
— Jornalista de videojogos.
Especialista em gaming e smartphones
Apenas há algumas horas, a Sony confirmou o lançamento da PlayStation 5 Pro, a nova consola da família PlayStation. Este hardware é uma evolução da PS5 lançada em novembro de 2020, numa jogada exatamente igual à que se viu com a PS4 e a PS4 Pro. E precisamente por este motivo, na PcComponentes fazemos uma pergunta: Ainda vale a pena comprar uma PS4?
Damos-te pontos negativos e positivos ao comparar a PS4 com a sua irmã mais nova, a PS5.
Desvantagens da PS4 vs PS5
Hardware mais antigo
2013. Temos que voltar a esse ano para encontrar o lançamento da PlayStation 4. Passou mais de uma década desde que a consola anterior da Sony foi posta à venda. Isso é muito tempo, claro.
Como é lógico, isso fez com que o hardware da PS4 se tornasse antigo e obsoleto em grande parte, ainda mais considerando que foi uma consola que já foi lançada relativamente limitada mesmo em 2013. O desempenho dos jogos na PS4 é pior do que na PS5, por isso vais ver muitas funções mais reduzidas. No entanto, é preciso ter em conta que se comprares a PS4 Pro em vez da PS4, o desempenho de muitos títulos será maior, já que esta atualização de hardware deu mais "potência" - por assim dizer - ao sistema.
Já podes adivinhar que, neste aspeto em particular, a PS4 perde para a PS5, mas isso é lógico e comum se compararmos qualquer consola, PC ou elemento tecnológico antigo com um novo. O passar do tempo afeta a todos igualmente.
O SSD
Podíamos incluir isto no ponto anterior, mas quisemos destacá-lo de forma independente: o SSD. A PlayStation 5 tem um SSD NVMe, uma tecnologia à qual os jogadores de PC já estão bastante habituados, mas que na consola representou uma verdadeira revolução por uma razão: os tempos de carregamento são muito mais rápidos. Graças a isso, os jogadores não perdem tanto tempo nas irritantes telas de carregamento que às vezes são tão incómodas.
A PlayStation 4 não tem SSD, por isso recorre a uma memória de armazenamento tradicional. No entanto, qualquer jogador pode instalar um SSD SATA para acelerar os tempos de carregamento existentes.
Nota-se esta mudança? A resposta é um "sim" rotundo, já que se demonstrou ao comparar os tempos de carregamento em muitos jogos. Por exemplo, The Witcher 3 Wild Hunt, um título que numa PS4 normal sofre um "bocadinho" (sendo generosos), demora mais de um minuto a carregar. No entanto, se colocarmos um SSD SATA na mesma PS4, este tempo reduz-se entre 15 e 25 segundos. Pode parecer insignificante, mas nota-se bastante. Lembra-te de escolher bem o teu SSD SATA quando fores comprar um.

Não reproduz 4K Ultra HD
Se gostas de cinema, lamentamos dizer-te que a PlayStation 4 não é capaz de ler o formato Blu-Ray 4K Ultra HD, seja a consola base ou a Pro. Aconteceu-me precisamente isto: tinha uma cópia linda de Spider-Verse para ver na minha PS4, mas descobri que a consola não é capaz de ler este formato.
A PS4 é capaz de reproduzir Blu-Rays de filmes, cuidado com este detalhe, só que não oferece suporte para este formato em particular. Estás avisado para não teres a mesma surpresa que eu.
Vantagens da PS4 vs PS5
Um catálogo impressionante
Para nós, o ponto mais importante de todos: o catálogo. Sempre que um amigo ou conhecido me pergunta se vale a pena comprar uma PS4 agora, este aspeto é o que tem mais peso. Afinal, só tens que pensar numa coisa: tens mais de uma década de produções lançadas no sistema, o que se traduz em literalmente milhares e milhares de videojogos comercializados.
Como se isso não bastasse, a PlayStation 4 tem muitos dos melhores videojogos da última década, até mesmo da história. Por exemplo, podes jogar The Last of Us 1 e 2, o reboot de God of War, os dois Horizon, Marvel’s Spider-Man, Ghost of Tsushima, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Bloodborne e uma longa lista que daria para literalmente vinte artigos como este.

Ainda se lançam videojogos
Este ponto deriva do anterior. NaAtualmente, a PlayStation 4 continua a publicar videojogos. Geralmente, quando uma nova consola é lançada, existe um pequeno período de tempo em que ambas as gerações coexistem, mas no caso da PS4 e PS5, este está a prolongar-se. Graças a isso, ainda em 2025 é possível jogar na PS4 a grande maioria dos videojogos lançados.
Por exemplo, o recentemente comercializado NBA 2K25 também tem a sua versão para PS4, bem como o próximo Call of Duty: Black Ops 6, EA Sports FC 25 ou o incrível Metaphor: ReFantazio. No entanto, não se pode negar que cada vez mais estão a desaparecer... mas é que já passaram 11 anos desde o seu lançamento! O estranho é que ainda apareçam.
Mais barata
O lançamento da PS5 Pro confirmou que o seu preço de lançamento em novembro será de cerca de 800 euros, enquanto a PS5 normal pode ser encontrada por cerca de 550 euros. Face a isto, adquirir uma PS4 agora é muito mais económico.
A anterior consola da Sony pode ser encontrada por cerca de 250-300 euros, um pouco mais incluindo jogos no pacote. Não só isto é importante a nível de hardware, mas também no que diz respeito ao software (jogos), a maioria dos títulos pode ser encontrada a preços ridículos no mercado.
Vale a pena então comprar uma PS4 vs PS5?
Se neste momento queres jogar videojogos e não te importas com o desempenho, a nossa recomendação é "sim", vale a pena comprar uma PlayStation 4. Por cerca de 300 euros, qualquer jogador pode adquirir a consola e um lote composto pelos melhores videojogos que a plataforma teve em toda a sua vida.
Só agora em 2025 é que a PS5 está a começar a ter títulos "exclusivos" desta geração (também para Xbox Series X | S ou PC, claro). Portanto, até 2023 podes encontrar quase todo o catálogo também disponível na PS4. Esse detalhe é muito importante.
