo do tempo. Em poucos dias calculam o tempo que demora a ficar quente ou fria a tua casa. Aprende tendo em conta fatores como a perda de calor pelas paredes, como afeta a temperatura exterior, não se deixa enganar pela luz do sol diretamente, aprende também connosco: a que horas habitualmente voltamos a casa, se vamos durante ao ginásio num determinado dia. Tudo isto permite automatizar o aquecimento e o ar condicionado de uma forma mais precisa do que nós a vivermos na mesma casa a três anos. Não é incrível?

Nest game o título de termostato inteligente, como a sua capacidade de calcular o tempo a que a casa demora a ficar quente, pode otimizar o uso da caldeira e ar condicionado reduzindo os tempos a qu demora a ligar, o que traduz numa poupança que se nota ao final do mês 

Controla em qualquer lugar desde o teu smartphone.

Tudo o que escrevemos anteriormente está bem. E se algum dia os nossos planos alteram? Não te preocupes, a solução é fácil.

A Nest sabe que vou estar em casa quase sempre a mesma hora, se surge um imprevisto podes alterar a configuração através do teu smartphone.

Quando instalas e configuras a Nest, tens de registar-te na plataforma Nest e emparelhar e fazer gestão dos teus dispositivos através do teu smartphone. Desta forma estás sempre conectado e a receber informação detalhada do que acontece e alterar algo que te faça falta.

Nest também é segurança

Na chegada a Espanha da terceira geração da Nest vieram também duas câmaras que se juntam ao eco-sistema da domotica que nos permite controlar tudo o que ocorres dentro e fora da nossa casa a qualquer momento.

As câmaras de segurança conectam se e enviam informação diretamente a Nest e ao nosso smartphone para receber em direto, imagem e som do que está a ocorrer dentro do seu campo de visão.

Uma das funções mais apelativas é que ambas as câmaras têm uma coluna que transmitem a nossa voz para enviar uma mensagem. Aliás, podes configurar para enviar uma notificação para o smartphone cada vez que detete movimento, é uma forma de estares ao corrente do que acontece na tua casa.  

Merece comprar a Nest?

A esta pergunta podemos responder que sim em todos os casos, em que exista uma necessidade de ter um termostato inteligente por obrigação e não por um pequeno capricho.

Se na tua casa tens um termostato antigo e alterares para a Nest vais notar a diferença desde o primeiro dia. Em muitas casas reduziu-se o uso da caldeira para mais de metade graças a Nest e ao conforto que fornece.

A compra também se recomenda se tens dispositivos que sejam configuráveis e com programas fáceis. Consegues ter uma grande comodidade e um uso de caldeira muito reduzido.

Se já tens um termostato inteligente em casa, a compra torna se mais uma questão de gosto. Se ficas atraído pelo design, interface e a sua aplicação de smartphone entre outros detalhes, podes experimentar, a não ser que não notes diferença em poupança.

Nest Termostatos Inteligentes