PcComponentes
Minha Conta

Os melhores ratos para designers gráficos

Se és designer gráfico precisas de uma ferramente à tua medida. Por isso, fizemos este artigo para te mostrar quais são os melhores ratos que podes comprar para levar a tua produtividade ao nível seguinte.

um melhores ratos para designers gráficos

Se estás à procura dos melhores ratos para designers gráficos, chegaste ao lugar certo. Neste artigo, vamos contar-te tudo o que deves ter em conta para escolher o modelo que mais se adapta às tuas necessidades, bem como uma lista dos que mais recomendamos para trabalhares nos teus designs de forma mais confortável.

O que deves ter em conta para comprar um rato para design gráfico?

Existem muitos ratos para designers gráficos no mercado, mas todos têm algumas particularidades em comum que os tornam ideais para este trabalho. A seguir, contamos-te os pontos-chave que deves ter em conta para comparar entre modelos:

Conforto e ergonomia

Se vais passar uma jornada de trabalho de oito horas a desenhar, precisas de um rato ergonómico que se adapte à tua mão. Desta forma, poderás usá-lo durante mais tempo sem te cansares, assim como prevenir possíveis lesões a longo prazo.

Autonomia

Isto aplica-se apenas aos ratos sem fios, mas é algo que deves ter em conta para aumentar a tua produtividade. Se puderes, procura modelos com bateria recarregável integrada e com porta de carregamento USB-C. Desta forma, poderás trabalhar ininterruptamente, mesmo que fiques sem carga.

Botões e atalhos

Um dos pontos-chave para escolher um bom rato para design gráfico é observar o número de botões e rodas que possui. Isto permitirá aumentar a tua produtividade, pois poderás configurá-los a teu gosto para trabalhar com aplicações de design e edição de forma mais confortável.

Resolução DPI e precisão

Já sabes que a precisão de um rato é medida em DPI (Dots Per Inch, ou pontos por polegada em português). Aqui não é necessário exagerar com valores extremos como os oferecidos pelos melhores ratos gaming, mas nunca é demais ter uma boa resolução para que funcione em todo tipo de superfícies.

Os melhores ratos para designers gráficos em 2024

Agora que já sabes o que deves ter em conta para escolher este periférico, vamos à nossa lista dos melhores ratos para designers gráficos que recomendamos em 2024.

Logitech G G102 LightSync

Começamos com o modelo mais económico da lista, o Logitech G G102 LightSync. E se estás a pensar que parece um modelo pensado para gaming, tens toda a razão. No entanto, tem muitas vantagens que o tornam num verdadeiro todo-o-terreno, tanto para jogar como para desenhar.

Por um lado, é muito confortável e leve, o que agradecerás se passares muitas horas em frente ao computador. Por outro lado, conta com uma excelente resolução de 8.000 DPI para usá-lo tanto em mesas como em vidro, liga-se a uma porta USB-A livre - por isso não necessita de carregamento - e oferece seis botões programáveis para configurá-lo à tua maneira.

Logitech Marathon Mouse M705

Se preferes uma opção sem fios, o Logitech Marathon Mouse M705 é uma aposta segura dentro do segmento económico. Tem um formato compacto, mas ao mesmo tempo ergonómico, por isso será muito confortável na mão.

Embora não inclua bateria, o fabricante indica uma duração estimada de três anos de uso com um único par de pilhas AA. Além disso, conta com cinco botões programáveis, o que é sempre uma vantagem para a tua produtividade.

Apple Magic Mouse

Se te dedicas ao design gráfico e trabalhas em Mac, é muito provável que já contes com o Magic Mouse. No entanto, deixamos-te recomendar este rato como o complemento perfeito para o teu MacBook. Este rato está desenhado para funcionar perfeitamente com os teus dispositivos Apple.

Conta com um design minimalista, bateria integrada que oferece até um mês de uso com cada carga e, o que é mais importante, permite a navegação por gestos graças à sua superfície multi-touch. É verdade que o seu design não é o mais ergonómico do mercado… mas uma vez que experimentes deslocar-te por qualquer documento com este rato, é complicado voltar atrás.

Apple Magic Trackpad 3

Outro indispensável que não pode faltar no teu setup se tens um Mac é o Magic Trackpad 3. A razão? Este trackpad, seja como rato principal ou como complementar, permite desbloquear uma série de gestos que te ajudarão a aumentar a tua produtividade ao desenhar.

Por exemplo, usando dois dedos para deslocar-te entre páginas ou fazer zoom, três dedos para deslocar-te entre escritórios, ou quatro dedos para abrir o centro de controlo e as aplicações. Esta terceira geração inclui também bateria recarregável e tecnologia Force Touch, que deteta a pressão para abrir-te um novo mundo de possibilidades criativas.

Logitech MX Master 3S

Terminamos com o que é, na nossa humilde opinião, o melhor rato para designers gráficos. Trata-se do Logitech MX Master 3S que poderíamos dizer que reúne todas as vantagens dos modelos anteriores num único dispositivo.

É ergonómico e muito confortável de usar, conta com duas rodas de deslocamento - vertical e horizontal - para te moveres pelos teus projetos de forma fácil e sete botões completamente programáveis para cada aplicação. Isto significa que poderás configurar atalhos para o Photoshop e outros para o Illustrator e o rato guardará a configuração para cada um. Além disso, tem cliques silenciosos, autonomia de várias semanas e cabo USB-C para carregá-lo enquanto o usas.

Comparação dos melhores ratos para designers gráficos

Se chegaste até aqui, certamente já tens muito mais claro quais são os melhores ratos para designers gráficos no mercado. Mas para te facilitar ainda mais as coisas, deixamos-te com uma tabela comparativa para que possas ver rapidamente as diferenças entre os modelos da lista:

MODELO BATERIA BOTÕES DESLOCAMENTO CONECTIVIDADE ERGONÓMICO RESOLUÇÃO
Logitech G G102 LightSync Não 6 1 roda USB-A Não 8.000 DPI
Logitech Marathon Mouse M705 2 pilhas AA 5 1 roda Dongle USB-A Sim 1.000 DPI
Apple Magic Mouse Sim 2 Multi-Touch Bluetooth Não 1.600 DPI
Apple Magic Trackpad 3 Sim 1 Multi-Touch Bluetooth Não N/A
Logitech MX Master 3S Sim 7 2 rodas Bluetooth e USB-C Sim 8.000 DPI
post
perifericos