
— Especialista em videojogos.
Especialista em gaming e computadores
Chegou às nossas vidas por volta dos tempos do iPhone 4, um dos melhores telemóveis de alta gama da sua época, e tornou-se um imprescindível do nosso dia a dia. Falamos da câmara selfie, a lente sempre presente na frente dos nossos smartphones e que nos permite fazer videochamadas e tirar retratos para que as redes sociais estejam sempre a par dos nossos últimos looks. Revisamos alguns dos telemóveis com a melhor câmara de 2025, no que diz respeito à câmara frontal. E não é necessário gastar muito, pois alguns deles são também dos melhores telemóveis de gama média que podes comprar.
Critérios para selecionar as melhores câmaras selfie
Antes de comprar um telemóvel pensando que é o melhor telemóvel com câmara frontal, deves saber identificar alguns aspetos chave como o tamanho do sensor, a abertura e até mesmo a gravação em 4K.
Tamanho do sensor.
É medido em megapixels e determina o número de pixels que compõem cada imagem. Assim, um sensor que tem 12MP vai resultar numa imagem com 12 milhões de pixels.
Por norma, quanto maior for o número, melhor deverá ser o resultado mas, atenção, porque uma imagem com um número muito elevado de megapixels implica que a foto vai pesar mais e, portanto, será mais complicada de editar e ocupará um precioso espaço no teu disco rígido. Atualmente, o mínimo que deves pedir a uma câmara de alta gama são 12MP.
Abertura.
Esta característica é responsável por medir a abertura do diafragma na hora de tirar a foto ou, em termos mais coloquiais, a quantidade de luz que chega ao sensor no momento de registar a imagem.
Em telefonia móvel costuma-se indicar apenas a abertura máxima (sempre especificada desta forma: f/2.2) e onde nos interessa que o número seja o mais baixo possível, pois isso significa que entra mais luz nas nossas fotos e estas serão melhores. Atualmente, as lentes de alta gama da maioria dos fabricantes variam entre f/2.0 e f/2.0, com algumas exceções para cima e para baixo.
Gravação em 4K.
A explosão de popularidade das redes sociais tornou quase obrigatória a necessidade das câmaras frontais gravarem vídeo. Embora no passado os fabricantes não lhes dessem muita atenção, hoje em dia é comum que as câmaras dos telemóveis de alta gama permitam gravar em 4K.
Se for a 60fps (o que resulta numa imagem mais natural), melhor ainda, embora 30fps também devam ser suficientes.
Melhores telemóveis com câmara selfie de 2025
Agora que já conheces os truques que usamos na PcComponentes para escolher os telemóveis com melhor câmara frontal, é altura de conheceres também a nossa seleção. Estes são os telemóveis com melhor câmara selfie que podes comprar na nossa loja online.
Samsung Galaxy S24 Ultra
A Samsung é um dos grandes nomes do ecossistema Android, e tem sido em parte por equipar os seus telemóveis de alta gama com excelentes conjuntos de câmaras, tanto traseiras como frontais. No caso que nos ocupa, o Galaxy S24 Ultra, deparamo-nos com um sensor que fornece imagens com um muito bom contraste e que até oferece excelentes resultados em modo retrato. Para lhe apontar um defeito, fica aquém se falarmos de fotos com a câmara frontal em condições de pouca luz.
Características
- Sensor: 12MP
- Abertura: f/2.2
- Grava em 4K: Sim, a 60fps
Prós
- O resultado geral das fotos é equilibrado, com um bom contraste de cores
- Muito boas fotos em modo retrato
Contras
- Fotos com pouca luz
Google Pixel 8 Pro
Se falamos das melhores câmaras selfie em telemóveis Android, é provável que o debate se reduza a Samsung, Xiaomi… e Google. O Pixel 8 Pro é o último terminal de alta gama saído do forno do motor de busca. Com um sensor um pouco menor que o da Apple ou Samsung (10,5MP) tem um modo panorâmico para os retratos que, exceto em condições de pouca iluminação (nas quais aumenta a exposição automaticamente e, consequentemente, o ruído) funciona maravilhosamente.
