PcComponentes
Minha Conta

Os melhores laptops para estudantes de 2025

Javier Bermúdez y Emmanuel Jiménez - Última actualização: 10 das enero das 2025

Hoje em dia existem muitos computadores entre os quais escolher, mas se quiser um para estudar, aqui deixamos os melhores que você pode comprar.

como escolher um portátil para estudantes
Javier Bermúdez
Javier Bermúdez

— Techie & Gamer.

Especialista em análises e atualidades

A cada ano que passa, os computadores portáteis começam a ser cada vez mais essenciais para estudar, sendo praticamente obrigatórios na universidade. Felizmente ou infelizmente, temos centenas de opções à nossa disposição, podendo escolher desde a cor do portátil, o processador, a placa gráfica ou até o teclado que mais gostamos.

Tudo isto é bom, mas para as pessoas que começam no mundo da informática, tudo isto de comprar um computador portátil pode ser avassalador. É por isso que, após um longo estudo, vamos ver quais são alguns dos melhores portáteis para estudantes que existem no mercado hoje em dia. 

 

O que deve ter um portátil para estudar

Escolhe o teu computador portátil sem te preocupares com o que tens que ter em conta. Os nossos especialistas explicam-te tudo detalhadamente.

Pensa no teu orçamento. Os estudantes nem sempre nadamos em ouro, certo? Então, estabelece um limite para não acabares com um portátil que te deixe com o bolso a tremer.

Repara no processador. Procura pelo menos um Intel Core i5 ou um AMD Ryzen 5. Dar-te-ão o desempenho que precisas para as tuas tarefas escolares e algumas explorações na web.

A memória RAM é como a tua capacidade para fazer mil coisas ao mesmo tempo sem te voltares louco. 8 GB é o mínimo aceitável, mas se puderes permitir, aponta para 16 GB. Assim poderás ter abertos os teus apontamentos, Spotify e aquele jogo ocasional sem que o portátil comece a tossir.

Pensa no disco rígido. Aqui tens duas opções: um disco rígido sólido (SSD) ou um disco rígido tradicional (HDD). Os SSD são mais rápidos e resistentes, enquanto os HDD são mais baratos e espaçosos. Sugerimos um SSD de pelo menos 256 GB. Se precisares de mais espaço, podes guardar coisas na nuvem ou num disco rígido externo.

A tela importa! Uma tela de 13 a 15 polegadas está bem para transportar, e procura uma resolução Full HD para que os teus olhos não chorem depois de horas de estudo. Além disso, se vais fazer trabalhos de design ou ver filmes, um bom painel IPS é um plus.

A bateria é algo que não deves ignorar. Procura um portátil que ofereça pelo menos 8 horas de duração da bateria. Assim poderás sobreviver às tuas aulas e maratonas de estudo sem teres que procurar tomadas desesperadamente.

As conexões são chave. Certifica-te de que o teu portátil tem pelo menos duas portas USB (melhor se uma for USB-C), um HDMI (caso queiras ligá-lo a um projetor) e, claro, o bom e velho conector para os auscultadores.

Finalmente, o sistema operativo. Tens basicamente duas opções: Windows ou MacOS, ambas perfeitamente compatíveis com a maioria dos programas que vais utilizar. Escolhe o que melhor se adapta às tuas necessidades e preferências.

Os 8 melhores portáteis para estudantes 2025

Antes de ver as especificações técnicas da nossa compilação dos melhores portáteis para estudantes, vamos ver uma comparação. Assim poderás ver rapidamente um resumo dos diferentes modelos de portáteis que vamos analisar.

