PcComponentes
  • Todas as categorias
  • Recondicionados
Minha Conta

O que é o ghosting num monitor de PC e como resolvê-lo

Se estás a experienciar ghosting no teu monitor e queres resolvê-lo, aqui explicamos como podes fazê-lo para melhorar a tua experiência de jogo.

O que é o ghosting num monitor de PC e como resolvê-lo

Quer estejas a jogar ou a navegar na internet, o ghosting pode ser bastante irritante. Muitos utilizadores já o experienciaram e, com toda a razão, consideram-no algo desagradável. Está a acontecer contigo? Sabes o que é o ghosting num monitor de PC? Procuras aprender como o resolver? Seja qual for o caso, chegaste ao lugar certo porque temos respostas para todas essas incógnitas. 

Neste artigo, vamos falar sobre este problema: o que é, quais são as suas causas e, o mais importante, como podes resolvê-lo. Então continua a ler. 

O que é o ghosting?

Conhece-se como ghosting ou efeito fantasma a essas imagens (normalmente sombras) que acompanham objetos em movimento no ecrã, criando uma sensação de "fantasma"; daí vem precisamente o seu nome. É mais notório em jogos ou vídeos que têm uma velocidade bastante rápida ou têm muito movimento. 

O ghosting não é apenas irritante, também pode cansar a vista e, a longo prazo, causar outros problemas visuais. 

O que causa o efeito fantasma ou ghosting no teu monitor?

Agora que sabes o que é o ghosting, é isso que está a acontecer ao teu monitor? Infelizmente, é mais comum do que pensas e estas são algumas das possíveis causas deste erro de imagem: 

Tempo de resposta lento

A principal causa do ghosting é um tempo de resposta lento. Atualmente, quase todos os monitores à venda oferecem um tempo de resposta de imagem em movimento (MPRT) <5 ms. No entanto, a maioria dos ecrãs LCD ainda é propensa a certos erros. 

Sabe-se que os ecrãs são compostos por píxeis sujeitos a uma série de alterações de brilho e cor. Dessa forma, podemos perceber as imagens em movimento; esse processo sempre levará um tempo específico. Durante o mesmo, os cristais líquidos, responsáveis por mudar o brilho dos píxeis, têm de reagir a alterações de voltagem, e o tempo que demoram a fazê-lo é o que se conhece como tempo de resposta. Se esse tempo for lento, a imagem seguinte será atualizada mesmo que a anterior não esteja completa. Daí resulta esse efeito de sombra de um objeto para o outro. 

Má configuração do ecrã

Uma má otimização na configuração do ecrã pode afetar o modo de tempo de resposta, a relação de contraste e outros problemas mais. Tudo isso pode desencadear um desfoque de movimento e, assim, o teu monitor acabará com um efeito fantasma. 

Frequência de atualização lenta

Se o teu monitor atualiza os frames recebidos (da CPU/GPU) muito mais lentamente, o ghosting pode ocorrer. Isso acontece porque o novo frame não consegue acompanhar o movimento do objeto no ecrã. Como resultado, verás neste um efeito de sombra. 

Controladores desatualizados

Controladores gráficos e monitores desatualizados ou danificados podem causar falhas de comunicação e, portanto, mau funcionamento do hardware. Isso também acabará por originar um efeito ghosting no teu monitor. Cabos e portas de vídeo danificados também podem afetar o sinal. 

Como resolver o ghosting num monitor?

Existem diferentes soluções possíveis para este problema. Desde medidas fáceis até algumas mais complexas. Mas vamos descrever todas a seguir: 

Verifica se o monitor está ligado corretamente

Antes de mais nada, certifica-te de que o cabo do teu monitor está bem ligado em ambas as extremidades. Se houver um cabo solto, pode causar todo o tipo de problemas de imagem. 

Aproveita também para verificar se o cabo está em boas condições; se não estiver, deves trocá-lo por um novo ou por um que, pelo menos, esteja em bom estado. Lembra-te que quando dizemos verificar, não nos referimos apenas a ver em que condições está o cabo por fora, toca também para garantir que não tem amolgadelas no seu interior. 

Então, se verificares o teu cabo e parecer estar em perfeitas condições, deves ler as soluções seguintes que temos a seguir. 

Elimina outros dispositivos como possíveis causadores

Já falámos do cabo, mas outros dispositivos podem estar a interferir no desempenho do teu monitor. Então, para começar, desliga o teclado, o rato e cada um dos periféricos ligados ao teu computador. 

Porque recomendamos que desligues um a um os dispositivos? Porque só assim saberás qual é o que está a causar o problema. 

