
— Especialista em dispositivos móveis.
Especialista em smartphones e atualidade
Independentemente do preço, qualquer telemóvel serve para gravar vídeos. Mesmo que apenas vejamos os vídeos no ecrã do próprio smartphone, em muitos casos não nos apercebemos da qualidade do vídeo gravado. Tudo pode mudar quando esse mesmo vídeo é visto num ecrã de tamanho superior, como o de um computador ou uma televisão, onde os vídeos gravados com muitos telemóveis já não parecem tão bons.
Se és daqueles que grava regularmente vídeos com o telemóvel e estás a pensar em trocar o teu, é importante que saibas em que deves prestar atenção ao escolhê-lo. Então, antes de mais nada, vamos conhecer quais são esses aspetos chave para que um telemóvel seja uma boa câmara de vídeo. As ofertas de telemóveis na black friday da PcComponentes estão a chegar, e precisas deste guia para tirar o máximo proveito delas.
O que ter em conta ao procurar o melhor telemóvel para gravar vídeos
Quando falamos de câmaras nos telemóveis, todos pensamos no número de megapixels. Até estamos tentados a assumir que mais megapixels é melhor, mas não, é apenas maior. No caso do vídeo, poderíamos pensar algo semelhante com a resolução, até 8K neste momento, ou com os frames por segundo. Esses dois pontos são importantes, mas não são os únicos a ter em conta.
Se o fator principal para escolheres um telemóvel ou outro é a gravação de vídeos, presta atenção aos seguintes aspetos:
- Resolução: a habitual sempre foi FullHD, embora muitos telemóveis de gama média e alta já permitam gravar em 4K e até 8K (embora depois mal tenhamos ecrãs com esta resolução).
- Estabilização de imagem: se vais gravar vídeos em movimento, é muito importante que optes por um telemóvel com estabilização ótica. Assim, reduzirás o tremor que podes provocar ao mover-te enquanto gravas.
- Frames por segundo: para obter vídeos fluidos, precisas de pelo menos 60 frames por segundo (fps). Se também quiseres poder gravar vídeos com câmara lenta, precisarás de pelo menos 240 fps, embora haja telemóveis que vão muito mais além.
- Abertura da lente: ter toda a luz possível é vital para obter vídeos de qualidade. Assim, a abertura da lente é muito importante, porque determina quanto luz é capaz de captar. Quanto mais baixo for o seu número, f/1.8 ou semelhantes, mais luz captará.
- Modos de gravação: se gostas de mexer com o equilíbrio de brancos, focos ou o ISO, precisarás de um telemóvel com modo manual, para poderes estabelecer todos esses valores ao teu gosto.
É preciso lembrar que tudo o que foi dito acima se aplica a ambas as câmaras, tanto a traseira como a frontal. No entanto, se quiseres gravar com a máxima qualidade, a diferença entre ambas as câmaras, a favor da traseira, é sempre muito importante. Se és daqueles que precisas de te ver enquanto te gravas mas queres usar a câmara principal, podes recorrer a um smartphone dobrável ou flexível. Este formato permite-te colocar o telemóvel de tal maneira que possas ver o ecrã enquanto gravas com a câmara traseira.
Por último, há um ponto importante a ter em conta ao escolher um telemóvel para gravar vídeo e não é apenas que sejam telemóveis com a melhor relação qualidade-preço. Falamos do armazenamento, especialmente se não for expansível, como acontece por exemplo nos iPhone. Se vais fazer vídeos longos ou com a máxima resolução, certifica-te de ter um telemóvel com pelo menos 256 GB de armazenamento interno ou com a possibilidade de inserir cartões de memória.
Estes são os melhores telemóveis para gravar vídeo
Tendo em conta os aspetos de que falamos no ponto anterior e outros intangíveis à primeira vista, avaliados nas reviews da DxOMark, referência na hora de avaliar câmaras de telemóveis, já podemos tirar conclusões.
Na seguinte lista estão os que atualmente são os melhores telemóveis para gravar vídeos.
Apple iPhone 15 Pro e Pro Max
Apple iPhone 15 Pro e Pro Max | |
Câmara traseira | 4K até 60 fps, 1080p até 240 fps
Estabilização ótica e eletrónica Abertura f/1.8 |
Câmara frontal | 4k até 60 fps, 1080p até 120 fps
Estabilização eletrónica Abertura f/1.9 |
Armazenamento | 256 GB / 512 GB / 1 TB |
Os iPhones sempre tiveram câmaras muito boas, para não dizer as melhores. E no caso da gravação de vídeos, também é assim até ao ponto de que segundoDxOMark, os iPhone 15 Pro e Pro Max, são os melhores smartphones atualmente para gravar vídeos. É importante lembrar que ambos os modelos têm as mesmas câmaras, daí mencionarmos ambos.