Características
- Sensor: 10.5MP
- Abertura: f/2.2
- Grava em 4K: Sim a 60fps
Prós
- Junto com a Samsung, possivelmente o melhor conjunto de câmaras para Android
Contras
- O
- As selfies com pouca luz podem ter mais ruído do que o desejável
Sony Xperia 1 V
A do Sony Xperia 1 V é uma das câmaras frontais com melhores resultados. Detalhe, nitidez, bom equilíbrio dinâmico, cores vivas mas que não saturam... e tudo isso graças a uma das maiores aberturas que vimos numa câmara selfie em Android. Talvez não tenha o nome da Samsung e da Google, mas se a lente frontal é a tua prioridade, deverias considerar seriamente esta opção.
Características
- Sensor: 12MP
- Abertura: f/2.0
- Grava em 4K: Sim, a 60fps
Prós
- Uma das melhores aberturas do mercado no ecossistema Android
- Fotografias muito equilibradas, mesmo com pouca luz
Contras
- A qualidade dos vídeos gravados em modo automático deixa algo a desejar, especialmente durante a noite
OnePlus 12
A câmara selfie do OnePlus 12 é daquelas que te dá uma de cal e outra de areia. No lado positivo, um sensor de 32MP, para que não te escape nenhum detalhe dos teus retratos; no negativo, uma abertura f/2.4 um pouco inferior à de outros equipamentos desta lista. As análises elogiam a definição extra das selfies, mas também lamentam que as cores aparecem um pouco planas.
Características
- Sensor: 32MP
- Abertura: f/2.4
- Grava em 4K: Sim, a 30fps
Prós
- Selfies muito detalhados graças aos seus 32MP
Contras
- A abertura está abaixo da média
- Não grava vídeo 4K a 60fps
iPhone 15 Pro
Incluir a Apple nesta lista pode parecer uma obviedade, mas realmente as suas câmaras frontais nunca foram o seu elemento mais destacado. Também não são no iPhone 15 Pro, embora tenham qualidade suficiente para ganhar um lugar graças a aspectos como a possibilidade de gravar em 4K, estabilização óptica e sensor de profundidade 3D (LiDAR) que permite focar melhor em condições de pouca luz.
Características
- Sensor: 12MP
- Abertura: f/1.9
- Grava em 4K: Sim, a 60fps
Prós
- A maior abertura desta lista
- Sensor LiDAR integrado
- Estabilização óptica
Contras
- Para ser de gama alta, fica aquém da Samsung ou da Google.
Xiaomi 14 Ultra
Há algum tempo que sabemos que a Xiaomi não só se destaca por colocar tecnologia barata com boas prestações, mas também sabe competir nas ligas maiores. O conjunto de câmaras do Xiaomi 14 Ultra está à altura dos melhores telefones Android, embora algumas críticas assegurem que o sensor frontal, apesar de ter boas especificações, não rende tanto quanto os seus irmãos traseiros.
Características
- Sensor: 32MP
- Abertura: f/2.0
- Grava em 4K: Sim, a 60fps
Prós
- Grande sensor e uma muito boa abertura.
- O conjunto de câmaras traseiras é um dos melhores no ecossistema Android
Contras
- A câmara selfie não oferece tão bons resultados em comparação com as quatro lentes traseiras.
Samsung Galaxy Z Flip 5
Os telefones dobráveis ainda não são legião, mas aos poucos estão a incorporar ideias inteligentes na forma como tiramos fotos. A câmara selfie do Samsung Galaxy Z Flip 5 permite-te pressionar em qualquer lugar do ecrã para ativar o disparador. Além disso, o facto de ser um telefone dobrável implica que podemos tirar fotos à distância sem necessidade de esticar um dos nossos membros.
Características
- Sensor: 10MP
- Abertura: f/2.2
- Grava em 4K: Sim, a 60fps
Prós
- Sendo dobrável, podes usá-lo sem mãos
- Ideias inteligentes na interface, como a possibilidade de ativar o obturador pressionando em qualquer lugar do ecrã
Contras
- Sensor um pouco mais pequeno que os seus rivais