Mesmo os dispositivos sem fios também deves desligá-los, ou seja, impressoras, colunas, router, etc. Se estiverem muito perto do computador afasta-os.

Certifica-te de que a porta HDMI/DP do teu computador não está danificada

Agora, se já verificaste os cabos, periféricos e o problema persiste, talvez seja hora de procurar uma porta de vídeo defeituosa; esta poderia ser a causa dos teus problemas. Este é um problema comum, já que as portas HDMI desgastam-se ao longo do tempo; por isso, certifica-te de verificar e garantir que as portas HDMI/DP estão em boas condições.

Se tiveres duas portas HDMI, tenta utilizar a outra em vez da porta que estás a usar atualmente. É muito possível que a porta que estás a usar esteja danificada e a outra não.

Agora, no caso de o teu computador ter uma ou mais portas HDMI danificadas, é melhor levá-lo a uma oficina para ser reparado, antes de tentares consertá-lo por conta própria.

Modifica as configurações do monitor

Se o problema não estiver no cabo, periférico ou portas, talvez seja hora de tentar modificar as configurações do monitor. Estes vêm com certos ajustes, que nem sempre são benéficos e alguns dos erros de imagem podem dever-se a esses ajustes estarem ativados. 

Vamos lá, podes tentar desativar configurações como Redução de Ruído, Suavização de Movimento ou Contraste Dinâmico, se estiverem ativadas. É muito provável que sejam a causa do problema de ghosting. 

Como mencionamos, os tempos de resposta e as frequências de atualização são a principal causa do efeito fantasma. Portanto, experimenta diferentes tempos de resposta e frequências de atualização. No Windows, clica com o botão direito no ambiente de trabalho e seleciona Configurações de Ecrã. Em seguida, rola um pouco para baixo e seleciona Configurações de Ecrã Avançadas. No menu suspenso de frequência de atualização, altera essa frequência se possível. 

Atualiza os drivers da GPU

É importante manter os drivers da GPU atualizados para evitar erros e falhas. Embora o problema possa estar no monitor, é recomendável atualizar os drivers da GPU para eliminar possíveis fatores de risco. A atualização dos drivers da GPU também pode melhorar o desempenho dos jogos e o desempenho geral do sistema. 

Recomenda-se fazer o download dos drivers diretamente no site do fabricante da GPU em vez de utilizar o Windows. Se não tiveres a certeza de qual é a tua GPU, podes verificar no Gestor de Dispositivos do Windows. Por exemplo, para placas gráficas Nvidia, vai ao site da Nvidia, seleciona a tua linha de produto e faz o download do driver. Para placas gráficas AMD, o procedimento é o mesmo. E assim com todas as marcas. 

Depois de fazeres o download do driver, instala-o seguindo as instruções pertinentes. 

Evita imagens estáticas por muito tempo

Alguns monitores têm o que se chama de retenção de imagem. Isso acontece quando as imagens estáticas deixam resíduos depois de as fechares. Quanto mais tempo as imagens estiverem no ecrã, mais retenção de imagem verás. Uma solução pode ser usar protetores de ecrã animados com muitas cores para compensar a retenção de imagem. 

Agora, se o teu monitor apresentar esse problema desde o início, podes devolvê-lo se o período de garantia ainda estiver válido, pois pode dever-se a um defeito de fábrica. 

Devolve o teu monitor ou compra um novo

Existem dois cenários em que o ghosting pode ocorrer no teu monitor: ou é desde a instalação ou é um erro que não tinha ocorrido no passado. 

Se o teu monitor for recente e já começar a apresentar este defeito na imagem, como mencionado anteriormente, podes devolvê-lo desde que o período de garantia esteja válido. Por outro lado, se já tentaste todos os passos anteriores e o teu monitor continuar igual, talvez seja altura de adquirir um novo. 

Não há problema, neste momento há uma excelente gama de monitores a preços muito bons. Podes escolher entre faixa de preço, marca, especificações, etc. Verifica as opiniões dos utilizadores para garantir que o monitor que estás interessado em comprar não manifesta este problema ou outros semelhantes. 

Sem um monitor limpo e claro, utilizar o teu computador pode ser uma verdadeira tortura e uma má experiência; sem mencionar o dano e a tensão que poderia causar à tua visão. É por isso que deves resolver este erro o mais rápido possível. Uma atualização dos drivers poderia ser a solução para o teu problema; no entanto, uma revisão básica ao cabo, porta e outros periféricos também poderia fazer a diferença. Em última análise, se nada parecer resolver o problema, lembra-te que sempre podes trocar o teu monitor por um novo.

 

post
TOFU
perifericos