PcComponentes
Minha Conta

Os melhores auriculares sem fios qualidade-preço para o telemóvel

Caminhar, fazer desporto ou estar em casa a ver conteúdo no tablet ou no telemóvel faz com que nos tornemos exigentes na procura dos melhores auscultadores sem fios ou bluetooth com a melhor relação qualidade-preço. Facilito-te a tarefa com alguns breves conselhos e uma seleção das que considero as melhores escolhas.

 melhores auriculares sem fios qualidade-preço para o telemóvel

Informação vital antes de comprar uns auscultadores sem fios

Quando vamos comprar uns auscultadores sem fios, costumamos prestar atenção apenas ao design e ao preço, mas devemos considerar muitos outros aspetos para não nos enganarmos na compra e evitarmos perder tempo com devoluções!

Auscultadores wireless vs bluetooth

wireless vs bluetooth

Ambas tecnologias são sem fios, mas funcionam de maneira diferente. Principalmente, os auscultadores bluetooth usam um sistema de ondas de curto alcance para enviar e receber sinal. Os auscultadores wireless utilizam ondas de rádio (radiofrequência ou RF), infravermelhos ou Kleernet.

Se não sabes o que é Kleernet e tens curiosidade, trata-se de uma conexão sem fios quase sem latência ou interferências que pode operar nas bandas de 5.2 e 5.8 GHz, além da de 2.4 GHz que é a habitual. Dito isto, não vamos aprofundar aqui porque geralmente são auscultadores Hi-Fi que utilizam esta tecnologia.

Voltando ao bluetooth vs wireless, os auscultadores wireless geralmente são de radiofrequência, aproveitando um intervalo de 900 MHz a 3.2 GHz. Vais perceber que estes auscultadores são portáteis apenas dentro de casa, pois normalmente funcionam com um dock ou base wireless que oferece uma cobertura de 10-15 metros. Esta base conecta-se ao dispositivo que vai transmitir a música.

Por outro lado, os auscultadores bluetooth usam ondas de 2.4-2.48 GHz, sendo ideais para distâncias curtas (cerca de 10 metros). Muitos lembrarão os primórdios do bluetooth e o custo dos dispositivos que usavam esta tecnologia, mas hoje em dia é muito mais barata.

Focámos esta guia de compra de auscultadores sem fios com qualidade-preço para utilizadores de smartphone, por isso os modelos ilustrados serão bluetooth. A razão é simples: não precisamos de uma base para os fazer funcionar, podendo levá-los para onde quisermos.

Compatibilidade com versões bluetooth

versiones bluetooth

Ligando com o ponto anterior, é importante que tenhas em conta que cada auscultador será compatível com uma versão bluetooth. Normalmente, verás bluetooth 5.0, 5.1, 5.2 ou, mais raro agora, 5.3. Com o tempo, vão sendo lançadas novas versões bluetooth, por isso, no futuro, veremos bluetooth 5.5 ou 5.6, por exemplo.

As principais diferenças entre as versões bluetooth são a velocidade, o alcance de cobertura, o consumo e a segurança. Aconselhamos a escolher uns auscultadores 5.0, no mínimo; a partir daí, é à vontade do freguês.

Porquê? Estas são as razões:

  • A partir do bluetooth 5.0, os auscultadores consomem menos energia.
  • Maiores velocidades de transmissão.
  • Áudio dual.
  • Maior precisão no envio e receção de sinal (a partir do bluetooth 5.1).
  • Codecs muito interessantes.

Perfis de áudio bluetooth

Vemos que se fala pouco sobre isso na Internet, sendo um aspeto vital na hora de comprar os melhores auscultadores sem fios com qualidade-preço.

O mais comum é o A2DP (Advanced Audio Distribution Profile), caracterizado pela transmissão de áudio estéreo de alta qualidade de um host para um dispositivo. Diz-se que é ideal para jogos e vídeo devido à sua baixa latência, já que o som costuma estar coordenado com o vídeo.

Em segundo lugar, é importante falar do perfil HPF, importante para quem vê os auscultadores bluetooth como um sistema de mãos-livres para controlar as chamadas, com uma transmissão de áudio de qualidade.

Codecs: conhece os melhores

Podes perguntar-te, o que é um codec? Trata-se do modo como se comprime e codifica a música para transmitir entre dispositivos, para depois ser descodificada pelo hardware compatível com esse codec. Fica com os termos "comprimir" e "codificar" porque são os mais fundamentais.

Quando se comprime, o tamanho do ficheiro é reduzido e perde-se informação: quanto menos informação transmitida, menor o ficheiro. Também, usa-se a compressão para reduzir a latência, pois transmite-se mais rapidamente um ficheiro menor do que um maior.

Portanto, os detalhes do áudio do conteúdo que reproduzimos podem perder-se, assim que é importante saberes qual codec é interessante para comprar os melhores auscultadores sem fios com qualidade-preço.

