PcComponentes
  • Todas as categorias
  • Recondicionados
Minha Conta

Os auriculares com cancelamento de ruído são o companheiro perfeito quando queres isolar-te do exterior e aumentar a tua produtividade. Mas o que é exatamente o cancelamento ativo de ruído? Se ainda tiveres dúvidas, neste artigo vamos rever tudo o que precisas de saber sobre eles e contar-te quais são os modelos que mais recomendamos.

O que é exatamente o cancelamento de ruído?

O cancelamento de ruído é um sistema de áudio bastante avançado, mas que aos poucos se popularizou, especialmente em auriculares de gama média e alta. Em termos gerais, é uma funcionalidade que permite anular qualquer som exterior para que o utilizador possa concentrar-se em ouvir o conteúdo que preferir sem distrações.

Como funcionam os auriculares com cancelamento de ruído?

Para consegui-lo, os fabricantes utilizam um princípio de acústica conhecido há anos: a anulação de fase. Para explicar este conceito, é importante entender como funcionam as ondas sonoras. Se olharmos através de um equalizador gráfico, o som viaja pelo ar em forma de onda que, dependendo da sua altura e amplitude, pode ser mais grave ou mais agudo.

E isto é válido para todos os sons que possas imaginar. Desde as notas musicais tocadas num instrumento até ao som que uma ambulância ou um martelo pneumático produzem. E aqui é onde a magia começa. Se pegarmos numa qualquer onda, a duplicarmos e ouvirmos a sua onda inversa, o som anula-se. Não, não é magia, apenas física.

Para tornar mais fácil de perceber, imagina que pudéssemos refletir uma onda num espelho. Pois bem, ao ouvirmos essas duas ondas juntas, não ouviríamos qualquer som.

Como é que os auriculares usam o cancelamento de ruído?

Partindo deste princípio básico de acústica, os auriculares com cancelamento de ruído incorporam uma série de microfones que estão constantemente a captar o som exterior. Através de um chip integrado, o dispositivo processa esse som para analisar a onda e emitir uma onda simétrica, que anula o ruído exterior.

Em outras palavras, quando ouves música com uns auriculares com cancelamento de ruído, na realidade, o alto-falante interno do dispositivo está a emitir dois tipos de som. Por um lado, o da música, podcast ou conteúdo que estás a ouvir. E, por outro, o da onda inversa ao som que se ouve fora.

Cancelamento de ruído ativo vs. passivo

Por último, é importante esclarecer que o que foi mencionado no parágrafo anterior corresponde ao cancelamento de ruído ativo. Ou seja, os auriculares com esta tecnologia usam o seu chip interno para processar o som exterior e anulá-lo.

Mas existe outra tecnologia, muito mais económica, conhecida como cancelamento de ruído passivo. Esta simplesmente utiliza as almofadas dos auriculares para 'selar' os teus ouvidos, cobrindo-os completamente para reduzir significativamente a quantidade de som exterior.

Também existem modelos in-ear, semelhantes aos usados pelos cantores profissionais num palco, que atuam como tampões para os ouvidos, selando a cavidade auditiva para eliminar o ruído. Isto é especialmente útil para os músicos que tocam bateria, por exemplo, pois sem este cancelamento de ruído passivo poderiam acabar por perder a audição devido aos altos volumes de ruído que teriam que suportar.

Cancelamento de ruído ativo vs. passivo: qual é o melhor?

Se o que queres é isolar-te do mundo, o cancelamento de ruído ativo é muito melhor, mas não é infalível. Este sistema é especialmente útil em ambientes onde o ruído é constante e mantém-se ao longo do tempo.

Por exemplo, uma viagem de metro ou de avião, onde o ruído do motor é constante. É aqui que o cancelamento de ruído brilha, uma vez que o sistema pode calcular de forma mais precisa como esse som se comporta, para o anular de forma mais eficaz.

Mas se o que queres é, por exemplo, praticar enquanto tocas guitarra ou teclado sem incomodar os vizinhos, pode ser que uns auriculares com cancelamento passivo sejam mais do que suficientes.

Cancelamento de ruído adaptativo: o mais recente a chegar

Por último, temos que falar na última evolução deste sistema: o cancelamento de ruído adaptativo. Este sistema ainda está nas primeiras etapas do seu lançamento e ainda existem poucos auriculares que o incorporam.

A sua grande vantagem é que o sistema se torna ainda mais inteligente, permitindo discriminar com precisão os sons que queremos anular dos que não. Por exemplo, se estivermos numa estação de metro, os auriculares são capazes de eliminar o ruído de fundo ou o som do motor do comboio. No entanto, deixarão passar os anúncios pelos altifalantes, e até a voz de um passageiro que nos pergunte algo.

