PcComponentes
Minha Conta

Porque não posso comprar uma gráfica de gama média-alta de forma individual

Da PcComponentes sempre optámos pela transparência e honestidade em tudo o que fazemos, e por isso, queremos explicar à nossa comunidade a razão pela qual tomámos a decisão de permitir aos nossos clientes o acesso à compra de placas gráficas associadas à aquisição de um PcCom e evitar a sua venda individual à situação excecional de falta de stock global que estamos a viver. Ter de tomar estas decisões é uma consequência de uma situação totalmente excecional, que não tem precedentes na história recente. Esperamos que esta circunstância atual mude o mais rapidamente possível, e que possamos regressar à normalidade.

placas gráficas

Da PcComponentes sempre optámos pela transparência e honestidade em tudo o que fazemos, e por isso, queremos explicar à nossa comunidade a razão pela qual tomámos a decisão de permitir aos nossos clientes o acesso à compra de placas gráficas associadas à aquisição de um PcCom e evitar a sua venda individual à situação excecional de falta de stock global que estamos a viver. Ter de tomar estas decisões é uma consequência de uma situação totalmente excecional, que não tem precedentes na história recente. Esperamos que esta circunstância atual mude o mais rapidamente possível, e que possamos regressar à normalidade.

Carências sem precedentes e procura exponencial

Especificamente, o Covid-19, trouxe uma diminuição da capacidade de produção das fábricas de semicondutores. Lembre-se que durante várias semanas, as fábricas permaneceram fechadas e consequentemente a quebra de produção.

Ao mesmo tempo, o confinamento trouxe uma mudança de hábitos que desencadeou a procura de tecnologia a nível mundial. O teletrabalho e o ensino à distância, principalmente, esgotaram todo o stock disponível e desde então a procura foi sempre extraordinariamente maior do que a oferta de stock disponível.

Se concentrarmos estes acontecimentos referentes às placas gráficas, para contextualizar o desequilíbrio entre a procura e a oferta e para que se possa ter uma imagem fiável da situação, poderíamos dizer que atualmente recebemos menos de 5% das placas que seriam necessárias.

Alguns meios de comunicação e especialistas no setor, escreveram artigos e comentaram sobre esta situação:

 

Mineração de bitcoin:

Como se a situação de escassez causada pelo Covid-19 não bastasse, a valorização da bitcoin tornou a mineração desta moeda virtual muito atrativa (gerar bitcoin com base em cálculos matemáticos). Para este fim, são utilizadas gráficas de última geração, que têm uma capacidade mineira muito superior à da série anterior. Um cenário perfeito para agravar a situação.

 

Ofertas e promoções:

Face à situação de escassez e procura excessiva,os fabricantes deixaram de fazer promoções e ofertas nesta série de placas gráficas, uma vez que quase não havia disponibilidade, o que provocou o aumento dos preços. Alguns deles também aumentaram ligeiramente os custos, que se refletiu no preço final. Desde a PcComponentes, em qualquer caso, mantemos uma margem muito pequena por venda e dependemos do preço de custo que os diferentes fabricantes oferecem.

Esta tendência afeta todo o mercado e os próprios fabricantes comentaram:

 

Revenda e especulação:

Em qualquer situação em que a procura seja bastante superior à oferta, surge especulação e revenda. As pessoas tentam ganhar dinheiro com todo o tipo de técnicas, tais como bots, que explicaremos a seguir. É bastante fácil ver novas placas gráficas em portais de segunda mão por 40-50% a mais do que o seu preço original.

Como empresa, sentimos que isto não é bom para a comunidade e decidimos não ficar de braços cruzados e tentar, tanto quanto possível, impedi-lo.

 

Bots de compra automática:

Um bot é um programa de computador que executa automaticamente tarefas repetitivas de uma forma autónoma e sem supervisão. Neste caso, foram criados bots para verificar automaticamente o stock de placas gráficas e assim colocar uma encomenda com os dados de um cliente pré-definido.

Tão extraordinário é o nível de procura e especulação, que temos sofrido numerosos bots, de vários tipos e funções. Estes bots impediram os clientes de poderem comprar placas gráficas, porque quando o produto entrou no armazém - o pouco stock que estávamos a receber - foram automaticamente vendidos a encomendas automatizadas feitas por estes bots em apenas alguns segundos.

Aqui pode ler mais informações sobre estes bots:

 

Impossibilidade de comprar um PC:

Afetou tanto a compra automática através de bots, que também nos impossibilitou de ter stock para montar a nossa linha de PCs "PcCom". Estes PCs, em muitos casos, são utilizados por autónomos, freelancers e profissionais para exercer a sua profissão, são as ferramentas fundamentais para o seu trabalho diário: programadores, editores de fotografia ou vídeo, animadores, gamers, etc. Também sucedeu o mesmo com os PCs concebidos "a la carte", feitos através do nosso configurador.

Durante semanas não pudemos responder às pessoas que precisavam do PC como ferramenta de trabalho, deixando sem produto e solução a estes utilizadores, muitos deles, clientes da PcComponentes durante anos. Obviamente que este era também o caso para aqueles que o queriam para fins de lazer ou outros.

Política de desempenho:

Dado todo o contexto do que aconteceu nestas últimas semanas, como empresa, tivemos de tomar decisões para, por um lado, não encorajar a especulação e, por outro lado, tentar canalizar as poucas unidades que estávamos a receber da forma mais segura possível.

Ao vender as placas gráficas individualmente, estávamos, lamentavelmente, a ser parte ativa da revenda e da especulação, já que todas as placas gráficas estavam a ser vendidas através destes bots, sem que pudéssemos impedi-lo, apesar dos diferentes métodos experimentados.

Por conseguinte, a solução que considerámos mais apropriada foi comercializar as poucas placas gráficas disponíveis juntamente com um computador, pois desta forma garantimos que este componente não acaba num canal de revenda e não é utilizado para outros fins que não sejam tão prioritários.

No entanto, para garantir aos clientes que compraram o resto dos componentes do seu PC enquanto aguardavam ter stock de placas gráficas, e como exceção a esta regra, permitimos que os clientes que compraram recentemente o resto dos componentes a nós (no prazo de 6 meses), possam também comprar uma placa gráfica individualmente. Para o fazer, só têm de nos contactar.

Em resumo, estamos a viver uma situação que gostaríamos que não tivesse ocurrido, pois é totalmente prejudicial para os clientes e, por isso, também para nós; que sempre priorizamos e colocamos o interesse da nossa comunidade em primeiro lugar. Embora esperemos que seja corrigida o mais breve possível, as notícias que estamos a receber não são positivas e tudo indica que esta situação vai ser a tendência habitual para este ano.

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer a vossa paciência e compreensão nesta situação totalmente excecional.

post