
— Techie & Gamer.
Estás à procura de um bom processador para o teu PC gaming? Estás no lugar certo, da redação da PcComponentes fizemos uma lista com os melhores processadores gaming (Intel e AMD) para que possas desfrutar dos teus jogos com o melhor desempenho.
Todos os dias, quase a cada momento, os sistemas evoluem e são lançados novos jogos, que oferecem um sem fim de entretenimento para as tuas necessidades diárias. No entanto, é possível que nem todos os PCs estejam à altura desse novo jogo que consome muita energia com gráficos melhorados. Para isso, precisas de um processador de qualidade.
Melhores processadores gaming de 2025
Quando falamos de gaming, Intel e AMD são as duas referências que encontramos no mercado e que não podemos perder de vista. Antes de escolheres um CPU este 2025, vamos fazer uma pausa no caminho e rever uma série de pontos chave:
- Escolher um processador Intel ou AMD é uma aposta segura. No nosso blog explicamos-te como escolher o processador gaming perfeito.
- Repara na velocidade do relógio antes que na quantidade de núcleos.
- O processador não é tudo, a RAM e a gráfica também importam.
- Fazer overclock nem sempre é a melhor opção, às vezes é mais conveniente adquirir um componente novo de maior qualidade.
Agora sim, já podemos fazer a revisão de alguns dos melhores processadores gaming deste ano 2025. Vamos a isso!
Processadores de gaming com o melhor equilíbrio preço – qualidade
Se falamos do mundo gaming, escolher um bom processador é algo chave e se estás a pensar em mudar o teu ou simplesmente estás a montar o teu computador gaming do zero, esta secção vai interessar-te, pois nem todos estamos dispostos a investir mais de um salário num bom processador e sobretudo tendo tão boas opções como estes 3 AMD Ryzen.
AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz6

Este processador AMD Ryzen 7 5800X tem oito núcleos otimizados para que possamos ter o máximo número de FPS e ser dos melhores no nosso shooter favorito, por isso mesmo recomendamos-te a dar uma vista de olhos nos monitores de 165Hz vs 240Hz para saberes qual escolher pois os hertz no teu monitor podem influenciar significativamente na experiência de jogo.
Voltando ao processador, temos uma velocidade de relógio base de 3.8GHz na qual poderemos realizar tarefas de uma maneira eficiente e rápida e além disso, como mencionamos antes, graças à sua arquitetura de 8 núcleos e 16 threads poderemos realizar diferentes tarefas simultaneamente.
Contamos com a tecnologia AMD StoreMI, trata-se de um software que combina a velocidade do SSD com a capacidade do nosso disco duro numa única unidade rápida e fácil de gerir.
Especificações técnicas:
- Relógio base 3.8GHz
- Relógio de aumento máx. Até 4.7GHz
- Velocidade máxima de memória Até 3200MHz
- Tipo de memória DDR4
- Package AM4
- Versão de PCI Express PCIe 4.0
- CMOS TSMC 7nm FinFET
Prós:
- Este processador oferece-nos a utilidade AMD Ryzen Master, ou seja, podemos fazer overclocking de uma maneira simples e potente sem recorrer a aplicações de terceiros que podem corromper o nosso processador.
Contras:
- Continuando com o tema do overclocking, recomendamos ter um bom sistema de refrigeração para evitar que o nosso processador aqueça demasiado e consigamos o efeito contrário, ou seja, não poder aproveitar todo o desempenho que nos oferece.
AMD Ryzen 9 5900X 3.7 GHz

Um dos 7 jogos que mais requisitos do teu computador precisa seria o Dying Light 2, pois é sabido por todos que exige muito desempenho e por isso o AMD Ryzen 9 5900X 3.7 GHz não te deixará na mão em nenhum momento e poderás jogar durante horas sem problema pois conta com 12 núcleos para potenciar a experiência de jogo e até mesmo se quiseres fazer Streaming.
Além disso, inclui a tecnologia AMD StoreMi que comentamos no processador anterior e por se acaso quiseres mais também conta com a utilidade AMD Ryzen™ Master que serve para poder fazer overclocking de maneira simples.
Especificações técnicas:
- Frequência do processador: 3,7 GHz
- Número de núcleos de processador: 12
- Número de threads de processador: 24
- Modo de processador operativo: 64 bits
- Frequência do processador turbo: 4,8 GHz
- Tipos de memória que o processador suporta: DDR4-SDRAM
- Velocidade de relógio de memória que o processador suporta: 3200 MHz
- Potência de design térmico (TDP): 105 W
Prós:
- O desempenho que nos oferece juntamente com o seu consumo energético fazem com que seja um dos melhores processadores que tivemos a sorte de testar.
Contras:
- A única coisa em que podemos apontar um aspeto negativo é que precisas de uma boa refrigeração para assim poder aproveitar ao máximo o desempenho que te oferece.
AMD Ryzen 77800X3D 4.2 GHz/5 GHz