Tamanho do ecrã Peso Processador Placa gráfica Memória RAM Memória interna
Apple MacBook Air 13.3-13,6’’ 1,29 kg M1 / M2 / M3 Integrada 8 GB 256 GB
Asus VivoBook 15 M1502YA-NJ153W 15,6’’ 1,55 kg AMD Ryzen 7 7730U Integrada 16 GB 512 GB
MSI Katana 15 15,6" 2,25 kg Intel Core i7-12650H RTX 4060 16 GB 1 TB
Acer Nitro V 15 ANV15-51PQ 15,6’’ 2,1 kg Intel Core i5 13420H RTX 3050 16 GB 1 TB
Lenovo IdeaPad Slim 3 15IAH8 15,6’’ 1,63 kg Intel Core i5 12450H Integrada 16 GB 1 TB
ASUS Zenbook 14 OLED 14’’ 1,39 kg AMD Ryzen 5 7530U Integrada 16 GB 512 GB
PcCom Revolt 3050 15,6" 2 kg Intel Core i5 13500H RTX 3050 16 GB 512 GB
Asus VivoBook S 14 Flip 14" Táctil 1,5 kg Intel Core i5 1335U Integrada 16 GB 512 GB

Apple Macbook Air

Vamos começar a lista com um dos melhores portáteis para estudantes e para trabalhar no mercado, o MacBook Air. Este portátil oferecer-te-á uma grande autonomia, um bom desempenho e várias tecnologias incluídas. O portátil vem com o sistema operativo MacOS; se sempre utilizaste Windows, talvez te pareça estranho de manusear. Além disso, há problemas de compatibilidade com certas aplicações. Tirando isso, este portátil tem grandes vantagens: dá bom desempenho em ferramentas de edição, vem com suite de escritório de alto nível incluídas, o seu console de comandos está enraizado em UNIX (isto será ideal especialmente se fores programador), todas as aplicações disponíveis na App Store tendem a estar livres de falhas, e a interface deTrabalhar no Mac é infinitamente mais ágil e ótimo do que no Windows.

O principal problema deste portátil é a capacidade: 256 GB podem ser um pouco escassos, e 8 GB de RAM podem ser justos para editar vídeo em 4K, por exemplo. E se aumentares a memória, o preço começará a subir também de forma desorbitada. Um disco externo pode ser uma ótima solução. Ainda assim, 90% dos utilizadores terão mais do que suficiente com estas opções, principalmente com um disco externo para ter armazenamento de sobra.

O melhor do portátil é sem dúvida o quão bem funciona, o pouco valor que perde, o quão bem se mantém com o passar dos anos, e esse design brutal que tem a partir da versão com chip M2. É uma ótima compra que pode parecer um pouco cara para o que oferece, mas que fará com que nunca mais queiras voltar a usar um portátil com Windows.

Se não comprares a última versão é possível consegui-lo por menos de 1.000 euros, o que é um ótimo preço para este equipamento. Mas se quiseres ir à última, também com o último processador M3, a compra continua a ser inteligente, com componentes atualizados, e com um portátil que te dará para muito tempo.

Características do Apple MacBook Air

  • Processador M1 / M2 / M3, dependendo da versão que escolheres
  • Armazenamento base: 256 GB SSD
  • Memória RAM base: 8 GB
  • Ecrã retroiluminado LED IPS 13,6 polegadas 2.560 x 1.600
  • Sensor Touch ID
  • Incorpora câmara HD e altifalantes estéreo
  • Peso: 1,24 kg

Asus VivoBook 15

Se tens complexo de magneto e queres ter um portátil com uma tampa metálica, alguém desenhou o Asus VivoBook 15 especialmente para ti. Com um peso de apenas 1,7 quilogramas, poderás levar o teu portátil para qualquer lado, este é um dos motivos pelo qual se torna num dos melhores portáteis para estudantes. E tudo isto apesar de ter um ecrã um pouco mais generoso do que os de 13 polegadas típicos dos portáteis leves.

Este portátil dispõe de um armazenamento ultrarrápido de 512 GB SSD, 16 GB de RAM e um processador AMD Ryzen 7 7730U. Pelo baixo preço que tem o portátil, oferece boas características técnicas. Se não queres um portátil com o qual possas jogar grandes jogos, então este pode ser uma compra perfeita para toda a tua vida de estudante. O seu preço é equilibrado, e as suas prestações são mais do que suficientes para um uso padrão, podendo até garantir uma solvência e uma fluidez muito boa quando já tiver uns anos nas costas.

