
— Jornalista de videojogos.
Especialista em gaming e smartphones
Não percas esta revisão dos melhores jogos para PC em 2025. Analisamos os lançamentos deste ano, os que estão previstos, e em definitivo, o melhor que podes encontrar para passar as tuas horas a jogar no PC, neste 2025.
Os 11 melhores jogos para PC de 2025
Porque este ano, os jogadores de PC tiveram um grande número de lançamentos para escolher entre vários títulos de grande qualidade. Há jogos para todo o tipo de gamers.
1. Prince of Persia: The Lost Crown
Começamos este artigo com os melhores videojogos de 2025 para PC (muitos deles, também em consolas) com uma agradável surpresa como Prince of Persia: The Lost Crown. Quando a Ubisoft anunciou um novo título do famoso príncipe, nenhum de nós pensava que ia ter um nível tão alto.
O jogo desenvolvido pela divisão de Montpellier tornou-se num dos melhores metroidvanias da história graças à sua proposta de jogo e história. É tão divertido que vais querer tirar-lhe 100% (e para cúmulo, não pede muitos requisitos).
2. Dragon’s Dogma 2
Passámos tanto tempo a pedir uma segunda parte de Dragon’s Dogma, que ainda não acreditamos que Dragon’s Dogma 2 já esteja entre nós. E sim, o videojogo da Capcom saiu realmente bem, exatamente o que esperávamos da equipa liderada por Hideaki Itsuno.
Dragon’s Dogma 2 permite-nos entrar num mundo cheio de magia e fantasia. Neste devemos criar um personagem que se ajuste ao nosso estilo de jogo para avançar numa aventura RPG cheia de surpresas. O jogo está disponível também na PlayStation 5 e Xbox Series X | S, mas a versão para PC tira o máximo partido. Isso sim, recomendamos que tenhas uma boa gráfica…
3. Like a Dragon: Infinite Wealth
Se nunca jogaste a saga Yakuza (Like a Dragon desde há um par de edições no Ocidente), este Like a Dragon: Infinite Wealth pode ser um jogo perfeito para começar. Alguém estará a pôr as mãos à cabeça ao ler isto, mas consideramos que Infinite Wealth é um magnífico ponto de partida para conhecer Kiryu e Ichiban, e a partir daí jogar outros jogos para conhecer o seu passado.
O título da SEGA foi uma agradável surpresa e muitos fãs (e crítica) consideram que é o melhor de toda a saga com uma grande diferença.
4. Tekken 8
O torneio do Punho de Ferro recebeu no início deste 2025 uma nova entrega: Tekken 8. Com o motor Unreal Engine 5 por trás, o jogo de luta da Bandai Namco teve uma grande aceitação entre os amantes dos fighting games, um exame que não é fácil de superar.
Como aconteceu com Tekken 7, esta oitava parte está a receber muitas atualizações de forma constante, tanto de novos cenários como de equilíbrio e, claro, novos lutadores.

5. Helldivers 2
Embora Helldivers 2 esteja muito longe dos números colhidos quando foi lançado, ninguém pode tirar a Sony que ainda continua a ter muito boas cifras, além de um dado incrível: é o videojogo mais rapidamente vendido da história da PlayStation. Nem God of War, nem Spiderman, nem The Last of Us, nem nenhum…
A mecânica de jogo de Helldivers 2 é muito simples: quatro jogadores são implantados num mapa e têm que acabar com todos os inimigos que aparecem, cada um mais feio que o anterior. A cooperação é chave para que cada tiro seja bem dirigido. Aqui dedicamos-lhe uma análise completa onde nos desfazemos em elogios.

6. Persona 3 Reload
Embora Persona 3 tenha diferentes versões, no início deste 2025 foi lançado Persona 3 Reload, um remake da história original que serve de escândalo para unificar muitos dos conceitos dessas edições (embora alguns tenham ficado de fora).
Depois do incrível sucesso de Persona 5 Royal, na Atlus e SEGA consideraram oportuno que refazer alguns dos seus jogos anteriores, mas adaptados ao conceito de Royal, era uma jogada perfeita para captar jogadores que ficaram de fora desses. E sim, funcionou, efetivamente: Persona 3 Reload é uma magnífica porta de entrada para jogar Persona 3.

