PcComponentes
Minha Conta

Os melhores ratos sem fios

Periféricos
8 das abril das 2022 - Última actualização: 18 das junio das 2024

Os ratos sem fios permitem-te trabalhar e jogar sem estares preocupado com fios e cabos - mas será que valem mesmo a pena? Nós contamos-te tudo sobre eles!

ratos para gaming

A gama de ratos sem fios continua a crescer. Tanto para uso doméstico como profissional e, claro, para gaming, estão a ganhar cada vez mais adeptos.

A sua atratividade é difícil de superar. São um periférico que vamos utilizar em qualquer sistema informático, que não tem cabos que impeçam a sua utilização e que tem um número infinito de designs para escolher aquele que melhor se adapta ao nosso estilo.

Também tens interesse por ratos sem fios? Aqui dizemos-te tudo o que precisas de saber sobre eles, para que possas escolher o modelo que melhor se adapta às tuas necessidades.

Tipos de ratos sem fios

Existem 3 principais tipos de ratos sem fios, cada um com as suas características:

Bluetooth

Estes são ratos sem fios que utilizam tecnologia Bluetooth para se ligarem ao sistema ou dispositivo informático.

Têm normalmente um modo de emparelhamento, que deve ser ativado para que se consiga a ligação 

Com Bluetooth USB

Estes ratos sem fios são uma variante dos anteriores. Em vez de emparelharem diretamente com o sistema Bluetooth do computador, utilizam um recetor USB, que permite que o periférico seja emparelhado mais rapidamente com qualquer outro dispositivo.

Ligação multi-dispositivo

Este tipo de rato sem fios tem a capacidade de se ligar a múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. É a escolha recomendada para aqueles que precisam de passar de um sistema informático para outro e querem utilizar instantaneamente o mesmo rato para este fim.

{a5aaaa57-9d6c-49e1-bdd9-0b02c14f3aa7}

Prós e contras dos ratos sem fios

Os ratos sem fios têm muitas vantagens, e é por isso que estão a tornar-se cada vez mais populares.

  • O mais importante de tudo é obviamente o facto de trabalharem sem cabos. Desta forma podemos utilizar o rato de forma completamente livre, sem que um cabo se interfira no caminho ou limite o nosso espaço.
  • Na verdade, esta ausência de fios também lhe confere a característica de portabilidade. Podemos levar o nosso rato sem fios para onde quisermos e ligá-lo a um dispositivo ou sistema informático em que queiramos trabalhar.
  • Falando de conectividade, vale a pena referir o desenvolvimento que a tecnologia Bluetooth tem tido nos últimos anos. A sua estabilidade, alcance e precisão tornaram a tecnologia Bluetooth uma das tecnologias preferidas para a conectividade sem fios.
  • É também importante referir que cada vez mais dispositivos e desenvolvimentos tecnológicos estejam a tornar-se compatíveis com o sistema Bluetooth, uma vez que esta permite que a compatibilidade com periféricos seja muito maior.
  • De facto, o Bluetooth destaca-se pela sua conectividade muito rápida, algo que podemos verificar assim que tentamos ligá-lo ao nosso computador. Em apenas alguns momentos poderemos utilizá-lo no ecrã.

No entanto, os ratos sem fios não se destacam por completo relativamente aos ratos com fio, porque têm algumas desvantagens.

  • O mais importante de todos é a latência. Alguns modelos de rato sem fios têm algum atraso entre o movimento do utilizador e o seu reflexo no ecrã. Isto diminui a produtividade no trabalho. Quanto ao gaming, é um desastre absoluto, uma vez que se exige a máxima precisão. Os últimos desenvolvimentos, por outro lado, estão a conseguir eliminar completamente este atraso, de modo a poderem produzir ratos sem fios adequados para jogos online, sendo a única desvantagem o facto de serem mais caros do que os modelos normais.
  • Como qualquer outra tecnologia sem fios, os ratos também precisam de ser recarregados.

Aqueles que funcionam com pilhas terão de ser substituídos ou recarregados quando notar problemas com a sua precisão ou se o seu movimento parecer fora do tempo.

As baterias de iões de lítio podem ser recarregadas quando necessário, uma opção mais prática se optares por recarregá-las regularmente.

  • Finalmente, tem em mente que a tecnologia sem fios é sensível às interferências, pelo que não deve haver objetos entre o rato e o sistema informático para atrapalhar o caminho.

Os melhores ratos sem fios

Na PC Componentes tens uma enorme variedade de ratos sem fios à tua escolha para encontrares o melhor modelo para ti. Para facilitar a tua decisão, aqui estão alguns dos que mais se destacam.

Logitech MX Master 3

{2800ec6b-8533-4b65-b5bb-a737abac126a}

A Logitech novamente, esta marca fabrica produtos para todos e com excelente qualidade. Passámos de um rato gaming para um concebido para programadores e designers. Este MX Master 3 tem a máxima precisão e graças aos seus 4000DPI o ponteiro irá fluir através do ecrã com o mínimo movimento do pulso. E graças ao seu desenho ergonómico concebido para evitar a fadiga articular, podes passar horas com ele sem fadiga. 

Entre as suas características, este rato tem uma bateria com carregamento rápido via USB-C. Podes ligá-lo a vários dispositivos ao mesmo tempo com apenas um clique. Trocar texto, imagens e ficheiros, copiar num dispositivo e colar no outro sem problemas. É compatível com qualquer sistema operativo. Também permite a personalização dos seus botões para que possas trabalhar mais rapidamente de acordo com as tuas preferências, por exemplo, podes colocar atalhos no rato de acordo com diferentes aplicações, tais como Photoshop, Final Cut ou Google Chrome.

 

 Asus ROG Pugio 2

{a53fc082-1ca6-4c18-9313-962c9f290797}

A Asus também se distingue no desenvolvimento de ratos sem fios e o Asus ROG Pugio 2 é um dos seus melhores exemplos.

Foi especificamente desenvolvido para oferecer a melhor precisão possível nos jogos de maior competição, bem como para te dar as configurações que necessitas, mesmo nos MMO mais abrangentes.

Para alcançar esta precisão, dispõe de um sensor ótico de alta qualidade e 16.000 DPI, rastreio até 400 polegadas por segundo (IPS) e 40g de aceleração, bem como de botões de ativação rápida.

Oferece 3 modos de conectividade, frequência de rádio de 2,4 GHz, Bluetooth de Baixa Energia e cabo USB. Além disso, tem funções inteligentes de poupança de energia, para uma bateria que oferece até 69 horas de jogo.

Tudo protegido por iluminação Aura RGM, com sete efeitos de iluminação dinâmica totalmente personalizáveis.

 

post
perifericos