Características do Asus VivoBook 15

  • Processador AMD Ryzen 7 7730U
  • Memória RAM: 16 GB SO-DIMM DDR4
  • Armazenamento base: 512 GB SSD
  • Ecrã TN 15 polegadas Full HD 1.920 x 1.080
  • Sistema operativo: Windows 11
  • Peso: 1,7 kg

MSI Katana 15

É um computador que combina a estética do típico computador gamer com linhas modernas. Este equipamento destaca-se especialmente pela sua potência. Traz consigo um processador Intel Core i7 de décima terceira geração, altifalantes gigantes para criar uma boa sensação de áudio, o Centro MSI com modo de jogo exclusivo e a placa gráfica de NVIDIA GeForce RTX 4060.

Mas para que quereria um estudante um computador deste calibre? Pois para estudos relacionados com a programação, a arquitetura, as matemáticas e todas as ramas do design artístico.

E sejamos realistas, nunca é demais ter um portátil que também sirva para jogar ao máximo nível. Com a sua placa gráfica é possível executar jogos AAA com um bom desempenho. Não precisarás de uma consola para os fins de semana, para as épocas de férias, ou para desanuviar entre sessões de estudo.

O MSI Katana 15 é um pouco mais caro do que os típicos portáteis para estudantes, mas é porque integra componentes que farão com que tenhas uma máquina brutal para jogar. E lembra-te que ainda terás muitos motivos para justificar a compra.

Características do MSI Katana 15

  • Processador Intel Core i7 13620H
  • Memória RAM: 16 GB SO-DIMM DDR5 3200MHz
  • Armazenamento base: 1 TB NVMe PCIe SSD Gen4x4
  • Placa Gráfica: RTX 4060 GDDR6 8GB
  • Ecrã IPS de 15,6 polegadas FHD 1.920 x 1.080 píxeis 144 Hz
  • Sistema operativo: Não
  • Peso: 2,25 kg

Acer Nitro V 15

Se gostavas da ideia de ter um portátil para jogar, mas o preço continua a ser demasiado elevado, trazemos-te a outra grande opção. O Acer Nitro V 15.

Mantém a essência do portátil anterior, com o seu ecrã gaming, e pensado para poder jogar partidas a jogos avançados, embora reduza um pouco o nível dos componentes. No entanto, poupas algum dinheiro, e com este portátil poderás jogar sem problemas praticamente a qualquer jogo. Tem um Intel Core i5, embora seja de 13ª geração. E a gráfica é uma Nvidia RTX 3050. São 6 GB de RAM de vídeo dedicados. Não está mal para um equipamento que podes comprar por quase o mesmo que qualquer outro portátil leve dos que mencionámos neste artigo.

Carregarás com um pouco mais de peso ao levá-lo na mochila para ir às aulas. Mas quando acabares de estudar terás um equipamento com o qual poderás jogar. Não está nada mal, pois não?

Características do Acer Nitro V 15

  • Processador Intel Core i5 13420H
  • Memória RAM: 16 GB SO-DIMM DDR5 3200MHz
  • Armazenamento base: 1 TB NVMe PCIe SSD Gen4x4
  • Placa Gráfica: RTX 3050 GDDR6 6GB
  • Ecrã IPS de 15,6 polegadas FHD 1.920 x 1.080 píxeis 144 Hz
  • Sistema operativo: Não
  • Peso: 2,1 kg

Lenovo IdeaPad Slim 3

Um portátil básico que é uma compra extremamente inteligente se não tens grandes pretensões e só queres algo que funcione parapoder estudar, levá-lo para a aula, e poder fazer trabalhos. Não vás pensar que por não ter uma gráfica potente como os anteriores ou por não ter uma carcaça metálica, isso já implica que o portátil não vai funcionar bem. Tem o que precisas. E não fica curto em nada que seja chave.

Com o seu processador Intel Core i5 de 12ª geração, os seus 16 GB de RAM, e uma bateria que manterá o portátil a funcionar durante horas, é um portátil brutal a um preço que não ultrapassa os 500 euros. O seu apelido Slim deixa claro que uma das premissas é que seja leve e que seja pequeno, apesar do seu ecrã de 15,6 polegadas. Se procuras algo que funcione bem sem gastar muito dinheiro, esta é a compra perfeita. Procura um título sobre como instalar o Windows e onde obter uma licença, e estarás a fazer uma das compras mais inteligentes possíveis para estudar.

