
— Geek inconformista.
Especialista em computadores e gaming
PC gaming vs PS5 Pro: todas as chaves
Depois de a Sony anunciar o seu modelo PS5 Pro por 800 euros de saída, a marca garante que a consola é mais fácil de configurar e usar. Então, vamos montar um possível PC por 800 euros ou menos para ver se é tão difícil ou não.
Antes de começar, devo dizer que as referências de desempenho que temos de momento da PS5 Pro são:
- Quase 36 TFLOPs em GPU RDNA 2 com 60 FPS em 4K.
- CPU de 8 núcleos.
- 2 TB SSD.
- Wi-Fi 7.
Motherboard
Por razões orçamentais, vou montar uma plataforma AM4 por ser a mais ajustada em termos de qualidade-preço. Vou optar por um chipset B550 e com fator de forma MicroATX, também por razões orçamentais. Também não podemos cortar muito porque uma motherboard deve ter uma qualidade mínima.
Estou indeciso entre uma ASUS PRIME B550M-A ou uma GIGABYTE B550M DS3H, ambas são muito boas opções com 4 slots de memória RAM, VRMs justos, um suporte de frequência muito bom e 2 slots M.2 PCIe 4.0 para SSD. Como não poderia deixar de ser, temos PCIe 4.0 no slot da GPU x16.
O Wi-Fi 7 é impossível de cumprir nesta plataforma.


CPU
Considerando que a PS5 Pro tem uma CPU Zen 2 de 8 núcleos, optamos por uma opção Zen 3 com 8 núcleos, 12 threads e uma frequência que ultrapassa os 4.5 GHz: o AMD Ryzen 7 5800X.

Sim, sei que muitos estão a pensar no AMD Ryzen 7 5700X3D, mas ultrapassa o nosso orçamento.

Disipador
Procurando na gama baixa, eu optaria por um be Quiet! ou um Tempest: oferecem bons fluxos de ar, uns RPM muito dignos, uma pressão estática decente e são compatíveis com AM4. Eu escolheria um destes 2:

GPU
Encontramos o problema da PS5 Pro vs PC gaming: o orçamento fica curto porque precisamos de 36 TFLOPs e 60 FPS em 4K. Isto exige mais de 8 GB de VRAM e uma potência significativa, esta RX 7700 XT chega a 35.17 TFLOPs. É verdade que a GPU da Sony PS5 Pro é RDNA 2 (RX 6000), mas se procuramos algo de estreia, devemos optar pela AMD Radeon RX 7700 XT.
Escolho a GIGABYTE AMD Radeon RX 7700 XT GAMING OC de 12 GB GDDR6, que oferece quase 2600 MHz em frequência turbo e exige uma fonte de 700 W.
A alternativa é uma RX 7600 XT, embora não vamos chegar a 60 FPS em 4K com tudo no Ultra, nem chegamos aos TFLOPs da GPU personalizada da Sony.
Memória RAM
Vamos precisar de memórias RAM DIMM DDR4 e acho que 3200 MHz é mais que suficiente. Por isso, optaria por estas Adata XPG D35 Gaming de 16 GB e 3200 MHz, tendo em conta que só vamos jogar. Eu sempre escolho Dual Channel, embora não vais morrer se só comprares um módulo de 16 GB e, a correr!
SSD de 2 TB
Este é outro dos grandes problemas, e é que comprar um SSD de 2 TB requer um certo orçamento porque vamos para mais de 100 euros na unidade. O mais interessante que posso encontrar tendo em conta o preço, é este Apacer AS2280P4X, que não é uma unidade PCI-Express 4.0, mas sim 3.0.
Isso é um problema? Não, embora estejamos a desperdiçar os 4 carris PCIe 4.0 que temos nos slots M.2 das motherboards que mencionamos antes. Dito de forma mais fácil: teremos menos velocidade de transferência, embora essa diferença não se note nos tempos de carregamento dos videojogos.
Fonte de alimentação
Vamos precisar de 700 W porque a GPU já nos pede, e há mais modelos de 750 W do que de 700 W; de qualquer forma, duvido muito que a tua GPU fique parada por ter 650Recomendo ir, pelo menos, para uma fonte que tenha 80 Plus Bronze, como podem ser estas Tempest PSU X de 750W ou Seasonic B12 BC Series 750W 80 Plus Bronze. Inclino-me mais para a segunda porque Seasonic, para mim, é uma das melhores marcas de fontes de alimentação.

Caixa PC
Só nos falta a caixa, e aqui devemos ter claro que caiba a GPU, o dissipador ou a fonte de alimentação. Tendo em conta o orçamento, parece-me que a MSI MAG Forge 100M cumpre com a maioria dos requisitos, embora possa haver alguma incompatibilidade de saídas de USB frontais com a placa base.
Orçamento total de um PC gaming equivalente
O orçamento total vai oscilar entre 950-990 euros de um PC gaming similar à PS5 Pro, precisamente uns 100 euros mais do que custa a consola. Mas não custava 800 euros? Sim, mas tens de pagar o PlayStation Plus, uma subscrição para jogar em multijogador com a consola, cujo preço mínimo é de cerca de 72 euros por ano.
Isso sim, a Sony usará PSSR na sua PS5 Pro que será muito inteligente, mas que a qualidade de imagem final em 4K estou seguro de que é inferior que em PC. Por muito otimizado que esteja o videojogo para o S.O da Sony, a consola não deixa de ter um SoC muito menos potente que o sistema que configurámos aqui.
Não temos dúvidas de que se verá genial, mas terás que usar PSSR sim ou sim para jogar a 4K em 60 FPS, e por muito refinado que esteja... há perda de qualidade de imagem.
No PC também precisarás de FSR ou DLSS em muitos jogos, sem ter que tocar o modo Rendimento em muitas ocasiões. No final, reescalar para 4K não é nenhuma brincadeira para um SoC como o da PS5 Pro.
A conclusão que tiro deste PS5 Pro vs PC gaming é que no PC sempre poderás jogar com maior qualidade que na PS5 Pro, embora seja muito difícil montar algo similar em desempenho por menos de 900 euros.
Aconselho-te a dar uma olhada no Configurador de PcComponentes porque ajuda-te a detetar as incompatibilidades que surjam e que depois não tenhas uma surpresa quando o montares (embora possas contratar serviço de montagem ;)).