Para isso, o chip que controla o sistema é capaz de distinguir o que é 'ruído' do que não é. Desta forma, e usando um sistema de inteligência artificial, é capaz de anular um e deixar passar o outro. Muito útil, não achas?

Os melhores auriculares com cancelamento de ruído

Agora que já sabes tudo sobre o cancelamento de ruído, vamos contar-te quais são os melhores modelos que podes comprar em 2024. Aqui encontrarás os auriculares premium com melhor desempenho nesta tecnologia.

Bose QuietComfort Ultra Earbuds

Começamos com uns auriculares premium em formato in-ear: os Bose QuietComfort Ultra Earbuds. O seu design arrojado é o que mais chama a atenção, mas é no seu interior onde está a magia: o seu sistema de áudio espacial, implementado pela tecnologia Bose Immersive Audio, brilha por si só.

Em termos de cancelamento de ruído, o sistema CustomTune da Bose é capaz de analisar cada orelha para oferecer uma experiência de audição personalizada a cada utilizador. Têm uma autonomia de até seis horas e estojo de carregamento por USB-C.

Bose Ultra Open

A outra opção de gama alta que podemos encontrar no catálogo da Bose são os Ultra Open. Uns auriculares de botão que elevam a autonomia até às 7,5 horas de uso, o que se reduz para 4,5 se os usares com o cancelamento de ruído ativado.

Pode parecer pouco, mas o seu estojo de carregamento oferece até 19,5 horas adicionais, por isso é difícil que os possas usar sem problema durante todo o dia sem medo de esgotar a bateria. Tal como o modelo anterior, têm resistência à água IPX4 e estojo de carregamento.

Bose QuietComfort Ultra

Se preferires o formato de diadema, os Bose QuietComfort Ultra são outra das melhores alternativas do mercado. O seu cancelamento de ruído incorpora três configurações: modo silêncio, modo Aware (ou transparência) e o modo imersão, que combina o cancelamento total de ruído e o áudio imersivo da Bose.

A isto, acrescenta-se uma excelente bateria, que oferece uma autonomia total de 24 horas de uso (18 com o áudio imersivo ativado). Além disso, têm almofadas intercambiáveis e a última versão do bluetooth 5.3, que melhora a conectividade com o resto dos dispositivos.

AirPods Pro 2ª Geração

No início deste artigo, falámos do cancelamento de ruído adaptativo e um dos auriculares que melhor implementaram esta tecnologia são os AirPods Pro 2ª Geração. Graças ao seu chip H2, os intra-auriculares da Apple são capazes de alcançar uma melhor redução de ruído.

E, ao mesmo tempo, incluem deteção de conversas e até adaptam o volume automaticamente dependendo do ruído exterior. Tudo isto mantendo a conectividade instantânea com qualquer dispositivo da maçã mordida, o que os torna uma excelente opção para adicionar ao teu ecossistema Apple.

Sony WH1000XM5

Embora o cancelamento de ruído possa parecer algo muito moderno, a verdade é que já está entre nós há alguns anos. Mas, apesar do passar do tempo, há algo que se mantém: a Sony continua a liderar o mercado com os seus WH1000XM5B, a quinta geração dos seus auriculares de diadema estrela.

Este modelo premium é um dos que melhor trabalho faz na eliminação do ruído exterior, graças ao tandem formado pelos seus dois processadores (o V1 e o Noise Cancelling HD QN1) e os seus oito microfones. Além disso, têm diafragmas maiores, de 30mm, e uma autonomia de até 30 horas de uso.

Bose Headphones 700

Os Bose Headphones 700 são outros dos melhores auriculares com cancelamento de ruído que podes encontrar atualmente. A sua autonomia é um pouco menor que a do seu grande concorrente, cerca de 20 horas, mas compensa com uma qualidade de áudio soberba.

Além disso, este modelo é compatível com os assistentes virtuais mais conhecidos do mercado, por isso podes escolher o que mais gostas através da aplicação Bose Music. Sem dúvida, uma opção premium a ter em conta.

Beyerdynamic Lagoon Traveller

Há quem valorize que uns auriculares que cobrem as orelhas sejam leves e não muito volumosos. E estes Beyerdynamic Lagoon Traveller cumprem ambas as qualidades. Além disso, a sua autonomia mantém um bom padrão, cerca de 24 horas de uso com o cancelamento de ruído ativado, ou 40 sem ele.

Dois pontos a favor, que se somam ao cancelamento de som, para os tornar uma das opções mais premium do mercado. Especialmente recomendado para ouvir música, graças à excelente qualidade de som a que esta marca nos tem habituado.

post
BOFU
perifericos