
A cibersegurança continua a ser atualmente uma das grandes preocupações dos utilizadores. E é que tanto os computadores como os telemóveis atuais armazenam grandes quantidades de informação pessoal que ninguém quer perder.
Para proteger o teu computador, muitos utilizadores usam antivírus gratuitos. É verdade que os antivírus cujas licenças de pagamento oferecem coberturas mais completas, mas para um utilizador padrão, os antivírus gratuitos podem garantir perfeitamente a segurança do equipamento.
Por isso, neste artigo vamos contar-te quais são os melhores e, acima de tudo, se continuam a ser necessários em 2024.
É necessário um antivírus em 2024?
Antivírus sim ou não. Resposta curta: não. Resposta longa: sim, dependendo do teu uso. Calma, que nós explicamos. Atualmente, os dois sistemas mais usados do mundo, Windows e macOS têm as suas próprias ferramentas de segurança que permitem protegê-los de ciberameaças, como veremos a seguir.
Antivírus para Windows
Os antivírus para Windows eram quase imprescindíveis há não muito tempo. Por exemplo, nos tempos do Windows XP era quase impossível navegar na internet sem descarregar por erro algum executável malicioso. Mas com a chegada do Windows Vista, Windows 7 e suas versões posteriores, a empresa implementou o Windows Defender, a sua própria ferramenta antimalware.
Uma decisão que melhorou, e muito, a segurança de todos os PC. Graças a ela, o próprio sistema operativo encarrega-se de se proteger em três áreas chave:
- Firewall. Esta ferramenta encarrega-se de controlar as portas de conexão à internet, fechando ou abrindo apenas as que precisamos.
- Proteção contra vírus e software malicioso. Nesta secção são executadas análises periódicas para proteger o computador contra vírus e ameaças. Com cada nova atualização, a lista de software malicioso é atualizada, o que permite uma camada de segurança extra.
- Proteção na internet. Além de proteger o computador contra ataques de software, a ferramenta está integrada dentro do Microsoft Edge para proteger contra descargas de ficheiros potencialmente perigosos.
Como vês, o Windows já tem o seu próprio antivírus, por isso, para um uso normal, com estas opções pode ser mais do que suficiente.
Antivírus para Mac: são necessários?
Uma das grandes vantagens que os computadores da Apple têm é que não têm vírus. No entanto, isto não é totalmente verdade. Sim, existem vírus para Mac, mas são muito poucos em comparação com os vírus que existem para Windows.
A razão é que ainda o macOS é um sistema operativo 'minoritário'. Atualmente o Windows tem uma quota de mercado de mais de 75%, segundo os últimos dados da Statista de 2022. Por sua vez, o macOS só alcança os 15%. Isto significa que, por pura lógica, é mais rentável para os cibercriminosos desenvolver software malicioso para Windows, dado que terão um maior público-alvo para atacar, do que para macOS.
Dito isto, sim, existem vírus e malware para Mac. No entanto, este sistema operativo encarrega-se de dificultar a vida aos hackers com vários métodos. Por um lado, o próprio sistema operativo bloqueia por defeito a instalação de aplicações de terceiros que não estejam aprovadas pela Apple, o que deixa muito poucas opções para que uma app maliciosa se instale sem autorização.
Por outro lado, o sistema conta com a opção Segurança e Privacidade, a partir da qual se pode configurar várias ferramentas:
- Firewall. Funciona de maneira semelhante ao Windows, protegendo as portas de conexão à internet do computador.
- Privacidade. Uma secção muito completa onde o utilizador pode controlar que aplicações podem aceder a dados sensíveis, como a localização, os contactos, as fotos, a câmara e o microfone, etc.
- FileVault. Uma ferramenta que encripta o conteúdo do disco rígido para que, em caso de hackeo, seja impossível aceder aos dados que contém.
Os melhores antivírus gratuitos para PC atualmente
Se chegaste até aqui poderás verificar que tanto o Windows como o macOS têm as suas próprias ferramentas para proteger os utilizadores. Então, para que servem atualmente os melhores antivírus? Pois a resposta é que estas aplicações adicionam ferramentas específicas para proteger o teu equipamento e os dados que contém.
Além disso, as suas bases de dados costumam estar mais atualizadas, dado que têm equipas de pessoas a trabalhar para isso. Assim, estes antivírus oferecem proteção extra contra outras ciberameaças, como o phishing (fraudes por e-mail) e ransomware (sequestro de informação).
Pode ser que a maioria dos utilizadores domésticos, que realizam tarefas simples como consumir conteúdos na internet e pouco mais, não precisem desta proteção extra. No entanto, se usas o teu computador para trabalhar e armazenas muitos dados sensíveis, nunca é demais contar com umacapa de proteção extra. Esta é outra das vantagens dos antivírus, pois oferecem suporte para empresas com backup para emails corporativos.
Dito isto, vamos conhecer quais são os melhores antivírus gratuitos para PC. Embora já te adiantamos que a maioria oferece uma proteção básica na sua versão gratuita, pelo que deverás contratar a versão paga para obter todas as suas vantagens de proteção extra para o teu PC.
Avast
Começamos com Avast, um dos antivírus mais populares do mercado. A sua versão gratuita oferece proteção contra ciberameaças, tanto malware como ransomware, embora as suas opções mais interessantes, como a proteção contra ataques e phishing só estejam disponíveis na sua versão paga.
BitDefender
Bitdefender é um dos antivírus mais premiados do mundo, galardoado várias vezes como o melhor antivírus gratuito por AV-Comparatives, um dos principais laboratórios independentes de testes de antivírus. A sua versão gratuita para PC oferece proteção contra vírus, enquanto que a sua versão paga inclui uma VPN, proteção contra ransomware e outras opções de privacidade.
TotalAV
Este antivírus gratuito para PC conta apenas com um scanner antimalware, que procurará ameaças no teu disco rígido. No entanto, todas as outras opções interessantes, como antivírus em tempo real, opções de remoção de malware, bloqueador de anúncios e spam, sistema anti-spyware e sistema anti-ransomware são pagas.
AVG
AVG é um dos antivírus gratuitos mais conhecidos. Este software popularizou-se nos anos 2000 por consumir um pouco menos de recursos do que os seus concorrentes. Atualmente, a sua versão gratuita oferece antivírus para PC e proteção gratuita contra spyware e malware troiano.
Kaspersky
Terminamos com Kaspersky, um software que oferece proteção antivírus, anti-malware e anti-ransomware, o que te permite evitar ameaças ao navegar na internet. Além disso, oferece deteção de stalkerware, com avisos sobre as aplicações instaladas no teu PC que podem espiar e rastrear a tua atividade.