Características do Lenovo IdeaPad Slim 3

  • Processador Intel Core i5-12450H
  • Memória RAM: 16 GB Soldered DDR4-4800
  • Armazenamento base: 512 GB SSD M.2 2280.
  • Ecrã TN de 15,6 polegadas, resolução FHD 1.920 x 1.080
  • Sistema operativo: Não
  • WiFi 6
  • Peso: 1,62 kg

ASUS Zenbook 14 OLED

É um bom portátil para estudar. Mas além de tudo isso, conta com um ecrã de altíssima qualidade, tanto pela sua resolução como pela tecnologia OLED. De todos os portáteis desta lista, é o que oferece uma melhor qualidade de imagem, superando até mesmo o Macbook Air da Apple.

Se és daqueles que não está à procura de gastar o mínimo possível, mas que está disposto a gastar um pouco mais num equipamento, mas não quer um computador para jogos, então este é o que tens que comprar. Os teus olhos agradecerão esse ecrã OLED tanto na hora de ver séries ou filmes como na hora de estudar e trabalhar. Se além disso os teus estudos têm a ver com design, então a compra é ainda mais interessante. Além disso, é muito leve e compacto. Por se tudo isso fosse pouco, o ecrã é táctil.

Características do Asus Zenbook 14 OLED

  • Processador: AMD Ryzen 5 7530U
  • Memória RAM: 16 GB SO-DIMM DDR4
  • Armazenamento base: 512 GB SSD M.2
  • Ecrã OLED táctil de 14 polegadas, resolução WQXGA+ de 2.880 x 1.800 píxeis
  • Sistema operativo: Não
  • Peso: 1,35 kg

PcCom Revolt 3050

Como não podia ser de outra forma num portátil desenhado e forjado nos bastidores da PcComponentes, este equipamento não só serve para trabalhar e estudar, também para jogar. Os seus componentes tornam-no ideal para a universidade ou para o instituto, com um desempenho superior graças ao processador de última geração Intel Core i5 de 13ª, e que incorpora uma placa gráfica RTX 3050. Lembra que a desculpa perfeita é poder trabalhar com gráficos 3D para futuros arquitetos, poder trabalhar com aplicações de criação gráfica para futuros artistas, ou ter uma boa capacidade de computação para engenheiros. O de poder jogar jogos é algo que pode ficar entre ti e nós.

O seu ecrã de 144 Hz oferece uma grande experiência para partidas online e para jogar com muita fluidez. Embora te recomendemos utilizar o argumento de que a tua vista agradecerá uma frequência de atualização mais alta para as longas horas que vais passar a estudar e a preparar trabalhos. E o do teclado RGB retroiluminado vem muito bem como iluminação ambiente para relaxar a vista.

Por sinal, há um par de detalhes que hoje em dia são difíceis de encontrar noutros equipamentos. A memória RAM é expansível até aos 64 GB. E integra uma porta RJ45 para poder ligar diretamente a uma tomada Ethernet e navegar pela Wikipedia a alta velocidade (piscar de olhos, piscar de olhos).

Características do PcCom Revolt 3050

  • Processador: Intel Core i5 13500H
  • Placa gráfica: Nvidia RTX 3050 6GB GDDR6
  • Memória RAM: 16 GB SO-DIMM DDR4
  • Armazenamento base: 500 GB SSD M.2
  • Ecrã de 15,6 polegadas Full HD 1.920 x 1.080 e 144 Hz
  • Sistema operativo: Não
  • Peso: 2 kg

Asus VivoBook S 14 Flip

De todos os portáteis desta lista, é o que tem mais personalidade. Escolhemo-lo por ser um portátil cujo ecrã é possível desdobrar ao máximo para ser utilizado como tablet, sem o teclado. Isto é útil para estudar com o ecrã como referência, ou para criar documentos e trabalhos diretamente no ecrã táctil. Além disso, se nos fizermos com a caneta oficial Asus Pen 2.0, é possível ter um stylus para tomar notas à mão, desenhar ou fazer mapas mentais geniais para depois ter os apontamentos organizados.