7. Elden Ring: Shadow of theAcreditamos que não precisa de apresentação, certo? A expansão de Elden Ring apontava para que seria uma experiência incrível, mas o seu lançamento superou todas as expectativas - e olha que já estavam altas. Elden Ring: Shadow of the Erdtree é lançado pouco mais de dois anos após o jogo base, e faz isso repleto de conteúdo e novos chefes.
Com uma duração entre 40 e 50 horas, tanto jogadores como a crítica derretem-se em elogios à expansão. De facto, há uma nota comum entre todos os comentários: se tivesse sido um jogo independente... não teria havido problema.
Embora tenha sido lançado em acesso antecipado, Hades 2 já se infiltrou como um dos melhores videojogos deste ano - mesmo sem estar terminado. A equipa da Supergiant Games já tocou o céu com a primeira parte, daí que conseguir com a segunda é todo um desafio: cumpriram com o que se esperava e não tremeram.
Diante de nós, um novo roguelike, embora desta vez manejamos Melinoe num ciclo constante de morte e ressurreição. Aprende, morre, ressuscita e luta. Uma e outra vez.
Considerado o sucessor espiritual de Suikoden - foi dirigido, de facto, por Yoshitaka Murayama, pai de Suikoden, até que infelizmente faleceu este mesmo 2025 -, Eiyuden Chronicles: Hundred Heroes é um videojogo de RPG onde teremos a oportunidade de controlar inúmeras tropas numa aventura de fantasia medieval.
Esta produção foi muito falada há alguns anos, pois conseguiu arrecadar mais de 4,5 milhões de dólares durante a sua campanha no Kickstarter. Isso tornou-o no terceiro jogo que mais dinheiro tinha arrecadado na plataforma até esse momento. O melhor? Saiu muito bem e vale a pena.
Não foi tão elogiado como a sua primeira entrega, mas o trabalho realizado pela Ninja Theory com Hellblade 2 foi realmente bom. Senua regressa nesta aventura para enfrentar não só os perigos que aparecem no caminho, mas também os mais importantes de todos: os que habitam na sua cabeça.
Com um sistema de combate melhorado, um áudio espetacular e um apartado gráfico que pode ser o teto da geração neste momento, Hellblade 2 é uma história que te vai durar cerca de 5 horas e vais desfrutar muito, especialmente se gostaste do primeiro.
Queremos fechar este relatório com o jogo indie mais relevante deste 2025: Balatro. Desenvolvido por uma única pessoa, em apenas algumas semanas conseguiu vender mais de um milhão de cópias em todo o mundo graças ao quão viciante era: com as regras do póquer, este jogo de cartas premia o jogador para conseguir o melhor baralho e superar os desafios apresentados. Afinal de contas, é um roguelike de cartas.
Balatro continua a acumular vendas e tornou-se a sensação deste 2025, daí que o tenhamos trazido para este artigo.
Não percas esta revisão dos melhores jogos para PC em 2025. Analisamos os lançamentos deste ano, os que estão previstos, e em definitiva, o melhor que podes encontrar para passar as tuas horas a jogar no PC, neste 2025.
Vamos já com a lista dos melhores jogos para PC neste ano 2025.
1.- Street Fighter 6
Algo que sempre agrada muito aos fãs das sagas resgatadas, é que se siga a linha do tempo oficial. Como a trama de Street Fighter VI ocorre após os eventos dos jogos de Street Fighter III, é assim. Além disso, a história e o cenário de Street Fighter 6, baseado em Open World Hub dá-te a liberdade de vaguear por várias partes do mundo e conhecer outros personagens num modo de exploração e história que te vai cativar.
O avatar que cada jogador pode criar vai encontrar-se com os mestres clássicos dos jogos de toda a vida, que os guiarão pela história e que estão acompanhados do seu próprio tema musical que se soma à experiência imersiva de Street Fighter 6. Um lançamento que não só dá acesso ao mundo aberto, mas que inclui muitos elementos de RPG que vão emocionar os novos fãs como os clássicos que voltam a jogar.
Disponível desde 2 de junho de 2025 em PS5, PS4, Xbox Series X / S e PC.
E, a propósito, na PcComponentes testámos. Aqui tens a nossa análise de Street Fighter 6.
2.- Diablo IV
Os fãs da saga poderão voltar ao início com Diablo 4, baseado nos eventos anteriores ao primeiro jogo da saga; uma guerra interminável conhecida como O Grande Conflito. No que diz respeito ao jogo, os ajustes, as melhorias e as ideias que introduz transformaram este último título no melhor de toda a série.