Estamos perante a opção mais potente a um preço acessível. Este AMD Ryzen 7 destaca-se pelo seu alto desempenho em jogos que requerem mais potência para carregar as texturas e gráficos. Partimos de uma velocidade base de 4.2 GHz e pode chegar a atingir até os 5.0GHz se o configurarmos em modo turbo. Este modo permitir-nos-á maior desempenho, tanto para jogar como para realizar tarefas de edição e renderização de vídeos.
Além disso, este AMD Ryzen 7 5800X conta com a tecnologia AMD 3D V-Cache que nos servirá para ganhar ainda mais desempenho nos jogos.
Especificações técnicas:
- Modelo do processador: 7800X3D
- Frequência base do processador: 4,2 GHz
- Número de núcleos do processador: 8
- Litografia do processador: 5 nm
- Número de threads de execução: 16
- Potência de design térmico (TDP): 120 W
- Tipos de memória que o processador suporta: DDR5-SDRAM
- Frequência base de gráficos incorporada: 2200 MHz
Prós:
- Depois de todos os testes que realizámos, o que mais gostámos foi do alto desempenho deste AMD Ryzen 7 7800X.
- É compatível com a memória DDR5.
Contras:
- Para aproveitar o alto desempenho que este processador nos proporciona, devemos ter uma placa-mãe que seja compatível.
Os melhores processadores para gaming e streaming
Hoje em dia, um dos usos mais frequentes do nosso computador costuma ser destinado aos jogos, no entanto não podemos esquecer-nos daqueles amigos que em chamada partilham o ecrã para que vejas o que estão a jogar ou até mesmo dão um passo mais e fazem streaming noutras plataformas.
Por isso mesmo, é importante contar com os melhores componentes para o teu computador gaming e entre eles encontram-se os processadores, por isso recomendamos os melhores processadores para o gaming e streaming.
Intel Core i9-12900K 3.2 GHz

Este processador Intel® Core™ i9-12900K de 12.ª geração oferecer-nos-á um desempenho excepcional para aqueles jogadores que gostam de dedicar horas e horas tanto a shooters, RPGs Todos os jogos que quiseres!
Além disso, conta com a tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0 que consiste em que o próprio processador se encarrega de maximizar a velocidade dos núcleos mais rápidos para assim poder proporcionar um impulso adicional de desempenho.
Além disso, se achares pouco, é compatível com PCIe Gen 5.0 e 4.0 e com memórias DDR5 e DDR4 e, por último mas não menos importante, outro detalhe deste processador é a sua compatibilidade com placas-mãe baseadas em chipset da série 600.
- Especificações técnicas:
- Frequência (GHz) 3,2
- Intel® Smart Cache (L3) Size 30MB
- Velocidade da memória DDR4 DDR5
- Velocidade de suporte da memória 4800MHz 3200MHz
- Controlador de memória integrado 2ch
- Potência base do processador (W) 125
- Gráficos do processador Intel® UHD Graphics 770
Prós:
- A sua arquitetura Alder Lake introduz uma configuração híbrida com núcleos de desempenho e eficiência, o que nos ajudará a gerir melhor as tarefas e algo que nos encantou é que melhora muito o consumo de energia.
Contras:
- Para aproveitar ao máximo o desempenho e potência que este processador oferece, é necessário uma placa-mãe com chipset compatível com a série 600.
Intel Core i9-14900KS 3.2/6.2GHz
Estamos perante um processador desenhado para a base LGA1700. Oferece-nos um total de 8 P-Cores e 16 E-Cores, com uma frequência base de 3,20 GHz para os P-Cores e como frequência máxima até 6.20 GHz, o que o torna numa opção ideal para tarefas de desempenho ou processamento.
E se quiseres mais, estes E-Cores alcançam até 4.50 GHz e conta com 36 MB de memória cache. A microarquitetura deste processador está baseada em Raptor Lake Refresh o que nos dará um desempenho excelente para passar horas a fazer streaming ou a jogar o que mais gostarmos.
Especificações técnicas:
- Núcleos (P-cores + E-cores)6 24 (8+16)
- Threads 32
- Intel®Smart Cache (L3) 36 MB
- Total de Cache L2 32 MB
- Gráficos do processador Intel® UHD Graphics 770
- Potência base do processador 150 W
- Potência máxima em turbo 253 W
Prós:
- O facto de atingir velocidades até 6.2 GHz em modo turbo torna-o num dos processadores mais rápidos do mercado.
Contras:
- Embora seja um dos melhores investimentos que podes fazer para o teu computador gaming, o seu preço não é acessível para todos os utilizadores.
Intel Core i9-10900K 3.70 GHz
Estamos perante o que é o melhor processador que analisámos até à data e é nada mais, nada menos que o Intel Core i9-10900K. A sua velocidade atinge até os 5.3GHz graças à tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0. E se achares isto pouco, conta com a tecnologia Thunderbolt™ 3 e também suporta HDR 4K. De facto, não te poderás queixar de potência e desempenho com este processador.
Especificações técnicas:
- Número de núcleos do processador: 10
- Número de threads do processador: 20
- Intel® Thermal Velocity Boost Frequency 5.30 GHz
- Configurable TDP-down Frequency 3.30 GHz
- Frequência base de gráficos incorporada: 350 MHz
- Número de ecrãs suportados (gráficos incorporados): 3
Prós:
- Incorpora várias tecnologias como Intel Turbo Boost Max Technology 3.0, Intel Thermal Velocity Boost e suporte para Intel Optane Memory. Todas estas tecnologias unem-se para melhorar o desempenho e eficiência do teu computador gaming.
Contras:
- Gostaríamos que tivesse suporte para memórias DDR5.
Melhores processadores económicos para gaming
Tendo em conta que um dos maiores usos que damos ao nosso computador é jogar, seja em jogos online ou simplesmente nos jogos mais esperados de 2025 para PC, é importante que contemos com um bom processador para poder desfrutar ao máximo, mas estamos conscientes que muitos utilizadores estão a começar no mundo do gaming ou simplesmente querem jogar sem ter que investir demasiado, seja porque não querem ou não podem, por isso mesmo trazemos uma seleção dos melhores processadores económicos paragaming.
Intel Core i5-11400 2.6 GHz
Se queres jogar e ao mesmo tempo criar o teu próprio conteúdo, mas não podes ou queres investir muito de início no teu computador, a solução está no processador Intel Core i5-11400 de 11.ª geração que te oferecerá suporte para PCIe Gen 4.0 para uma maior transferência de dados.
Além disso, na caixa inclui uma solução térmica para que todos os utilizadores tenham tudo o que é necessário para manter o processador a uma temperatura adequada e como dado adicional, é compatível com placas base baseadas no chipset da série 500 e algumas da série 400.
Especificações técnicas:
- Frequência Base (GHz) 2.6 GHz
- Velocidade de Memória DDR4
- Frequência turbo Intel® para todos os núcleos (GHz) 4.2 GHz
- Compatibilidade com Chipset Intel 500 Series Chipset
- TDP (W) 65
- Intel® SIPP3 Não
- Frequência turbo máxima da tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0 para um único núcleo (GHz) NA
Prós:
- O seu modo turbo atinge a frequência de 4.2 GHz juntamente com o seu preço tão acessível, torna-se numa das melhores compras se estás a começar no mundo gaming.
Contras:
- Embora seja um bom processador, gostaríamos que tivesse a opção de poder fazer overclocking.
AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz

Se és apaixonado por gaming e queres um extra de potência, o processador AMD Ryzen 5 5600X é o que estavas à procura, pois conta com 6 núcleos de CPU o que nos dará uma maior vantagem quando se tratar de gerir várias tarefas ao mesmo tempo, além de, claro, nos proporcionar uma experiência de jogo mais fluida.
A sua velocidade é de 3.7GHz o que nos proporcionará velocidade e potência para jogos que não sejam muito exigentes. Outra das características que adorámos neste processador é a tecnologia AMD StoreMi que incorpora.
Especificações técnicas:
- Relógio base 3.7GHz
- Relógio de aumento máx. Até 4.6GHz
- Velocidade máxima de memória Até 3200MHz
- Tipo de memória DDR4
- Solução térmica (PIB) Wraith Stealth
Prós:
- Inclui as tecnologias: AMD StoreMI, AMD Ryzen™ Master e AMD Ryzen™ VR-Ready Premium.
Contras:
- Tivemos muita dificuldade em encontrar algo para melhorar neste processador e, para apontar algum defeito, gostaríamos que tivesse gráficos integrados.
Intel Core i7-12700KF 3.6 GHz

Estamos perante um dos melhores processadores qualidade preço e é o Intel® Core™ i7-12700KF de 12ª geração que é compatível com PCIe Gen 5.0 e 4.0 e se queres mais, não te preocupes porque além disso suporta tanto memória DDR5 como DDR4. Quando dizemos que é um dos melhores, certamente não estamos enganados.
Outro detalhe a ter em conta é que este processador é compatível com placas base de 125W baseadas no chipset da série 600 o que nos garantirá uma integração adequada e suporte para as últimas tecnologias.
Especificações técnicas:
- Número de núcleos do processador: 12
- Modo de operação do processador: 64 bits
- Núcleos de desempenho: 8
- Frequência turbo do processador: 5 GHz
- Memória interna máxima suportada pelo processador: 128 GB
- Tipos de memória suportados pelo processador: DDR4-SDRAM, DDR5-SDRAM
- Largura de banda da memória (máx.): 76,8 GB/s
Prós:
- Tem um preço muito acessível e além disso suporta memória DDR5.
Contras:
- Este processador requer uma placa base compatível com a série 600 que suporte DDR5 e PCIe 5.0.
Melhores processadores para gaming: conclusões
Embora existam muitos processadores no mercado, tanto a Intel como a AMD vão proporcionar-te um excelente desempenho. Da lista de processadores que vimos, tudo vai depender das tuas necessidades e do orçamento de que dispões. De qualquer forma, se estás a pensar em renovar o equipamento, recomendamos que dês uma vista de olhos nos computadores PcCom gaming. São configurações desenhadas pelos especialistas em tecnologia da PcComponentes.