A câmara traseira oferece-nos a possibilidade de gravar em 4K até 60 fps, chegando a 240 fps se nos limitarmos à qualidade FullHD. A câmara frontal não desce muito, mantém-se em 60 fps para 4K e fica em 120 fps em 1080p, sendo a maior perda com ela a ausência de estabilização óptica. Ainda assim, é um dos poucos que oferece estabilização eletrónica na câmara frontal.

Do iPhone 15 Pro é também de destacar o modo cinema, que muda o foco automaticamente para seguir o protagonista da cena em todos os momentos. Além disso, também um modo ação para poder gravar em movimento com a maior estabilização possível. Para aqueles que sabem sobre edição de vídeo, os smartphones da Apple permitem gravar no formato ProRes, que permite editar as cores na pós-produção.
Como se tudo o anterior não fosse suficiente, temos de mencionar a gravação de vídeo espacial. Graças à combinação da lente principal e da ultra grande angular, os iPhone 15 Pro podem gravar vídeos em 3D. Posteriormente, podemos imergir nesses vídeos se tivermos uns Apple Vision Pro.
Xiaomi 14 Ultra
Xiaomi 14 Ultra | |
Câmara traseira | 8K até 30 fps, 4k até 120 fps, 1080p até 1920 fps
Estabilização óptica e eletrónica Abertura f/1.6 |
Câmara frontal | 4k até 60 fps, 1080p até 60 fps
Estabilização eletrónica Abertura f/2.0 |
Armazenamento | 256 GB / 512 GB / 1 TB |
As marcas chinesas em geral, incluindo a Xiaomi, tinham há anos atrás nas câmaras o seu calcanhar de Aquiles. No entanto, o maior expoente do gigante asiático soube dar passos para melhorar o desempenho fotográfico dos seus telemóveis, assinando até alianças com marcas históricas como é o caso da Leica. E graças a esse trabalho, o melhor smartphone com Android pela qualidade dos seus vídeos é o Xiaomi 14 Ultra.
De facto, no papel o melhor smartphone da Xiaomi poderia ser até melhor que os iPhone. Ao contrário do melhor smartphone da Apple, o Xiaomi 14 Ultra permite gravar em 8K, chega a 120 fps em 4K e em FullHD vai até uns impressionantes 1920 fps. Como se tudo isso não fosse suficiente, a abertura é super baixa, fica em f/1.6.
Além dos números, o Xiaomi 14 Ultra tem várias funções que vão deliciar aqueles que tiram partido do telemóvel para gravar vídeos. O seu sensor principal, um Sony LYT-900 de 200 megapixels, é compatível com Dual Native ISO Fusion Max, que nos oferece um gama dinâmica amplíssima, respeitando as áreas não iluminadas e conservando os detalhes das sombras.
O Xiaomi 14 Ultra também cuida do som na hora de gravar vídeos. Graças aos seus quatro microfones, é capaz de reduzir ao máximo o ruído e de captar áudio de forma envolvente. Além disso, tal como com a imagem, o áudio também segue a cena, sendo capaz de fazer zoom sobre o som mais relevante, para acompanhar as imagens fielmente.
Google Pixel 8 Pro
Google Pixel 8 Pro | |
Câmara traseira | 4K até 60 fps, 1080p até 240 fps
Estabilização óptica e eletrónica Abertura f/1.7 |
Câmara frontal | 4K até 60 fps, 1080p até 60 fps
Abertura f/2.2 |
Armazenamento | 128 GB / 256 GB / 512 GB / 1 TB |
A nível fotográfico, os smartphones da Google sempre estiveram num patamar muito alto, mesmo contando com menos lentes nas suas costas. E é que como temos apontado em várias ocasiões, mais câmaras ou mais megapixels não garantem melhores resultados. A Google trabalha muito bem o processamento por software das fotos, e o mesmo acontece com os vídeos.
A câmara traseira é capaz de gravar a 60 fps quando se usa a resolução 4K, chegando a 240 fps se nos contentarmos com FullHD. Não falta a estabilização óptica e uma abertura das melhores, de f/1.7. A câmara frontal por seu lado pode gravar em 60 fps tanto em 4K como em FullHD, embora sofra mais na hora de captar luz, porque a abertura fica em f/2.2. Agora, além dos números, o Pixel 8 Pro tem um componente de software muito importante.
A inteligência artificial, protagonista ultimamente também no mundo dos smartphones, da Google. As câmaras por si só são capazes de gravar vídeos nítidos e com cores vivas em ambientes pouco iluminados, mas uma vez gravados essa IA é capaz de reduzir o ruído que possa ter sido captado. Além disso, Tono Real proporciona uma maior precisão nas cores da pele.
Para rematar, o Pixel 8 Pro tem uma função exclusiva, que não está presente em nenhum outro Pixel: o Otimizador de Vídeo. Esta função encarrega-se de ajustar automaticamente a cor, a iluminação, a estabilização e o granulado uma vez o vídeo tenha sido gravado. Além disso, inclui um modo de vídeo com visão noturna.