O combate perfeitamente afinado, as amplas opções de construção para cada classe, os gráficos estelares e a sólida base de serviço ao vivo estão entre os mais impressionantes do género, e as atividades finais e oO teu trabalho está tão bem pensado que te será difícil encontrar algum defeito.
Disponível a partir de 5 (PS4, PS5) e 6 (PC, Xbox One, Xbox Series X/S) de junho de 2025 em PS4, PS5, PC, Xbox One, Xbox Series X/S.
3.- EA Sport FC 24
Chega o primeiro videojogo da EA após a saga FIFA, o EA Sports FC 24 inclui, como quase sempre, um bom punhado de mudanças, algumas mais pequenas e outras adições que se combinam para causar uma impressão positiva.
E é que, a perspectiva do árbitro em primeira pessoa, o monte de novas animações para ajudar a tornar tudo real e dinâmico. E falando de dinamismo, uma das melhorias reside na forma de correr dos jogadores. AcceleRATE 2.0 adiciona quatro novos arquétipos de aceleração, fazendo com que possas distinguir os jogadores à primeira vista, apenas pela sua forma de correr. Novos comentadores, estatísticas ao vivo e um menu melhorado são apenas alguns dos muitos pontos de melhoria e renovação que este novo EA Sports FC 24 traz, que estará disponível no final deste mesmo mês.
Disponível a partir de 29 de setembro de 2025 em PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC e Nintendo Switch. Se vais jogá-lo definitivamente no PC, estes são os requisitos para jogar EA Sports FC24 no teu computador.
4.- Star Wars Jedi: Survivor
Lançado na primavera passada, para muitos Star Wars Jedi: Survivor é o melhor jogo de Star Wars já criado. Não é em vão, trata-se de uma saga que, em videojogos, tem dado muitos tropeços nos últimos anos. Poucos jogos causam uma primeira impressão cinematográfica como este.
Trata-se de um produto bem feito, reflexivo, divertido e ousado a explorar a ténue separação entre o bem e o mal. E é um videojogo imprescindível para qualquer fã da franquia. Respawn Entertainment e Star Wars desta vez acertaram em cheio.
Disponível desde 28 de abril de 2025 em PS5, PC, Xbox Series X/S, PS4 e Xbox One.
E, a propósito, em PcComponentes testámo-lo. Aqui tens a nossa análise de Star Wars Jedi Survivor.
5.- O Remake de Resident Evil 4
Uma brilhante nova versão de Resident Evil 4 que cumpre todos os requisitos. As poucas mudanças que a Capcom faz são claramente inteligentes e muito necessárias. Esta é uma revisão brilhante de um jogo ultra amado pelos fãs. Este jogo serviu para reparar os buracos narrativos, corrigir a atuação de voz questionável e dar às batalhas e aos monstros um lavado de cara muito necessário.
Entre explosões ridículas, corporações malvadas e uma história ligeiramente confusa, o trabalho de Resident Evil sempre foi fazer com que o jogador se sentisse ligado à história. Podemos dizer que Resident Evil 4 se junta à lista cada vez maior de brilhantes remakes da Capcom. Mais do que simplesmente melhorar os gráficos, a equipa suavizou as asperezas do original, tornando a sua história, combate e lutas contra chefes melhores do que nunca.
Disponível desde 23 de março de 2025 em PS5, Xbox Series X / S e PC.
6.- Company of Heroes 3
No último jogo de uma das séries de estratégia mais elogiadas de todos os tempos podes improvisar os detalhes mais finos entre eventos reais. É algo muito parecido com a ficção histórica.
Enquanto que Company of Heroes distinguiu a série pelo seu foco em táticas de esquadrão na Segunda Guerra Mundial, e Company of Heroes 2 incorporou efeitos climáticos. Agora, em Company of Heroes 3 introduz-se um mapa do mundo aberto na sua campanha italiana. Neste mapa terás que realizar manobras com companhias individuais, construirás emplacamentos defensivos, enviarás aviões em missões de exploração, bombardearás postos avançados com navios de guerra e poderás gerir uma letania de cidades em toda a Itália.