Tudo isto sem renunciar a uns componentes que aportam solvência para o dia a dia sem grandes pretensões (jogar). Se procuras um portátil para estudar que tenha tudo o básico, mas que também se destaque pelo seu design e por oferecer características únicas, este Asus VivoBook S 14 Flip é o equipamento que estavas à espera.

Características do Asus VivoBook S 14 Flip

  • Processador: Intel Core i5 1335U
  • Memória RAM: 16 GB DDR4
  • Armazenamento base: 512 GB SSD M.2
  • Ecrã táctil IPS de 14 polegadas Full HD 1.920 x 1.200
  • Compatível com caneta Asus Pen 2.0
  • Sistema operativo: Windows 11
  • Peso: 1,5 kg

Como escolher os melhores portáteis para estudantes

Tendemos sempre a pensar que os descontos e ofertas na Black Friday 2025 vão ser mais agressivos do que em qualquer outra época do ano. E embora seja verdade que os preços de portáteis na Black Friday são muito reduzidos, esses descontos costumam ser aplicados com cada vez mais frequência a outras campanhas comerciais que ganham mais relevância durante estes meses, como o próprio regresso às aulas. Embora encontrarásuma grande quantidade de listas dos melhores portáteis para estudantes, a verdade é que as necessidades de um estudante podem ser tão variadas que estas listas não fazem mais do que confundir ainda mais quem está a pesquisar sobre o melhor que pode comprar. É por isso que decidimos dar-te uma ajuda e orientar-te sobre quais aspectos deves ter em conta na hora de comprar um portátil para estudantes, quer sejas tu próprio o estudante, quer seja para um filho ou um familiar.

Que tipo de estudos vais fazer com o teu portátil?

É a primeira pergunta que tens que fazer se queres o melhor portátil para ti. O tipo de estudos para os quais se quer o portátil determina muitas coisas sobre como este deve ser. Pode ser algo que caia de cajón, mas quando procuras no Google os melhores portáteis para estudantes, é possível que te depares com listas genéricas que não levam em conta que cada tipo de estudante tem necessidades diferentes.

características de um portátil para estudantes

Por exemplo, se és um estudante de engenharia ou se és estudante de arquitetura, pode ser que então precises de um PC potente porque vais ter que realizar trabalhos que requerem de um computador avançado.

Por outro lado, se és um estudante de "letras", não precisarás de tanta potência bruta, mas é possível que o teu curso sim que implique ter que realizar apresentações ou trabalhos de grupo nos quais contar com um computador leve será uma vantagem para levá-lo a todos os lugares.

E está claro que se é um portátil para um estudante do ensino secundário, não tem por que ser igual ao de um engenheiro ou um filólogo. Se vais comprar um portátil a um estudante do ensino secundário pode ser que não queiras gastar demasiado dinheiro, pode ser que não confies tanto em que o vá cuidar como merece, ou até é possível que queiras que lhe sirva para poder jogar um pouco.

Seja qual for o caso, é bom parar para pensar bem em qual vai ser o uso principal do portátil para poder escolher em conformidade.

Que programas vais usar?

E se te resulta complicado pensar no que significa isso de escolher um portátil segundo o tipo de usuário, propomos-te de outra forma. Pensa em quais programas vais ter que instalar e executar de forma fluida no equipamento.

Se queres editar uns documentos, preparar umas apresentações, e realizar pesquisas pela Internet para poder ampliar os teus conhecimentos, então bastará com um dos portáteis mais económicos que possas comprar. Por uns 400 euros poderias estar a comprar o que precisas.

como escolher portátil para estudantes

No entanto, se queres executar AutoCAD para trabalhar com planos, então vais precisar de um equipamento de grande potência, que renda bem a nível gráfico e com um processador avançado. Não é exagerado pensar em que a cifra a que tens que chegar esteja nos 1.000 euros como mínimo.

Por outro lado, se realmente queres comprar um portátil a um estudante que lhe possa servir também para jogar, terás que pensar em modelos específicos que contem com uma placa gráfica avançada. Há alguma coisa abaixo dos 1.000 euros, mas dependerá do nível ao qual queira jogar.