Samsung Galaxy S24 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra | |
Câmara traseira | 8K até 30 fps, 4K até 120 fps, 1080p até 240 fps
Estabilização óptica e eletrónica Abertura f/1.7 |
Câmara frontal | 4K até 60 fps, 1080p até 30 fps
Abertura f/2.2 |
Armazenamento | 256 GB / 512 GB / 1 TB |
Está claro que o fabricante que queira aspirar a ter o melhor smartphone do mercado, tem que ter uma gravação de vídeo à altura. A isso aspira a Samsung, na sua eterna luta com a Apple e com a Xiaomi e Google como os convidados mais recentes. E claro, o seu terminal estrela, o Samsung Galaxy S24 Ultra,está entre os melhores smartphones para gravar vídeos.
A câmara principal, que recordamos tem 200 megapixels, permite-nos gravar vídeos em 8K com 30 fps, em 4K com até 120 fps e em FullHD até 240 fps. Portanto, é a única opção juntamente com o Xiaomi 14 Ultra desta seleção que chega a 8K, embora a sua câmara lenta em FullHD não seja tão lenta quanto a do seu rival. Não falta a estabilização óptica e eletrónica e uma muito boa abertura, de f/1.7.
O Samsung Galaxy S24 Ultra tem muitas funções para fazer as delícias dos amantes do vídeo, puxando, como não, da inteligência artificial. Um claro exemplo do uso da IA aplicada ao vídeo é o modo Instant Slow-mo. Com ele, qualquer vídeo pode tornar-se num vídeo em câmara lenta, mesmo que não tenha sido gravado assim. A IA gera novas imagens entre frames, de modo que se pode criar essa cena em câmara lenta.
A Samsung também tem trabalhado há anos para melhorar as fotos e vídeos tirados à noite, algo que o ProVisual Engine se encarrega. Graças a ele, aos pixels 1,6 vezes maiores e à teleobjetiva OIS, os vídeos ficam mais luminosos e estáveis. Além disso, a última atualização do Super HDR permite ver com mais nitidez e fidelidade o resultado final de uma foto ou vídeo antes de os tirar.
Motorola Edge 50 Ultra
Motorola Edge 50 Ultra | |
Câmara traseira | 4K até 60 fps, 1080p até 960 fps
Estabilização óptica e eletrónica Abertura f/1.6 |
Câmara frontal | 4K até 60 fps, 1080p até 120 fps
Abertura f/1.9 |
Armazenamento | 512 GB / 1 TB |
E falemos agora de uma marca mítica, que também sabe fazer muito bons smartphones embora talvez já não esteja tão presente nas nossas mentes, como é a Motorola. A marca um dia americana mas agora nas mãos da Lenovo, empresa chinesa, continua a oferecer-nos telemóveis de todas as gamas. O seu terminal mais destacado atualmente é o Motorola Edge 50 Ultra, que também oferece grandes resultados a nível de vídeo.
Este modelo oferece-nos a possibilidade de gravar vídeos 4K a 60 fps e uma câmara muito lenta em FullHD, já que chega a 960 fps. Além disso, conta com estabilização óptica e eletrónica, e uma das melhores aberturas para captar a máxima luz possível, f/1.6. A câmara frontal é das melhores para vídeo, já que chega a 120 fps em FullHD e tem uma abertura destacada para uma câmara para selfies, de f/1.9.
Claro, o Motorola Edge 50 Ultra tem a sua dose de inteligência artificial para ajudar com os vídeos. Por exemplo, contribui para obter resultados mais nítidos em vídeos em movimento com a estabilização adaptativa, onde a IA se encarrega de determinar a velocidade do movimento e, em função disso, faz correções na estabilização. Também não falta o seguimento do objeto focado, para manter em todo o momento o foco do vídeo no protagonista do mesmo.
Para além da gama mais alta
A realidade é que os melhores telemóveis para gravar vídeos são também os mais caros, superando na maioria dos casos os 1.000 euros de preço de saída. No entanto, sem chegar ao patamar dos melhores, há smartphones que podem tirar muito bons vídeos a preços mais comedidos.
Num patamar inferior, podemos mencionar os iPhone que não levam o apelido Pro ou o Google Pixel 8, também sem o apelido Pro. Com preços que ficam em torno dos 700-800 euros, a perda em relação aos melhores é escassa. Se quisermos descer mais um patamar de preço, a melhor opção poderia estar no Google Pixel 7a ou até poderíamos ir para gerações anteriores de iPhones.
Seja como for, podes sempre aproveitar ofertas e descontos em períodos comerciais específicos para te apanhares um destes smartphones a melhor preço. E é que a tecnologia com preços imbatíveis na Black Friday está na PcComponentes.