Disponível desde 30 de maio de 2025 em PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
7.- Hogwarts Legacy
O último jogo de role-playing de mundo aberto no universo de Harry Potter é o melhor jogo do universo de Hogwarts até à data, mas além disso, é um grande título que oferece uma experiência fácil de usar para os recém-chegados aos jogos de role-playing de mundo aberto com uma ampla gama de possibilidades para garantir horas de diversão. Não é apenas um grande videojogo, é uma obra que olha de frente para filmes e livros da saga.
Disponível desde 10 de fevereiro de 2025 em PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
8.- O remake Dead Space
Passaram 10 anos desde a última vez que calçamos as botas de Isaac Clarke em Dead Space 3, por isso o regresso dos Necromorfos neste survival horror apanhou-nos com vontade. Só que agora, as entranhas e o sangue são muito mais fixes ao serem renderizados em hardware moderno.
A mecânica de desmembramento de membros em Dead Space foi revista para parecer mais realista, graçasao novo sistema Peeling que te permite distinguir perfeitamente cada camada de carne, tendões e ossos necromorfos ao extirpar um membro. Os jogadores também podem usar partes do corpo desmembradas como armas.
Os remakes de jogos antigos queridos nem sempre acertam no alvo, mas a EA diz que o Dead Space foi completamente reconstruído do zero, oferecendo uma fidelidade visual melhorada graças à mudança de RenderWare e ao novo motor Frostbite. As especificações recomendadas incluem pelo menos um Ryzen 5 5600X ou um Core i5-11600K combinado com pelo menos uma Radeon RX 6700 XT ou uma RTX 2070, o que indica que esta também será uma experiência graficamente impressionante.
Disponível desde 27 de janeiro de 2025 em PS5, Xbox Series X/S e PC.
9.- Baldur’s Gate 3
Baldur's Gate 3 está sem dúvida no topo da lista de compras obrigatórias deste ano. De facto, tem batido recordes no Steam. O que é um dos melhores jogos de role-playing dos últimos anos, convida-te a explorar um rico mundo de fantasia cheio de uma alucinante variedade de possibilidades. Baldur's Gate 3, um jogo de role-playing tradicional no molde de Dragon Age: Origins e a série original de Baldur's Gate, permite-te controlar um grupo de aventureiros que param isometricamente para combates ocasionais por turnos à medida que avanças pelo mundo.
O jogo conta com horas de cinemáticas, oferecendo um nível de ambição cinematográfica que está ao nível dos melhores jogos. A história principal é uma aventura imersiva e de alta fantasia digna até da melhor campanha de Dragões e Masmorras, enquanto a mecânica de combate faz deste um dos melhores jogos de estratégia para PC que há no mercado.
Disponível desde 6 de agosto de 2025 em PC, PS5, Xbox Series X/S.
10.- Starfield
Starfield, o ambicioso novo RPG da Bethesda é uma obra colossal. Com muitíssimas opções de aventuras em que te podes embarcar, os seus mil planetas escondem missões e outros mundos para onde os humanos fugiram depois de fugir de uma Terra arruinada.
Starfield tem estado em desenvolvimento durante oito anos, segundo o diretor do jogo Todd Howard, e nota-se. Encontrarás lugares atmosféricos e histórias convincentes entre planetas personalizados e ambientes de outra galáxia. A divertida colisão entre missões estruturadas e sistemas imprevisíveis cria momentos mais pessoais e memoráveis do que muitos outros jogos.
Nós também já o jogamos para te trazer a nossa análise aprofundada de Starfield.
Disponível desde 6 de setembro de 2025 em Xbox Series X/S e PC.
Na PcComponentes temos um extenso guia de Starfield que te encorajamos a consultar.
11.- Mortal Kombat 1
O muito esperado Mortal Kombat 1 foi lançado após uma espera de quatro anos desde o lançamento do último Mortal Kombat 11. É o primeiro jogo na era da NetherRealm Studios que recupera personagens da era 3D como personagens jogáveis em vez de apenas NPC.
Este jogo conta com uma história cinematográfica, semelhante aos seus predecessores, e traz de volta as torres, a Kombat League. Aí poderás subir de rank em lutas online e um novo modo para um jogador chamado Invasões. Todas estas características combinadas com o sangue e as vísceras que caracterizaram os jogos que fizeram desta saga um clássico tornam-no no melhor jogo de luta lançado este ano.
Disponível desde 19 de setembro de 2025 em PS5, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC. Também o analisamos para ti. Aqui, a nossa análise de Mortal Kombat 1.