E não nos esquecemos do facto de que se os programas que tens que instalar são só compatíveis com Windows, não pode nem passar-te pela cabeça comprar um Mac. É uma pena, mas ainda te encontrarás com muito professor caprichoso que quer que se utilize um programa de há dois séculos que só está disponível para Windows.

Que tipo de uso vais fazer do teu portátil?

Já falamos de que se queres um portátil gaming terás que focar-te naqueles componentes que precisas para jogar, porque será o mais exigente que pedirá o portátil. No entanto, não falamos só de componentes e potência bruta, também falamos de outras características dos tipos de computadores portáteis.

Por exemplo, é muito normal que um estudante universitário queira um portátil com o qual também possa ver alguma série da Netflix de vez em quando. Nesse caso, talvez valorizes muito que o ecrã do portátil seja de qualidade. E é que nem todos os ecrãs são iguais. Não conta só a resolução, também a tecnologia do mesmo.

portátil para universitários

Também é possível que sejas um usuário que tenha um tablet, pois nesse caso não precisarás de um ecrã tão bom se as séries as vês sempre ali. Pode ser que tenhas um computador de mesa potente em casa e que todos os grandes projetos que requerem de grande potência os vais fazer ali e não no teu portátil. Neste caso, poderias querer um portátil leve, acessível e com muita bateria.

E até pode acontecer que em casa haja vários estudantes, setenham valido bem com um único equipamento, mas agora começam a precisar de usá-lo ao mesmo tempo. Não tens que investir o mesmo num portátil de alto nível que num portátil que será usado apenas para alguns trabalhos esporádicos, completar inquéritos, documentos de texto, etc.

Vais precisar de uma boa bateria?

No entanto, uma vez que tenhas mais ou menos claro o tipo de uso que farás do teu portátil e o tipo de estudante que o vai usar (ou que és), um dos principais elementos do teu equipamento em que tens que te concentrar é a bateria. E é que de nada te serve ter um portátil para levar para a aula, se ficas lá sem bateria. É possível até que lá possas ligá-lo, mas às vezes é bom poder avançar um trabalho na cafetaria, ou até sentar-te num parque perto da faculdade para terminar a apresentação que tens pendente.

Para tudo isto, uma boa bateria é necessária. Além disso, mesmo quando sais de casa com o portátil meio carregado vais pensar que ainda tens margem antes de ficar sem energia.

escolher um portátil para estudantes com boa bateria

Um portátil com uma bateria em condições é aquele que te oferece uma autonomia que, pelo menos, se aproxima de 10 horas. Cuidado, porque há modelos que ultrapassam este número. Em geral, um ecrã mais pequeno também implica menos consumo de energia, por isso isto pode ser uma boa referência na hora de escolher.

Se viste um modelo específico e não sabes se a sua bateria te oferecerá uma boa autonomia, podes descartá-lo. Em geral, qualquer portátil que possa presumir minimamente de uma bateria em condições promove esta característica. Não te custará muito encontrar portáteis com uma grande autonomia. E daremos-te um exemplo, o Asus Zenbook 14 tem uma autonomia de cerca de 13 horas.

Precisas que pese pouco?

Podes suportar o peso se tiver uma bateria de uma capacidade brutal, mas além disso, dificilmente encontrarás um motivo para levar um portátil pesado para a aula. Os portáteis leves são ótimos porque podemos levá-los quase sem nos apercebermos. Podes levá-los na mochila, mas até podes considerar levá-los na mão com uma capa adequada, como se fossem mais um livro.

portátil leve para estudantes

O facto de um portátil ser leve também o torna mais prático. Com o tempo verás que se o teu portátil for muito pesado, optarás por deixá-lo em casa sempre que não tiveres a certeza de que precisas dele, e isso vai tirar-te muitas horas em que o terias usado para adiantar um trabalho ou escrever um documento. A menos que precises de uma grande potência, a que talvez não possas aspirar num portátil muito leve, quanto menos pesar, melhor.

