PcComponentes
A tua loja online de tecnologia
Minha Conta

Os melhores routers gaming do ano

Gaming
24 das mayo das 2022

Se gostas de jogos multiplayer, precisarás de um dos melhores router gaming para uma experiência com menos latência. Não falhes nem um tiro!

routers para gaming

Características de um bom router Wifi

Antes de mostrarmos quais são os melhores router do ano, cremos que poderá ser útil conhecer que aspetos devemos dominar para escolher um bom dispositivo. Por isso, iremos referir quais devem ser as características mínimas que devem ter um router gaming de qualidade.

Melhores normas sem fios 

Onde a diferença entre um router padrão da operadora e um router de jogo é mais notória é nas melhorias de Wi-Fi oferecidas por este último. Mas o que é uma norma sem fios? As normas Wi-Fi são testadas pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) antes de serem libertadas e equipadas em qualquer produto.

Porque é importante ter os melhores padrões wireless no nosso router? Para desfrutar de maior velocidade e melhor frequência. Quanto a como identificar estas normas, apresentam-se com o número "802.11 + letra". Por exemplo, 802.11a é bastante antigo e concorrente, assim como 802.11g ou 802.11n.

Poderíamos dizer que as melhores normas sem fios são 802.11ax (Wi-Fi 6) e 802.11ac (Wi-Fi 5). Dito isto, existem normas públicas e pagas; ou seja, existem algumas que são reservadas por certas marcas, bem como outras que são públicas.

As melhorias que Wi-Fi 6 oferece sobre Wi-Fi 5 estão relacionadas com a taxa máxima de dados (teórica): 6,90 Gbps vs. 9,6 Gbps. Além disso, a latência é reduzida em cerca de 75%, o que constitui uma diferença notável. Outro detalhe é a operabilidade do Wi-Fi 6: funciona em 2,4 GHz ou 5 GHz (Wi-Fi 5 apenas em 5 GHz).

No final, ter um router de jogo com Wi-Fi 6 permitir-nos-á ter uma taxa de dados de 600 Mbps, enquanto o Wi-Fi 5 (802.11ac) oferece até 433 Mbps.

Wi-Fi multibanda: 2.4 GHz y 5 GHz

Até há pouco tempo, os routers de operadores só ofereciam ligação Wi-Fi através da banda de 2,4 GHz, o que se traduz numa velocidade até 54 Mbps. A perda de velocidade é brutal, especialmente se tivermos uma velocidade contratada de 300 Mbps ou 600 Mbps.

No entanto, nos últimos anos temos visto operadores começarem a fornecer routers com multi-banda Wi-Fi, com o nome do router (SSID) a aparecer com a sigla 2,4 GHz e 5 GHz no final. Para jogos online, recomendamos sempre a utilização de um cabo ethernet, mas se isso for impossível, uma banda de 5 GHz pode ser ideal para a maior velocidade e menor latência possíveis.

No entanto, deve estar ciente de que a banda de 5 GHz tem um alcance mais curto do que a banda de 2,4 GHz. Por outro lado, é importante saber que o nosso dispositivo (adaptador Wi-Fi) deve ser compatível com a rede de 5 GHz.

Ao comprar um dos melhores router de jogo, deve ter Wi-Fi multi-banda.

Ligação Prioritária

Esta funcionalidade é muito interessante para aqueles que utilizam a sua rede mais do que qualquer outra pessoa. A maior desvantagem dos routers padrão é que não são muito personalizáveis, dando-nos pouca liberdade de configuração.

Os routers gaming, por outro lado, oferecem geralmente a possibilidade de definir um dispositivo como prioridade para que este receba a melhor ligação possível. Logicamente, isto fará com que outros dispositivos recebam velocidades mais lentas, por exemplo.

Como nos preocupamos com os seus desejos de jogo, isto é fundamental para que o teu PC receba a melhor ligação e não experimente ping spikes quando o seu familiar vai ao YouTube ou usa Netflix, HBO, etc. Por isso, certifique-se de que tem uma experiência de jogo suave, sem quadros caídos e sem pings altos!

Vários portos LAN

Esta característica pode não interessar a muitos de vós, mas quem não sonha em fazer uma LAN com os seus amigos? Normalmente, os routers padrão vêm com 3 a 4 portas LAN, mas estas podem ser aumentadas com um bom router gaming.

O que aconteceria se não tivéssemos esses portos extra? Bem, alguns jogadores terão de fazer uso de Wi-Fi ou utilizar repetidores para obter cobertura. Isto não é aconselhável se for jogar com vários jogadores, porque os repetidores amplificam o sinal, mas ao custo de aumentar o ping.

Portanto, melhor demasiado do que pouco!

