Já ouviste alguma vez o termo periféricos de saída? Alguns chamam-lhes também a voz do computador, já que se encarregam de receber e projetar dados provenientes deste. Alguns são necessários para que o teu equipamento possa funcionar (como o monitor, por exemplo), outros são complementares, mas encarregam-se de potenciar o rendimento do equipamento e, por conseguinte, a tua produtividade.
Estás pronto para fazer uma viagem pelos periféricos de saída? Desde o seu conceito, até aos tipos que existem e quais são os melhores. Se sim, continua a ler porque estamos aqui para esclarecer todas as tuas dúvidas.
O que é um periférico de saída?
Um dispositivo ou periférico de saída é qualquer periférico que tem a capacidade de receber dados provenientes do computador para realizar uma tarefa de reprodução, projeção ou visualização. Por exemplo, os monitores são um periférico de saída, provavelmente os mais populares e necessários; todas as imagens que se visualizam num monitor, provêm de uma ordem emitida pelo computador.
Como funcionam os periféricos de saída?
Apesar de existirem diferentes tipos – que veremos mais adiante – todos os periféricos de saída funcionam de maneira semelhante.
- O utilizador emite uma ordem. Suponhamos que queres reproduzir um vídeo, para isso tens de clicar na tecla de "Play".
- O computador processa a ordem. O computador imediatamente começa a reproduzir o vídeo.
- O periférico de saída projeta a ordem recebida. O monitor encarrega-se de projetar o vídeo, enquanto que os auriculares ou estéreo encarregam-se de reproduzir o som do mesmo.
Quais são os tipos de periféricos de saída que existem?
A seguir, apresentamos alguns dos periféricos de saída mais comuns, com os respetivos exemplos:
Periféricos de saída visuais
Tal como o nome indica, estes periféricos encarregam-se de projetar imagens tais como fotografias, vídeos ou textos. Dentro deste tipo, existem dois diferentes:
Monitores
É o periférico de saída mais utilizado para projetar imagens. São tão populares que, dentro da longa lista dos melhores monitores atualmente, encontrarás uma enorme variedade de modelos que variam desde o tamanho, a forma e a sua tecnologia de ecrã (LCD, LED, OLED). Alguns destes são:
Alurin CoreVision 24 FHD
Este monitor não só oferece uma excelente qualidade de imagem e fluidez, mas também te permite ajustar a altura para uma máxima comodidade.
É perfeito para longas jornadas de trabalho ou estudo, proporcionando-te uma postura correta e uma experiência visual bastante confortável.
- Características principais: 23.8 polegadas, retroiluminação LED; brilho 250cd/M2, painel IPS e AntiBlue Light.
- O que o torna único?: A sua ergonomia. É um monitor pensado para proporcionar comodidade mesmo durante longas horas de uso.
- É a compra perfeita para ti: Como dissemos, provavelmente é o periférico de saída mais importante de um computador, por isso, se queres apostar pelo seguro, é ideal.
- Pode fazer-te hesitar se: Considerares que o seu tamanho (23.8") não é o que estás à procura.
AOC C27G2ZE/BK
Este é um monitor ideal para gamers. O seu painel curvo é uma janela para uma experiência de jogo completamente imersiva. Também conta com um excelente tempo de resposta, que se traduz em imagens mais nítidas e fluidas. Até possui 6 modos de jogo que poderás adaptar através de um só clique.
- Características principais: Diagonal do ecrã de 68,6 cm (27"), tempo de resposta de 0,5 ms, Full HD, tecnologia de visualização LED e ecrã curvo.
- O que o torna único?: O seu incrível design é capaz de proporcionar ao utilizador uma experiência de jogo imersiva.
- É a compra perfeita para ti: Se és um gamer e queres potenciar o teu set-up gaming com um monitor excecional.
- Pode fazer-te hesitar se: Não quiseres adquirir um monitor curvo e preferires optar por um design convencional.
ASUS VZ24EHE
Se priorizas o rendimento dos periféricos, mas também valorizas um bom design, este monitor da ASUS é para ti. Com um design fino, elegante e compacto, é sem dúvida a adição perfeita para qualquer espaço de estudo ou trabalho.
A um ótimo preço, continuarás a desfrutar de imagens muito nítidas graças à sua tecnologia IPS Full HD. Enquanto isso, a sua frequência de atualização de até 75 Hz e MPRT de 1 ms com tecnologia Adaptive-Sync/FreeSync encarregam-se de eliminar o rastreamento para garantir uma reprodução de vídeo clara e fluida.
- Características principais: IPS Full HD de 23.8 polegadas, perfil ultrafino de apenas 6.5 mm de espessura, frequência de atualização de até 75 Hz, tempo de resposta de 1 ms, tecnologia Low Blue Light (baixa luz azul), HDMI e saída para auriculares.
- O que o torna único?: O seu design ultrafino faz com que encaixe perfeitamente em qualquer espaço, e o seu acabamento elegante melhora consideravelmente a estética onde se encontra.
- É a compra perfeita para ti: Se procuras um bom monitor com um design elegante.
- Pode fazer-te hesitar se: Preferires optar por um de maior tamanho.