Pouco peso implica estar sempre abaixo dos 2,5 kg. Neste aspecto, uma ótima opção é o Asus Vivobook 14. Parece bem, e fica-se pelos 1,5 kg mesmo com um preço contido.

A questão do ecrã

Muitos dos que compram um portátil para estudantes erram neste aspecto. O ecrã não parece especialmente importante. Mas na realidade é. Aqueles que passam muitas horas em frente a um ecrã sabem o quão importante é ter um display com o qual possamos visualizar confortavelmente os conteúdos, mesmo que seja apenas para ver textos quando estás a escrever. Isso implica uma combinação de resolução suficiente, tecnologia adequada, e um nível de brilho aceitável.

O que significa um ecrã que seja confortável para ver? A menos que subas para uma resolução Quad HD, terás uma resolução Full HD nos portáteis que vais comprar. Uma boa recomendação é ficar nas 14 polegadas como máximo em tamanho. Quanto menor, maior a densidade de píxeis e mais nitidez perceberás. Se também puderes subir em resolução, melhor ainda.

portátil para estudantes com bom ecrã

Mas tão importante quanto a resolução é a tecnologia do ecrã. Em geral encontrarás ecrãs IPS, TN e VA. Fica só com o primeiro se não souberes o que escolher. Os ecrãs IPS são os mais equilibrados para passar muitas horas a olhar para um ecrã. Na hora de jogar pode não ter a mesma velocidade que outros, na hora de ver filmes talvez não tenhas o contraste de outros, mas mesmo assim cumpre em todos os aspectos e para passar muitas horas a ler ou a navegar é o melhor.

Até há opções melhores, como os portáteis com ecrãs OLED, mas em geral estes têm um preço bastante elevado. Uma boa opção se quiseres um ecrã muito bom é o MacBook Pro, ou até o MacBook Air. Com o seu ecrã Retina IPS e a sua resolução, dificilmente conseguirás algo melhor a esse preço. É adequado até para trabalhos de edição semi-profissional.

Quanto gastar num portátil para estudar de acordo com o tipo de estudante?

Tendo visto as perguntas a ter em conta na hora de escolher um portátil para estudantes, vamos fazer um pequeno resumo que te sirva como orientação.

Se és um estudante de engenharia ou arquitetura e precisas de um equipamento potente, pensa em tentar chegar a processadores Intel Core i7 ou AMD Ryzen 7 da geração mais recente que possas permitir. Também pode servir um i5 ou um Ryzen 5 se for da últimageração e está acompanhado de componentes de nível. A memória RAM deveria ser de 16GB e certifica-te de que nunca te falta espaço na memória principal: 500GB de SSD é uma boa referência. Quanto ao preço, um investimento de 1.000 euros é algo equilibrado para um equipamento destas características.

portáteis para estudantes segundo preço

Se o que queres é um equipamento com o qual possas editar documentos, fazer apresentações, e até executar ocasionalmente algum software de certa potência, como pode ser um editor de vídeo tipo Premiere Pro, então deverias procurar no mínimo um Intel Core i5 ou Ryzen 5, e uma memória RAM de no mínimo 8GB, embora se chegares aos 16GB agradecerás. Certifica-te de que tem bateria suficiente e que é leve para poderes levá-lo contigo para onde fores. Um orçamento razoável estaria entre os 600 euros e os 700 euros dependendo de se queres poupar um pouco ou queres subir um pouco o nível. Se pensas em comprar um Mac, deves saber que te custará mais mas que é uma compra que vale a pena, pela boa qualidade do seu ecrã, os anos que te durará, e a boa construção que tem.

E se o que procuras é um portátil o mais básico possível para escrever textos e navegar na Internet, então já nos 400 euros poderias encontrar algum modelo que sirva. Os Intel Core i3 de última geração podem ser aptos para este uso, assim como uma memória RAM de uns 8GB. Se conseguires um modelo com boa bateria, terás um equipamento muito útil a um preço acessível.

Se gostaste deste artigo, não percas a nossa seleção de melhores computadores de mesa para estudantes, no qual te damos várias configurações de PC que te podem facilitar muito a busca.

post
BOFU