Ligações de convidados

Nos melhores routers gaming, podes criar uma ligação de rede especial para um convidado que vem a tua casa, ou para os mais pequenos em casa. Esta função pode ser útil para proteger certas ligações ou limitar o conteúdo que pode ser visto a partir desse dispositivo.

No entanto, esta opção pode ser encontrada em alguns routers de operadores mais modernos.

Aumento da segurança na encriptação

De um modo geral, o equipamento ligado a um bom encaminhador de pós-venda será mais seguro. Como sabemos que os utilizadores domésticos não prestam particular atenção a este aspecto, qualquer pessoa que seja profissional ou que tenha informação sensível apreciará esta característica.

No final, todos os routers são suscetíveis de acesso por pessoas pouco éticas. Portanto, no caso de uma quebra de segurança, isto pode ser útil para muitos.

Utilitário QoS

Esta característica pode ser a característica mais distintiva de um dos melhores routers gaming, e porquê? Porque o objetivo desta utilidade é enviar os dados para onde eles precisam de ir.

Um router normal de transporte não se preocupa normalmente com o tipo de tráfego ou com a sua origem. Isto significa que tudo tem a mesma prioridade, portanto, se alguém estiver a descarregar um ficheiro, isso irá afectar a nossa ligação.

Já falámos sobre isto antes, mas não nos concentrámos no funcionamento de um bom router de QoS. Este utilitário toma os dados recebidos e dá prioridade ao tráfego de entrada para nós, a fim de minimizar a perda de pacotes enquanto jogamos.

Existem várias ferramentas de QoS famosas, tais como StreamBoost, que é uma QoS adaptativa porque se pode ajustar automaticamente de acordo com a procura da nossa rede. Uma QoS adaptativa toma todas as exigências de largura de banda de entrada a fim de ser "justa" e dar a todos os utilizadores a ligação de que necessitam.

Processador e RAM

A última característica importante de um router de jogo é o CPU e a RAM que equipa. Quanto mais potente for o hardware, melhor pode lidar com as ligações, bem como oferecer características mais avançadas para os peritos da rede.

Em suma, um router de jogo não fará a sua velocidade contratada subir, mas irá optimizá-la. 90% da qualidade da sua ligação depende do seu ISP (fornecedor de serviços Internet): tipo de fibra utilizada, DNS, etc.

Os melhores routers Wi-Fi

Chegou o momento de te oferecer os melhores routers Wi-Fi que pode obter para jogar jogos multiplayer sem qualquer problema. Se acrescentarmos a isso um grande ISP, temos a certeza de que o seu ping estará perto de 0.

ASUS TUF Gaming AX5400

Continuamos a nossa compilação com o router de jogos ASUS TUF Gaming AX5400, um dispositivo que fornece até 6 ligações sem fios de alta velocidade e aumenta a eficiência da rede a que está ligado (graças aos até 5.400 Mbps de que o seu nome se orgulha). 

Este router de jogo também vem com o AiProtection Pro gratuito, que garante o mais recente protocolo de segurança WPA3 e controlos parentais avançados. Tudo considerado, um dispositivo muito competente que é complementado por portos LAN, embora o seu principal objetivo seja fornecer uma boa rede Wi-Fi para toda uma casa ou quarto.

ASUS RT-AX92U AX6100 Router Gaming

Conhecido pela ASUS como RT-AX92U, este router de jogo de banda tripla fornece ligações muito rápidas se a potência contratada estiver à sua altura. Para ser mais preciso, suporta até 4804 Mbps na banda de 5 GHz, uma boa prova do desempenho do dispositivo. 

Além disso, e isto é algo que gostaríamos de salientar, a tecnologia Target Wake Time permite programar intervalos para o router enviar dados; por outras palavras, pode programá-lo para reduzir o consumo de energia em até 7 vezes. 

Considerando o quão cara é a conta de eletricidade, este tipo de configurações são certamente apreciadas.

TP-Link Archer AX50

Não podíamos perder nesta lista uma marca com tanta tradição como o TP-Link, especificamente o modelo Archer AX50 Router. Com a tecnologia W-Fi 6 para desfrutar da maior velocidade possível, este router foi concebido para toda a casa em particular, embora as suas características o tornem muito bom para o jogo. Para ser preciso, tem tecnologia suficiente para tornar as ligações mais saudáveis e seguras, bem como mais fiáveis. Além disso, haverá cobertura em toda a casa, para que não tenha de se preocupar com o alcance da rede.

TP-Link Archer AX23

Fechamos este artigo com o TP-Link Archer AX23, um router até 1,8 GHz (talvez o menos potente do lote, mas também o mais barato). O bom é que tem acesso a ambas as bandas de 5 GHz e 2,4 GHz, pelo que a velocidade é mais do que garantida com este modelo. 

Também oferece uma cobertura mais do que positiva em toda a casa para que cada divisão possa desfrutar da Internet.

post