Os mais importantes são:

  • SBC, incluído com o perfil A2DP. É o mais básico e compatível, mas a sua qualidade é mais baixa. Trabalha com ficheiros de até 16 bits / 48 KHz, limitando a taxa de bits a 256 Kbps na maioria dos fabricantes (realmente pode chegar até 345 Kbps).
  • AAC, foi o que derrotou o MP3 e é usado em todos os produtos Apple. Consome mais energia, mas obtém-se uma qualidade de som superior com ficheiros de 24 bits / 44.1 KHz, taxas de bits de até 320 Kbps, sendo também compatível com Android.
  • aptX pode transmitir áudio em 16 bits / 44.1 KHz e uma taxa de bits de 384 Kbps.
  • HD aptX é uma versão melhorada do aptX, chegando a 24 bits / 48 KHz e uma taxa de bits de 576 Kbps. Os auscultadores sem fios de gama alta vêm com este codec.
  • aptX Low Latency, caracterizado por uma latência muito baixa: menos de 40 ms. Chega a 16 bits / 44.1 KHz com uma taxa máxima de 352 Kbps. No entanto, o Adaptive absorveu-o.
  • aptX Adaptive é uma combinação de aptX e aptX Low Latency cuja novidade está em reduzir as interferências e otimizar o áudio automaticamente, conforme estejas a ouvir música ou a falar ao telefone. É chamado "adaptive" porque se adapta em tempo real ao áudio: entre 279 e 420 Kbps de transmissão. Embora ofereça melhor qualidade de som, é mais difícil de encontrar.
  • aptX Lossless, o próprio nome indica: sem perdas. Admite 96 KHz com uma transmissão que se move entre 279 e 860 Kbps.
  • LDAC, criado pela Sony, maneja áudio até 32 bits / 96 KHz com até 990 Kbps. Triplica a transmissão de dados com uma codificação mais otimizada, mas isso só verás em auscultadores Hi-Fi.
  • LC3, lançado em 2020, caracteriza-se por melhorar a eficiência. Suas capacidades são de até 32 bits / 48 KHz com uma taxa máxima de 345 Kbps. A principal vantagem é consumir menos energia.

Antes de continuar, deixar claras 3 notas:

  1. Os codecs aptX foram criados pela Qualcomm.
  2. É necessário que o teu smartphone seja compatível com estes codecs, não basta que apenas um dos dispositivos os suporte.
  3. Os smartphones costumam ser compatíveis com vários codecs. Como conselho, podes verificar isso no Kimovil, na secção "Bluetooth" do smartphone em questão.

Auscultadores sem fios In-Ear, On-Ear e Over-Ear

mejores auriculares inalámbricos calidad-precio

Terminamos os conselhos sobre os melhores auscultadores sem fios com qualidade-preço segundo o design

Over-Ear ou Circum-Aurais

auriculares over-ear

Começando pelos auscultadores over-ear ou circum-aurais, são os clássicos modelos de diadema que cobrem toda a orelha. São mais pesados, mas dentro dos auscultadores sem fios, são os que mais autonomia oferecem.

Principais características:

  • Melhor cancelamento de ruído, tanto passivo como ativo.
  • Mais conforto, evitando que se caiam (atenção ao suor no cabelo ou com certos designs fechados que são mais incómodos).
  • Qualidade de som, melhor? Normalmente sim, mas depende do modelo.
  • Costumam ser mais caros.

É importante saber diferenciar entre designs fechados, abertos ou semiabertos dentro dos auscultadores over-ear. Neste tipo de design, encontrarás os típicos auscultadores Hi-Fi, assim como vários dos melhores modelos sem fios com qualidade-preço.

On-Ear

auriculares on-ear

São os auscultadores que se ajustam à orelha, mas esta não fica guardada parcial ou integralmente dentro deles. São mais leves que os over-ear e mais portáteis para um uso mais versátil, abundando numa faixa de preços de 50 a 90 euros.

Principais características:

  • Económicos.
  • Boa cancelação, mas não a melhor.
  • Costumam ter design fechado, por isso são menos confortáveis.
  • Uso versátil: caminhar, trabalhar, desporto, etc.
  • Qualidade de áudio menor que a dos circum-aurais.

In-Ear ou Intra-Aurais

mejores auriculares inalámbricos calidad-precio

Os famosos AirPods são auscultadores in-ear, encontrando-se uma subcategoria profissional denominada IEM (In-Ear Monitors, que é para profissionais). São auscultadores que vêm aos pares e que se colocam no canal auditivo, dentro das orelhas.

Existem dois tipos:

  • Os earbuds, que são os famosos AirPods.
  • Os in-ear com cabeça de silicone, que têm melhor isolamento e se introduzem mais no fundo do canal auditivo.

Características:

  • Qualidade de áudio que depende muito do modelo.
  • Ideal para desporto ou caminhar pelas suas certificações contra suor, água e poeira, entre outras.
  • O mais portátil de todos.
  • Pior autonomia, que se "resolve" com uma caixa para guardá-los que funciona como estação de carregamento portátil.
  • São os mais incómodos.
  • Pior cancelamento de som, sendo necessário optar por modelos de gama alta para obter um ANC em condições.

Cancelamento de ruído, sim ou não?

Prefiro redirecionar-te para os artigos onde falamos detalhadamente sobre o cancelamento de ruído ativo e cancelamento de ruído passivo. Alguns necessitarão ou valorizarão mais do que outros, mas não é demais que os nossos auscultadores incluam esta opção. No entanto, o ANC melhora conforme subimos de gama, por isso não esperes uma experiência incrível por menos de 100€.

Os melhores auscultadores sem fios com qualidade-preço

O desafio era reunir auscultadores sem fios que oferecessem o máximo pelo menor preço possível, mas dentro deste mundo há diferentes gamas (como em tudo). Portanto, vamos fazer uma classificação simples.

Os mais baratos: Xiaomi Redmi Buds 3 Pro

Embora esteja no mercado a versão 4 Pro, considero que esta versão é muito interessante pela sua excelente relação qualidade-preço e porque a nova versão se diferencia apenas em detalhes.

Argumentos para incluí-los na guia:

  • Cancelamento de ruído ativo de 35 dB com algoritmo IA.
  • Drivers de 9 mm com impedância de 32 ohms.
  • Bluetooth 5.2.
  • Proteção contra água IPX4.
  • Google Fast Pair e compatível com iOS.
  • Autonomia de 6 horas sem estação de carregamento (28 horas com ela).
  • Gestos táteis para usar o smartphone.

A melhor relação qualidade-preço: Sony WF-C500

Estes são um dos melhores auscultadores sem fios com qualidade-preço que podes encontrar, oferecendo um uso versátil excecional (exceto para gaming ou chamadas). As suas características não são poucas:

  • Proteção contra água IPX4.
  • Ideal para fazer desporto.
  • Som equilibrado com graves muito bons, médios claros e agudos aceitáveis.
  • Bluetooth 5.0 com latência adequada em smartphones.

Os in-ear mais confortáveis por menos de 100€: JBL Tune 230NC TWS

Estes JBL destacam-se pela sua metade earbuds, metade in-ear puro e duro. São ideais para um uso geral, com um bom desempenho em desportos, sendo bastante firmes. Pesam muito pouco e têm um ajuste que não exerce pressão, recomendando-os para longas sessões de música.

Características:

  • Bluetooth 5.2.
  • Assistente de voz e gestos táteis genéricos para iOS e Android.
  • Proteção IPX4.
  • Qualidade de áudio realmente boa com graves bons, médios espetaculares e agudos precisos.
  • ANC não é o melhor, não bloqueia mais de 30 dB.
  • Microfones fazem um bom trabalho a isolar o exterior em chamadas.
  • Bateria de 8.7 horas, totalizando 34.8 horas com a estação de carregamento.

Os melhores auscultadores sem fios com qualidade-preço para desporto: Jabra Elite Active 45e

Esta é a minha recomendação mais pessoal, pois os in-ear costumam cair durante exercício muito intenso. No entanto, não os recomendo para uso geral.

  • Design com pinça para que o auscultador fique bem inserido no canal auditivo.
  • Assistente de voz e controlos físicos.
  • Altamente respiráveis, ideal para treinos.
  • Certificação IP67 para poeira e água. Podem ser submersos, mas não recomendo.
  • Bluetooth 5.0 e boa latência.

A melhor qualidade de som em in-ear: Sony WF-C700N

Continuamos com os últimos auscultadores in-ear no ranking dos melhores auscultadores sem fios com qualidade-preço, especialmente se tens iPhone. Estes Sony são uma maravilha auditiva:

  • Não são os mais confortáveis, mas ajustam-se bem.
  • Bluetooth 5.2 com A2DP, AAC, HFP e AVRCP.
  • Drivers de 5 mm.
  • Frequência de 20 a 20.000 Hz.
  • Graves muito potentes, médios muito precisos e agudos bons.
  • Proteção IPX4.
  • Bom cancelamento ANC, mas ouvirás sons de carros, autocarros, etc.
  • Bom microfone, isolando bem o exterior.
  • Bateria de cerca de 8 horas, totalizando 15.8 horas.
  • Headphones Connect da Sony é, senão a melhor aplicação de auscultadores, uma das melhores.

Sabes que na PcComponentes temos de tudo, e se ficaste com vontade de mais, podes consultar todos os modelos na secção de periféricos.

post
BOFU
perifericos